Mestrado em Direito

Apresentação do Programa

O programa acadêmico de Mestrado em Direito tem como objetivo fornecer ao advogado as competências necessárias para realizar pesquisas científicas nas diversas disciplinas transversais que compõem a ciência do direito. A metodologia acadêmica e a estrutura dos módulos permitem ao aluno adquirir conhecimentos e desenvolver as competências pertinentes para elaborar, definir, sistematizar os métodos e procedimentos destinados à realização de pesquisas científicas na área jurídica.

O programa de Mestrado em Direito busca que o advogado possa expandir, corrigir, verificar ou aplicar a metodologia da pesquisa científica para fornecer soluções válidas e de aplicação imediata aos problemas que afetam a sociedade.

A quem é dirigido

  • Advogados que desejam desenvolver as habilidades necessárias para realizar pesquisas científicas na área do direito.
  • Advogados que desejam atualizar seus conhecimentos sobre novas técnicas, métodos e ferramentas de pesquisa nas ciências jurídicas.
  • Profissionais do direito que desejam realizar publicações científicas na área do direito.
  • Profissionais jurídicos que buscam desenvolver suas atividades profissionais na área de ensino e pesquisa.

Titulação

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o aluno receberá o título de Mestre em Direito emitida pela universidade em que tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

MÓDULOS CRÉDITOSa HORAS
Módulo 1: Direito 22 352
Módulo 2: Direitos Humanos 16 256
Módulo 3: Organização Jurídica e Sistemas no Direito 16 256
Módulo 4: Direito Constitucional 16 240
Módulo 5: Projeto Final - Dissertação 20 320
TOTAL 90 1424

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade que emite o título. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado no programa em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação créditos-horas poderá variar.

Objetivos

O advogado que concluir com êxito o Mestrado em Direito estará qualificado para:

  • Buscar soluções práticas para os problemas das ciências jurídicas e sociais através do uso de ferramentas de pesquisa científica.
  • Conhecer e utilizar as principais ferramentas e processos característicos da pesquisa científica na área jurídica.
  • Desenvolver as competências essenciais relacionadas à pesquisa jurídica.
  • Aplicar regulamentos e metodologia científica de forma eficiente no trabalho de pesquisa.
  • Conhecer o papel do pesquisador, os processos, as características e os objetivos de uma investigação jurídica.
  • Conhecer e desenvolver as competências para identificar os tipos de pesquisa jurídica, os métodos e as técnicas de pesquisa no campo do direito.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluem com êxito o Mestrado em Direito podem atuar em escritórios de advocacia internacionais, escritórios de advocacia em multinacionais e prestar serviços de consultoria jurídica para entidades nacionais e internacionais.

Plano de estudos

  • MÓDULO 1: DIREITO
MÓDULO 1: DIREITO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Resolução alternativa de conflitos 4
2 Arbitragem 3
3 Metodologia Jurídica 3
4 Filosofia do Direito 3
5 Hermenêutica Jurídica 3
6 Teoria da Justiça 3
7 Teoria da Direito 3
TOTAL 22
  • MÓDULO 2: DIREITOS HUMANOS
MÓDULO 2: DIREITOS HUMANOS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Bioética e Direito 3
2 Direitos Humanos 4
3 Protecção dos Direitos Humanos 3
4 Direito Internacional e Direitos Humanos 3
5 Direito Internacional Humanitário 3
TOTAL 16
  • MÓDULO 3: ORGANIZAÇÃO JURÍDICA E SISTEMAS NO DIREITO
MÓDULO 3: ORGANIZAÇÃO JURÍDICA E SISTEMAS NO DIREITO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Sistemas Parlamentares 4
2 Antropologia Jurídica 3
3 Sistemas Jurídicos 3
4 Sistemas Judiciais 3
5 Sistema Presidencialista 3
TOTAL 16
  • MÓDULO 4: DIREITO CONSTITUCIONAL
MÓDULO 4: DIREITO CONSTITUCIONAL
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Constitucionalismo 4
2 Conflitos Constitucionais 3
3 Controle Constitucional 3
4 O Direito Constitucional e a Internacionalização 3
5 Direitos Fundamentais Constitucionais 3
TOTAL 16
  • MÓDULO 5: PROJETO FINAL - DISSERTAÇÃO
MÓDULO 5: PROJETO FINAL - DISSERTAÇÃO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Metodologia da Pesquisa Científica 5
2 Projeto Final 15
TOTAL 20

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhoras efetuadas.

Direção

  • Dr. Eduardo Silva. Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Administração e Gestão de Empresas Internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Advogado e Notário pela Universidad Rafael Landívar. Advogado do Departamento Jurídico-Legal da Fundação Universitária Iberoamericana. Diretor Executivo da Fundação Universitaria Iberoamericana, sede Guatemala.
  • Dr. Pablo Eisendecher. Advogado. Mestre em Direito Público. Mestre em Resolução e Mediação de Conflitos. Doutor em Direito pela Universidad de Chile. Mais de 15 anos de trabalho e experiência acadêmica nas áreas de Direito Corporativo, Direito Administrativo e do Meio Ambiente. Atuou como professor adjunto de Direito Administrativo Ambiental, Direito de Minas e Direito da Água na Universidade Austral do Chile, e como professor de graduação e pós-graduação em várias universidades chilenas. Por mais de 10 anos, foi advogado e atualmente atua como diretor da Fundação Universitária Iberoamericana no Chile e Paraguai.
  • Dra. Silvia Aparicio Obregón. Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Diretora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos da Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER. Diretora da Licenciatura em Administração e Direção de Empresas da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. Ana Rodríguez Zubiaurre. Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Decana Acadêmica da Universidade Internacional Ibero-Americana (Porto Rico). Anteriormente, trabalhou como professora na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e como pesquisadora no Projeto SICTUR (Sistema de Informação para Pesquisa Científica em Turismo).

Professores e Autores

  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia da Educação pela Universidade Antonio de Nebrija, Espanha. Reitor da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade de León, Espanha. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de León, Espanha.
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor em Engenharia e MBA pela Universidade Politécnica da Catalunha. Consultor de negócios, tecnologias e soluções empresariais. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Professor na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundação Universitária Ibero-americana, sede Argentina.
  • Dra. Alina Celi Frugoni. Doutora em Direito pela Universidade de Alicante, Espanha. Professora na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Engenheiro Civil e especialista em projetos de cooperação internacional. Reitor da Universidade Internacional Ibero-americana (México).
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Diretor Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Alberto Gaspar Vera. Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico e Territorial, e Arquiteto pela Universidade de Buenos Aires. Professor titular da cadeira de Gestão Ambiental Urbana na Universidade Nacional de Lanús, Argentina.
  • Dr. Victor Jiménez Arguelles. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Professor na Universidade Autônoma Metropolitana, México.
  • Dr. José Antonio Trigueros Pina. Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professor titular na Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha.
  • Dra. (c) Loreto Muñoz Exss. Advogada. Mestre em Direito e Negócios Internacionais. Mestre em Resolução e Mediação de Conflitos, formada pela Academia Judiciária do Chile.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.