Mestrado em Docência Universitária

Apresentação do Programa

O Mestrado em Docência Universitária é uma titulação universitária de pós-graduação orientada a atender aos desafios educacionais que a docência na universidade nos impõe hoje. Os docentes desempenham um papel fundamental na promoção de processos educacionais de qualidade, e essa titulação oferece uma formação especializada, atualizada e multidimensional, que permite o alcance dessa tarefa no contexto universitário.

O programa integra e inter-relaciona teoria, prática e pesquisa com o objetivo de formar docentes capazes de interagir nos diferentes contextos educacionais universitários gerados, atualmente, pela sociedade do conhecimento. Em outras palavras, são criados espaços de aprendizagem nos quais o pensamento pedagógico reflexivo, as novas necessidades e modalidades de formação, a inovação e pesquisa sobre a prática em si são retroalimentados.

O objetivo geral do Mestrado em Docência Universitária é formar profissionais capazes de exercer a docência em diferentes modalidades e contextos do ensino superior, com base em uma sólida formação pedagógica ajustada às necessidades do ensino universitário.

A quem é dirigido

O programa é dirigido a dois perfis de destinatários:

  • Diplomados e Graduados em Pedagogia ou carreiras afins.
  • Docentes que buscam o desenvolvimento de competências profissionais específicas para atuar adequadamente no ambiente universitário.
  • Diplomados e Graduados em qualquer área do conhecimento que se dedicam ou desejam se dedicar à docência universitária e desejam receber formação multidisciplinar e específica.

Para ter acesso a este mestrado, é necessário atender aos seguintes requisitos acadêmicos:

O candidato deve possuir um diploma universitário ou um documento equivalente relacionado às titulações indicadas acima. Esse requisito acadêmico de admissão deverá ser comprovado por meio da apresentação de documentação acadêmica.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Mestre em Docência Universitária. O aluno receberá o diploma emitido pela universidade onde tenha realizado a sua matrícula.

Enfoque Pedagógico

O programa não se limita à mera provisão de conteúdos, mas, como um bom curso presencial, uma série de ações pedagógicas são realizadas com o objetivo de promover o aprendizado colaborativo (entre alunos e professores). O mestrado é baseado no seguinte modelo pedagógico:

  • Modelo de formação de tipo colaborativo.
  • Baseado em uma concepção dinâmica e socioconstrutivista da formação e da aprendizagem.
  • Valorização dos processos de aprendizagem em relação aos conteúdos.
  • Relevância do processo de aprendizagem em relação ao produto ou ao resultado.
  • Estímulo à reflexão crítica do professor sobre sua prática docente e pensamento pedagógicos.
  • Envolvimento e atenção à natureza global da pessoa no processo de aprendizagem (dimensão afetiva, motivação etc.).
  • Método de trabalho próximo ao da pesquisa-ação.
  • Grupos interativos e multiculturais.

Esse modelo é baseado em quatro eixos: alunos, professores, materiais e atividades, presentes em um Campus Virtual projetado especificamente para isso.

Competências

  • Analisar e argumentar as implicações pedagógicas relacionadas às diferentes modalidades de ensino aplicadas ao ensino superior.
  • Analisar as diferentes políticas e estruturas organizacionais dos contextos de ensino superior, bem como suas implicações para a prática docente universitária.
  • Interpretar os diferentes paradigmas educacionais e avaliar suas implicações pedagógicas na sala de aula universitária, bem como relacioná-los entre si.
  • Avaliar e integrar critérios para promover a qualidade e a inovação no contexto e na prática docente universitária.
  • Analisar as mudanças na sociedade do conhecimento e sintetizar as competências docentes para atender às novas demandas do ensino superior.
  • Categorizar e explicar os diferentes modelos e ferramentas de desenvolvimento profissional docente no âmbito do ensino superior.
  • Autorregular o processo de formação e desenvolvimento profissional por meio da ferramenta didática do portfólio (de aprendizagem e docente)
  • Descrever os fundamentos da didática e combinar, de maneira coerente, seus elementos no planejamento docente para o ensino universitário.
  • Analisar os paradigmas da avaliação e selecionar técnicas e instrumentos para planejá-la em diferentes modalidades do ensino universitário.
  • Comparar, selecionar e adaptar as diferentes ferramentas TIC à necessidade de um ambiente educacional específico.

Descrições dos Cursos

CONTEXTO DA EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA

  1. MODALIDADES EDUCACIONAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: PRESENCIAL, SEMIPRESENCIAL E A DISTÁNCIA

    Contexto universitário na modalidade presencial: b-learning. Contexto universitário na modalidade mista: mentoring. Contexto universitário na modalidade a distância: MOOCs.

  2. CONTEXTOS E POLÍTICAS NO ENSINO SUPERIOR

    Ensino Superior no contexto ibero-americano e anglo-saxão: estrutura, políticas, desafios e tendências. Ensino Superior no contexto europeu: Espaço Europeu de Educação Superior (EHEA), políticas, desafios e tendências. Ensino Superior em outros contextos educacionais (África e Ásia): estrutura, políticas, desafios e tendências. Semelhanças e diferenças entre os sistemas estudados. Fenômeno da internacionalização no Ensino Superior. Implicações pedagógicas das políticas universitárias.

  3. QUALIDADE EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

    Gestão da qualidade: importância da qualidade para a educação. Objetivo da avaliação da qualidade. Fatores que favorecem a qualidade educacional: formação, liderança e desenvolvimento da orientação no ensino superior. Modelos de avaliação da qualidade em programas, docentes e centros educacionais. Inovação, planejamento e qualidade educacional. Sistema de garantia interna da qualidade. Limites, erros e perigos do foco exclusivo na qualidade.

  4. MODELOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO SUPERIOR

    O paradigma conectivista e a relação com o construtivismo e o cognitivismo. O blended learning como superação do e-learning. Uma perspectiva integrativa: conectivismo. Metodologias aplicadas no behaviorismo, cognitivismo e construtivismo no ensino superior. Estudos de caso representativos de universidades relevantes.

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

  1. COMPETÊNCIAS DOCENTES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

    Desafios docentes para o século XXI: complexidade na sociedade e nos ambientes educacionais. Saberes pedagógicos da sala de aula universitária: referencial teórico, competências e avaliação. Comunicação e liderança na docência universitária. Rumo a um perfil docente para o ensino superior: competências dos programas de formação docente. Habilidades para a vida, uma oportunidade de desenvolvimento docente.

  2. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICA REFLEXIVA DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

    Programas de melhoria docente. Desenvolvimento profissional e mudança educacional. Prática reflexiva, pesquisa e autorregulação. Pesquisa-ação para inovar a prática universitária.

  3. PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM E PORTFÓLIO DOCENTE

    Guia para a elaboração do portfólio de aprendizagem e portfólio docente

    • O que é um portfólio docente?
    • Objetivos do portfólio docente
    • Estrutura e conteúdo do portfólio docente
    • Procedimentos e critérios de avaliação
    • Papel do professor no portfólio docente

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

  1. PLANEJAMENTO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

    Didática: referencial teórico. Metodologias que melhoram a aprendizagem no ensino superior. Planejamento docente na formação universitária.

  2. Metodologias e estratégias de ensino na sala de aula da universidade

    Metodologias ativas e participativas: mais aprendizagens e novos desafios. Service-Learning, uma metodologia intrinsecamente universitária. Aprendizagem baseada em projetos e aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem cooperativa e colaborativa. Mentoring. Jogo de papéis ou dramatização, gamificação e classe invertida. PLE por meio da aprendizagem móvel e ubíqua.

  3. AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

    Referencial teórico sobre a avaliação das aprendizagens. Abordagens e tendências em avaliação: avaliação por competências. Qualidade e procedimentos para a avaliação das aprendizagens. Evidências de aprendizagem, técnicas e instrumentos de avaliação. Avaliação por emblemas.

  4. USO DAS TIC NA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA

    A sala de aula conectada: educando na vida. Mundo digital: uma cidadania digital responsável. A editora está na sala de aula - Tecnologias de Aprendizagem e Comunicação. Artefatos digitais: usos e possibilidades. Dispositivos e ferramentas TIC: a importância está nas mudanças.


Observação:  o conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

Dirección Académica

  • Dr. Jesús Arzamendi Saéz de Ibarra. Prof.º da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI.
  • Dra. Silvia Pueyo Villa. Coordenadora da Área de Formação de Professores da Fundação Universitaria Iberoamericana.
  • Dra. Andresa Sartor Harada. Prof. da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI.

Professores e Autores

  • Dra. Juliana Azevedo. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Michele Borges. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Marcelo Braz Vieira. Área de Formação de Professores de FUNIBER
  • Dr. Yoanky Cordero Gómez. Área de Formação de Professores de FUNIBER
  • Dr. Alexander Cordoves. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Vanessa Anaya Moix. Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI
  • Dra. Nívia Núñez. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dr. Leonardo Ribeiro. Área de Formação de Professores de FUNIBER
  • Dra. Viviane Sartori. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Lilia Stevens. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Andresa Thomazzoni. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. Deysi García. Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI
  • Dra. Mirta del Prado Morales. Universidad Autónoma de Madrid
  • Dr. Óscar Ulloa. Área Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Claudia Cataño. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Fernanda Fauth. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Karina Nossar. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Kathilça Souza. Área de Formação de Professores FUNIBER
  • Dra. (c) Sandra Valente. Área de Formação de Professores do FUNIBER

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.