Especialização em Coaching Pessoal

Apresentação do Programa

O título de Especialização em Coaching Pessoal apresenta uma abordagem, quanto à visão do ser humano, inspirada na visão Ontológica, Sistêmica e Transformacional. Consideramos o Coaching não apenas uma metodologia com ferramentas práticas ou uma disciplina moderna em expansão, mas uma filosofia de vida por meio da qual é possível olhar e interpretar o ser humano e suas possibilidades de mudança, crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Por isso, definimos o Coaching como um processo de acompanhamento reflexivo e criativo, oferecido a pessoas-clientes, a fim de atingir um objetivo específico e inspirá-los a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Diante do exposto, a missão da Especialização em Coaching Pessoal é formar profissionais da disciplina de Coaching, por meio do desenvolvimento e da consolidação de suas habilidades e habilidades como Coach; o aprofundamento nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento, mudança e acompanhamento que realizam.

O título de Especialização em Coaching Pessoal oferece uma formação muito conectada ao contexto da prática da profissão. As bases teóricas do Coaching, seus diferentes campos de aplicação e modelos metodológicos são abordados, como um esquema de referência que nos permite entrar no processo de Coaching. Além de aprofundar as ferramentas que serão úteis durante os processos de orientação e acompanhamento; nas competências do Coach, de acordo com as normas da International Coach Federation (ICF); e a prática de coaching, por meio de sessões de acompanhamento supervisionadas pelos professores, tutores e coachs responsáveis.

A quem é dirigido

O programa de Coaching Pessoal é destinado a profissionais de Coaching que desejam completar e reforçar sua formação sobre as metodologias mais atualizadas e inovadoras desta disciplina, bem como desenvolver e fortalecer suas habilidades como Coach, melhorar sua capacidade de liderar, coordenar e orientar os outros em seus processos de transformação, além de ampliar sua caixa de ferramentas como profissionais de Coaching.

Além disso, destina-se a graduados universitários em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Direito, Psicopedagogia, Publicidade ou Administração e Gestão, Educação, ou outras qualificações semelhantes que desejam capacitação em habilidades de Coaching para aplicar em um nível pessoal e profissional, a fim de adquirir técnicas para melhorar suas habilidades para dirigir, liderar e inspirar seus colaboradores, a fim de alcançar melhores e novos resultados.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Especialização em Coaching Pessoal.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do programa de Coaching Pessoal é de 440 horas (44 créditos ECTS)a

Em relação à distribuição do tempo é estabelecido que:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1a Parte: Disciplinas 34 9 340
2a Parte: Coaching in Action: processo de coaching supervisado 10 3 100
TOTAL 44 12 440

a. A equivalência nos créditos pode variar de acordo com a universidade que faz a titulação. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) é igual a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente à Área de Ensino Superior Europeu (EHEA), a relação entre créditos - horas pode variar.
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais na disciplina de Coaching, por meio do desenvolvimento e consolidação das suas competências e habilidades como Coach; o aprofundamento nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento e acompanhamento que realizam, no âmbito das abordagens conceituais e metodológicas que sustentam a prática do Coaching para processos de mudança; desenvolvimento e crescimento pessoal.

Objetivos específicos

  • Identificar e compreender a função e a identidade do Coach e a importante contribuição que ele representa durante o processo de coaching.
  • Distinguir e aplicar os diferentes modelos e abordagens do Coaching, funcionários para lidar com processos de mudança.
  • Desenvolver as habilidades adequadas como Coach, com base nas 11 competências fundamentais e valores promovidos pela International Coach Federation (ICF), a fim de ser um profissional que atenda aos padrões de qualidade apropriados para a prática da profissão de Coaching.
  • Utilizar ferramentas linguísticas (modelo de conversação), ferramentas emocionais (gestão emocional) e corporais (técnicas e processos de comunicação não-verbais) úteis para usar nos processos de Coaching.
  • Dirigir os processos de coaching e acompanhar adequadamente o(s) coachee(s) no alcance dos objetivos desejados, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Coaching Pessoal, entre outras, são:

  • Coach pessoal/Life Coach.
  • Coach para equipes e a gestão de pessoas.
  • Profissionais e diretores em todos os níveis da pirâmide organizacional.

Plano de estudos

  • 1a PARTE: DISCIPLINAS (340 HORAS)

As Disciplinas e horas correspondentes que compõem o programa são apresentadas nas seguintes tabela:

1a PARTE: DISCIPLINAS
# DISCIPLINAS HORAS
1 Origens e fundamentos teóricos do Coaching 30
2 Fontes disciplinares de apoio ao Coaching 30
3 As competências do Coach 40
4 O Coaching e a Programação Neurolinguística 50
5 As ferramentas para o Coach 50
6 Mindfulness e Coaching 50
7 O processo de Coaching 50
8 Áreas de aplicação do Coaching 40
TOTAL 340

Essas disciplinas, apesar de independentes entre si, são estruturadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades ou capítulos temáticos básicos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente aos testes de avaliação.

  • 2a PARTE: COACHING IN ACTION: PROCESSO DE COACHING SUPERVISADO (100 HORAS)

No caso da Especialização, Pós-título ou Especialista, a última fase do Programa será dedicada ao completar a disciplina 100% prática, cuja carga letiva é de 10 créditos, com o objetivo de que o aluno possa colocar em prática as diferentes ferramentas, estratégias e competências ensinadas por meio das disciplinas anteriores do programa, mediante diferentes processos de coaching nos quais o aluno deve atuar como coach.

2a PARTE: COACHING IN ACTION: PROCESO DE COACHING SUPERVISADO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Coaching in Action: Processo de Coaching Supervisado 100
TOTAL 100

Nota: conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutorado em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com Acreditação como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona, na Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Especialista em Técnicas de Coaching, credenciada pelo ICF. Formação de constelações familiares e Programação Neurolinguística. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância por meio de ambientes virtuais, em temas relacionados ao Coaching, Gestão de Emoções, Liderança, Gestão de Mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, oferecendo espaços on-line e presenciais, onde os interessados podem realizar processos de descoberta, aprendizado e transformação pessoal e profissional. Participação em diversos workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.

Professores e Autores

  • MSc. Stefania Stiscia. Mestrado em Coaching com PNL pela Escola de Coaching Motivat em Barcelona, Espanha. Coach credenciada pela ASESCO. Mestrado em Coaching Pessoa e Corporativo com abordagem sistêmica no Lab, Barcelona. Formação complementar em Coaching Transformacional pelo Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Formação complementar em Coaching Sistêmico e Construções Familiares e Organizacionais na Farfala Coaching Global de Barcelona. Graduada em Economia e Administração de Empresas pela Università degli Studi di Modena, Itália. Cocriadora de conteúdo para vários programas de formação de Coaching. Sócia e membro do Comitê de Eventos da AECOP. Facilitadora de recursos e tutora on-line. Fundadora da Artliderbarcelona, desenvolve atividades como formadora, consultora e coach e facilita espaços para favorecer o desenvolvimento pessoal e organizacional.
  • MSc. Sandra Guasch Santos. Mestrado em Neuroliderança e Coaching Organizacional na EADA Barcelona. Mestrado em Coaching Transformacional, Pessoal e Organizacional para gestores do Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Barcelona, Espanha. Certificação Copperfield na Escola de Design de Barcelona Kaospilot. Certificação Sikkhona pelo Instituto de Comunicação e Coaches de Barcelona. Formação complementar no desenvolvimento de recursos humanos, habilidades relacionais e de comunicação. Coach e Coach Organizacional. Responsabilidades em Gestão de Negócios e Recursos Humanos sob sua responsabilidade. Experiência como Coach, coordenadora e gerente de equipes de trabalho.
  • MSc. Núria Oltra González. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduada em Psicologia pela Universidade de Rovira i Virgili em Tarragona, Espanha. Fundadora e Coach Holística em Novamirada, onde oferece espaços para promover o crescimento holístico e a aprendizagem experiencial das pessoas. Experiência como professora, de modo presencial, no Mestrado em Coaching Sistêmico oferecido pela Universidade Autônoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona. Coach e coordenadora de projetos na Fundação Babel Punto de Encuentro.
  • MSc. Ana de Diego Lagüera. MBA pela Universidade de Deusto. Coach Certificada ACC pela International Coach Federation. Coach pessoal e executiva. Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico. Professora de Coaching e Mentoring no Mestrado de RR. HH da UBU. Professora do Mestrado em Coaching e Liderança na Escola de Coaching e Três Talentos (Mérida, Espanha). Responsável pela formação interna, RR. HH, formadora, consultora e coach organizacional de várias empresas espanholas, para as quais desenvolveu projetos e realizou intervenções destinadas a facilitar espaços para favorecer o desenvolvimento pessoal e organizacional dos colaboradores.
  • MSc. Sonia Juliana Pérez Pérez. Mestrado em Musicoterapia pela Universidade Nacional da Colômbia. Graduada em Psicologia pela Universidade Nacional Aberta e a Distância, Colômbia. Graduada em Antropologia pela Universidade de Los Andes, Colômbia. Com formação em Docência Universitária, Universidade Corporativa 5. Alta competência para o desenvolvimento de processos educacionais, sociais e terapêuticos baseados na capacidade de compreensão, análise e visão proativa. Habilidades na escrita, leitura e pesquisa de primeiro nível. Tem experiência como professora e musicoterapeuta em várias instituições universitárias, centros de formação e intervenção terapêutica na Colômbia.
  • MSc. Sara Moza Moríñigo. Mestrado Universitário em corpo docente pela Universidade de Sevilha. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Trabalho pelo Centro de Estudos Jurídicos de Granada. Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. (cursando). Licenciada em Psicologia pela Universidade de Granada. Experiência na área de consultoria de RH e como professora na área de resolução de conflitos e RH. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra. Laura Natalia Pérez. Doutorado (Cum Laude) e Mestrado em Ciências Cognitivas e Linguísticas pela Universidade de Barcelona, Espanha. Diretora Acadêmica do Mestrado em Psicologia da Saúde na Universidad Internacional Iberoamericana de México e professora daquela universidade. Psicóloga e coach, fundadora da Florescimento Humano. Experiência de pesquisa na Universidade de Barcelona, Espanha. Experiência como psicólogo nos hospitais San Juan de Dios e La Imaculada, na Colômbia.
  • Dra. María de los Ángeles González García. Doutorado em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidade Autônoma de Barcelona. Mestrado em Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidade Autônomo de Barcelona. Mestrado em Investigação em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidade Autônoma de Barcelona. Graduação em Psicologia, Itinerário: Psicologia Clínica, Universidade de Salamanca. Trabalhou como docente no exercício como Professora titular a tempo parcial na Soler i Sala SL, Barcelona em Aconselhamento e formação em Psicologia da Saúde, Coaching e PNL (junho de 2009-2011) e atualmente como Professora Associada do Doutorado em Psicologia, Universidad Europea del Atlántico. Com sua trajetória profissional, trabalhou como Psicóloga na Unidade de Medicina Interna do Hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, na área de Assistência, Pesquisa e Formação. Atualmente é Diretora do Centro Psicoeducativo Balance, Santander como Psicóloga e Mindfulness trainer. Publicou manuais e artigos científicos publicados em revistas internacionais de Psicologia Clínica e colaborou em numerosos estudos clínicos.
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutorado em Psicologia pela Universidade do País Basco, Espanha. Mestrado em Saúde Mental pela Universidade de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor Acadêmico do Curso de Graduação em Psicologia e Professor e Pesquisador na área de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidad Europea del Atlántico, Espanha. Autor e coautor de inúmeros livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dra (c). Julién Brito Ballester. Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional tem sido vinculada ao ensino, pesquisa e consultoria na área de Psicologia Organizacional e outras áreas afins. Ela trabalhou principalmente na coordenação acadêmica, ensino, seleção, formação e desenvolvimento, bem como na direção e implementação de vários projetos de consultoria para atender às diversas necessidades de intervenção organizacional e mudança de processos. Há mais de 10 anos trabalha em uma linha de pesquisa ligada ao desenvolvimento de competências.
  • Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutorado em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com Credenciamento como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona, em conjunto com o Instituto Sistêmico de Barcelona, na Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Especialista em Técnicas de Coaching, credenciada pelo ICF. Formação de constelações familiares e Programação Neurolinguística. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância por meio de ambientes virtuais, em temas relacionados a Coaching, Gestão de Emoções, Liderança, Gestão de Mudanças, entre outros. Experiência como psicólogo e coach, oferecendo espaços on-line e presenciais, onde os clientes podem realizar processos de descoberta, aprendizado e transformação pessoal e profissional. Participação em diversos workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra (c). Diana Patricia Cortés Díaz. Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (em curso). Graduada em Psicologia, Mestrado em Gestão do Conhecimento e Recursos Humanos, consultora especializada, especialista em Direito do Trabalho e Segurança Social, vasta experiência em gestão de processos administrativos e Gestão Humana. Experiência docente em diversas instituições de ensino em temas relacionados ao Empreendedorismo e Psicologia Organizacional. Pontos fortes na implementação e desenvolvimento de processos de Recursos Humanos, sistemas de gestão de processos, sistemas de gestão de qualidade, estudos de clima organizacional. Capacidade de liderança, planejamento, trabalho em equipe, senso ético e orientação para realização.
  • Dra (c). María Eugenia Luna Borgaro. Doutorado em Educação, Universidad Internacional Iberoamericana México, em curso/etapa de pesquisa de Tese. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León. Graduada em Psicologia pela Universidade de Guadalajara. Experiência como coach empreendedor para empreendedores. Docente de disciplinas sobre a habilidades diretivas, administração de empresas, educação de jovens adultos. Experiência profissional em função de seleção e contratação de pessoal.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutorado em Educação, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional tem sido associada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas afins. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para a elaboração curricular de programas acadêmicos e criação de materiais didáticos, bem como na gestão e otimização de processos e procedimentos ligados ao projeto e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em workshops, seminários, conferências. Autor e coautor de várias publicações científicas.
  • Dra (c). Mariacarla Martí González. Doutorado em Educação pela Universidade de Saragoça (em processo). Graduada em Psicologia pela Universidade de Havana. Mestrado em Educação Artística pela Universidade das Artes, Cuba. Formação em Psicologia e Pedagogia das Artes. Trabalhou como professora de Psicologia na Universidade de Artes e pesquisadora convidada da Universidade de Saragoça. Professora da Universidad Europea del Atlántico e membro do Conselho Consultivo Psicopedagógico da universidade.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.