Apresentação do Programa
A cultura é um pilar fundamental da sociedade, que sustenta o sentimento de identidade de indivíduos e comunidades, além de oferecer ferramentas para desfrutar a vida, assim como a compreensão da realidade, seja por meio da música, do teatro, das artes urbanas, do artesanato, da arte contemporânea, do cinema ou da poesia.
Nos últimos anos, a cultura também passou por um processo de reconhecimento e valorização, reforçando a sua importância na coesão social e no desenvolvimento dos povos, o seu protagonismo na melhoria da qualidade de vida das pessoas, a sua relação indissolúvel com a economia e seu reconhecimento como um direito humano fundamental.
No entanto, o setor cultural ainda tem que superar alguns desafios para finalmente consolidar a sociedade, tanto na gestão pública da cultura quanto na criação e fortalecimento de empreendimentos e projetos culturais. Em primeiro lugar, os profissionais mais especializados e formados, com conhecimentos sólidos e específicos sobre o enquadramento cultural e com capacidade para uma gestão eficiente e estratégica de projetos na área.
Diante desta necessidade, o Mestrado em Gestão de Projetos Culturais apresenta um programa de formação com uma dupla perspectiva: por um lado, oferece uma formação conceitual e teórica sobre a cultura e o setor cultural e, por outro, apresenta um conjunto de ferramentas e técnicas de gestão eficaz e integral de projetos culturais. Para isso, adota uma metodologia própria de desenvolvimento de projetos baseada em um ambiente de trabalho colaborativo que permite a troca de conhecimentos e experiências entre alunos de todo o mundo.
Nesse sentido, o objetivo do programa é formar profissionais capazes de gerir projetos culturais com uma visão estratégica e de futuro, com base em uma sólida base conceitual e uma atuação ética junto à sociedade. Ao longo do programa, os alunos irão debater sobre os campos e perspectivas do setor cultural, desenvolver seus próprios projetos culturais colaborativos e adquirir competências e habilidades para colocá-los em prática.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta somada à clareza, amplitude e didática do desenho de conteúdo permite que o Mestrado em Gestão de Projetos Culturais seja direcionado a graduados que desejam se formar na gestão de projetos culturais e a profissionais que já atuam no setor e desejam ampliar seus conhecimentos e adquirir novas competências que contribuam para seu desempenho profissional.
Titulação
A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá obter o diploma de Mestrado em gestão de projetos culturais.
Ao finalizar o Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que tenha se matriculado.
Certificação profissional
Com o acordo de cooperação que a FUNIBER mantém com a Asociación de Gestión de Proyectos Argentina (AGPA) e o Organismo Certificador IPMA Argentina (OCIA), cada estudante terá a possibilidade de se tornar profissionalmente certificado como Técnico em Gerenciamento de Projetos IPMA Nível D.
Para se candidatar à Certificação Nível “D” do IPMA (Técnico em Gerenciamento de Projetos.) (*), o estudante deve estar inscrito para a certificação e ter concluído o Módulo de Desenho de Projeto Cultural. A certificação consiste na realização de um exame aplicado pelo OCIA.
(*) Exclusivo para estudantes residentes na América.
Para mais informações:
https://agpa.org.ar/ocia/
ocia@agpa.org.ar
Submissão de projetos à FIDBAN
A Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN), patrocinada pela FUNIBER e por outras instituições, é uma organização sem fins lucrativos que busca vincular projetos empresariais rentáveis que necessitam de financiamento com potenciais investidores de capital. É uma Rede Internacional composta por Seções em 30 países da Europa, América, África e Ásia.
Mais informações: https://www.fidban.com/
Os grupos de trabalho do Mestrado terão a possibilidade de apresentar seus projetos na FIDBAN diante de potenciais investidores, para obter financiamento. Isso acontecerá assim que o anteprojeto for academicamente aprovado.
Haverá uma data limite de apresentação por ano. Será devidamente publicada, bem como a notificação sobre a rodada de investimentos na qual o projeto será apresentado.
Processo de candidatura
Ao finalizar o anteprojeto, os interessados deverão apresentar seu projeto ao comitê do Departamento Acadêmico de Projetos (DAP), formado por profissionais especialistas em projetos, que autorizarão ou não a apresentação do projeto à FIDBAN.
As datas das rodadas de apresentação do projeto serão informadas pela FIDBAN assim que os projetos forem selecionados.
O DAP acompanhará os interessados durante o processo administrativo que eles deverão cumprir.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Gestão de Projetos Culturais é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 70 |
2ª Parte: Projeto Cultural Colaborativo | 10 |
3ª Parte: Projeto Final do Mestrado | 10 |
TOTAL | 90 |
a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que concede o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Mestrado em Gestão de Projetos Culturais tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Gestão de Projetos Culturais varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
Objetivo geral
- Formar profissionais com amplo conhecimento do setor cultural, capazes de elaborar, gerenciar e dirigir projetos culturais com eficiência, criatividade e visão estratégica.
Objetivos específicos
Que os alunos, ao final do programa, sejam capazes de:
- Refletir sobre o conceito de cultura e analisar a evolução do seu papel na sociedade.
- Reconhecer e caracterizar todas as áreas do setor cultural e estudar os indicadores associados.
- Conhecer os fundamentos da gestão cultural e as funções de um gestor.
- Conceituar as dimensões, modelos e processos de gestão do Patrimônio Cultural.
- Conhecer e aplicar as diferentes formas de financiamento e viabilização de projetos culturais.
- Elaborar e implementar planos de comunicação e marketing para projetos culturais.
- Elaborar, implementar e gerenciar projetos culturais com eficiência, criatividade e visão estratégica.
- Desenvolver projetos culturais de forma colaborativa e multidisciplinar, com o apoio de tecnologias digitais.
- Atuar no setor cultural de forma ética e responsável.
Saídas Profissionais
- Diretor ou produtor de eventos culturais.
- Diretor ou técnico de equipamentos, locais ou monumentos culturais.
- Técnico de cultura em organismos públicos ou privados.
- Assessor ou consultor cultural.
- Produtor ou representante de artistas ou companhias artísticas.
- Gerente ou técnico de marketing cultural e comunicação.
- Responsável ou técnico de comunicação e marketing cultural.
- Empreendedor cultural.
Plano de estudos
O programa de Mestrado em Gestão de Projetos Culturais é composto por três partes, incluindo o desenvolvimento de um projeto cultural colaborativo e o projeto de final de mestrado.
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS
A primeira parte do programa desenvolve os aspectos fundamentais da gestão de projetos culturais, tanto no que se refere aos fundamentos teóricos do campo cultural, como aos elementos mais técnicos e práticos associados à sua gestão. De forma complementar, serão trabalhadas as principais áreas e setores da gestão cultural, por meio de workshops e seminários práticos.
1ª PARTE: GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Cultura e sociedade | 7 |
2 | Setor cultural | 7 |
3 | Políticas culturais | 7 |
4 | Fundamentos da gestão cultural | 7 |
5 | Patrimônio cultural | 7 |
6 | Introdução à gestão de projetos | 1 |
7 | Planejamento e gestão de projetos | 3 |
8 | Marco lógico | 3 |
9 | Financiamento e viabilidade de projetos culturais | 7 |
10 | Comunicação e marketing cultural | 7 |
11 | Setores e âmbitos culturais I | 7 |
12 | Setores e âmbitos culturais II | 7 |
TOTAL | 70 |
- 2ª PARTE: PROJETO CULTURAL COLABORATIVO
Nesta etapa do mestrado, o aluno, juntamente com outros alunos do programa, desenvolverá um Projeto Cultural Colaborativo com o objetivo de incorporar e aplicar as ferramentas de elaboração de projetos e as habilidades envolvidas no trabalho interdisciplinar e colaborativo no desenvolvimento de um projeto sociocultural ou artístico.
2ª PARTE: PROJETO CULTURAL COLABORATIVO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Projeto Cultural Colaborativo | 10 |
- 3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO
O objetivo do Projeto Final de Mestrado é que aluno apresente um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto cultural, contemplando a possibilidade de sua execução específica, de acordo com as diretrizes e detalhamentos da proposta apresentada. O trabalho será supervisionado por um diretor especialista em gestão de projetos culturais.
3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOS |
1 | Projeto Final do Mestrado | 10 |
Descrições dos Cursos
1 a PARTE: GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS
- Cultura e sociedade
Esta disciplina apresenta os diferentes processos históricos e sociais que têm contribuído para o posicionamento da cultura como meio e recurso para o desenvolvimento humano. Para tanto, suscita reflexões sobre o conceito de cultura, sua articulação com a nova concepção de desenvolvimento humano e direitos culturais, a diversidade cultural, o vínculo entre cultura e cidadania e a relação com outros setores.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina:
- Conceito de cultura
- A cultura como um recurso para a gestão cultural
- Cultura e objetivos de desenvolvimento sustentável
- Diversidade cultural
- Cultura e cidadania
- Direitos culturais
- Setores culturais e outros
- Setor cultural
Esta disciplina propõe uma abordagem à noção de setor cultural, aludindo a uma dimensão mais complexa que a econômica, agregando aspectos políticos, sociológicos, antropológicos, jurídicos, administrativos e jurídico-internacionais que nos permitem conhecer com maior profundidade a lógica do setor.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Conceito e configuração do setor cultural
- Atores culturais
- Relação entre a economia e a cultura
- Bens e serviços culturais
- Contribuição da cultura para a economia
- Cultura e território
- Estrutura legal do setor cultural
- Políticas culturais
Esta disciplina propõe um estudo global das políticas culturais, considerando seu significado e os significados que elas têm, quais atores ou agentes intervêm em sua elaboração e aplicação, a natureza e a perspectiva a partir das quais elas são concebidas, como são organizadas e como são ordenadas, ou seja, que tipo de estruturas legais e institucionais as regem.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Gestão cultural e políticas culturais
- Agentes interventores e cenários na formulação e implementação de políticas culturais.
- Paradigmas, tipos e sentidos das políticas culturais
- Institucionalização e implementação das políticas culturais
- Políticas culturais para o desenvolvimento
- Fundamentos da gestão cultural
Esta disciplina apresenta os conceitos básicos que devem ser tratados e as questões essenciais a serem abordadas pelos gestores de projetos culturais. Propõe-se a aquisição de um olhar abrangente voltado para os interesses da gestão cultural como fator de desenvolvimento local, regional e global, fundamental como prática comunitária e como ponto de articulação e contato das necessidades das diferentes formas de vínculo social.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Noções básicas da gestão cultural
- Contexto, identidade e território
- Cultura e economia
- Gestão integrada
- Cultura, educação e formação
- Ferramentas conceituais
- Ferramentas práticas
- Plano estratégico da cultura
- Atenção ao público
- Desafios da gestão cultural
- Patrimônio cultural
Esta disciplina propõe uma reflexão sobre a conceituação, abordagens e teorias em torno do patrimônio cultural. Também apresenta diferentes modelos de gestão do patrimônio cultural e modelos institucionais representados nas esferas legislativa, política e institucional, nos âmbitos local, estadual, nacional e mundial.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Fundamentação teórica do patrimônio cultural
- Conceitualização, abordagens e correntes teóricas do patrimônio cultural
- Modelos de gestão do patrimônio cultural
- Modelos de institucionalidade do patrimônio cultural: legislação, políticas e instituições
- Herança cultural
- Introdução à gestão de projetos
A gestão/gerência de projetos é a administração de todos os recursos necessários ao seu desenvolvimento. Esta disciplina apresenta o tema de uma forma geral e abrange, entre outros, os seguintes tópicos: conceitos gerais de gestão de projetos e tipologias de projetos, fases do projeto e ciclo de vida do projeto.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Gestão e gerência de projetos
- Introdução geral e teórica
- Conceitos gerais da gestão de projetos e tipologias de projetos
- Fases do projeto e ciclo de vida do projeto
- Planejamento e gestão de projetos
O planejamento e a gestão de projetos estão intimamente vinculados, pois é impossível pensar em gestão sem que ela seja planejada. Para isso é necessário considerar alguns conceitos: desenvolvimento do plano do projeto e controle de suas possíveis mudanças, definição, administração e planejamento do alcance do projeto, escolher e aplicar as técnicas adequadas para produzir um plano de ação.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Integração e escopo do projeto
- Desenvolvimento do plano do projeto e controle de possíveis mudanças, definição, administração e planejamento do escopo do projeto
- Planejamento e programação de projetos
- Escolher e aplicar técnicas apropriadas para produzir um plano de ação
- Técnicas específicas de programação e correta administração do tempo
- Marco lógico
Esta disciplina apresenta a metodologia do Marco Lógico com a finalidade de compreender sua complexidade e conhecer o processo do ciclo de vida de um projeto na perspectiva do marco lógico.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Origem e epistemologia do planejamento por objetivos
- Passos da abordagem do marco lógico: análise da participação, análise dos problemas, análise dos objetivos, análise das alternativas, matriz de planejamento do projeto e análise da viabilidade
- Gestão do ciclo do projeto
- Financiamento e viabilidade de projetos culturais
Esta disciplina tem como objetivo analisar as questões de financiamento e viabilidade de projetos culturais de forma a permitir expor aspetos conceituais, técnicos e metodológicos para a concretização dos objetivos de um projeto cultural em matéria financeira e técnico-administrativa.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Economia cultural e criativa
- Financiamento da cultura
- Estudo de viabilidade de um projeto cultural
- Planejamento estratégico
- Plano de ação administrativo e financeiro
- Comunicação e marketing cultural
Esta disciplina apresenta a aplicação do marketing ao setor cultural, destacando as especificidades do setor e as estratégias mais adequadas para a difusão, comercialização e venda de produtos e serviços culturais.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Marketing e cultura
- Produto cultural e seu sistema de valores
- Plano de marketing: análise, decisão e controle
- Comunicação cultural
- Pessoas: o público da cultura e das artes
- O processo de segmentação e posicionamento
- Mix de marketing: definições, teorias e metodologias
- Setores e âmbitos culturais I
Esta disciplina propõe reflexões e workshops práticos sobre diferentes setores e áreas específicas da cultura, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos previamente obtidos e discutir temas relevantes no contexto cultural.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Oficinas de shows e festivais (música, artes cênicas, cinema, dança, literatura)
- Seminário de indústrias culturais (audiovisual, fonográfica, de livros, etc.)
- Seminário de aspectos legais do âmbito cultural
- Oficina de gestão de equipamentos culturais
- Setores e âmbitos culturais II
Esta disciplina propõe reflexões e workshops práticos sobre diferentes setores e áreas específicas da cultura, com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos previamente obtidos e discutir temas relevantes no contexto cultural.
Alguns dos tópicos abordados na disciplina são:
- Oficinas de exposições (artes plásticas, fotografia, artistas, diversos temas)
- Seminário de gestão do patrimônio
- Seminário de turismo cultural
- Oficina de serviços educacionais
2 a PARTE: PROJETO CULTURAL COLABORATIVO
Nesta fase do Mestrado, o aluno, em conjunto com outros alunos do programa, irá desenvolver um Projeto Cultural Colaborativo com o objetivo de incorporar e aplicar as ferramentas da elaboração de projetos e as competências que implicam um trabalho interdisciplinar e colaborativo no desenvolvimento de um projeto sociocultural ou artístico.
3ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO
O objetivo do Projeto Final de Mestrado é que aluno apresente um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto cultural, contemplando a possibilidade de sua execução específica, de acordo com as diretrizes e detalhamentos da proposta apresentada. O trabalho será supervisionado por um diretor especialista em gestão de projetos culturais.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Federico Fernández Diez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de Barcelona (Espanha). Graduado em Ciências da Educação. Diretor do Laboratório de Imagem Visual da Escuela de Ingenieros Industriales. Escreveu diferentes publicações relacionadas à comunicação audiovisual, gestão de projetos, arte e técnica de roteiro. Foi pesquisador na Universidad Politécnica de Cataluña. Foi membro do Grupo de pesquisa em “Ingeniería de Proyectos: Diseño, Sostenibilidad y Comunicación (Engenharia de projetos: Design, Sustentabilidade e Comunicação, GIIP)” para a publicação “Goya Dalí del capricho al disparate”.
- Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña, em “Ingeniería de Proyectos: Medio Ambiente, Seguridad, Calidad y Comunicación” (Engenharia de projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação). Mestre pelo Politécnico de Milán, em “Gerenciamiento de proyecto y de diseño” (Gerenciamento de projetos e de design); Arquiteto pela Universidad de Buenos Aires, UBA. Desenvolvedor do primeiro modelo de incubadoras de projetos para jovens profissionais. Presidente da AGP IPMA (International Project Management Association) da Argentina.
Coordenação Acadêmica Geral
- Dra. (c) Ligia Maria Lee Guandique. Graduada em Relações Internacionais pela Universidad Rafael Landívar da Guatemala. Mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidad Católica de Chile.
Professores e Autores
- Dr. Marco Antonio Chávez Aguayo. Doutor em Gestão da Cultura e do Patrimônio pela Universidad de Barcelona Foi pesquisador e professor visitante em várias universidades e instituições na Austrália, Finlândia, Grécia, Espanha, Colômbia, México, Reino Unido e Estados Unidos, incluindo as Universidades de Princeton e Glasgow e a The Open University. Tem publicação em 10 países, incluindo Routledge e Oxford University Press. É membro de ICOMOS, ICOM, Sistema Nacional de Pesquisadores (México) e acreditado no Reino Unido como Chartered Scientist e Chartered Psychologist. Suas principais linhas de pesquisa são: políticas culturais, legislação cultural e Patrimônio Cultural imaterial.
- Dr. Santiago Brie. Doutor em Projetos pela Universidad Iberoamericana Internacional - México. Mestrado em Design, Gestão e Direção de Projetos, pela Universidad de León, Espanha. Graduado em Gestão Ambiental Urbana pela Universidade Nacional de Lanús, Argentina. Certificado pela International Project Management Association como Técnico de Projetos (Nível de Certificação C). Diretor do organismo de certificação do IPMA Argentina.
- Dr. Emmanuel Soriano Flores. Doutor em Ciências em Educação Superior pela Universidad Autónoma Chapingo, México. Mestre em Inovação Educacional pela Universidad Pedro de Gante, Mestre em Negócios Internacionais e Bacharel em Administração pela Universidad Nacional Autónoma de México (titulado com Menção Honrosa), pós-graduado em Gestão Financeira e Contabilidade pela Escuela de Negocios Europea de Barcelona. Mestre em Comunicação Empresarial e Corporativa pela Universidad Isabel I, Espanha. Professor do Bacharelado e Mestrado em várias Universidades do México nas áreas de Recursos Humanos, Gestão e Planejamento Estratégico, Criação de Negócios, Teoria Administrativa e Imagem Pública. Experiência on-line como Professor -e criador de conteúdo- na Universidad del Valle de México, Universidad la Salle e Fundación Universitaria Iberoamericana Professor e pesquisador convidado da Universidade de Barcelona. Autor e coautor de várias publicações científicas. Palestrante em Congressos Internacionais.
- Dr. Alejandro Tapia. Doutor em Marketing e Bacharel em Publicidade, ambos pela Universidad Complutense de Madrid. Possui mais de 10 anos de experiência como professor nas áreas de Comunicação e Marketing e um período de 6 anos em pesquisa. Realizou intercâmbios com universidades portuguesas, holandesas e alemãs e, antes de se formar na universidade, foi consultor de aplicações corporativas em ambientes de internet em várias empresas de tecnologia.
- Dra (c). Patricia Fernández Castillo. Mestrado em Gestão Cultural pela Universidad de Barcelona, com pós-graduação em Estudos Antropológicos e em Estudos de Gênero pela Pontificia Universidad Católica do Perú e graduação em Literatura pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru. Especializada em temáticas de gênero, educação, política cultural e patrimônio cultural imaterial. Professora universitária e consultora nacional e internacional em temas de patrimônio cultural e economias criativas. Bolsista AECID em seus estudos de pós-graduação, prêmios de pesquisa e escrita de textos narrativos.
- Dra. Camila Bustos. Antropóloga sociocultural chilena, mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural pela Universidade de Barcelona e doutorado em Cultura e Gestão do Patrimônio pela mesma universidade. Dedica-se à pesquisa, ao ensino e à gestão de projetos na área de turismo e patrimônio cultural.
- Ms. Michelle Moreira. Mestre Oficial em Antropologia pela Universidad Autónoma de Barcelona e Bacharel em Comunicação e Artes, com habilitação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil. Com experiência em estudos de mídia audiovisual, especialmente em fotografia relacionada a áreas como Antropologia do Corpo, a Representação Social ou a Educomunicação.
- Ms. Soledad Vidal Vergara. Mestre em Gestão Cultural pela Universidade Carlos III de Madrid e graduado em Artes Plásticas pela Universidad de Concepción, Chile. É especialista em gestão da cultura, artes e educação, com larga experiência em administração, gestão econômica e financeira, gestão de projetos culturais, programação cultural, organização de grandes eventos e atividades de formação e extensão. Suas principais linhas de pesquisa são: modelos de gestão cultural, gestão de projetos culturais e políticas de formação em gestão cultural.
- Ms. Héctor Olmos. Mestre em Cultura Argentina pelo Instituto Nacional de Administração Pública (Argentina), com pós-graduação em Cooperação Cultural Ibero-Americana pela Universidade de Barcelona. É especialista em política e gestão cultural e ocupou diversos cargos nas áreas da Cultura. Possui vasta experiência na formação de agentes culturais e é autor de inúmeros artigos, papers e livros sobre o tema. Suas principais linhas de pesquisa são gestão e políticas culturais e culturas populares.
- Ms. Karina Scherer. Mestre em Administração de Organizações do Setor Cultural e Criativo-Universidade de Buenos Aires pela Universidad de Buenos Aires, com Pós-Graduação em Administração de Organizações do setor cultural e criativo com orientação em Artes Cênicas. É professora na área de administração do setor cultural e pesquisadora do SiNCA-Sistema de Informação Cultural da Argentina- pertencente à Secretaria de Cultura da Nação. Suas principais linhas de pesquisa são: economia da cultura; comércio exterior de bens e serviços culturais; impacto econômico do PIB cultural na economia; impacto do consumo cultural digital nos hábitos e consumo culturais; e marketing cultural e desenvolvimento de audiências.
- Ms. María Pilar López García. Mestre em Gestão Cultural pela Universidad Carlos III de Madrid e graduado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Complutense de Madrid. Tem experiência em diversas instituições culturais em gestão e comunicação e atualmente é coordenadora e sócia da Smart Ibérica, cooperativa de gestão de projetos artísticos. Suas principais linhas de pesquisa são: empreendedorismo na cultura e produção da gestão de um artista.
- Ms. Alan Diosdado. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Cultural pela Universidad de Guadalajara, especialista em Ciência Política e Gestão Cultural pela Universidad Autónoma Metropolitana do México e graduado em Ciência Política e Gestão Pública pelo Instituto Tecnológico de Estudos Superiores do Oeste, México. Tem experiência em diferentes setores da gestão cultural e pesquisa processos de gestão participativa de políticas culturais e patrimônio cultural. Professor visitante e conferencista em diferentes programas e níveis de formação em gestão cultural no México e na América Latina.
- Ms. Barbara Guichenduc. Mestre em Direção, Gestão e Direção de Projetos de Cooperação Internacional pela UNINI (Porto Rico), com Pós-Graduação em Gestão e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Bacharel em Folclore pela Universidad Nacional das Artes (Argentina), Certificação de Nível D pela International Project Management Association. É professora e consultora do Departamento Acadêmico de Projetos da FUNIBER.
- Ms. Marta Suárez-Mansilla. Mestrado em Pesquisa em Direito Cultural pela UNED - Carlos III, Mestrado em Gestão e Liderança de Projetos Culturais pela Universidad Rey Juan Carlos e Graduação em Direito pela Universidad de Santiago de Compostela. Especialização em diversas áreas jurídicas vinculadas ao contexto cultural, como Direito da Arte (Fundación Profesor Uría), Copyright (Harvard University), Direito Internacional (Université de Louvain) e Antiquities Trafficking and Art Crime (Glasgow University).
- Ms. Valeria Sánchez Valadez. Mestrado em Gestão e Geração da Inovação pela Universidad de Guadalajara (UDG) e Graduação em Gestão Cultural pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO). Especialização em Inovação e Criatividade para a Educação pela Universidad de Salamanca e em Propriedade Intelectual pela Organización Mundial de la Propiedad Intelectual.
- Ms. Jerka Guerrero. Historiadora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, com Mestrado em Gestão e Avaliação do Patrimônio Histórico pela Universidade de Salamanca (Espanha), e MBA em Administração Geral. Business CEU San Pablo e o European Graduate Institute (Espanha). Com formação complementar em museologia e proteção do patrimônio cultural, gestão pública e gestão estratégica, assim como inovação e metodologias ágeis.
- Ms. Bebel Abreu. Arquiteta, produtora cultural e editora. Dirige Mandacaru, sócia brasileira do What Design Can Do, uma iniciativa que promove o design como ferramenta para a mudança social. É produtora de exposições e conferências relacionadas com design e artes gráficas, tais como as do designer gráfico alemão Pierre Mendell, do ilustrador brasileiro Benício e do cartunista argentino Liniers. Possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e mestrado em Arquitetura pela FAU USP.
- Dr. Alfredo Panzolato.Doutor em Ciências da Comunicação pela Master Advanced University, Mestre em Didática pela Univerisitá Ca' Foscari Di Venezia, Mestre em Comunicação Corporativa pela Universidad del Atlántico, Especialista em Educação Superior pela Universidad Católica de Cuyo e Bacharel em Ciências da Comunicação pela Universidad Nacional de Río Cuarto. Mais de 30 anos de experiência docente em universidades públicas e privadas na Argentina e experiência como colaborador científico e didático da rede Alfa-Miforcal.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.
Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.