Apresentação do Programa
É um programa elaborado para que os graduados sejam altamente capacitados e dotados de habilidades de marketing para a comercialização de serviços jurídicos em qualquer parte do mundo, com as ferramentas necessárias para planejar, desenvolver, executar e supervisionar uma estratégia de marketing voltada para os escritórios jurídicos.
A Especialização em Marketing Jurídico é composta por um programa acadêmico que disponibiliza informação elementar no âmbito de um competitivo programa acadêmico, criado a partir da experiência e trajetória de formação de profissionais do Direito e Ciências Econômicas, dedicados ao marketing de serviços jurídicos no âmbito mundial.
Após a conclusão da especialização, os egressos serão competentes para:
- Conhecer sobre os conceitos básicos de marketing.
- Conhecer estratégias de marketing para serviços.
- Planejar, elaborar e executar um plano de marketing para advogados.
- Desenvolver comercialmente um escritório jurídico.
A quem é dirigido
Este programa destina-se a Advogados, Profissionais de Marketing, Community Managers, designers e publicitários que pretendam adquirir conhecimentos sobre como vender serviços jurídicos e desenvolver estratégias de marketing destinadas ao desenvolvimento comercial de um escritório de advocacia. O egresso desta especialização poderá planejar, elaborar e executar um plano de marketing jurídico, bem como supervisionar sua execução e otimizar os recursos do escritório para garantir o melhor funcionamento do mesmo.
Titulação
A conclusão com êxito do Programa permitirá a obtenção da titulação de Especialista em MARKETING JURÍDICO.
Após a conclusão com aproveitamento do Programa, o aluno receberá o título emitido pela Universidade em que tenha se matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Especialização em Marketing Jurídico é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
Módulos | Créditosa |
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Módulo 1: Conceitos Gerais de Marketing | 11 |
Módulo 2: Organização do Despacho Jurídico | 15 |
Módulo 3: Estratégias de Marketing Jurídico | 6 |
Módulo 4: Laboratório: Plano de Marketing Jurídico | 8 |
TOTAL | 40 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Especialização em Marketing Jurídico tem 40 créditos. duração do Especialização em Marketing Jurídico varia de Varía em função da dedicação do estudante. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Plano de estudos
- MÓDULO 1: CONCEITOS GERAIS DE MARKETING
MÓDULO 1: CONCEITOS GERAIS DE MARKETING | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Direção de Marketing |
2 | Comércio e Marketing Eletrônico |
3 | Marketing de Serviços |
- MÓDULO 2: A ORGANIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO JURÍDICO
MÓDULO 2: A ORGANIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO JURÍDICO | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Organização Empresarial no Escritório Jurídico |
2 | Planejamento e Gestão de Projetos legais |
3 | Inovação Disruptiva no Setor Jurídico-Legal |
4 | Desenvolvimento Comercial de um Escritório Jurídico: a Venda de Serviços Jurídicos |
- MÓDULO 3: ESTRATÉGIAS DE MARKETING JURÍDICO
MÓDULO 3: ESTRATÉGIAS DE MARKETING JURÍDICO | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Introdução ao Marketing Jurídico |
2 | Planejamento e Direção de estratégias de Marketing para advogados |
- MÓDULO 4: PROJETO FINAL – TRABALHO FINAL
MÓDULO 4: PROJETO FINAL – TRABALHO FINAL | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Laboratório do Plano de Marketing Digital |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Eduardo Silva. Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Direção e Gestão de Empresas Internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Advogado e tabelião público pela Universidad Rafael Landívar. Advogado do Departamento Jurídico-Legal da Fundação Universitária Iberoamericana. Diretor Executivo da Fundação Universitária Iberoamericana, Sede da Guatemala.
- Dr. Juan Luis Martín. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Credenciado pela ANECA como Professor Contratado Doutor. Mestre em Saúde Mental pela Universidad de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. De 2001 a 2015, o seu trabalho de ensino e de pesquisa foi desenvolvido principalmente na área da psicologia evolutiva e da educação na Universidad del País Basco. Durante três anos, ele foi Diretor Acadêmico do Mestrado em Mediação e Resolução de Conflitos, ministrado on-line como um programa de pós-graduação pela Universidad Europea del Atlántico, em que atualmente trabalha como professor. Neste contexto, realizou inúmeros projetos de P+D+i sob o apoio da referida universidade e orientados para o desenvolvimento psicológico da criança no ambiente familiar. É autor e coautor de vários livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa na área. Ele também participou de congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação. Este docente está vinculado ao ensino das disciplinas: “Prática de Mediação: Técnicas e estratégias” e “Resolução e Transformação de Conflitos no Meio Familiar”. Atua também como Coordenador das Práticas Externas do Mestrado e faz parte da equipe de diretores de Trabalhos de Final do Curso do Mestrado do Programa.
Professores e Autores
- Dr. Roberto Alvarez. Professor da Universidad de Buenos Aires. Diretor da Área de Projetos, UNINI.
- Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA). Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
- Dra. Inmaculada Armadans. Professora da Faculdade de Psicologia da Universidad de Barcelona.
- Dr. Albert Beltran. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI.
- Dr. Ignacio Bolaños. Professor da Universidad Complutense de Madrid.
- Dr. Jorge Bolaños. Professor do Instituto Universitario de la Paz e los Conflictos. Universidad de Granada.
- Dr. José Manuel Brotons. Professor da Universidad Miguel Hernández de Elche - Espanha.
- Dr. Dorindo Cárdenas. Professor da Universidad Tecnológica do Panamá.
- Dr. José Antonio Cavero. Professor da Universidad Miguel Hernández de Elche - Espanha.
- Dra. Alina Celi. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI.
- Dr. Miguel Ángel Coronado. Catedrático da Universidad de Valladolid.
- Dr. José Cortizo. Professor da Universidad de León - Espanha.
- Dr. Jorge Crespo. Professor da Universidad Europea del Atlántico.
- Dr. Antoni Creus. Professor da Universidad Politécnica de Cataluña.
- Dr. José Antonio Esquivel. Professor da Universidad de Granada.
- Dr. Javier Fernández aguado. Professor da Universidad San Pablo-ceu.
- Dr. Fermín Ferriol. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI.
- Dr. Eduardo García. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI.
- Dra. Esther García pedroche. Professora do Centrum Católica, Lima.
- Dra. Mónica Gracia. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI.
- Dr. José Francisco González Carbonell. Professor da Universidad Miguel Hernández de Elche. Espanha.
- Dr. David Barrera Gómez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña.
- Dr. Estuardo Pérez. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Ma (c) Sofía Taracena. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Ma (c) Daniel Veras. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Ma (c) Sebastián Peñate. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.