Mestrado em Formação de Professores de Educação Secundária Obrigatória e Ensino Médio, Formação Profissionalizante e Ensino de Idiomas

Apresentação do Programa

O Mestrado em Formação de professores de educação secundária obrigatória e ensino médio, formação profissionalizante e ensino de idiomas é um Mestrado em orientação profissional presencial que visa à formação inicial de professores em competências básicas e necessárias para a prática da educação secundária obrigatória, ensino médio, formação profissionalizante e ensino de idiomas em centros de ensino públicos e privados.

O Mestrado é regulamentado a nível nacional pela Ordem ECI/3858/2007 e habilita o acesso a profissões como Professor de Educação Secundária Obrigatória e Ensino Médio, Formação Profissionalizante e Ensino de Idiomas.

O programa oferece formação psicopedagógica e didática de excelência, totalmente ligada à realidade educacional dos contextos mencionados acima e de acordo com o alto impacto social e educacional da profissão para a qual se forma. Para isso, conta com uma equipe de ensino altamente qualificada e com ampla experiência prática para enfrentar os desafios que surgem diariamente em tais situações educacionais.

O Mestrado é composto por um bloco de formação genérica e um bloco de formação específica. Este último consiste nas seguintes especializações:

  • Línguas Estrangeiras - Inglês
  • Tecnologia e Informática
  • Economia Empresarial
  • Formação e Orientação vocacional
  • Educação Física e Esporte
  • Indústria Alimentar
  • Geografia e História

Para mais informação a respeito, consulte o plano de estudos na seção “Programa”.

A quem é dirigido

O Mestrado em Formação de Professores em Ensino Médio Obrigatório e Bacharelado, Formação Técnica Profissional e Ensino de Idiomas é destinado aos profissionais que, tendo recebido formação específica em uma área específica de conhecimento em seus estudos de graduação, desejam trabalhar como professores na área de Ensino Médio Obrigatório e Bacharelado, Formação Técnica Profissional ou Ensino de Idiomas.
Para o mestrado proposto, o estudante deve possuir um dos seguintes títulos, dependendo da especialização que escolher:

  • Especialização em Inglês como Língua Estrangeira:
    • Licenciatura em Filologia Inglesa
    • Graduação / Licenciatura em Filologia Moderna: Inglês
    • Graduação / Licenciatura em Tradução e Interpretação (inglês)
    • Graduação / Licenciatura em Tradução e Comunicação Intercultural (inglês)
    • Graduação em Línguas Modernas (Inglês)
    • Graduação em Línguas Modernas e suas Literaturas (inglês)
    • Graduação em Línguas Modernas e Administração (Inglês)
    • Graduação em Línguas Modernas, Cultura e Comunicação (Inglês)
    • Graduação em Línguas Modernas e Tradução (inglês)
    • Graduação em Línguas Aplicadas (Inglês)
    • Graduação em Línguas Estrangeiras (Inglês)
    • Graduação em Estudos Ingleses, Literatura e Cultura 
  • Especialização em Tecnologia e Informática:
    • Diplomatura em Informática
    • Graduação em Engenharia de Computação
    • Engenharia de Tecnologia da Informação
    • Engenharia Técnica em Gestão de Computadores
    • Engenharia Técnica em Sistemas de Computação
  • Especialização em Economia Empresarial:
    • Licenciatura em Economia e Administração de Empresas
    • Licenciatura em Ciências Econômicas
    • Licenciatura em Ciências Empresariais
    • Licenciatura em Ciências Atuariais
    • Licenciatura em Pesquisa e Técnicas de Mercado
    • Graduação / Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas
    • Licenciatura em Economia
    • Licenciatura em Estatística e Negócios
    • Graduação em Turismo
    • Graduação em Gestão de Empresas Internacionais de Turismo e Lazer
    • Licenciatura em Organização Turística e Gestão de Recursos
    • Graduação em Comércio
    • Graduação em Marketing e Gestão Comercial
    • Graduação em Desenvolvimento, Gestão Comercial e Estratégias de Mercado
    • Graduação em Finanças e Contabilidade
    • Graduação em Gestão de Negócios
    • Especialização em Formação e Orientação Vocacional:
    • Licenciatura em Administração e Direção de Empresas
    • Licenciatura em Ciências Econômicas
    • Licenciatura em Ciências Empresariais
    • Graduação / Licenciatura em Negócios e Estatística
    • Graduação / Licenciatura em Finanças e Contabilidade
    • Graduação / Licenciatura em Gestão de Negócios
    • Graduação / Licenciatura em Comércio e Marketing
    • Graduação / Licenciatura em Criminologia
    • Graduação / Licenciatura em Psicologia
    • Graduação / Licenciatura em Ciência Política e Administração
    • Graduação / Licenciatura em Direito
    • Graduação / Licenciatura em Engenharia Organizacional
    • Graduação / Licenciatura em Sociologia
    • Graduação / Licenciatura em Ciências do Trabalho
    • Graduação / Diplomatura em Relações Trabalhistas
    • Diplomatura em Educação Social
    • Diplomatura em Gestão e Administração Pública
    • Diplomatura em Serviço Social
  • Especialização em Educação Física e Esporte
    • Graduação/Licenciatura em Ciências da Atividade Física e do Esporte
    • Licenciatura em Educação Física
    • Licenciatura em Medicina com o Diploma de Especialista em Medicina Esportiva
  • Especialização em Tecnologia de Alimentos
    • Graduação em Nutrição Humana e Dietética
    • Graduação / Licenciatura em Ciência e Tecnologia de Alimentos
    • Graduação / Licenciatura em Engenharia Agrícola e de Alimentos
    • Graduação / Licenciatura em Química
    • Graduação em Gastronomia e Artes Culinárias
    • Graduação / Licenciatura em Engenharia Química
    • Graduação / Licenciatura em Biologia
    • Graduação / Licenciatura em Biotecnologia
    • Graduação / Licenciatura em Veterinária
    • Graduação / Licenciatura em Engenharia Biomédica
    • Graduação / Licenciatura em Engenharia Técnica Industrial, com especialização em Química Industrial
    • Graduação / Licenciatura em Bioquímica
  • Especialização em Geografia e História
    • Graduação / Licenciatura em Geografia
    • Graduação / Licenciatura em História
    • Graduação / Licenciatura em História da Arte
    • Graduação / Licenciatura em Ciências Humanas
    • Graduação / Licenciatura em Geografia e Planejamento Territorial
    • Graduação / Licenciatura em Antropologia Social e Cultural
    • Graduação / Licenciatura em Sociologia
    • Graduação / Licenciatura em Geografia e Ambiente
    • Graduação / Licenciatura em Arqueologia

Também serão aceitos graduados universitários em qualquer titulação similar às anteriores, sejam titulações de implantação futura no sistema universitário espanhol ou titulações existentes nos sistemas universitários de outros países.
Também serão aceitos graduados universitários de cursos não relacionados com a especialização, desde que atendam a uma das seguintes condições:

  • Ter obtido um número mínimo de 60 créditos em uma titulação ou graduação equivalente correspondente à especialização que deseja estudar e, portanto, demonstrar a aquisição das competências relacionadas com a especialização.
  • Superar um exame de admissão realizado pela Universidade Europeia do Atlântico especificamente para aquelas pessoas que, para ter acesso ao mestrado, têm que provar que dominaram as competências da especialização a qual estão se candidatando.

Além das exigências legais, a Universidade exige para o acesso a este diploma:

  • Comprovação de conhecimento B1 de uma língua estrangeira. Se isto não puder ser acreditado pelo diploma, deve ser feito por meio de documentos emitidos por instituições oficialmente reconhecidas, como as Escolas Oficiais, que garantem que o estudante tenha pelo menos este nível em alguma língua ou outras comparáveis na opinião do órgão competente da Universidade Europeia do Atlântico.
  • Para a especialização em Língua Estrangeira - Inglês, o estudante deve ter um domínio suficiente do inglês como língua veicular na área acadêmica por meio do certificado de graduação. Se isto não puder ser acreditado pela titulação, deve ser feito por meio de documentos emitidos por instituições oficialmente reconhecidas, como as Escolas Oficiais, que garantem que o estudante tenha pelo menos um nível C1 do MCERL em inglês ou outros níveis comparáveis na opinião do órgão competente da Universidade Europeia do Atlântico.
     

Titulação

A conclusão bem sucedida do Programa permitirá obter a titulação de Mestrado em Formação de professores de educação secundária obrigatória e ensino médio, formação profissionalizante e ensino de idiomas.

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o título emitido pela Universidade onde se matriculou.

 

Estrutura do Programa

Enfoque pedagógico

O programa é baseado no seguinte modelo pedagógico:

  • Modelo de formação de tipo colaborativo.
  • Baseado em uma concepção dinâmica e socioconstrutivista da formação e da aprendizagem.
  • Avaliação dos processos de aprendizagem com relação aos conteúdos.
  • Relevância do processo de aprendizagem frente ao produto ou ao resultado.
  • Estímulo à reflexão crítica e autorreguladora dos professores em relação à sua prática docente e pensamento pedagógico.
  • Inter-relação entre prática e teoria.
  • Envolvimento e atenção à totalidade da pessoa em processo de aprendizagem (dimensão afetiva, motivação, etc.).
  • Método de trabalho próximo ao da pesquisa-ação.

Esse modelo é baseado em quatro eixos: alunos, professores e materiais e atividades.

Competências gerais

Que os estudantes sejam capazes de:

  • Conhecer os conteúdos curriculares das disciplinas relacionadas à especialização docente correspondente, bem como o corpo de conhecimentos didáticos em relação aos respectivos processos de ensino e aprendizagem. Para a formação profissional, será incluído o conhecimento das respectivas profissões.
  • Planejar, desenvolver e avaliar o processo de ensino e aprendizagem, promovendo processos educacionais que facilitem a aquisição das competências dos respectivos ensinos, atendendo ao nível e formação prévia dos alunos, bem como a orientação dos mesmos, individualmente e em colaboração com outros professores e profissionais do centro.
  • Buscar, obter, processar e comunicar informações (orais, impressas, audiovisuais, digitais ou multimídia), transformá-las em conhecimento e aplicá-las nos processos de ensino e aprendizagem nas disciplinas da especialização cursada.
  • Especificar o currículo a ser implementado em um centro de ensino participando de seu planejamento coletivo; desenvolver e aplicar metodologias didáticas em grupo e personalizadas, adaptadas à diversidade de alunos.
  • Elaborar e desenvolver espaços de aprendizagem com atenção especial à equidade, educação e valores emocionais, igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres, formação cidadã e respeito aos direitos humanos que facilitam a vida na sociedade, tomada de decisões e construção de um futuro sustentável.
  • Adquirir estratégias para estimular o esforço do estudante e promover sua capacidade de aprender por si e com os outros e desenvolver habilidades de pensamento e decisão que facilitem a autonomia, a confiança e a iniciativa pessoais.
  • Conhecer os processos de interação e comunicação na sala de aula, dominar as destrezas e habilidades sociais necessárias para promover o aprendizado e a convivência na sala de aula e abordar problemas de disciplina e resolução de conflitos.
  • Conceber e realizar atividades formais e não formais que contribuam para tornar o centro um local de participação e cultura no ambiente onde está localizado; desenvolver as funções de tutoria e orientação dos alunos de maneira colaborativa e coordenadora; participar da avaliação, pesquisa e inovação dos processos de ensino e aprendizagem.
  • Conhecer a normativa e organização institucional do sistema educacional e modelos de melhoria da qualidade com aplicação nos centros de ensino.
  • Conhecer e analisar as características históricas da profissão docente, sua situação atual, perspectivas e inter-relação com a realidade social de cada época.
  • Informar e aconselhar as famílias sobre o processo de ensino e aprendizagem e sobre a orientação pessoal, acadêmica e profissional de seus filhos.

Plano de estudos

O programa de mestrado dura um ano acadêmico e é composto por 60 créditos distribuídos em três módulos: o módulo genérico, o módulo específico e o módulo prático. Estes são detalhados a seguir:

1ª PARTE: MÓDULO GERAL
  MATÉRIAS DISCIPLINAS CRÉDITOS CARÁTER
Primeiro Semestre Aprendizagem e Desenvolvimento da personalidade Desenvolvimento psicológico e aprendizagem 3 OP
Fundamentos da educação especial: processos de atenção à diversidade 3 OP

Processos e contextos educacionais
História e antropologia da educação: Teorias e práticas 3 OP
Didática geral 3 OP
Segundo Semestre Sociedade, família e educação Organização e Gestão de centros de ensino 3 OP
Orientação familiar e tutoria 3 OP
TOTAL 18  
2ª PARTE: MÓDULO ESPECÍFICO
  MATÉRIAS DISCIPLINAS CRÉDITOS CARÁTER
Segundo Semestre Complementos para a formação disciplinar básica As TIC nos processos educativos da especialização* 3 OP
Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar da especialização 3 OP
Primeiro Semestre Suplementos para formação disciplinar específica História, contexto e conteúdos da especialização da especialização 3 OP
Aprendizagem e ensino dos temas relevantes da especialização Projeto curricular e programação da especialização 3 OP
Metodologia da especialização 3 OP
Recursos didáticos da especialização 3 OP
Estratégias de aprendizagem da especialização 3 OP
Inovação docente e iniciação à pesquisa educativa Inovação, pesquisa e Desenvolvimento profissional da especialização 3 OP
TOTAL 24  

* Os estudantes devem cursar as disciplinas opcionais correspondentes à sua especialização escolhida.

3ª PARTE: MÓDULO PRÁTICO
  MATÉRIAS DISCIPLINAS CRÉDITOS CARÁTER
Segundo Semestre Estágio na especialização Estágio na área da especialização 12 PR
Trabalho de Fim de Mestrado TFM na área da especialização 6 TFM
TOTAL 18  

Descrições dos Cursos

PRIMEIRA PARTE: MÓDULO GENÉRICO.

SEGUNDA PARTE: MÓDULO ESPECÍFICO.

  1. AS TICs NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS NA ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - INGLÊS

    As TIC na educação aplicadas ao ensino de línguas estrangeiras. Meios audiovisuais. Recursos de TI. Recursos telemáticos e línguas estrangeiras. A web colaborativa: wikis, podcasts e redes sociais. Programa estatal Escuela 2.0. As TIC como paradigma de inovação no ensino de línguas estrangeiras - inglês.

  2. AS TICs NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS NA ESPECIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

    As TIC na educação. Meios audiovisuais. Recursos de TI. Recursos telemáticos. A web colaborativa: wikis, podcasts e redes sociais. Programa estatal Escuela 2.0. As TIC como um paradigma de inovação no ensino.

  3. AS TICs NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS NA ESPECIALIZAÇÃO DE ECONOMIA EMPRESARIAL

    As TIC no ensino da economia empresarial. Recursos audiovisuais. Recursos de TI. Recursos telemáticos e o ensino no campo da economia empresarial. A web colaborativa: wikis, podcasts e redes sociais. Programa estatal Escuela 2.0. As TIC como paradigma de ensino da inovação no ensino da economia empresarial.

  4. AS TICs EM PROCESSOS EDUCACIONAIS NA ESPECIALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

    As TIC no ensino da formação e orientação vocacional. Recursos audiovisuais. Recursos de TI. Recursos telemáticos e ensino na área de formação e orientação vocacional. A web colaborativa: wikis, podcasts e redes sociais. Programa estatal Escuela 2.0. As TIC como paradigma de inovação no ensino de formação e orientação profissional.

  5. AS TICs EM PROCESSOS EDUCACIONAIS NA ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    As TIC no ensino da educação física e do esporte. Uso de recursos audiovisuais e de informática. A web colaborativa: wikis, podcasts e redes sociais. Programa estatal Escola 2.0. As TIC como paradigma de inovação no ensino da educação física e do esporte.

  6. AS TICs EM PROCESSOS EDUCACIONAIS NA ESPECIALIZAÇÃO DE INDÚSTRIA ALIMENTAR

    As TIC no ensino da indústria alimentar. Uso de recursos audiovisuais e de informática. A web colaborativa: wikis, podcasts e redes sociais. Programa estatal Escola 2.0. As TIC como paradigma de ensino da inovação no ensino da indústria alimentar.

  7. AS TICs EM PROCESSOS EDUCACIONAIS NA ESPECIALIZAÇÃO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA:

    As TIC no ensino de geografia e história. Uso de recursos audiovisuais e de informática. A web colaborativa: wikis, podcasts e redes sociais. Programa estatal Escola 2.0. As TIC como paradigma de inovação no ensino de geografia e história.

  8. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR, NA ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - INGLÊS:

    Convivência e conflito no ambiente escolar. Tipos de conflitos e problemas de convivência no âmbito do ensino de línguas estrangeiras. Educação para a resolução de conflitos. O modelo global de convivência escolar. Currículo de resolução de conflitos para o ensino médio com ênfase em línguas estrangeiras. Mediação escolar. Outros processos de resolução de conflitos na escola. A disciplina positiva. Plano de convivência escolar para o ensino de línguas estrangeiras - inglês.

  9. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR NA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO

    Convivência e conflito no ambiente escolar. Tipos de conflitos e problemas de convivência no âmbito da tecnologia e computação. Educação para a resolução de conflitos. O modelo global de convivência escolar. Currículo de resolução de conflitos para o ensino médio com ênfase na tecnologia e computação. Mediação escolar. Outros processos de resolução de conflitos na escola. A disciplina positiva. Plano de convivência escolar para o ensino em tecnologia e computação.

  10. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR NA ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA EMPRESARIAL

    Convivência e conflito no ambiente escolar. Tipos de conflitos e problemas de convivência no âmbito do ensino da economia empresarial. Educação para a resolução de conflitos. O modelo global de convivência escolar. Currículo de resolução de conflitos para o ensino médio com ênfase na economia empresarial. Mediação escolar. Outros processos de resolução de conflitos na escola. A disciplina positiva. Plano de convivência escolar para o ensino de economia empresarial.

  11. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR NA ESPECIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

    Convivência e conflito no ambiente escolar. Tipos de conflitos e problemas de convivência no âmbito do ensino da formação e orientação vocacional. Educação para a resolução de conflitos. O modelo global de convivência escolar. Currículo de resolução de conflitos para o ensino médio com ênfase em formação e orientação vocacional. Mediação escolar. Outros processos de resolução de conflitos na escola. A disciplina positiva. Plano de convivência escolar para o ensino de aspectos no âmbito da formação e orientação vocacional.

  12. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR NA ESPECIALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    Convivência e conflito no ambiente escolar. Tipo de conflito e problemas de convivência no âmbito do ensino da educação física e do esporte. O modelo global de convivência escolar. Currículo de resolução de conflitos para o ensino médio com ênfase na educação física. Mediação escolar. Resolução de problemas no trabalho em equipe e estágios na educação com ênfase na educação física.

  13. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR NA ESPECIALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA ALIMENTAR

    Convivência e conflito no ambiente escolar. Tipo de conflito e problemas de convivência no âmbito da educação na indústria alimentar. O modelo global de convivência escolar. Currículo de resolução de conflitos para o ensino médio com ênfase na indústria alimentar. Mediação escolar. Resolução de problemas em trabalho de equipe e estágios na educação com ênfase na indústria alimentar.

  14. RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR NA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA

    Convivência e conflito no ambiente escolar. Tipo de conflito e problemas de convivência no âmbito do ensino de geografia e história. O modelo global de convivência escolar. Currículo de resolução de conflitos para o ensino médio com ênfase em geografia e história. Mediação escolar. Resolução de problemas em trabalho de equipe e estágios na educação com ênfase em geografia e história.

  15. HISTÓRIA, CONTEXTO E CONTEÚDO DA ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

    Uma breve história do ensino de idiomas. Compreensão oral. Semelhanças e diferenças entre compreensão oral e compreensão escrita. Interação e expressão oral. Estratégias da compreensão oral. Compreensão leitora. Expressão escrita. A habilidade de escrever.

  16. HISTÓRIA, CONTEXTO E CONTEÚDO DA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO

    História da tecnologia na educação. História da computação na educação. Tecnologia como um campo de conhecimento. A evolução das TIC nas escolas. A TI na sociedade. Objetivos da área de tecnologia e computação. Exemplos de organização e contextualização de objetivos. Contextualização e organização dos conteúdos de tecnologia e computação.

  17. HISTÓRIA, CONTEXTO E CONTEÚDO DA ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA EMPRESARIAL

    História do ensino da economia. O ensino de conteúdo econômico desde a Lei de Moyano até os planos de estudo da Guerra Civil. A economia no sistema educacional atual. O conteúdo curricular da economia empresarial. Organização e base para a seleção do conteúdo econômico empresarial no ensino médio. O ensino de uma ciência social: economia. A construção do mundo econômico pelos estudantes.

  18. HISTÓRIA, CONTEXTO E CONTEÚDO DA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

    História do ensino da formação e orientação vocacional. Os conteúdos curriculares de formação e orientação vocacional. Organização e base para a seleção dos conteúdos de formação e orientação vocacional no ensino médio. O ensino de aspectos relacionados à formação e orientação vocacional.

  19. HISTÓRIA, CONTEXTO E CONTEÚDOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    Epistemologia da Educação Física. O conteúdo da Educação Física em ESO, Bacharelado e Formação Técnica Profissional. História da Educação Física e evolução quanto às tendências atuais. Aplicação da Educação Física a diferentes contextos e situações dentro do sistema educacional (escola rural, escola inclusiva). Contextos profissionais relacionados à atividade física.

  20. HISTÓRIA, CONTEXTO E CONTEÚDO DA ESPECIALIZAÇÃO EM INDÚSTRIA ALIMENTAR

    História da educação na indústria alimentar. História da indústria alimentar na educação. O ensino do conteúdo desde as descobertas de Louis Pasteur até a atualidade na indústria alimentar. Mudanças no sistema alimentar ao longo dos anos. Políticas alimentares no setor industrial. A indústria alimentar no século XX.

  21. HISTÓRIA, CONTEXTO E CONTEÚDO DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA

    Conhecimentos básicos de geografia, história e história da arte no currículo do ensino médio. Definição de fios condutores e conceitos centrais. Implicações para o tratamento didático. A geografia e a história como um campo do conhecimento. Objetivos da área de geografia e história. Exemplos de organização e contextualização de objetivos. Contextualização e organização dos conteúdos de geografia e de história.

  22. PROJETO CURRICULAR E PROGRAMAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS INGLÊS

    Diretrizes para o projeto de unidades de ensino. Modelos para o projeto de unidades de ensino. Determinação do conteúdo e objetivos da unidade. A unidade didática: compreensão e produção dirigidas. Planejamento e processos de aprendizagem de idiomas. O sistema de Avaliação.

  23. METODOLOGIA DA ESPECIALIZAÇÃO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS INGLÊS

    Aprendendo a ensinar. A motivação: Quero ser um professor de inglês. O que e como devemos ensinar: docência na fase de assimilação. A semântica da gramática. O tratamento do erro. Notas de classe, esquemas e resumos em inglês. Habilidades e atitudes pessoais que facilitam ou dificultam a comunicação.

  24. RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS INGLÊS

    A sala de aula como um contexto de aprendizagem. Tipologia de materiais de ensino de línguas estrangeiras. Os materiais didáticos para o trabalho, apoio e consulta. O livro didático: vantagens e desvantagens do uso de livros didáticos. Documentos orais e escritos. Sugestões para a criação de materiais próprios.

  25. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DA ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS INGLÊS

    Teorias de aquisição e aprendizagem de segunda língua. A noção de competências comunicativas. A apropriação de idiomas em ambientes naturais e institucionais. Diferenças entre a aquisição de L2 e LE em ambientes institucionais. Incidência de fatores individuais nos processos de aprendizagem. As crenças do professor e seu envolvimento no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.

  26. PROJETO CURRICULAR E PROGRAMAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

    O currículo de Tecnologia em ESO e Bacharelado. O currículo de Computação em ESO e Bacharelado. O currículo Formação Profissionalizante. Competências principais. Avaliação do processo de aprendizagem. Unidades didáticas: diretrizes para a elaboração de unidades didáticas em tecnologia e informática. Articulação da Unidade Didática na programação.

  27. METODOLOGIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

    Métodos pedagógicos em tecnologia e computação. Teoria e prática do processo de ensino-aprendizagem. Metodologia didática: considerações epistemológicas e pedagógicas. Organização do espaço, dos recursos e do tempo. Inovação didática e formação do corpo docente. Os formadores na sociedade da informação.

  28. RECURSOS DIDÁTICOS DA ESPECIALIZAÇÃO DE TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

    Recursos didáticos: funções e seleção de materiais didáticos. A tecnologia em nossas vidas. O projeto tecnológico. Cortes sucessivos e análise do produto. Aplicações práticas de redes sociais. Recursos em ciclos formativos.

  29. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DA ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO

    Estratégias de apoio (condicionamento) e de resposta. Estratégias para a transformação da informação em conhecimentos. Estratégias reativas. Tecnologia como uma área educacional. As bases didáticas da tecnologia e da informática. Trabalhando com redes sociais.

  30. PROJETO CURRICULAR E PROGRAMAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA EMPRESARIAL

    Introdução ao projeto curricular. Planejamento do ensino para a aprendizagem. Objetivos e programação em economia empresarial. Objetivos e competências educacionais. A programação das atividades.

  31. METODOLOGIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA EMPRESARIAL

    Métodos de ensino: rumo a uma metodologia operacional. Estratégias de ensino personalizadas: principais procedimentos de ensino. Estratégias motivacionais. Estratégias de avaliação. O professor como líder de classe. Metodologia e avaliação no ensino de economia empresarial.

  32. RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA EMPRESARIAL

    Meios e recursos didáticos: conceitos. Classificação dos recursos didáticos. Recursos didáticos para o ensino de economia empresarial. A oficina de economia. As TIC como recurso didático. Mudança social e educação. Ensino e aprendizagem na economia empresarial e TIC.

  33. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DA ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA EMPRESARIAL:

    Estratégias de apoio (condicionamento) e de resposta. Estratégias para a transformação da informação em conhecimentos. Estratégias reativas. Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. Estratégias de aprendizagem para a economia empresarial.

  34. PROJETO CURRICULAR E PROGRAMAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL:

    Introdução ao projeto curricular. Planejamento do ensino para a aprendizagem. Objetivos e programação em formação e orientação vocacional. Objetivos e competências educacionais. A programação das atividades.

  35. METODOLOGIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

    Métodos de ensino: rumo a uma metodologia operacional. Estratégias de ensino personalizadas: principais procedimentos de ensino. Estratégias motivacionais. Estratégias de avaliação. O professor como líder de classe. Metodologia e avaliação no ensino de economia empresarial.

  36. RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

    Meios e recursos didáticos: conceitos. Classificação dos recursos didáticos. Recursos didáticos em formação e orientação vocacional. A oficina de formação e orientação vocacional. As TIC como recurso didático. Mudança social e educação. Ensino e aprendizagem na formação e orientação vocacional e TIC.

  37. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL:

    Estratégias de apoio (condicionamento) e de resposta. Estratégias para a transformação da informação em conhecimentos. Estratégias reativas. Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. Estratégias de aprendizagem de formação e orientação vocacional.

  38. PROJETO CURRICULAR E PROGRAMAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    Diretrizes para o projeto de unidades de ensino. Modelos para o projeto de unidades de ensino. Determinação do conteúdo e objetivos da unidade. A unidade didática: compreensão e produção dirigidas. Recursos didáticos e metodológicos no ensino da Educação Física. Programação em Educação Física. O sistema de Avaliação.

  39. METODOLOGIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    Aprendendo a ensinar. Os estilos de ensino em Educação Física. O que e como devemos ensinar: docência na fase de assimilação. Níveis de especificação curricular na educação física secundária.

  40. RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    A sala de aula como um contexto de aprendizagem. Tipologia de materiais para o ensino da educação física e do esporte. A aprendizagem motora. Diversidade de materiais educacionais para Educação Física - Comunicação audiovisual e recursos multimídia na área de Educação Física - Avaliação em Educação Física.

  41. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    Estratégias de apoio (condicionamento) e de resposta. Estratégias para cada esporte, para os jogos e para a integração. Tempo de aprendizagem, organização e controle das aulas de educação física. Comunicação e ensino. Recursos didáticos. Estratégia na prática. Técnicas de ensino e diretrizes metodológicas. Estilos de ensino. Programação a longo, médio e curto prazo. A concepção de atividades na educação física e a atenção à diversidade.

  42. PROJETO CURRICULAR E PROGRAMAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM INDÚSTRIA ALIMENTAR

    Introdução ao projeto de currículo para formação em indústria alimentar. Fundamentos bioquímicos e microbiológicos básicos da biotecnologia. Aplicações da biotecnologia na indústria alimentar. Objetivos e competências educacionais. A programação das atividades.

  43. METODOLOGIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM INDÚSTRIA ALIMENTAR

    Métodos de ensino na indústria alimentar. Matérias-primas na indústria alimentar. Manuseio e acondicionamento de matérias-primas. Tratamentos de transformação, conservação, processamento e embalagem de alimentos. Processos tecnológicos na indústria alimentar. Operação de equipamentos e instalações. Regras específicas de higiene e segurança para o manuseio de alimentos.

  44. RECURSOS DIDÁTICOS PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM INDÚSTRIA ALIMENTAR

    Meios e recursos didáticos: conceitos. Classificação dos recursos didáticos. Recursos didáticos no ensino de disciplinas da indústria alimentar. A oficina da indústria alimentar. As TIC como recurso didático. Mudança social e educação. Ensino e aprendizagem na indústria alimentar e nas TIC.

  45. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM INDÚSTRIA ALIMENTARA

    Estratégias de aprendizagem na indústria alimentar. Palestra - conteúdo: estudo de problemas, projetos de soluções e implementação e controle de soluções na indústria alimentar. Classe de aplicação e classe de problema. Workshops focados na indústria alimentar.

  46. PROJETO CURRICULAR E PROGRAMAÇÃO DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA

    Introdução ao projeto curricular. Planejamento do ensino para a aprendizagem. Objetivos e programação em geografia e história. Objetivos e competências educacionais. A programação das atividades.

  47. METODOLOGIA DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA

    Métodos de ensino: rumo a uma metodologia operacional. Estratégias de ensino personalizadas: principais procedimentos de ensino. Estratégias motivacionais. Estratégias de avaliação. O professor como líder de classe. Metodologia e avaliação no ensino de geografia e história.

  48. RECURSOS DIDÁTICOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA

    Meios e recursos didáticos: conceitos. Classificação dos recursos didáticos. Recursos didáticos no ensino da geografia e da história. A oficina de geografia e história. As TIC como recurso didático. Mudança social e educação. Ensino e aprendizagem de geografia e história.

  49. ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM PARA A ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA

    Estratégias de apoio (condicionamento) e de resposta. Estratégias para a transformação da informação em conhecimentos. Estratégias reativas. Estratégias de aprendizagem em ambientes virtuais. Estratégias de aprendizagem de geografia e história.

  50. INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS - INGLÊS

    Fundamentos da pesquisa em língua estrangeira. O projeto de propostas e objetivos. Contextualizando a pesquisa para uma Trabalho de Fim de Mestrado em línguas estrangeiras. Argumentação acadêmica. Apresentação dos resultados da pesquisa no contexto do Trabalho de Fim de Mestrado em línguas estrangeiras. Análise do sistema educacional atual. A necessidade de inovação: a globalização no ensino de línguas estrangeiras.

  51. INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CAMPO DA TECNOLOGIA E COMPUTAÇÃO

    Fundamentos da pesquisa em tecnologia e computação. O projeto de propostas e objetivos. Contextualizando a pesquisa para uma tese de mestrado em tecnologia e computação. Argumentação acadêmica. Apresentação dos resultados da pesquisa no contexto do Trabalho de Fim de Mestrado em tecnologia e computação. Análise do sistema educacional atual. A necessidade de inovação: globalização na tecnologia e computação.

  52. INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CAMPO DA ECONOMIA EMPRESARIAL

    Fundamentos da pesquisa econômica empresarial. O projeto de propostas e objetivos. Contextualizando a pesquisa para um Trabalho de Fim de Mestrado em economia empresarial. Argumentação acadêmica. Apresentação dos resultados da pesquisa no contexto da Trabalho de Fim de Mestrado em economia empresarial. Análise do sistema educacional atual. A necessidade de inovação: a globalização na educação empresarial.

  53. INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

    Fundamentos da pesquisa em economia empresarial e formação e orientação vocacional. O projeto de propostas e objetivos. Contextualizando a pesquisa para um Trabalho de Fim de Mestrado sobre formação e orientação vocacional. Argumentação acadêmica. Apresentação dos resultados da pesquisa no contexto do Trabalho de Fim de Mestrado sobre formação e orientação vocacional. Análise do sistema educacional atual. A necessidade de inovação: a globalização no ensino da economia da formação e da orientação vocacional.

  54. INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE

    Fundamentos da pesquisa em educação física. O projeto de propostas e objetivos. Contextualizando a pesquisa para um Trabalho de Fim de Mestrado em educação física e esporte. Argumentação acadêmica. Apresentação dos resultados da pesquisa no contexto do Trabalho de Fim de Mestrado em educação física e esporte. Análise do sistema educacional atual. A necessidade de inovação: a globalização no ensino da educação física e do esporte.

  55. INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ÁREA DA INDÚSTRIA ALIMENTAR

    Fundamentos da pesquisa na indústria alimentar. O projeto de propostas e objetivos. Contextualizando a pesquisa para um Trabalho de Fim de Mestrado na indústria alimentar. Argumentação acadêmica. Apresentação dos resultados da pesquisa no contexto do Trabalho de Fim de Mestrado na indústria alimentar. Análise do sistema educacional atual. A necessidade de inovação: a globalização na educação da indústria alimentar.

  56. INOVAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E HISTÓRIA

    Fundamentos da pesquisa em geografia e história. O projeto de propostas e objetivos. Contextualizando a pesquisa para um Trabalho de Fim de Mestrado em geografia e história. Argumentação acadêmica. Apresentação dos resultados da pesquisa no contexto do Trabalho de Fim de Mestrado em geografia e história. Análise do sistema educacional atual. A necessidade de inovação: a globalização na geografia e no ensino da história.

PARTE TRÊS: MÓDULO PRÁTICO.

  1. ESTÁGIOS

    O aluno desenvolve tarefas docentes como professor em um contexto laboral autêntico, tendo responsabilidade sobre o planejamento e concepção de aulas, sob a supervisão de um profissional da instituição onde realize seu estágio. A empresa ou instituição determinará o nível e grupo no qual o professor em formação realizará seu estágio. O estágio deve ser realizado na área da especialização estudada.

  2. TRABALHO DE FIM DE MESTRADO

    O estudante deve produzir um projeto integrando os conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do mestrado sobre um aspecto relevante do campo do ensino médio obrigatório, bacharelado, formação técnica profissional, ensino de línguas e educação artística.

    O trabalho será registrado em um relatório escrito, e terá uma orientação fundamentalmente aplicada e prática. Entretanto, além do caráter prático, o trabalho também deve incluir uma revisão detalhada do estado da questão, e os conceitos e fundamentos teóricos relacionados ao tópico selecionado. Além disso, na medida do possível, o trabalho prático será relacionado a um contexto de ensino específico e será baseado na experiência prática do aluno como professor, por exemplo, nos estágios do programa.


Observação:  O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a modificações em função de atualizações ou melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. Silvia Pueyo Villa. Doutora em Ciências da Educação pela Universidad de Barcelona. Com mais de 15 anos de experiência em formação de professores, especialmente de línguas estrangeiras, tanto em programas presenciais como a distância. Suas áreas de especialização são: formação de professores, prática reflexiva e didática de línguas estrangeiras.
  • Prof. Gonzalo Silió Sáiz. Licenciado em Psicopedagogia pela Universidad de Cantabria e titulado em Magistério com especialização em Educação Física. Trabalhou como educador em todas as etapas e em diferentes contextos na Espanha, Brasil, Alemanha e EUA. Os campos dos quais mais se ocupa são: Educação física, habilidades para a vida, TICs que já devem ser TACs e G-Suite da Google.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.