ISO 9001

Apresentação do Programa

Os sistemas de gestão da qualidade estão baseados na maioria da norma internacional UNE EN ISO 9001ou nos modelos de excelência empresarial, como o europeu EFQM.

Estes sistemas estão abandonando o conceito anterior de garantia, ou seja, de fazer sempre tudo igual (bem ou mal...), incorporando a melhoria contínua e priorizando a satisfação do cliente e dos benefícios empresariais como objetivos primordiais para a evolução da empresa.

Sob um enfoque eminentemente prático, a Especialização ISO 9001 constitui um referente ideal àqueles fornecedores que têm a necessidade de implantar um sistema de gestão da qualidade, seja pela exigência de seus clientes ou pela obrigatoriedade de cumprir as diferentes normas legais existentes do setor.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o Programa ISO 9001 a pessoas sem titulação acadêmica prévia que desejam receber uma formação neste campo, bem como licenciados e profissionais que queiram ver ampliadas suas expectativas profissionais.

Titulação

Ao finalizar o Programa com êxito, o aluno receberá um Diploma expedido pela Universidade na qual esteja matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa ISO 9001 é de 100 horas (10 créditos)1.

Com relação à distribuição do tempo se estabelece que:

A estrutura de créditos do programa ISO 9001 se apresenta na seguinte tabela:

  • Por ser um curso a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima do Programa de um meses, contabilizados a partir da data de entrega do tomo até a data de recebimento do exercício de avaliação.
  • O tempo máximo do qual se dispõe para realizar o Programa é de três meses. Neste período de tempo, o aluno deve ter superado com êxito a avaliação correspondente ao módulo.
  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplinas 10 3 100

a.A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Fixar as bases para a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade em qualquer tipo de empresa.

Objetivos específicos:

  • Conhecer as fases a serem seguidas na implantação de um Sistema de Gestão Ambiental na empresa (SGA), desde que se torna público o compromisso da direção até a etapa de auditoria e certificação.
  • Aplicar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para implantar e obter o máximo rendimento dos Sistemas de Gestão de Qualidade e, especificamente, dos determinados pelas Normas ISO 9001:2008
  • Saber elaborar um Manual de Gestão de Qualidade e um Manual de Procedimentos.
  • Aprender conselhos úteis para realizar o Sistema de Gestão de Qualidade e passar à auditoria.
  • Tomar consciência do compromisso de "melhoria contínua" que adquire a empresa na hora de implantar um Sistema de Gestão de Qualidade.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais da Especialização ISO 9001 são:

  • Responsável pelo Comitê de Qualidade da empresa para a implantação de um Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001.
  • Consultor em temas referentes a ISO 9001.
  • Docência.

Plano de estudos

A Especialização ISO 9001 é composta de um módulo com 1 disciplina e 1 caso prático relacionado com este campo.

O módulo permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na gestão de qualidade na empresa e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.

O objetivo é conseguir que os alunos adquiram uma visão global da empresa sob o ponto de vista da qualidade.

Os capítulos que compõem a disciplina se apresentam na seguinte tabela:

Descrições dos Cursos

Os sistemas de gestão da qualidade estão baseados na maioria da norma internacional UNE EN ISO 9001 ou nos modelos de excelência empresarial, como o europeu EFQM.

Sob um enfoque eminentemente prático, a ISO 9001 constitui um referente ideal àqueles fornecedores que têm a necessidade de implantar um sistema de gestão da qualidade, seja pela exigência de seus clientes ou pela obrigatoriedade de cumprir as diferentes normas legais existentes do setor.

SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE
Apresentação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Que é a ISO 9001:2008? Erros comuns sobre a ISO 9001:2008. Evolução da ISO 9001 no mundo. Os 8 princípios de Gestão da Qualidade. Gestão e Controle de Processos. O Processo de Certificação. Plano de Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. E após da certificação ISO 9001:2008? Novidades da nova versão do ano 2008 da ISO 9001. Guia rápido da mudança com relação à versão de 2000.
A NORMA ISO 9001:2000 COMENTADA EM TODOS OS CAPÍTULOS
Sistema de Gestão da Qualidade. Requisitos gerais. Requisitos da documentação. Responsabilidade da Direção. Compromisso da Direção. Enfoque ao cliente. Política da Qualidade. Planejamento. Responsabilidade, Autoridade e Comunicação. Revisão pela Direção. Gestão dos Recursos (provisão, humanos, infra-estrutura). Realização do Produto. Medição, Análise e Melhoria.
O DIA-A-DIA DA NORMA ISO 9001:2000
Documentação dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão Informatizada da Documentação. Sistemas de Gestão nos Setores Específicos: setores de automóvel e de alimentação. Auditoria dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Questionário de Auditoria.
CASO PRÁTICO
Trata-se de um caso prático desenvolvido sobre uma empresa dedicada à fabricação e comercialização de artigos de torneiras e que constitui uma aplicação prática dos três pontos anteriores.

1. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Eduardo Garcia Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Fundación Universitaria Iberoamericana.
  • Dr. José Ulises Rodríguez Barboza. Doutor em Engenharia de Estradas, Canais e Portos pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Coordenador Acadêmico do Programa Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção e suas Especializações associadas.

Professores e Autores

  • Dra. José María Redondo Vega. Professora Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Víctor Jiménez. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Izel Marez. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. José Ulises Rodríguez Barboza. Doutor em Engenharia de Estradas, Canais e Portos pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Responsável da Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
  • Dra. Mirian Loureiro Fialho. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da FUNIBER
  • Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutorado em Educação, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos e Professora da FUNIBER.
  • Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dra (c). Diana Patricia Cortés Díaz. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León (Espanha). Consultora especializada em Direito Laboral e Segurança Social. Coordenadora de Programas Mestrado em Direção Estratégica do Conhecimento e suas Especializações.
  • Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León, Espanha. Expert em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.