Especialização em Marketing Político

Apresentação do Programa

A Especialização em Marketing Político oferece uma formação de primeira linha, por meio de um programa acadêmico competitivo e moderno, avalizado pela experiência de profissionais e acadêmicos do marketing e da comunicação aplicados à esfera política e pública.

O programa desenvolve as competências necessárias para a criação estratégica de uma comunicação política adaptada às exigências dos tempos atuais, bem como para uma gestão correta da imagem de instituições públicas, partidos políticos e líderes.

O programa busca integrar, sob a mesma proposta acadêmica, os conhecimentos relacionados à comunicação e ao marketing nas áreas pública, de gestão eleitoral, de relações públicas e de protocolo oficial, entre outras, todas estas disciplinas necessárias para formar líderes e profissionais do marketing político proativos e altamente capacitados.

O programa responde à necessidade de qualificar esses profissionais, fornecendo-lhes ferramentas, conhecimentos e técnicas para o exercício de suas funções.

O estudante que concluir com sucesso a Especialização estará qualificado para:

  • Assessorar líderes políticos quanto à imagem, à comunicação e às relações públicas.
  • Conceber e implementar um processo eleitoral em todas as suas fases.
  • Gerar propostas para consolidar e melhorar a imagem de uma instituição, parte ou responsável público.
  • Ser capaz de resolver com êxito conflitos e crises relacionados à imagem política.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática dos conteúdos, permite que a Especialização em Marketing Político seja direcionada a profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que desejam expandir e consolidar seus conhecimentos de marketing político ou que pretendem orientar sua carreira profissional a essa disciplina.

Esta especialização é dirigida a profissionais das áreas de marketing e comunicação e, em geral, das ciências sociais, das ciências da administração e das ciências da administração e da economia, entre outras. Para esses profissionais, a Especialização em Marketing Político será um complemento ideal para enriquecer sua formação ou simplesmente servirá para atualizar seus conhecimentos, adquirir novas habilidades e, em geral, proporcionará um alinhamento com o que essa área exige hoje.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá a obtenção do grau de Especialista em MARKETING POLÍTICO.

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela universidade na qual ele se matriculou.

Estrutura do Programa

A Especialização em Marketing Político possui 45 créditos. Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início. Desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para concluir o mestrado é de 12 meses. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado com êxito em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

A estrutura de crédito do programa é mostrada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa HORAS
1o Bloco: Marketing Político 12 300
2o Bloco: Consultoria Política 16 400
3o Bloco: Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final 17 425
TOTAL 45 1125

a. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas (10 h letivas + 15 horas de estudo). Se o aluno cursar o Programa matriculado em uma universidade que não pertence ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.

Objetivos

Objetivo geral

  • A missão da Especialização em Marketing Político é capacitar profissionais no campo do marketing político para que eles sejam capazes de trabalhar como gestores ou assessores da imagem institucional e eleitoral

Objetivos específicos

  • Utilizar as técnicas apropriadas para apresentar e comunicar um projeto político.
  • Desenvolver habilidades na consultoria estratégica de marketing e na comunicação política.
  • Conhecer e aplicar as técnicas necessárias para a criação, a gestão, o desenvolvimento e a implementação de uma campanha eleitoral.
  • Aprofundar-se nos fundamentos das relações públicas e no protocolo na esfera pública.
  • Adquirir conhecimentos, habilidades e ferramentas para gerenciar o branding político.

Saídas Profissionais

Profissionais que concluírem com êxito o programa de Especialização em Marketing Político da FUNIBER poderão desempenhar funções em instituições e organizações, tais como as que seguem:

  • Instituições governamentais
  • Administrações públicas e entidades dependentes
  • Organizações internacionais
  • Empresas públicas
  • Universidades e centros de pesquisa
  • Centros de formação especializados em assuntos públicos
  • Partidos políticos
  • Agentes sociais
  • Organizações não governamentais
  • Think tanks de caráter político
  • Lobbies e lobistas

Plano de estudos

O programa de Especialização em Marketing Político consiste em 3 blocos ou módulos, que agrupam 11 disciplinas.

  • 1º BLOCO: MARKETING POLÍTICO
  • 2º BLOCO: CONSULTORIA POLÍTICA
  • 3º BLOCO: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL
3º BLOCO: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL
# DISCIPLINAS
1 Metodologia da Pesquisa Científica
2 Projeto Final

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Eduardo René Silva Alvarado. Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana do México. Mestre em Direção e Gestão de Empresas Internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Advogado e tabelião pela Universidad Rafael Landívar (com colegiado ativo). Pós-Graduado em Direito Mercantil pelo Instituto Guatemalteco de Derecho Mercantil. Desde 2005, realizou diferentes publicações nas áreas jurídica e artística. Em Barcelona, foi docente de disciplinas relacionadas a técnicas de negociação internacional e a contratos. Possui mais de 15 anos de experiência profissional em cargos como Procurador, Assistente jurídico, Diretor editorial, Assessor jurídico empresarial, Advogado júnior, chefe de departamento jurídico. Participou como membro no anteprojeto de atualização da lei de migração da Guatemala.

Professores e Autores

  • Dr. Joaquín Marqués. Doutor em Comunicação pela Universidad Ramón Llull, Mestre em Análise Política pela Universitat Oberta de Catalunya, Mestre em Informação Econômica pela Universidad Autónoma de Barcelona, Graduado em Direito e em Ciências Políticas pela Universidad Oberta de Catalunya. Professor universitário acreditado, consultor em ciências políticas e pesquisador. Autor de diversas publicações e palestrante em congressos nacionais e internacionais. Filiado à Asociación Catalana de Comunicación, Investigación y Estrategias Políticas. Codiretor da Revista Comunicació, da Sociedad Catalana de Comunicación.
  • Dr. Albert Beltrán. Doutor em Ciências Políticas pela Universidad Pompeu Fabra, Graduado em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidad Autónoma de Barcelona e Graduado em Filosofia pela Universidad de Barcelona. Professor e tutor em diversas universidades, escolas de negócio e instituições públicas e privadas. Formador empresarial e pesquisador em Ciências Políticas e Sociais. Autor de diversas publicações acadêmicas e participante de congressos nacionais e internacionais.
  • Dra. Clara Uribe. Doutora em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidad Autónoma de Barcelona, Mestra em Publicidade e Relações Públicas, Mestra em Community Management pela Universidad de Alicante, Pós-Graduada em Comunicação Empresarial pela Universidad Pompeu Fabra e Graduada em História Moderna e Contemporânea pela Universidad Autónoma de Barcelona. Professora titular da Universidad Central de Cataluña, pequisadora e docente em outras instituições acadêmicas. Consultora Associada do Gabinete Uribe.
  • Dr. Emmanuel Soriano Flores. Doutor em Ciências da Educação Superior pela Universidad Autónoma Chapingo. Mestre em Inovação Educacional pela Universidad Pedro de Gante, Mestre e Graduado em Administração pela Universidad Nacional Autónoma de México, Pós-Graduado em Direção Financeira e Contabilidade pela Escuela de Negocios Europea de Barcelona. Professor de graduação e mestrado em diversas universidades mexicanas. Professor e pesquisador convidado pela Universidad de Barcelona. Autor e coautor de diversas publicações científicas. Palestrante em congressos nacionais e internacionais.
  • Dr. Carles Brasó. Doutor em História Econômica da China pela Universidad Pompeu Fabra, Barcelona. Programa em Literatura e Língua Chinesa pela Beijing Foreign Studies University. Graduado em Estudos da Ásia Oriental e em Sociologia pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Professor associado na Universitat Oberta de Catalunya, Universidad de Barcelona, Universidad Pompeu Fabra e docente em outras instituições. Experiência como Postdoctoral Research Fellow na Ching Ching-kou Foundation de Shanghai. Assessor, conferencista nacional e internacional e escritor sobre assuntos relacionados à China. Consultor de Emergia Partners.
  • Dra. Diana Rubio. Doutora em Comunicação, Mestra em Novas Tendências da Comunicação e Pós-Graduada em Comunicação Política pela Universidad Jaime I, Mestra em Gestão de Eventos pela Escuela Internacional de Protocolo, Graduada em Ciências Políticas e da Administração pela Universidad de Granada. Professora, pesquisadora, consultora e formadora nas áreas de relações institucionais e protocolo. Ganhadora do prêmio Victory Awards 2014 de melhor blog político do ano. Diretora de Mestrado e responsável pelas Relações Internacionais do Instituto Mediterráneo de Estudios de Protocolo.
  • Jordi Pascual. Pós-Graduado em Comunicação Científica pela Universidad Pompeu Fabra, Graduado em Ciências da Informação pela Universidad Autónoma de Barcelona, Graduado em Gestão de Empresas de Serviços pela ESADE Business School, Graduado em Relações Públicas pelo Instituto Superior de Marketing. Professor, conferencista, pesquisador e consultor em relações públicas. Secretário da Asociación Catalana de Comunicación, Investigación e Estrategias Políticas. Diretor de projetos no Gabinete Uribe.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.