Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária

Apresentação do Programa

A evolução e o crescimento de uma profissão são paralelos ao grau de desenvolvimento dos países, e é essa evolução que determina o grau de profissionalização exigido por cada ocupação para adquirir cada vez mais habilidades que lhes permitirão ter o melhor desempenho em seus campos de atuação.

Existe uma necessidade global de que mais profissionais de enfermagem continuem com uma formação de qualidade em nível de pós-graduação, o que lhes fornecerá mais ferramentas para enfrentar os desafios da profissão na difícil tarefa do cuidado humano com respeito à dignidade de cada paciente como consideração principal.

Por esse motivo, o Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária tem como objetivo formar profissionais de enfermagem com alto nível de competência técnica, senso ético profissional e compromisso social, atualizando e aprofundando seus conhecimentos para que possam contribuir na identificação e solução de problemas de saúde, gestão e educação, melhorando assim seu desempenho no trabalho e na pesquisa.

O Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária oferece uma preparação abrangente com ferramentas e conceitos que permitem aos profissionais de enfermagem enriquecer sua formação para melhorar suas competências pessoais e de trabalho, colaborando assim com o cumprimento dos objetivos de suas instituições em função das mudanças nos ambientes externos e internos dos centros de saúde.

Tudo isso por meio de conhecimentos teóricos, análise de casos práticos e exercícios que proporcionam ao participante um avanço na compreensão da enfermagem em suas principais áreas de atuação.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, a abrangência e a didática do projeto dos conteúdos, permite que o Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária seja destinado a enfermeiros/as que desejam se formar no campo da gestão em organizações de saúde e universidades.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá obter o diploma de Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária.

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
Disciplinas obrigatórias 80
Projeto Final do Mestrado 10
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária tem 90 créditos. duração do Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária varia de 12 a 24 meses. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • O objetivo geral do Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária é oferecer formação para a aquisição de novos conhecimentos e ferramentas relacionados à gestão que contribuam para a tomada de decisões corretas no desempenho de suas funções, a fim de alcançar o cumprimento dos objetivos institucionais em seu campo de ação.

Objetivos específicos

  • Fortalecer a base teórico-metodológica da enfermagem, com ênfase em atividades que favoreçam o pensamento lógico e o raciocínio científico.
  • Gerenciar o cuidado da saúde e a enfermagem de qualidade, por meio da equipe de enfermagem e saúde em diferentes cenários, considerando os avanços científicos e tecnológicos atuais na área.
  • Valorizar a importância e introduzir o processo educacional no trabalho profissional, tanto em ações individuais quanto coletivas.
  • Ser capaz de fazer uma avaliação bioética dos atos humanos por meio de uma reflexão-ação baseada na pessoa do paciente, do usuário e do prestador de serviços de saúde.
  • Contribuir para a melhoria contínua dos serviços de saúde em que trabalha, com ênfase na qualidade dos processos.
  • Desenvolver habilidades, aptidões, atitudes e capacidades para a implementação de uma gestão de enfermagem eficaz.
  • Estabelecer comunicação e liderança eficazes com os indivíduos, a família e a comunidade, bem como com a equipe de saúde e de enfermagem que cuida deles.
  • Contribuir para a melhoria dos serviços de saúde e enfermagem para atender às necessidades reais e potenciais de saúde das pessoas.

Saídas Profissionais

Os graduados poderão realizar projetos de pesquisa que desenvolvam o potencial de seus locais de trabalho em muitos aspectos e, assim, oferecer serviços de saúde de qualidade. Em resumo, o programa educacional treina os alunos para assumir cargos com funções de Gestão Sanitária em Hospitais, Centros de Atenção Primária, Centros de Assistência Social e de Saúde Públicos ou Privados e ONGs. Eles também podem trabalhar como Professores e Pesquisadores.

Observação: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Mestrado em Enfermagem com especialização em Gestão Sanitária tem uma duração total de 90 créditos. O programa tem uma estrutura curricular baseada em duas partes formativas complementares, a fim de obter uma formação abrangente:

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS
  • 2ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO

1ª PARTE: DISCIPLINAS (80 CRÉDITOS)

A primeira parte do curso abrange os aspectos nosológicos da especialidade profissional de enfermagem, complementados pelos conhecimentos e pelas habilidades necessárias para o desenvolvimento de funções de gestão nas organizações sanitárias. Busca formar os alunos para gerenciar com eficácia os cuidados de enfermagem, aplicando o julgamento crítico e as evidências científicas na tomada de decisões.

As disciplinas que compõem a primeira parte são mostrados na tabela a seguir:

TIPO DE DISCIPLINA MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
  MÓDULO 1: BLOCO OBRIGATÓRIO  
Obligatorio
Conceitos, teoria e modelos em enfermagem 4
Ciência do cuidado humano 4
Enfermagem, qualidade e processos de certificação 4
Educação para a saúde 4
Enfermagem familiar e comunitária 4
Epidemiologia I 4
Gestão de serviços de saúde 4
Economia 4
Gestão estratégica de recursos humanos 4
Planejamento e gestão de projetos 4
Estrutura e mudança organizacional 3
Resolução/Transformação de Conflitos no âmbito sanitário 3
Técnicas de comunicação interpessoal 4
Técnicas de direção de equipes de trabalho 3
Estresse e burnout 3
Metodologia da Pesquisa Científica 4
Visualização de dados para tomada de decisões 4

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

2ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO (10 CRÉDITOS)

O Projeto Final de Mestrado ou Trabalho de conclusão de Graduação, cuja carga horária é de 10 créditos, tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e os detalhes da proposta apresentada.

2ª PARTE: GESTÃO SANITÁRIA
TIPO DE DISCIPLINA MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
MÓDULO 2: PROJETO FINAL DE MESTRADO  
Obrigatório Projeto Final do Mestrado 10

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: ENFERMAGEM E SAÚDE

  1. CONCEITOS, TEORIAS E MODELOS EM ENFERMAGEM

    O desenvolvimento desta disciplina pretende transmitir ao estudante os elementos básicos para estudar sistemática e detalhadamente os modelos conceituais mais comuns da enfermagem e estabelecer a diferença entre estes e as teorias.

    INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS E MODELOS EM ENFERMAGEM
    PERSPECTIVA HISTÓRICA DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM
    TEÓRICOS DA ENFERMAGEM E SEUS MODELOS
  2. BASES ÉTICAS DA BIOÉTICA

    Através desta disciplina, o aluno adquire as bases éticas sobre as quais repousa o discurso e o método bioético, assim como os princípios éticos que influem na avaliação bioética dos atos humanos.

    ORIGEM E DEFINIÇÃO
    TRIPÉ ÉTICO
    VISÃO INTEGRAL DA AÇÃO HUMANA
  3. FUNDAMENTOS DA HUMANIZAÇÃO E DESUMANIZAÇÃO EM SAÚDE

    Ter uma visão global sobre o significado da humanização. Apresentar a relação entre humanização e qualidade nas relações profissionais na área da saúde.

    INTRODUÇÃO
    DESUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
    HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E HUMANIZAÇÃO DA SAÚDE
  4. RELAÇÃO DE AJUDA

    Conhecer e compreender o modelo de relação de ajuda inspirado na psicologia humanista.

    POR UMA DEFINIÇÃO DO CONCEITO DE RELAÇÃO DE AJUDA
    A ATITUDE EMPÁTICA
    A ESCUTA ATIVA
    A RESPOSTA NO DIÁLOGO DE RELAÇÃO DE AJUDA A RESPOSTA EMPÁTICA
    A ACEITAÇÃO INCONDICIONAL NA RELAÇÃO DE AJUDA
    A HABILIDADE DE PERSONALIZAR, A CONFRONTAÇÃO E A RELAÇÃO DE AJUDA COMO
    A AUTENTICIDADE NA RELAÇÃO DE AJUDA
  5. CIÊNCIA DO CUIDADO HUMANO

    A disciplina centra-se no cuidado do paciente por parte do enfermeiro(a). É o cuidado de uma vida humana integral, que deve ser, por excelência, humanizante. Com esta disciplina, pretende-se introduzir o estudante nas ciências do cuidado humano com a intenção de torná-lo capaz compreender as funções próprias da profissão da enfermagem, de maneira a integrar os conceitos fundamentais na atenção ao paciente como um ser holístico.

    INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO CUIDADO HUMANO
    PERSPECTIVA HOLÍSTICA DO CUIDADO: DA EPISTEMOLOGIA À PRÁTICA
    FATORES QUE INFLUEM NO CUIDADO
    COMO CULTIVAR O AUTOCUIDADO SENDO UM PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
    TERAPIAS E CUIDADOS ALTERNATIVOS
  6. ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DO ENVELHECIMENTO

    A disciplina busca conhecer e compreender as mudanças físicas, psicológicas e sociais do envelhecimento.

    FUNCIONAMENTO SENSORIAL E MOTOR
    PSICOMOTRICIDADE E TERCEIRA IDADE
    COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
    FUNCIONAMENTO INTELECTUAL
    PSICOLOGIA DA MEMÓRIA EM PESSOAS IDOSAS
    TEORIAS PSICOSSOCIAIS. PERSONALIDADE
    CASAMENTO E PESSOAS IDOSAS
    VELHICE COM ÊXITO ESTILOS DE VIDA
  7. ENFERMAGEM, QUALIDADE E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO

    A disciplina busca incorporar conhecimentos e habilidade suficientes aos enfermeiros(as) que dirigem e entregam serviços na cadeia de produção dos processos clínicos e no gerenciamento das unidades executivas, de modo a permitir a produção do fortalecimento na melhora contínua dos processos, promovendo a mudança cultural necessária nas pessoas, centrando-se na satisfação de necessidades e expectativas.

    CONCEITOS BÁSICOS DE QUALIDADE ASSISTENCIAL
    DIREÇÃO DE ENFERMAGEM E QUALIDADE ASSISTENCIAL
    GESTÃO POR PROCESSOS
    SEGURANÇA DO PACIENTE NOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM
    A UNIDADE DE QUALIDADE O COORDENADOR DE QUALIDADE
    GESTÃO DO CONHECIMENTO GESTÃO DA QUALIDADE DA FORMAÇÃO
    PADRONIZAÇÃO DE CUIDADOS COMISSÃO DE CUIDADOS
    QUALIDADE DE CUIDADOS NAS UNIDADES DE HOSPITALIZAÇÃO
    PADRONIZAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DA PRÁTICA DA ENFERMAGEM COM BASE NA QUALIDADE E NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
  8. EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

    A disciplina busca formar os profissionais no desenvolvimento de competências específicas e transversais na atividade docente para torná-los capazes de ensinar outros profissionais.

    FATORES DE APRENDIZAGEM
    PROJETO CURRICULAR, PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
    METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA
    CRIAÇÃO, ADAPTAÇÃO E EDUCAÇÃO DE MATERIAIS
    ANÁLISE DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E PROJETO DE ATIVIDADES CRIATIVAS
    AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
  9. ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS

    A disciplina busca integrar o processo da Enfermaria baseada em evidências ao relacionado à busca de informação, à aplicação de apreciação crítica e à utilização da maior evidência disponível nas decisões para a entrega de cuidados em Enfermagem.

    INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIA
    PROCESSO DA ENFERMAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIA
    FORMULAÇÃO DE UMA PERGUNTA CLÍNICA
    BUSCA PELA MELHOR LITERATURA CIENTÍFICA
    ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA
    DECISÕES
  10. ENFERMAGEM DA SAÚDE MENTAL

    Esta disciplina busca conhecer e aplicar os conhecimentos e ferramentas mais importantes para o manejo de pacientes com psicopatologias.

    ASPECTOS CLÍNICOS E PATOLÓGICOS
    ABORDAGEM E CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO TRANSTORNO MENTAL
    ASPECTOS MAIS RELEVANTES DA LEGISLAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL
  11. ENFERMAGEM FAMILIAR E COMUNITÁRIA

    Esta disciplina busca planejar cuidados de Enfermagem ao longo de todo o ciclo de vida no contexto familiar e comunitário.

    INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM FAMILIAR E COMUNITÁRIA
    ENFERMAGEM COMUNITÁRIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
    ENFERMAGEM COMUNITÁRIA NO ADULTO E NO IDOSO
    ENFERMAGEM COMUNITÁRIA NA MULHER
    ATENDIMENTO DOMICILIAR DE ENFERMAGEM
    VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR

2ª PARTE: GESTÃO SANITÁRIA

  1. GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

    Esta disciplina proporciona os principais conceitos de gestão de serviços sanitários, aspectos técnicos e de implementação de sistemas que permitem melhorar a gestão.

    A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
    ASPECTOS TÉCNICOS DO CONTROLE DA GESTÃO
    IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE DE GESTÃO
  2. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH

    A disciplina está orientada ao projeto do marco conceitual e metodológico para reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH) e a importância do Pessoal para atingir os objetivos.

    PANORAMA SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO EM RH
    PANORAMA DAS FUNÇÕES DO DIRETOR DE RH
    AS NOVAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE RH E OS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO EM RH
    TEORIA DA MOTIVAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO
    FORMAÇÃO DE PESSOAL ENQUANTO FATOR ESTRATÉGICO
    ÊNFASE NO PESSOAL
    GESTÃO POR DEPARTAMENTOS
  3. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

    Esta disciplina explica a necessidade de recorrer a determinados pressupostos teórico-metodológicos para inserir a prática da gestão de RH no enfoque por competências, de abordar o processo de formação como única via sustentável para manter revitalizadas essas competências e seu desenvolvimento, assim como para utilizar a avaliação do desempenho enquanto processo de retroalimentação para a revitalização e desenvolvimento das referidas competências profissionais.

    GESTÃO DO DESEMPENHO BASEADO EM COMPETÊNCIAS
    CRITÉRIOS DO DESEMPENHO
    FASES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
    AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
    A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO
    PREPARAÇÃO DE UM PERFIL DE COMPETÊNCIA
    REVISÃO DOS PERFIS DE COMPETÊNCIA DO POSTO.
    DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA SOBRE A BASE POTENCIAL
  4. ESTRUTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL

    A disciplina apresenta o processo de transformação que aconteceu nas organizações de hoje e analisa as tendências a serem enfrentadas.

    EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
    CENÁRIOS E AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL
    A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
    A MUDANÇA COMO UM ASPECTO DECISIVO NA DIREÇÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS
    OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO
  5. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO SANITÁRIO

    O propósito da disciplina é que os alunos consolidem uma formação conceitual e prática que lhes permita intervir como mediadores de conflitos em instituições de Saúde.

    ANÁLISE PSICOSSOCIAL DOS AGENTES SANITÁRIOS:PACIENTES, PROFISSIONAIS E INSTIUIÇÕES
    A ATENÇÃO EM SAÚDE: MULTIPLICIDADE DE AGENTES
    TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO NOS CONFLITOS GERADOS NA ÁREA DA SAÚDE
  6. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

    A disciplina identifica os elementos que intervêm em um processo de comunicação, cataloga esses elementos e descreve os papeis dos diferentes personagens que fazem parte do processo de comunicação em uma área de trabalho.

    A COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS
    MODELOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS PARTICIPANTES
    O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
    MEIOS PARA A COMUNICAÇÃO
    BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA
    QUALIDADES PESSOAIS PARA SER UM BOM COMUNICADOR
    COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO HOSPITAL
  7. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Proporciona os elementos teóricos e práticos sobre os grupos e equipes de trabalho, suas características e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    CONCEITO DE GRUPO E DE EQUIPE, SUAS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS
    APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA MOTIVAR AS EQUIPES DE TRABALHO
    A COMPETÊNCIA VINCULADA AO TRABALHO EM EQUIPE
    OS MEMBROS E OS PAPEIS DE UMA EQUIPE DE TRABALHO
  8. ESTRESSE E BURNOUT

    Ensina como gerir as situações de estresse dentro da organização sanitária, dotando o aluno dos conhecimentos teórico-práticos necessários.

    CONCEITOS, ENFOQUES MAIS IMPORTANTES AO ENFRENTAR O ESTRESSE PROFISSIONAL
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DO ESTRESSE
    FATORES CAUSADORES DO ESTRESSE PROFISSIONAL
    INCIDÊNCIAS DO ESTRESSE EM FUNÇÃO DE VARIÁVEIS PESSOAIS

3ª PARTE: PESQUISA E PROJETO FINAL DE MESTRADO

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    Estudo das técnicas e etapas da pesquisa científica, análise entre variáveis, orientações para a organização de dados e elaboração de raciocínios lógicos para comparar populações.

    O MÉTODO CIENTÍFICO
    AS TÉCNICAS DE PESQUISA
    O PROCESSO DE PESQUISA
    RELATÓRIO FINAL DA PESQUISA
  2. EPIDEMIOLOGIA

    Esta disciplina busca proporcionar as ferramentas básicas para compreender a epidemiologia e aplicá-la em estudos sanitários. Também nos dá pautas sobre como realizar uma busca de qualidade na internet.

    EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA: METODOLOGIA E APLICAÇÕES
    A CONDUÇÃO DE ESTUDOS MÉDICOS BASEADOS NA EVIDÊNCIA
    AVALIAÇÃO DE INSTRUMENTOS
    DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E ACESSO À BASE DE DADOS E WEBSITES DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ATRAVÉS DA INTERNET
  3. SEMINÁRIO DE PESQUISA I E II

    Nos seminários de pesquisa o estudante aplicará os conhecimentos próprios e adquiridos para conceber estratégias e métodos para a resolução de problemas de pesquisa originais, que sejam relevantes em qualquer tema de estudo.

PROJETO FINAL OU DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

O Projeto Final ou Dissertação de Mestrado deve ser um trabalho original e pessoal. Além disso, deve ser uma contribuição com um forte componente aplicado sobre a base dos módulos prévios.

Previamente à elaboração da Dissertação, o estudante deverá ter lido as orientações para sua realização, localizadas sob o ícone Biblioteca Virtual, dentro do Campus. Deste modo, será enviado ao tutor(a) um relatório com o título do projeto a ser realizado, uma previsão de índice e uma breve explicação, seguindo o formato da planilha contida nestas orientações.

Este material demanda o acompanhamento pessoal por parte do tutor do Projeto Final de Mestrado, que, definitivamente, orientará o aluno em seu desenvolvimento e indicará, conforme o necessário, qualquer leitura adicional que deva ser realizada.

O tutor dará sua aprovação para a apresentação final da Dissertação. Uma vez concluída a Dissertação, esta será entregue em suporte digital para sua avaliação final por parte de uma banca nomeada entre o restante dos tutores do Mestrado. O sistema de avaliação do Projeto Final terá em conta uma ponderação entre a apresentação, a originalidade do tema, a estrutura e o conteúdo do trabalho.

 

Direção

Direção Acadêmica Geral

  • • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra.(c) Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área de Saúde. Doutoranda em Educação. Mestra Internacional em Nutrição e Dietética. Mestra em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva.

Coordenação do Programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutoranda. Mestre em Saúde Pública pela Universidad de Chile e Mestranda em Administração de Serviços de Saúde na Universidad Federico Villarreal, no Peru.

Professores e Autores

  • Dr. Arturo Salazar Campos. Doutor em Educação pelo Instituto de Estudios Superiores en Educación por Competencias, México. Mestre em Saúde Pública, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México.
  • Dra. Elsy Tavares. Doutora em Relações Interculturais pela Universidade Aberta, Portugal. MBA Gestão e coordenação de formação pedagógica na Cognos Formação, Portugal.
  • Dr. Ernesto Bautista Thompson. Doutor em Ciências da Computação pelo Centro de Investigación en Computación del Instituto Politécnico Nacional, México. Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma do México.
  • Dra. Gabriela Grover. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara.
  • Dra. Judit García. Doutora em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidad de León. Mestra em Psicologia e Ciências da Educação e Mestra em Educação Primária. Bacharela em Psicopedagogia pela Universidad de León.
  • Dr. Lucas Pina. Doutor em Medicina pela Universidad de Buenos Aires. Mestre em Gestão Estratégica e Direção em Saúde pela Universidad Europea del Atlántico. Mestre em Educação pela Universidad de Jaén, Espanha.
  • Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro. Doutoranda. Mestra em Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León.
  • Dra. Nohora Martínez. Doutora em Saúde Mental: Genética e Ambiente pela Universitat Rovira i Virgili e pela Universidad de Almeria. Mestra em Nutrição e Metabolismo pela Universidad Rovira i Virgili e pela Universidad de Barcelona.
  • Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba. Especialista em Formação de Assistentes Sociais e Graduado em Psicologia.
  • Mg. Emilse Galeano. Mestra em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana, México. Especialista em Planejamento estratégico e gestão da qualidade em hospitais e instituições de saúde, Universidad CAECE, Argentina.
  • Mg. Lucía Vassallo. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde, Universidad de San Martín de Porres, Peru. MBA Project Management pelo Instituto Europeo de Postgrado.
  • Mg. Pedro Ibarra. Mestre em Ciências de Enfermagem e Gestão de Saúde pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha.
  • Mg. Zayra Queb. Mestra em Matemática Educacional pelo Instituto Campechano, México.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.