Apresentação do Programa
O Mestrado em Educação Bilíngue constitui uma titulação universitária de pós-graduação especializada e voltada para enfrentar os desafios atuais do ensino em contextos educacionais bilíngues. Portanto, trata-se de um mestrado profissional.
Seu objetivo é oferecer ao corpo docente uma formação pedagógica específica, rigorosa e atualizada para que possam promover e orientar processos de aprendizagem de qualidade em centros educacionais bilíngues onde uma língua não materna é utilizada como um meio de instrução para o ensino de currículos oficiais.
O curso tem o objetivo de oferecer uma formação que permita o desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, inter-relacionando conceitos-chaves em relação a educação e o desenvolvimento de ações didáticas e integrando os avanços das tecnologias emergentes em contextos educacionais bilíngues.
No programa integra-se e inter-relacionam-se a teoria, a prática e a pesquisa-ação. Ou seja, busca-se criar espaços formativos nos quais o pensamento pedagógico reflexivo, as contribuições teóricas e as experiências práticas sejam realimentadas para formar profissionais reflexivos e autônomos, capazes de assumir a responsabilidade por seu processo de formação e desenvolvimento profissional.
A quem é dirigido
Profissionais da área da educação que desejam exercer em contextos educacionais bilíngues e que possuam, especialmente, a seguinte formação:
- Licenciatura / Bacharelado em Língua e Literatura Inglesa ou Filologia Inglesa.
- Licenciatura / Bacharelado em Tradução e Interpretação (idioma inglês).
- Licenciatura em Linguística, Ciências Humanas, Ciências da Educação ou da Informação que comprovem ter o nível B2 do CEFR ou equivalente em inglês.
- Graduado em qualquer titulação equivalente às anteriores, seja em titulações a serem implementados no sistema universitário espanhol ou trata-se de titulações existentes nos sistemas universitários em outros países
- Graduados em qualquer especialidade que possam comprovar ter recebido formação específica no ensino de inglês como língua estrangeira, por meio dos seguintes meios: docência universitária regulamentada na forma de disciplinas de livre escolha, outros títulos universitários, cursos de formação com o respaldo de instituições como o British Council, ou ainda formações consideradas equivalentes a critério do órgão competente da universidade, e que comprovem nível B2 de inglês segundo o QECR ou equivalente.
Requisitos de acesso
Estabelece-se como requisito prévio comprovar o nível B2 de inglês segundo o QECR durante o processo de reserva de vaga e antes da formalização da matrícula (ou outros documentos equivalentes, a critério do órgão competente da universidade) por meio de documentos emitidos por instituições oficialmente reconhecidas, como as Escolas Oficiais ou outras entidades de credenciamento reconhecidos pela universidade, com data de emissão não superior a 3 anos. Caso o candidato não consiga credenciar seu nível de inglês por meio desse mecanismo, a própria universidade lhe dará um teste de nivelamento, no qual ele também deverá obter, pelo menos, o nível B2.
Titulação
Ao final do programa, o estudante receberá o título de MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE emitido pela universidade em que esteja matriculado.
Estrutura do Programa
Duração
O Mestrado em Educação Bilíngue tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Educação Bilíngue varia de 18 a 25 meses. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
- Explicar os princípios e conceitos básicos da educação bilíngue e aplicá-los à análise de contextos de aprendizagem integrados de conteúdo e língua.
- Identificar os diferentes modelos de educação bilíngue e avaliar suas implicações pedagógicas para o aprendizado de línguas e a sala de aula bilíngue.
- Analisar as políticas e os programas linguísticos existentes em relação à educação bilíngue e avaliar criticamente seu impacto no ensino bilíngue.
- Identificar áreas de melhoria em seu desempenho de ensino e desenvolvimento profissional, e planejar e implementar um plano de melhoria e de formação contínua.
- Gerenciar fontes de informações especializadas apropriadas relacionadas ao campo da educação bilíngue e à metodologia AICLE.
- Integrar criticamente os fundamentos metodológicos da abordagem AICLE / CLIL nos processos de planejamento.
- Avaliar criticamente a legislação e a normativa existentes em relação ao planejamento educacional e à organização escolar nos centros bilíngues.
- Analisar e avaliar seu desempenho no mestrado, assim como seu desempenho docente e desenvolvimento profissional, por meio de diferentes instrumentos de auto-observação e autorregulação.
- Analisar, selecionar, adaptar e criar materiais, assim como propostas e atividades didáticas com base na AICLE / CLIL.
- Integrar as TIC de forma significativa e não arbitrária nas propostas e atividades de ensino baseadas na metodologia AICLE / CLIL, assim como analisar criticamente os materiais e recursos digitais existentes.
- Planejar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem em um contexto AICLE, considerando o contexto de ensino, os interesses e os estilos de aprendizagem dos alunos.
- Comunicar-se em inglês no nível C1 do MCERL por meio de textos escritos e orais especializados na área da educação bilíngue.
- Demonstrar a capacidade de participar e se adaptar a diversas equipes de trabalho em ambientes profissionais e de trabalho, colocando em prática o conhecimento, as habilidades e as competências adquiridas.
- Integrar os conhecimentos, as habilidades e as competências adquiridas ao longo do curso, preparando e defendendo um Projeto Final de Mestrado de natureza profissional e aplicado ao campo da Educação Bilíngue.
Saídas Profissionais
O mestrado capacita o estudante para atuar como:
- Docente em centros de qualquer etapa educativa, especialmente em escolas bilíngues.
- Coordenador(a) pedagógico(a) de centros educacionais bilíngues.
- Criador(a) e desenvolvedor(a) de materiais didáticos para a educação bilíngue.
- Assessor(a) pedagógico(a) e coordenador(a) de projetos educacionais bilíngues no setor editorial.
- Criador(a) de conteúdos digitais bilíngues.
- Gestor(a) de projetos de inovação em contextos educacionais bilíngues.
Plano de estudos
No plano de estudos do Mestrado em Educação Bilíngue consiste em 90 créditos e é composto pelas seguintes disciplinas:
MÓDULOS | DISCIPLINAS | CARÁTER | CRÉDITOS* |
---|---|---|---|
Ensino e Aprendizagem da Segunda Língua | Bases Metodológicas | Obrigatória | 6 |
Aquisição da Segunda Língua | Obrigatória | 6 | |
Fatores Individuais na Aprendizagem | Obrigatória | 6 | |
Psicolinguística e interlíngua | Obrigatória | 6 | |
Desenvolvimento das destrezas na sala de aula | Obrigatória | 6 | |
Educação Bilíngue e o Perfil Docente | Educação Bilíngue | Obrigatória | 6 |
Organização Escolar e Planejamento Educacional em Centros Bilíngues | Obrigatória | 6 | |
Prática Reflexiva, Perfil Docente e Desenvolvimento Profissional | Obrigatória | 6 | |
Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua (AICLE/ CLIL) | Metodologia AICLE / CLIL | Obrigatória | 6 |
Materiais AICLE / CLIL: Análise, Criação e Adaptação | Obrigatória | 6 | |
Projeto de Materiais AICLE / CLIL com base na TIC | Obrigatória | 6 | |
Programação e Avaliação em AICLE / CLIL | Obrigatória | 6 | |
Projeto Final do Mestrado | Projeto Final do Mestrado | PF | 18 |
TOTAL | 90 |
*O número de créditos e a duração do mestrado podem variar dependendo da universidade em que você se matricule.
Descrições dos Cursos
MÓDULO 1: ENSINO E APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LÍNGUA
- BASES METODOLÓGICAS
Principais abordagens metodológicas no ensino de línguas e seu desenvolvimento histórico: métodos de Tradução Gramatical, Audiolingual e Direta. Abordagens modernas, como a humanística, a comunicativa, a lexical e a centrada no aluno, são discutidas e o conceito de método é analisado em detalhes.
- AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
Principais modelos de aquisição de um segundo idioma e sua influência na sala de aula. A aquisição do primeiro idioma é levada em conta e são mostrados os paralelos entre os dois processos. Análise da influência do contexto na aquisição de um segundo idioma. Incentivos para reflexão sobre os fatores que podem afetar a aquisição de idiomas dos alunos no contexto real das salas de aula em que o professor trabalha.
- FATORES INDIVIDUAIS NA APRENDIZAGEM
Todas as salas de aula são formadas por grupos de indivíduos, cada um com sua própria experiência de vida, padrões de linguagem, desenvolvimento emocional e intelectual e estilo de aprendizagem. As pesquisas recentes destacam o papel dos fatores individuais no desenvolvimento do idioma dos alunos. Esta disciplina pesquisa os fatores cognitivos, afetivos, físicos e psicológicos que influenciam o aprendizado individual e examina criticamente conceitos como inteligência, aptidão, motivação e personalidade.
- PSICOLINGUÍSTICA E INTERLÍNGUA
Características gerais da interlíngua. Aspectos psicolinguísticos e sociolinguísticos da interlíngua. O processo da fossilização Conscientização e reestruturação no aprendizado de uma segunda língua. Os conceitos de input, intake e output. Negociação. Contexto formal e contexto natural.
- DESENVOLVIMENTO DAS DESTREZAS NA SALA DE AULA
Análise detalhada de diferentes abordagens para o ensino das macrocompetências de compreensão auditiva, leitora, falada e escrita. Pesquisa atual sobre essas competências e avaliação de diversas atividades em sala de aula e técnicas de ensino para desenvolver o uso da língua inglesa nos alunos.
MÓDULO 2: EDUCAÇÃO BILÍNGUE E O PERFIL DOCENTE
- EDUCAÇÃO BILÍNGUE
Desenvolvimento da linguagem em contextos bilíngues: O que é bilinguismo? Bases psicolinguísticas do bilinguismo. Bilinguismo individual. Multilinguismo e multilinguismo. Bilinguismo social e comunicação em ambientes bilíngues. Línguas em contato. Teorias de aquisição e aprendizado das línguas em contextos bilíngues. Modelos de educação bilíngue. Educação bilíngue e aprendizado de línguas. Políticas e programas linguísticos norte-americanos, europeus e latino-americanos: instituições, legislação e objetivos.
- ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM CENTROS BILÍNGUES
A organização escolar em centros bilíngues na etapa do ensino infantil, ensino fundamental e do ensino médio. O projeto educacional (PEC), o projeto curricular (PCC) e o projeto linguístico (PLC) dos centros bilíngues. As principais funções na gestão de centros educacionais bilíngues: o coordenador bilíngue, o docente bilíngue, o assistente linguístico. Alunos com necessidades e dificuldades específicas e falantes de língua de herança. As famílias: motivação e apoio.
- PRÁTICA REFLEXIVA, PERFIL DOCENTE E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
As competências do professor nos centros educacionais bilíngues e o perfil do professor. Desenvolvimento profissional e mudança educacional. Prática reflexiva, pesquisa e autorregulação. Instrumentos de autorregulação. A pesquisa-ação para inovar a prática docente.
MÓDULO 3: APRENDIZAGEM INTEGRADA DE CONTEÚDO E LÍNGUA (AICLE/ CLIL)
- METODOLOGIA AICLE / CLIL
O que se entende por AICLE / CLIL? Conceitos e princípios básicos. Elementos do AICLE / CLIL: Os 4Cs do AICLE / CLIL (conteúdo, cognição, comunicação e cultura), o ensino de línguas em AICLE / CLIL e o ensino de conteúdo em AICLE / CLIL. Modelo da pirâmide de Meyer. Integração da linguagem e do conteúdo: interação e feedback, estratégias de andaimes para a linguagem e o conteúdo, trabalho em equipe. A colaboração docente na metodologia AICLE / CLIL. O discurso do docente em AICLE / CLIL. Abordagens do ensino e aprendizagem de línguas relacionadas a AICLE / CLIL.
- MATERIAIS AICLE / CLIL: ANÁLISE, CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO
Materiais AICLE / CLIL: requisitos e tipologia. A análise e a avaliação de livros de textos baseados em AICLE / CLIL. Tarefas e atividades AICLE / CLIL e suas implicações. O desenvolvimento de pluriletramentos, habilidades linguísticas e translinguagem. A análise, a criação e a avaliação de atividades baseadas em AICLE / CLIL. A adaptação de materiais para uma abordagem AICLE / CLIL. A seleção de materiais AICLE / CLIL.
- PROJETO DE MATERIAIS AICLE / CLIL COM BASE NA TIC
As TICs como um recurso fundamental na abordagem AICLE / CLIL: benefícios, desafios e dificuldades. Alfabetização digital, e-learning. Redes sociais na Educação: tipos, usos e atividades. Ambientes de aprendizagem personalizados. Aprendizagem colaborativa, gamificação e sala de aula invertida em AICLE / CLIL. A análise, a criação e a adaptação de materiais e recursos AICLE / CLIL com base em TIC.
- PROGRAMAÇÃO E AVALIAÇÃO EM AICLE / CLIL
O projeto curricular em AICLE / CLIL: níveis e componentes. A integração curricular em AICLE / CLIL. A programação das sessões de AICLE / CLIL: dimensões, elementos, modelo e processo. Integração dos princípios metodológicos no modelo de programação AICLE / CLIL: encabeçamento, conteúdo, cognição, cultura e comunicação. As atividades e a metodologia na programação AICLE / CLIL. Os recursos e materiais na programação AICLE / CLIL. A análise, a criação e a avaliação de unidades e projetos baseados em AICLE / CLIL. A avaliação em AICLE / CLIL: tipos e conceitos-chave. Instrumentos para a avaliação em AICLE / CLIL. Avaliação e feedback: elaborar rubricas e avaliação com rubricas. Avaliação do modelo de programação AICLE / CLIL.
Nota: El contenido del programa académico puede estar sometido a ligeras modificaciones, en función de las actualizaciones o de las mejoras efectuadas.
Direção
- Dra. Silvia Pueyo Villa. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área da Educação e Formação Docente da Fundação Universitária Iberoamericana.
- Dra. Sandra Camelo. Coordenadora Acadêmica do Mestrado em Educação Bilíngue. Universidade Internacional Iberoamericana do Puerto Rico.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.