Fitoterapia

Apresentação do Programa

A Fitoterapia é o estudo de interesse terapêutico dos componentes ativos que contêm as plantas e são utilizados para o tratamento de diversas enfermidades. Estes princípios ativos foram estudados e extraídos por diferentes métodos. Para que uma planta comum tenha propriedades medicinais, devem-se respeitar certas regras de colheita, secagem, armazenamento e finalmente a apresentação final em infusões, extratos, cápsulas, etc.

Mediante este programa de estudo e dos exemplos práticos com especial relevância em todos aqueles temas imprescindíveis para ter uma base sólida e científica no campo da Fitoterapia, pretende-se proporcionar ao aluno conhecimentos básicos em nível de Fitoterapia.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o programa de Fitoterapia profissionais que desenvolvem suas atividades em saúde, em centros de terapias naturais ou herboristas.

O programa de Fitoterapia é dirigido às seguintes pessoas:

  • Pessoal não universitário que deseja especializar-se nesta área de conhecimento.
  • Todos aqueles profissionais sanitaristas, de herbários, da indústria ou de empresas privadas que queiram consolidar conhecimentos visando aplicá-los no âmbito profissional.
  • Licenciados/diplomados que desejam especializar-se visando a ampliação de suas possibilidades de trabalho.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Fitoterapia.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do curso de Fitoterapia é de 80 horas (8 créditos)..

Com relação à distribuição do tempo se estabelece que:

  • Por ser um curso a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis;
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima do curso de 1 mês, contabilizado a partir da data de entrega do tomo até a data de recebimento do último trabalho de avaliação;
  • O tempo máximo do qual se dispõe para realizar o curso é de 3 meses. Neste período de tempo, o aluno deve entregar todas as avaliações correspondentes à disciplina;

A estrutura de créditos do curso de Fitoterapia se apresenta na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplina 8 3 80

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral:

  • Proporcionar conhecimentos avançados na área da Fitoterapia a licenciados e diplomados em Nutrição e/ou em Ciências da Saúde.

Objetivos específicos:

  • Aprender as últimas novidades e estudos científicos relacionados por pesquisadores internacionais peritos em Fitoterapia.
  • Oferecer uma formação teórico-prática nas terapias naturais com plantas medicinais.
  • Proporcionar um breve histórico da evolução da fitoterapia.
  • Compartilhar experiências e conhecimentos profissionais e pessoais no assunto, mediante a utilização do Campus Virtual.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Fitoterapia são as seguintes:

  • Médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, naturopatas, e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento para a sua formação e ajuda na realização do trabalho diário.
  • Docente em programas de ensino regularizado e não regularizado, profissional sanitarista, profissional de serviços de restaurante, centros de informações ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
  • Responsáveis por empresas de restaurantes coletivos: colégios, catering, hotéis, hospitais, geriátricos, etc.
  • Assessor técnico em programas de busca e de informações e promoção de produtos para assegurar a ligação entre marketing, tecnologia e pesquisa e desenvolvimento.
  • Comercial em lojas especializadas em produtos dietéticos.
  • Comercial em empresas alimentícias ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas concretas.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Programa de Fitoterapia estrutura-se em 1 disciplina, que apesar de serem relativamente independente entre si, está estruturada segundo uma ordem pedagógica coerente. Por isso, o aluno deverá seguir a ordem cronológica pautada em seu estudo.

O objetivo dessa disciplina é conseguir que os alunos adquiram uma ideia global da Fitoterapia, revisando: a legislação, as diferentes formas de preparação das drogas principais contidas nas plantas e a sua aplicação.

Descrições dos Cursos

Generalidades
Conceito de Fitoterapia. História da fitoterapia. Atualidade da Fitoterapia.
Fitoterapia e farmacologia
Conceitos. Farmacocinética. Farmacodinâmica. Toxicologia. Interações.
Botânica
A célula vegetal eucariota e procariota. Partes da planta. Diversidade do reino vegetal. Classificação botânica. Nomenclatura botânica.
da planta à preparação galênica
Obtenção. Coleta. Conservação. Armazenamento. Principais formas de preparação; das plantas medicinais.
Constituintes químicos das drogas
Generalidades. Glicídios. lipídios. óleos essenciais. Prótidos. Resinas. Alcalóides. Nitratos/nitritos. Oxalatos. Fitoestrógenos. Agentes fotossensibilizantes. Outros compostos.
Fitoterapia aplicada
Fitoterapia do sistema nervoso central. Fitoterapia da dor e da inflamação. Fitoterapias do Aparelho circulatório. Fitoterapia do Aparelho respiratório. Fitoterapia genito-urinária. Fitoterapia do Aparelho digestivo. Fitoterapia do metabolismo.
Monografias do Aparelho digestório, Aparelho genito-urinário e do metabolismo
Aparelho digestório. Aparelho genito-urinário: rim, vias urinárias e genitais. Metabolismo.
Monografias do sistema cardiovascular, Aparelho respiratório e sistema nervoso
Sistema cardiovascular. Aparelho respiratório. Sistema nervoso.
Monografias do Aparelho locomotor, dermatologia e fitoterapia antineoplásica
Aparelho locomotor. Dermatologia. Fitoterapia antineoplásica.
Tratamentos fitoterapêuticos de algumas patologias
Diabetes e hiperglicemia. Obesidade e sobrepeso. Hiperlipemia e Hipercolesterolemia. Hipertensão. Úlcera gastroduodenal. Transtornos hepatobiliares. Constipação Intestinal. Transtornos venosos (varizes e hemorróidas). Menopausa. Dermatite seborréica.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Carlos Llopis Martínez. Secretário-geral da Fundación Europea de Medicina Tradicional China. Diretor do Departamento de Fitoterapia Tradicional Chinesa da Escuela Superior de MTC.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Vânia Alexandre. Coordenadora da Área de Saúde Natural.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.