Apresentação do Programa
As novas obrigações impostas pela legislação, juntamente com a demanda social em relação à monitorização das condições de saúde e segurança da atividade produtiva, fizeram com que as organizações, independentemente do tamanho e do setor a que pertencem, manifestem um interesse cada vez maior em alcançar a gestão da segurança e da saúde ocupacional, permitindo ter seus riscos sob controle e estando em conformidade com a legislação vigente.
É, portanto, uma questão de definir um sistema geral para a prevenção de riscos ocupacionais que seja integrado à gestão empresarial para, entre outras coisas, evitar ou minimizar riscos para os trabalhadores e ajudar a alcançar a melhoria contínua dentro da organização.
Para atender a essa necessidade, a melhor ferramenta é a implementação de um sistema de gestão de riscos ocupacionais baseado na norma ISO 45001:2018.
Essa norma internacional, publicada em março de 2018, inclui várias mudanças significativas em relação à sua antecessora, a OHSAS 18001:2007. Como será visto em todo o programa, essas alterações se dão através da adoção de uma estrutura de alto nível (Anexo SL), mas também por outras atribuíveis ao campo da segurança e saúde no trabalho (SST).
A ISO 45001:2018 é a primeira em seu campo que incorpora uma estrutura compatível com os requisitos das normas ISO 9001, de qualidade e ISO 14001 ambiental, (em suas respectivas versões atuais). Portanto, ela permitirá às empresas facilitar a implementação de um sistema integrado de gestão, visando alcançar um quadro comum e uma maior eficácia e eficiência na sua integração com outros processos que a organização subscreve.
O programa de formação a distância responde, assim, às novas exigências, proporcionando critério, rigor e, acima de tudo, as principais noções no momento de transportar as políticas de segurança e saúde para a organização.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do projeto dos conteúdos, permite dirigir o programa ISO 45001 todos os técnicos em prevenção que precisam implementar um sistema de gestão de prevenção dos riscos ocupacionais na empresa.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en ISO 45001.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de ISO 45001 é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Disciplinas | 10 |
TOTAL | 10 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em ISO 45001 tem 10 créditos.
A duração do programa em ISO 45001 varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- Formar profissionais competentes para realizar o projeto, execução e monitorização de um sistema de gestão da prevenção baseado na norma ISO 45001:2018, possibilitando a criação e manutenção de uma cultura de prevenção que evite acidentes e doenças ocupacionais na empresa.
Objetivos específicos:
- Explicar os diferentes tipos de acidentes de trabalho e suas consequências.
- Explicar as diferenças entre as doenças ocupacionais e doenças do trabalho.
- Apresentar uma estimativa dos custos dos acidentes para o trabalhador, a empresa e a sociedade.
- Argumentar a ação preventiva com base na investigação de acidentes.
- Justificar a utilização de indicadores e métodos de controle para o monitoramento dos acidentes da empresa.
- Exemplificar os conceitos de incidente e acidente de trabalho em seu aspecto legal e técnico-preventivo.
- Justificar a nova abordagem na gestão da prevenção de riscos ocupacionais e sua integração na gestão global da empresa.
- Sustentar o processo de planejamento da atividade preventiva dentro de um sistema de gestão, a partir de uma avaliação de riscos e oportunidades.
- Explicar os antecedentes e a nova estrutura da ISO 45001 em relação à OHSAS 18001, com especial atenção ao processo de transição e à certificação do sistema de gestão SST.
- Estabelecer as bases para a implementação da ISO 45001:2018 em empresas de qualquer tamanho ou setor.
- Apresentar as informações documentadas expressamente exigidas pela ISO 45001:2018 e alguns modelos suportados por estudos de caso para o controle e monitoramento de sistema de gestão SST.
- Apresentar os procedimentos de auditoria da prevenção de riscos ocupacionais.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa ISO 45001 são:
- Consultor independente em prevenção de riscos ocupacionais.
- Assessor para o projeto, execução e monitoramento da implementação da ISO 45001 em empresas de qualquer setor, tanto grandes como médias ou pequenas, públicas ou privadas.
- Funções em entidades de auditoria.
- Coordenação e acompanhamento dos programas de controle e redução de riscos.
- Técnico em centros de formação em prevenção de riscos ocupacionais.
Plano de estudos
O programa ISO 45001 consiste de duas disciplinas que permitem conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos históricos, conceituais e teóricos envolvidos na gestão da prevenção de riscos ocupacionais e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica dentro da empresa.
O objetivo é que os alunos adquiram uma visão global da integração de um sistema de gestão da prevenção no âmbito das atividades empresariais, através de diferentes temas multidisciplinares.
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
---|---|---|
1 | Fundamentos da prevenção de riscos laborais | 2 |
2 | ISO 45001 | 8 |
TOTAL | 10 |
Estas disciplinas, apesar de serem independentes uma da outra, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo deve ser considerado para solucionar satisfatoriamente as diversas atividades de avaliação.
Descrições dos Cursos
- FUNDAMENTOS DA PREVENÇÃO DE RISCOS LABORAIS
Compreender os conceitos fundamentais em que se baseiam as condições de trabalho, assim como suas possíveis repercussões sobre a segurança e a saúde dos trabalhadores e as técnicas preventivas que é necessário aplicar para sua avaliação e aperfeiçoamento.
- CONCEITOS GERAIS
- Introdução. Conceito de trabalho. Conceito de saúde. Condições de trabalho. Conceito de risco laboral. Conceito de prevenção. Conceito de proteção. Técnicas de segurança ativas, reativas e complementares.
- DANOS RESULTANTES DO TRABALHO
- Acidente e incidente de trabalho. Doença profissional. Custos de acidentes de trabalho e doenças profissionais. Custos da prevenção. Falhas em controle de acidentes, doenças e incidente. Inspeção de segurança técnica de investigação de acidentes.
- ANÁLISE ESTATÍSTICA
- Índices estatísticos de acidentalidade. Métodos de controle estatísticos. Casos práticos.
- ISO 45001
São fornecidos os conhecimentos necessários para integrar a gestão da prevenção dos riscos ocupacionais, dentro das atividades e atuações empresariais, usando um modelo instrumentalizado na norma ISO 45001, bem como a análise das diferentes fases do processo de auditoria da prevenção dos riscos ocupacionais.
- O PAPEL DA PREVENÇÃO NA GESTÃO GLOBAL DA EMPRESA
- Antecedentes. O sistema de reativo de ação. Elementos do sucesso do sistema ativo de ação. Integração da atividade preventiva. Como é realizada a integração da prevenção de riscos ocupacionais? O que é um sistema de destão da prevenção de riscos ocupacionais. Tipos de modelos de gestão.
- PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PREVENTIVA NA EMPRESA
- Introdução. Definição de planejamento preventivo. Planejamento por objetivos e normas de procedimento. Aspectos do planejamento das atividades preventivas. Procedimento geral do planejamento.
- A NORMA ISO 45001:2018
- Introdução. Antecedentes da norma ISO 45001:2018. Estrutura de alto nível: o anexo SL. Principais mudanças da ISO 45001:2018 em relação à OHSAS 18001: 2007. Prioridades na implementação. Certificação de sistema de gestão SST segundo a norma ISO 45001:2018.
- IMPLANTAÇÃO DA NORMA ISO 45001:2018
- Introdução. Objeto e campo de aplicação. Referências normativas. Termos e definições Contexto da organização. Liderança e participação dos trabalhadores. Planejamento. Apoio. Operação. Avaliação do desempenho. Melhoria.
- INFORMAÇÃO DOCUMENTADA DO SISTEMA DE GESTÃO SST, SEGUNDO A ISO 45001:2018
- Introdução. Nível I: manual de gestão da segurança e saúde no trabalho (não obrigatório). Nível II: procedimentos. Nível III: instruções. Nível IV: registros. Controle da documentação.
- AUDITORIA DE PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS
- Conceitos gerais sobre auditorias de prevenção. Princípios de auditoria. Objetivos das auditorias de prevenção. Tipos de auditoria de prevenção de riscos ocupacionais. O processo de auditoria. Avaliação da auditoria de prevenção de riscos ocupacionais. Requisitos necessários para realizar uma auditoria de prevenção de riscos ocupacionais.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Eduardo Garcia Villena. Doutor em Engenharia de Projetos (Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) pela Universidade Politécnica da Catalunha. Diretor Acadêmico da Área Ambiental da Fundação Universitária Iberoamericana.
- Dr. Víctor Jiménez Argüelles. Doutor em Engenharia de Projetos (Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) pela Universidade Politécnica da Catalunha. Mestre em Engenharia pela UNAM (Cidade do México) e professor especialista de prevenção de riscos ocupacionais no setor industrial.
Professores e Autores
- Dr. José María Redondo Vega. Professora do Departamento de Geografia e Geologia da Universidade de León.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresas pela Universidade de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de León, Espanha.
- Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos (Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) pela Universidade Politécnica da Catalunha. Responsável pela área de projetos do Instituto de Pesquisas Agropecuárias, Chile.
- Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. Doutoranda em Projetos pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade pela Universidade Politécnica da Catalunha. Coordenadora de programas e professora na FUNIBER.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Mestre em International Business pela Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade e Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME. Coordenador de programas e professor na FUNIBER.
- Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidade de León, Espanha. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora na FUNIBER.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.