Mestrado em Direito

Apresentação do Programa

O Mestrado em Direito é um programa acadêmico projetado para fornecer aos profissionais das ciências jurídicas e sociais as habilidades e conhecimentos necessários para conduzir pesquisas jurídicas nas interdisciplinas que compõem a ciência do direito. A metodologia acadêmica e a estrutura dos conteúdos permitem aos estudantes adquirir conhecimentos e desenvolver competências para elaborar, definir e sistematizar os métodos e procedimentos para realizar uma pesquisa no campo jurídico.

Através do Mestrado em Direito, advogados, promotores, juízes, pesquisadores, notários e outros profissionais das ciências jurídicas e sociais poderão expandir, corrigir, verificar e aprofundar a metodologia da pesquisa científica a fim de fornecer soluções válidas e de aplicação imediata aos problemas que afetam a sociedade.

A quem é dirigido

O programa está direcionado a advogados, promotores, juízes, pesquisadores, notários e outros profissionais das ciências jurídicas e sociais que

  • desejam desenvolver as habilidades necessárias para conduzir pesquisas científicas na área do direito.
  • desejam atualizar seus conhecimentos sobre novas técnicas, métodos e ferramentas de pesquisa nas ciências jurídicas.
  • aspiram à produção de publicações científicas na área do direito.
  • buscam desenvolver suas atividades profissionais na área de ensino e pesquisa.

Titulação

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o estudante receberá o título de Mestrado em Direito emitido pela universidade em que tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Direito é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULO CRÉDITOSa
Módulo 1: Direito 15
Módulo 2: Direito Constitucional 16
Módulo 3: Direitos Humanos 16
Módulo 4: Organização Jurídica e Sistemas no Direito 16
Módulo 5: Resolução de Conflitos e Arbitragem 7
Módulo 6: Projeto Final 20
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Direito tem 90 créditos. duração do Mestrado em Direito varia de 12 a 24 meses. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral:

A principal missão do Mestrado em Direito é formar profissionais no campo jurídico para que tenham ferramentas de pesquisa científica jurídica que lhes permitam desenvolver-se de forma competitiva no campo do direito.

Objetivos específicos:

O profissional das ciências jurídicas e sociais que concluir com sucesso o programa de Mestrado em Direito estará qualificado para:

  • Buscar soluções práticas para os problemas das ciências jurídicas e sociais através do uso de ferramentas da pesquisa científica.
  • Conhecer e utilizar as principais ferramentas e processos característicos da pesquisa científica no campo jurídico.
  • Desenvolver as competências essenciais relacionadas à pesquisa jurídica.
  • Aplicar a metodologia científica e os regulamentos de forma eficiente no trabalho de pesquisa.
  • Conhecer o papel do pesquisador, os processos, as características e os objetivos de uma pesquisa jurídica.
  • Conhecer e desenvolver as habilidades para identificar os tipos de pesquisa jurídica, os métodos e as técnicas de pesquisa no campo do direito.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluem com sucesso o programa de Mestrado em Direito poderão trabalhar em escritórios de advocacia internacionais e multinacionais, e proporcionar consultorias jurídicas a entidades nacionais e internacionais como, por exemplo:

  • Instituições governamentais
  • Administração pública e entidades autônomas
  • Organizações internacionais
  • Organizações não governamentais
  • Empresas públicas e privadas
  • Universidades e centros de pesquisa
  • Centros de resolução de conflitos nacionais e internacionais
  • Entidades judiciais
  • Entidades dedicadas à defesa e proteção dos direitos humanos

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Direito é composto de 6 módulos obrigatórios, que são integrados da seguinte forma:

  • MÓDULO 1: DIREITO
MÓDULO 1: DIREITO
# DISCIPLINAS HORAS CRÉDITOS
1 Teoria do direito 75 3
2 Filosofia do direito 125 5
3 Lógica jurídica 125 5
4 Biodireito 100 4
5 Teoria da justiça 100 4
6 Antropologia jurídica 100 4
TOTAL 625 25
  • MÓDULO 2: DIREITO CONSTITUCIONAL
MÓDULO 2: DIREITO CONSTITUCIONAL
# DISCIPLINAS HORAS CRÉDITOS
1 Constitucionalismo 100 4
2 Controle constitucional 75 3
3 Direitos fundamentais constitucionais 75 3
4 Direito constitucional e internacionalização 75 3
5 Conflitos constitucionais 75 3
TOTAL 400 16
  • MÓDULO 3: DIREITOS HUMANOS
MÓDULO 3: DIREITOS HUMANOS
# DISCIPLINAS HORAS CRÉDITOS
1 Direito internacional e direitos humanos 75 3
2 Direito internacional humanitário 75 3
3 Direitos humanos e proteção internacional 100 4
TOTAL 250 10
  • MÓDULO 4: ORGANIZAÇÃO JURÍDICA E SISTEMAS NO DIREITO
MÓDULO 4: ORGANIZAÇÃO JURÍDICA E SISTEMAS NO DIREITO
# DISCIPLINAS HORAS CRÉDITOS
1 Presidencialismo e parlamentarismo 125 5
2 Sistemas jurídicos 100 4
3 Sistemas judiciários 100 4
TOTAL 325 13
  • MÓDULO 5: RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ARBITRAGEM
MÓDULO 5: RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ARBITRAGEM
# DISCIPLINAS HORAS CRÉDITOS
1 Resolução de Conflitos e Arbitragem 125 5
TOTAL 125 5
  • MÓDULO 6: PROJECTO FINAL
MÓDULO 6: PROJECTO FINAL
# DISCIPLINAS HORAS CRÉDITOS
1 Metodologia, interpretação e argumentação para pesquisa jurídica avançada 75 3
2 Metodologia da pesquisa científica 75 3
3 Projeto final de mestrado 375 15
TOTAL 525 21

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

  • Dr. Eduardo Silva. Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Administração e Gestão de Empresas Internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Advogado e Notário pela Universidad Rafael Landívar. Advogado do Departamento Jurídico-Legal da Fundação Universitária Iberoamericana. Diretor Executivo da Fundação Universitaria Iberoamericana, sede Guatemala.
  • Dr. Pablo Eisendecher. Advogado. Mestre em Direito Público. Mestre em Resolução e Mediação de Conflitos. Doutor em Direito pela Universidad de Chile. Mais de 15 anos de trabalho e experiência acadêmica nas áreas de Direito Corporativo, Direito Administrativo e do Meio Ambiente. Atuou como professor adjunto de Direito Administrativo Ambiental, Direito de Minas e Direito da Água na Universidade Austral do Chile, e como professor de graduação e pós-graduação em várias universidades chilenas. Por mais de 10 anos, foi advogado e atualmente atua como diretor da Fundação Universitária Iberoamericana no Chile e Paraguai.
  • Dra. Silvia Aparicio Obregón. Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Diretora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos da Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER. Diretora da Licenciatura em Administração e Direção de Empresas da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. Ana Rodríguez Zubiaurre. Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha). Decana Acadêmica da Universidade Internacional Ibero-Americana (Porto Rico). Anteriormente, trabalhou como professora na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e como pesquisadora no Projeto SICTUR (Sistema de Informação para Pesquisa Científica em Turismo).

Professores e Autores

  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia da Educação pela Universidade Antonio de Nebrija, Espanha. Reitor da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade de León, Espanha. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de León, Espanha.
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor em Engenharia e MBA pela Universidade Politécnica da Catalunha. Consultor de negócios, tecnologias e soluções empresariais. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Professor na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundação Universitária Ibero-americana, sede Argentina.
  • Dra. Alina Celi Frugoni. Doutora em Direito pela Universidade de Alicante, Espanha. Professora na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Engenheiro Civil e especialista em projetos de cooperação internacional. Reitor da Universidade Internacional Ibero-americana (México).
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Diretor Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Alberto Gaspar Vera. Doutor em Integração e Desenvolvimento Econômico e Territorial, e Arquiteto pela Universidade de Buenos Aires. Professor titular da cadeira de Gestão Ambiental Urbana na Universidade Nacional de Lanús, Argentina.
  • Dr. Victor Jiménez Arguelles. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Professor na Universidade Autônoma Metropolitana, México.
  • Dr. José Antonio Trigueros Pina. Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professor titular na Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha.
  • Dra. (c) Loreto Muñoz Exss. Advogada. Mestre em Direito e Negócios Internacionais. Mestre em Resolução e Mediação de Conflitos, formada pela Academia Judiciária do Chile.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.