Apresentação do Programa
Os sistemas de gestão da qualidade estão baseados na maioria da norma internacional UNE EN ISO 9001ou nos modelos de excelência empresarial, como o europeu EFQM.
Estes sistemas estão abandonando o conceito anterior de garantia, ou seja, de fazer sempre tudo igual (bem ou mal...), incorporando a melhoria contínua e priorizando a satisfação do cliente e dos benefícios empresariais como objetivos primordiais para a evolução da empresa.
Sob um enfoque eminentemente prático, a Especialização ISO 9001 constitui um referente ideal àqueles fornecedores que têm a necessidade de implantar um sistema de gestão da qualidade, seja pela exigência de seus clientes ou pela obrigatoriedade de cumprir as diferentes normas legais existentes do setor.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o Programa ISO 9001 a pessoas sem titulação acadêmica prévia que desejam receber uma formação neste campo, bem como licenciados e profissionais que queiram ver ampliadas suas expectativas profissionais.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en ISO 9001.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de ISO 9001 é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Disciplinas | 10 |
TOTAL | 10 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em ISO 9001 tem 10 créditos.
A duração do programa em ISO 9001 varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- Fixar as bases para a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade em qualquer tipo de empresa.
Objetivos específicos:
- Conhecer as fases a serem seguidas na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na empresa (SGA), desde que se torna público o compromisso da direção até a etapa de auditoria e certificação.
- Aplicar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para implantar e obter o máximo rendimento dos Sistemas de Gestão de Qualidade e, especificamente, dos determinados pelas Normas ISO 9001:2008
- Saber elaborar um Manual de Gestão de Qualidade e um Manual de Procedimentos.
- Aprender conselhos úteis para realizar o Sistema de Gestão de Qualidade e passar à auditoria.
- Tomar consciência do compromisso de "melhoria contínua" que adquire a empresa na hora de implantar um Sistema de Gestão de Qualidade.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais da Especialização ISO 9001 são:
- Responsável pelo Comitê de Qualidade da empresa para a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001.
- Consultor em temas referentes a ISO 9001.
- Docência.
Plano de estudos
A Especialização ISO 9001 é composta de um módulo com 1 disciplina e 1 caso prático relacionado com este campo.
O módulo permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na gestão de qualidade na empresa e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.
O objetivo é conseguir que os alunos adquiram uma visão global da empresa sob o ponto de vista da qualidade.
Os capítulos que compõem a disciplina se apresentam na seguinte tabela:
Descrições dos Cursos
Os sistemas de gestão da qualidade estão baseados na maioria da norma internacional UNE EN ISO 9001 ou nos modelos de excelência empresarial, como o europeu EFQM.
Sob um enfoque eminentemente prático, a ISO 9001 constitui um referente ideal àqueles fornecedores que têm a necessidade de implantar um sistema de gestão da qualidade, seja pela exigência de seus clientes ou pela obrigatoriedade de cumprir as diferentes normas legais existentes do setor.
- SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE
- Apresentação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Que é a ISO 9001:2008? Erros comuns sobre a ISO 9001:2008. Evolução da ISO 9001 no mundo. Os 8 princípios de Gestão da Qualidade. Gestão e Controle de Processos. O Processo de Certificação. Plano de Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. E após da certificação ISO 9001:2008? Novidades da nova versão do ano 2008 da ISO 9001. Guia rápido da mudança com relação à versão de 2000.
- A NORMA ISO 9001:2000 COMENTADA EM TODOS OS CAPÍTULOS
- Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos gerais. Requisitos da documentação. Responsabilidade da Direção. Compromisso da Direção. Enfoque ao cliente. Política da Qualidade. Planejamento. Responsabilidade, Autoridade e Comunicação. Revisão pela Direção. Gestão dos Recursos (provisão, humanos, infra-estrutura). Realização do Produto. Medição, Análise e Melhoria.
- O DIA-A-DIA DA NORMA ISO 9001:2000
- Documentação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão Informatizada da Documentação. Sistemas de Gestão nos Setores Específicos: setores de automóvel e de alimentação. Auditoria dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Questionário de Auditoria.
- CASO PRÁTICO
- Trata-se de um caso prático desenvolvido sobre uma empresa dedicada à fabricação e comercialização de artigos de torneiras e que constitui uma aplicação prática dos três pontos anteriores.
1. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Eduardo Garcia Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Fundación Universitaria Iberoamericana.
- Dr. José Ulises Rodríguez Barboza. Doutor em Engenharia de Estradas, Canais e Portos pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Coordenador Acadêmico do Programa Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção e suas Especializações associadas.
Professores e Autores
- Dra. José María Redondo Vega. Professora Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Dr. Víctor Jiménez. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Izel Marez. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. José Ulises Rodríguez Barboza. Doutor em Engenharia de Estradas, Canais e Portos pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Responsável da Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
- Dra. Mirian Loureiro Fialho. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da FUNIBER
- Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
- Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León, Espanha. Expert em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.