Apresentação do Programa
A consultoria é uma profissão de alta demanda que continua crescendo. Ela é cada vez mais um elemento essencial para o desenvolvimento econômico de grandes empresas e outras organizações. Atualmente, pequenas e médias empresas também demandam cada vez mais os serviços de consultores privados locais. Isso faz com que as opções de desempenho profissional para um consultor não se limitem às grandes consultoras, potencializando as opções para sua contratação como consultor independente.
Além de dominar uma área específica de conhecimento, um consultor necessita de outras competências básicas que, tradicionalmente, eram adquiridas apenas com anos de experiência. Esse longo caminho era considerado a única maneira de se tornar um especialista nos recursos de gestão das relações consultivas, de conduzir projetos e entender a consultoria como profissão e negócio. O programa de Mestrado em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional busca catalisar esse processo, alcançando o conhecimento profissional necessário de modo intencional e eficaz, em um tempo relativamente curto.
Os consultores formados neste programa terão competência para:
- Estabelecer uma relação efetiva de suporte ao cliente-consultor;
- Analisar a consultoria como profissão e negócio em seus diferentes campos;
- Dominar o ciclo do projeto de consultoria em suas diferentes fases, seus componentes e suas ferramentas;
- Promover o autoconhecimento para efetivamente usá-lo como um instrumento de influência e mudança;
- Conceber práticas consultivas que facilitem o desenvolvimento organizacional a partir de uma visão sistêmica dos diferentes processos organizacionais;
- Aplicar o conhecimento, as ferramentas e os princípios do Desenvolvimento Organizacional à prática consultiva; e
- Utilizar tecnologias e ferramentas intimamente vinculadas à atividade do consultor.
A quem é dirigido
O programa é elaborado para a formação de pessoas que tenham clareza na decisão de se especializarem em consultoria e também para aquelas que buscam iniciar nesta área. Seus destinatários seriam, portanto, pessoas com diploma de bacharel que estejam interessadas em:
- Iniciar na carreira de consultor;
- Adquirir conhecimentos e habilidades que melhorem seu desempenho como consultores; e
- Obter um diploma que acredite seus conhecimentos no campo da consultoria.
Titulação
A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MESTRADO EM CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
Módulo | Créditosa |
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Módulo 1 - Organização e Desenvolvimento Organizacional | 20 |
Módulo 2 - Gestão da consultoria | 21 |
Módulo 3 - Ferramentas para o Consultor | 22 |
Módulo 4 - Práticas e Projeto Final | 27 |
Total | 90 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Mestrado em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
Objetivo general
- Formar consultores que possam atender efetivamente às demandas das organizações, com base no domínio da função consultiva, nas ferramentas de mudança e no desenvolvimento organizacional.
Objetivos específicos
- Gerenciar de maneira efetiva a relação de ajuda cliente-consultor.
- Analisar a consultoria como profissão e negócio em seus diferentes campos.
- Dominar o ciclo do projeto de consultoria em suas diferentes fases, seus componentes e suas ferramentas.
- Promover o autoconhecimento para efetivamente usá-lo como um instrumento de influência e mudança.
- Conceber práticas consultivas que facilitem o desenvolvimento organizacional a partir de uma visão sistêmica dos diferentes processos organizacionais.
- Aplicar o conhecimento, as ferramentas e os princípios do Desenvolvimento Organizacional à prática consultiva.
- Utilizar tecnologias e ferramentas intimamente vinculadas à atividade do consultor.
Saídas Profissionais
Dependendo dos interesses profissionais dos graduados, após a conclusão bem-sucedida de seus estudos, eles podem:
- Iniciar-se como consultor(a).
- Potencializar o desempenho na área da gestão de consultoria daqueles já iniciados, bem como dispor de um diploma que avalize suas novas competências.
- Desenvolver sua carreira profissional como líder no mundo empresarial.
- Elaborar e implementar com sucesso processos de desenvolvimento organizacional.
Plano de estudos
O plano de estudos do Mestrado em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional está estruturado em quatro grandes blocos ou módulos.
- MÓDULO 1 - ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
O primeiro módulo, chamado Organização e Desenvolvimento Organizacional, abrange os conhecimentos gerais para abordar a organização do trabalho e os processos essenciais que nela ocorrem e serão relevantes para o desempenho da consultoria.
MÓDULO 1 - ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL | |
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# | ASIGNATURAS |
1 | Fundamentos da organização |
2 | Processos psicossociais na organização |
3 | Desenvolvimento organizacional |
4 | Gestão estratégica dos recursos humanos |
- MÓDULO 2 - GESTÃO DA CONSULTORIA
No segundo módulo, Gestão da Consultoria, aprofunda-se o entendimento da consultoria como profissão, seus campos e desafios, para localizar os aspectos centrais que distinguem essa profissão das demais.
MÓDULO 2 - GESTÃO DA CONSULTORIA | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Consultoria como profissão |
2 | Áreas da Consultoria |
3 | Desafios da prática consultiva |
4 | Tecnologias da informação e consultoria |
- MÓDULO 3 - FERRAMENTAS PARA O CONSULTOR
O bloco Ferramentas para o Consultor permite uma compreensão mais profunda das essências da relação consultiva, da ética associada ao trabalho e de um importante conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para alcançar ótimos resultados na gestão da consultoria.
MÓDULO 3 - FERRAMENTAS PARA O CONSULTOR | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | O perfil do consultor. Princípios, competências e boas práticas |
2 | Ferramentas, técnicas e metodologias de consultoria |
3 | Técnicas de trabalho em equipe |
4 | Liderança e coaching organizacional |
5 | Introdução à gestão de projetos |
- MÓDULO 4 - PESQUISA E PRÁTICAS
Este bloco de Pesquisa e Práticas concentra-se na aprendizagem da metodologia de pesquisa, como conhecimento básico para o desenvolvimento do Trabalho Final/Dissertação de Mestrado. Além disso, são realizadas Práticas Supervisionadas que permitirão exercer o conhecimento adquirido nos módulos anteriores.
MÓDULO 4 - PESQUISA E PRÁTICAS | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Metodologia da Pesquisa |
2 | Práticas Presenciais Supervisionadas |
3 | Trabalho Final/Dissertação de Mestrado |
Descrições dos Cursos
MÓDULO 1 - ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
- FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO
Esta disciplina fornece uma visão integral ou geral da Organização do Trabalho, abordando o conceito e a natureza da organização e direção de empresas. Aqui descreve-se a evolução das principais teorias da organização, identificam-se os fundamentos da organização e direção de empresas e organizações, bem como os fatores do entorno que condicionam sua gestão, enfatizando a relevância dos processos de mudança como eixo a partir do qual se integra a gestão organizacional integrada. Entre seus principais temas estão:
- A ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA
- SUBSISTEMAS FUNCIONAIS
- ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL
- CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
- ABORDAGENS TEÓRICAS PARA COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
- FUNÇÕES E OS PAPÉIS GERENCIAIS
- ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS E METAS
- PROCESSOS PSICOSSOCIAIS NA ORGANIZAÇÃO
A partir desta disciplina, proporciona-se ao estudante a compreensão dos processos psicossociais que fazem parte da vida de uma instituição, o que lhe permitirá obter recursos explicativos e de atuação para diferentes situações que possam surgir na relação consultiva. Ao mesmo tempo, fornecer-se-á ferramentas de diagnóstico para interpretar o contexto no qual se dá o desenvolvimento da organização, suas potencialidades ou limitações. Entre seus principais temas estão:
- SELEÇÃO E INTEGRAÇÃO CULTURAL
- CONTRATO PSICOLÓGICO
- ANÁLISE DA SATISFAÇÃO LABORAL
- EQUIPES DE TRABALHO E RELAÇÕES ENTRE GRUPOS
- SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
- FUNÇÕES DA CULTURA
- ESTUDO DO CLIMA SOCIOLABORAL
- FUNÇÕES DO LÍDER E TIPOS DE LIDERANÇA
- DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
A disciplina tem como objetivo potencializar a capacidade de diagnosticar e projetar oa gestão eficaz do talento humano, como um elemento-chave na formação de um consultor. Trabalham-se temas voltados à compreensão e ao domínio da gestão eficaz dos Recursos Humanos nas organizações, bem como as diretrizes que permitem estabelecer maneiras eficazes de gerenciar o talento humano na empresa.
- HISTÓRIA, OBJETO E CAMPO DE CONHECIMENTO
- PRINCIPAIS ABORDAGENS
- PARTICIPAÇÃO ORGANIZACIONAL
- METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PRÓPRIAS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
- DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NA PRÁTICA CONSULTIVA
- GESTÃO DA MUDANÇA
- RELAÇÃO CONSULTOR-ORGANIZAÇÃO
- GESTÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS
La asignatura se dirige a potenciar la capacidad para diagnosticar y proyectar la gestión efectiva del talento humano, como elemento clave en la formación de un consultor. Se trabajan temas dirigidos a una comprensión y dominio de la gestión efectiva de los Recursos humanos en las organizaciones, así como las pautas que permiten establecer formas efectivas de gestión del talento humano en la empresa.
- ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
- DIREÇÃO ESTRATÉGICA E MUDANÇA
- CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DA GESTÃO DO TALENTO HUMANO ATUAL
- TECNOLOGIA PARA O DIAGNÓSTICO E A PROJEÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
- O PROCESSO INTEGRADOR E SISTÊMICO DO PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
- ANÁLISE DE MARKOV
- INDICADORES TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS
- INDICADORES TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS
MÓDULO 2 - GESTÃO DA CONSULTORIA
- CONSULTORIA COMO PROFISSÃO
A disciplina tem como objetivo alcançar o conhecimento e a avaliação crítica das essências que definem a consultoria como um campo profissional, definindo o que é consultoria, revisando sua história e trajetórias atuais e aprofundando-se na análise abrangente do processo de consultoria. Da mesma maneira, detalham-se as fases e atividades gerais que podem ser consideradas típicas ou gerais para a maioria dos processos consultivos. Entre seus principais temas estão:
- NATUREZA, DEFINIÇÃO E OBJETIVO DA CONSULTORIA
- HISTÓRIA DA CONSULTORIA
- PRINCIPAIS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DE CONSULTORIA
- PROJETO DO MODELO DE NEGÓCIOS
- CARACTERÍSTICAS DE UM SERVIÇO DE CONSULTORIA
- SERVIÇOS GERAIS E ESPECIALIZADOS
- CONSULTORES INTERNOS
- RELAÇÃO CLIENTE-CONSULTOR
- DIFERENTES MODELOS DE PROCESSO CONSULTIVO
- ÁREAS DA CONSULTORIA
Esta disciplina caracteriza cada uma das especialidades ou áreas nas quais se pode desenvolver a atividade consultiva, descrevendo em cada uma delas a dimensão, o crescimento, o marco regulatório, a estrutura competitiva, a cadeia de valor e o mercado. Entre seus principais temas estão:
- CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
- CONSULTORIA COMERCIAL E DE MARKETING
- CONSULTORIA DE QUALIDADE
- CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS
- CONSULTORIA EM TIC E CONSULTORIA EM PD&I
- DESAFIOS DA PRÁTICA CONSULTIVA
No estudo desta disciplina, identificam-se e analisam-se os desafios enfrentados pela prática consultiva na atualidade, levando em consideração o futuro da profissão. Reflete-se sobre o desenvolvimento e as perspectivas do campo profissional da consultoria, bem como sobre as necessidades ou desafios mais importantes para a formação daqueles que se dedicam a essa profissão. Além disso, abordam-se as noções e as ferramentas que permitirão responder aos desafios da prática consultiva para o futuro.
Entre seus principais temas estão:
- DESAFIOS DA CONSULTORIA EM UM AMBIENTE GLOBALIZADO
- CRESCIMENTO E COMPLEXIFICAÇÃO DO DOMÍNIO PROFISSIONAL
- DESAFIOS ÉTICOS A PARTIR DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS
- ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E SEU IMPACTO NA GESTÃO ÉTICA DA INFORMAÇÃO
- FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DE DILEMAS ÉTICOS NA PRÁTICA CONSULTIVA
- DILEMAS E ALCANCE DA CONSULTORIA
- TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E CONSULTORIA
Esta disciplina é voltada para a compreensão das implicações das mudanças tecnológicas na maneira como as informações são gerenciadas e, portanto, no exercício consultivo profissional e no campo profissional que esse exercício traça. Os recursos são identificados e estruturados para a gestão das mudanças profissionais estabelecidas a partir do desenvolvimento das tecnologias da informação na etapa atual.
Entre seus principais temas estão:
- PROGRESSOS RELACIONADOS À INFORMÁTICA E ÀS TELECOMUNICAÇÕES
- PROGRESSOS RELACIONADOS À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO
- EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA TRANSNACIONAL E PLANETÁRIA
- ELEMENTOS COGNITIVOS E AXIOLÓGICOS
- SISTEMAS GLOBAIS DE APOIO ÀS DECISÕES
- UBIQUIDADE E ATEMPORALIDADE DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS
- O FENÔMENO DA VIRTUALIZAÇÃO
- MUDANÇAS NOS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE IMPACTAM O PROCESSO CONSULTIVO
- FERRAMENTAS DE GESTÃO DA INCERTEZA
MÓDULO 3 - FERRAMENTAS PARA O CONSULTOR
- O PERFIL DO CONSULTOR. PRINCÍPIOS, COMPETÊNCIAS E BOAS PRÁTICAS
Esta disciplina é orientada à definição do perfil básico de competências e aptidões intelectuais necessárias para o desempenho ideal da profissão de consultor. Da mesma maneira, analisam-se e delineiam-se o papel do consultor, sua formação e a relação consultor-cliente como um tema relevante para uma prática ética e responsável. Entre os tema que ela desenvolve estão:
- ESSÊNCIAS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA CONSULTORIA
- COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA O EXERCÍCIO DA CONSULTORIA
- DIFERENTES FORMAS DE DESEMPENHO E COMPLEXIDADES INERENTES AO DESEMPENHO DA FUNÇÃO
- GESTÃO DAS DEMANDAS E DIFICULDADES PRÓPRIAS DA RELAÇÃO CONSULTIVA
- NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DA CONSULTORIA A QUEM ATUA COMO CONSULTOR
- FERRAMENTAS, TÉCNICAS E METODOLOGIAS DE CONSULTORIA
Nesta disciplina, apresenta-se e analisa-se um conjunto de ferramentas amplamente utilizadas e, consequentemente, úteis para o desempenho da consultoria em campos muito diversos, que fornecerão recursos práticos para o exercício profissional da consultoria às pessoas que estudam o tema. Entre outros, tratar-se-ão os seguintes temas:
- ANÁLISE DA DEMANDA
- CONTRATO COM CLIENTES
- PLANEJAMENTO DO PROJETO
- CONDUÇÃO DE REUNIÕES
- TÉCNICAS ESSENCIAIS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
- TÉCNICAS DE ENTREVISTA, OBSERVAÇÃO E QUESTIONÁRIOS
- DINÂMICAS DE GRUPO
- GRUPOS FOCAIS
- CANAIS DIGITAIS
- PESQUISA-AÇÃO
- INDAGAÇÃO APRECIATIVA
- CÍRCULOS DE QUALIDADE
- MÉTODOS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
- MÉTODOS E RECURSOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- TÉCNICAS DE TRABALHO EM EQUIPE
O trabalho em equipe é uma das disciplinas básicas a serem desenvolvidas pelas organizações de sucesso. Nesta disciplina, há um aprofundamento das técnicas que potencializam o trabalho em equipe como um dos recursos básicos da prática consultiva em todas as áreas. Entre seus temas estão:
- ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EXPLICAM O FUNCIONAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE TRABALHO
- GESTÃO EFICAZ DO TRABALHO EM EQUIPE
- TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE TRABALHO
- RECURSOS E TÉCNICAS PARA TRABALHO EM EQUIPE: TOMADA DE DECISÕES, COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DE UMA EQUIPE
- LIDERANÇA ORGANIZACIONAL E COACHING
O objetivo fundamental da disciplina é, a partir da abordagem do Coaching, gerar nos formandos novas perspectivas e possíveis ações que agreguem valor, eficácia e melhores resultados no exercício de sua profissão como consultores. Aprofundam-se nas possibilidades de formação para favorecer a aprendizagem e a mudança nas organizações. Entre seus temas estão:
- ORGANIZAÇÃO INTELIGENTE E ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
- ABORDAGENS E ESTILO DE LIDERANÇA
- COACHING COMO LIDERANÇA
- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EMPRESA
- COACHING ORGANIZACIONAL
- INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS
Esta disciplina visa alcançar como objetivo geral a geração de conhecimentos essenciais sobre conceitos, estratégias e técnicas necessárias para a gestão profissional de qualquer projeto. Entre os temas mais importantes incluídos na disciplinas estão:
- NOÇÕES GERAIS E CONCEITOS ASSOCIADOS À GESTÃO DE PROJETOS
- TIPOS DE PROJETOS
- CICLO DE VIDA DOS PROJETOS
- METODOLOGIAS DE GESTÃO DE PROJETOS
- PROCESSOS DE GESTÃO DE PROJETOS
- FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM UM PROJETO
- EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE PROJETOS
MÓDULO 4 - PESQUISA E PRÁTICAS
- METODOLOGIA DA PESQUISA
Esta disciplina aborda os elementos básicos relacionados à pesquisa científica e aos métodos de registro de dados, bem como de análise da informação para gerar resultados. Alguns dos temas abordados são:
- ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
- PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA. COMO INICIAR UMA PESQUISA?
- PROJETO: PONTO DE PARTIDA
- CONSTRUÇÃO DO QUADRO TEÓRICO
- ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
- RELATÓRIO DE PESQUISA
- PRÁTICAS PRESENCIAIS SUPERVISIONADAS
As Práticas Presenciais Supervisionadas constituem uma atividade de natureza formativa supervisionada pela Universidade e realizada pelos estudantes, cujo objetivo é permitir que eles concluam sua formação acadêmica, favorecendo a integração dos conhecimentos adquiridos e a implementação das competências por eles desenvolvidas que os prepara para o exercício profissional. As práticas devem ser realizadas pelo aluno de maneira individual em centros ou instituições externas, públicas ou privadas, de modo presencial.
- TRABALHO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
O Projeto Final/Dissertação de Mestrado consiste na elaboração por parte do aluno de um trabalho de pesquisa no âmbito do mestrado, que demonstre a integração dos conhecimentos e das habilidades adquiridas ao longo do plano de estudos. Entre as possíveis linhas de pesquisa a serem escolhidas, podemos citar:
- GESTÃO DA RELAÇÃO COM O CLIENTE PARA O SUCESSO DO PROCESSO CONSULTIVO. ESTUDO DE CASO
- DILEMAS ÉTICOS DA PRÁTICA CONSULTIVA. RECURSOS DE ENFRENTAMENTO
- RELAÇÃO CLIENTE-CONSULTOR COMO ELEMENTO ESSENCIAL NO SUCESSO DA CONSULTORIA. ANÁLISES E PROPOSTAS
- DESAFIOS ATUAIS DA PRÁTICA CONSULTIVA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO
- A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CONSULTOR
- NOVAS FERRAMENTAS DA CONSULTORIA
- CONSULTORIA E REDES SOCIAIS. ANÁLISE E PERSPECTIVAS
- MUDANÇA ORGANIZACIONAL: COMPLEXIDADES E OPORTUNIDADES
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dra. (c) Alba Helen Hernández Santana. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Social pela Universidad de La Habana. Especializou-se por mais de 20 anos em pesquisa e ensino na área de Psicologia Organizacional. Atuou como consultora por mais de 15 anos, atendendo setores e demandas muito diferentes. Tem vasta experiência em temas como trabalho em equipe, desenvolvimento organizacional, pesquisa-ação, mediação de conflitos e redes informais no contexto empresarial. Desenvolveu textos acadêmicos para a educação em ambientes virtuais de aprendizagem para a pós-graduação e publicou vários artigos sobre temas relacionados à Psicologia da Organização. Também possui mais de 5 anos de experiência na geração de conteúdos, tutoriais e orientação de projetos finais/dissertações de mestrado.
Professores e Autores
- Dr. Andrés Osorio Londoño. Doutor em Engenharia: Indústria e Organizações pela Universidad Nacional de Colombia. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad Politécnica de Cataluña. Engenheiro Industrial pela Universidad Nacional de Colombia. Em sua carreira profissional, possui experiências com consultoria, docência e pesquisa na área da gestão estratégica de recursos humanos. Em consultoria, trabalhou na concepção e implementação da estratégia de gestão humana de pequenas, médias e grandes empresas na Colômbia e no México. Como professor e conferencista, compartilhou seu conhecimento em universidades, entidades governamentais e empresas na Argentina, na Colômbia e no Peru. Pesquisador ativo com o objetivo de demonstrar como as práticas de gestão humana influenciam o desempenho empresarial. Coautor de publicações científicas sobre empreendedorismo e gestão humana. Foi tutor de DISCIPLINAS nas áreas de empresas, recursos humanos e projetos da rede universitária patrocinada pela Fundação Universitária Iberoamericana.
- Dr. Héctor E. López Sierra. Doutor em Psicologia e Mestre em Sociologia pela Universidad de Puerto Rico. Mestre em Filosofia Teológica e Ciências das Religiões pela Lutheran School of Theology at Chicago, Illinóis, EUA. Realizou estudos de pós-graduação em Neurociência Crítica na McGill University, Quebec, Montreal, Canadá e em Saúde Pública na State University of New York, Albany, EUA. É decano acadêmico e professor principal da Universidad Internacional Iberoamericana, em Porto Rico. É psicólogo licenciado em seu país natal, Porto Rico. Publicou em revistas acadêmicas arbitradas e indexadas em seu país e no exterior. Autor e coautor de inúmeros livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre ciências humanas e das religiões e sobre psicologia oncológica e cuidados paliativos. É especialista no tema da ética compassiva dos cuidados psicoespirituais.
- Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana México (UNINI), encontrando-se na etapa de pesquisa. Mestra em Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León, Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidad de Guadalajara. Palestrante em conferências, cursos e workshops relacionados ao planejamento estratégico, à psicologia do trabalho, à comunicação interna, à educação a distância. Curso em ambientes virtuais de aprendizagem. Conta com 11 anos de experiência na área de educação em programas de graduação e pós-graduação, ministrando DISCIPLINAS relacionadas à administração de empresas, educação, recursos humanos. Foi coach empresarial para empreendedores de uma incubadora de negócios pertencente à Universidad del Valle de Atemajac. Foi coordenadora do departamento municipal de editoras e jornais, com funções relacionadas aos recursos humanos.
- Dra. (c) Andrea Gutiérrez Jiménez. Psicóloga, Mestra em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Graduada em Educação Perinatal. Trabalhou na área de desenvolvimento de pessoas em instituições de saúde, empresas educacionais e privadas. Com mais de 15 anos de experiência na área de ensino, é consultora e conferencista. Possui experiências transculturais. Gerou processos de mudança nos níveis individual e corporativo, na execução de projetos de curto e médio prazos. Possui certificação internacional como Facilitadora em Dinâmica de Grupos, concedido em Lima, Peru, pela Organização GERZA. Formação complementar em ambientes virtuais.
- Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutoranda em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestranda em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com acreditação pela ASESCO. Mestra em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Espanha. Formação em constelações familiares. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância em ambientes virtuais, nas áreas de coaching, gestão de emoções, liderança, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, oferecendo espaços on-line e presenciais, nos quais os clientes podem realizar processos de descoberta vital e transformação pessoal e profissional. Participação em vários workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
- Dra. Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dra. (c) Arlette Guadalupe Zárate Cáceres. Doutoranda em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Estudios Universitarios. Mestra em Administração Educacional com ênfase em Educação Básica pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Graduada em Psicologia Educacional pela Universidad Autónoma de Campeche e Especialista em Psicologia pela Sociedad Mexicana Forense. Sua trajetória profissional tem sido vinculada ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais e apoio no estabelecimento de estratégias didáticas no ambiente escolar. Tem experiência na gestão de grupos escolares nos âmbitos inicial, pré-escolar e primário, bem como na aplicação de processos de recrutamento de pessoal, desenvolvimento organizacional e ambiente de trabalho. Formadora certificada pelo Consejo Nacional de Normalización y Certificación de Competencias Laborales e reconhecida como Agente Capacitadora Externa na Secretaria do Trabalho e Seguridade Social. Também trabalhou como docente na graduação e pós-graduação nas áreas de educação e psicologia, bem como foi conselheira na aplicação de processos de orientação vocacional e profissional com base nas competências.
- Msc. Ana de Diego Lagüera. Graduado em Psicologia pela Universidad de Salamanca (1989), MBA pela Universidad de Deusto (1991), Especialista Universitária em Mindfulness pela Universidad Europea del Atlántico (2018) e Coach PCC Certificada pela ICF (International Coach Federation). Atualmente, é professora de RH e Coaching na Universidad Europea del Atlántico e professora colaboradora no Mestrado em Recursos Humanos da UBU (Universidad de Burgos) ministrando a disciplina de “Coaching e Mentoring”. Professora colaboradora da escola de Coaching Tres Talentos de Mérida (Badajoz). Recentemente, publicou artigos sobre coaching, mindfulness e gestão de conflitos em publicações especializadas. Hoje ela combina seu trabalho na universidade com empresas privadas e presta serviços de formação, consultoria e coaching executivo a profissionais e equipes de diferentes empresas nacionais e internacionais. Trabalha com os idiomas espanhol e inglês.
- Ing. Lázaro Javier Hernández Rodríguez.Engenheiro de informática. Mestre Universitário em Direção Estratégica em Tecnologia da Informação pela Universidad Europea del Atlántico. Professor da Universidad Europea del Atlántico de DISCIPLINAS de Engenharia de Software e Base de Dados. Experiência como tutor em DISCIPLINAS associadas às Tecnologias da Informação. Experiência como analista programador em empresas de desenvolvimento de software. Experiência como pesquisador no Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas (CIPS) de Cuba. Autor de diferentes pesquisas científicas com artigos publicados e apresentações em conferências e conferências.
- MSc. Leila Nomen.Mestra em Neurociências e Saúde Mental pela UOC e pós-graduada em intervenção socioeducativa familiar UB/IL3. Psicóloga e assistente social. Professora associada e coordenadora na Universidad de Barcelona (UB). Possui experiência profissional no campo do luto e dos cuidados paliativos, da atenção à infância e adolescência e da intervenção socioeducativa com as famílias. Atualmente, desenvolve sua atividade profissional na área do risco e da exclusão social na Càritas Diocesana de Sant Feliu e colabora com diferentes instituições de atenção e formação psicopedagógica, como GAP ou psiquiatria.com. Tem mais de 5 anos de experiência no ensino universitário presencial e 3 anos de experiência no ensino on-line.
- Msc. Yoana Batista. Mestra em Psicologia Organizacional e Graduada em Psicologia, Universidad de La Habana. Coach certificada (Coaching Sistêmico) Alemanha. Pesquisadora e consultora do Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas de Havana. Docente da Faculdade de Psicologia da Universidad de la Habana. Formou-se nas metodologia da Indagação Apreciativa e da Pesquisa-Ação. Participou de vários eventos científicos e publicou diversos artigos sobre desenvolvimento organizacional e desenvolvimento pessoal. Atualmente, trabalha como consultora psicológica e coach de indivíduos e grupos do Proyecto Más Vida em Hamburgo (Alemanha) e como autora de textos acadêmicos para a Rede Universitária promovida pela FUNIBER, na Espanha.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.