Mestrado em Infraestrutura e Engenharia Civil

Apresentação do Programa

O Mestrado em Infraestrutura e Engenharia Civil oferece uma formação abrangente por meio de um sólido e competitivo programa acadêmico, avalizado pela experiência formativa e trajetória acadêmica de profissionais nas ciências relacionadas à engenharia civil, em um contexto internacional.

Neste sentido, os egressos serão profissionais altamente capacitados para propor soluções inovadoras no campo da engenharia e da gestão de infraestruturas, além de contarem com as ferramentas necessárias para realizar o trabalho docente e de geração e aplicação do conhecimento.

Após a conclusão deste programa, os profissionais serão competentes para:

  • realizar ações de diagnóstico e avaliação das estruturas existentes, propondo soluções práticas considerando as informações tecnológicas e científicas disponíveis;
  • participar na concepção, avaliação e execução de projetos de engenharia civil que sejam seguros e estejam de acordo com as necessidades atuais;
  • planejar, desenvolver e executar obras civis, buscando o uso responsável dos recursos;
  • promover o desenvolvimento tecnológico para a redução de riscos, participando de assessorias, consultorias e projetos de pesquisa aplicada;
  • colaborar em equipes inter e multidisciplinares nos setores público e privado; e
  • realizar trabalhos como docente e/ou pesquisador, para a formação de recursos humanos no ambiente universitário.

A quem é dirigido

O programa é destinado aos profissionais da área de engenharia, interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre questões relacionadas ao projeto, avaliação e construção de projetos de engenharia civil, que desejam receber formação avançada de tipo técnico-tecnológica nesses contextos, com foco na sustentabilidade ambiental.

Para acessar o programa, o candidato devem ter um diploma universitário ou equivalente.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá obter o título de Mestre em Infraestrutura e Engenharia Civil.

Os alunos receberão o diploma emitido pela universidade onde se matricularam.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Infraestrutura e Engenharia Civil é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS CRÉDITOSa
Módulo 1: Cursos Básicos 27
Módulo 2: Cursos Medulares 24
Módulo 3: Orientações 27
Módulo 4: Projeto Final/Dissertação 12
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Infraestrutura e Engenharia Civil tem 90 créditos.
A duração doMestrado em Infraestrutura e Engenharia Civil varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais altamente qualificados para desenvolver e executar projetos de engenharia civil e de pesquisa.

Objetivos específicos

  • Analisar e sintetizar informações relacionadas ao campo da engenharia civil, favorecendo o pensamento lógico e o raciocínio científico nas áreas mais relevantes da profissão.
  • Gerenciar adequadamente suas atividades com foco no desenvolvimento da infraestrutura.
  • Transmitir seus conhecimentos de forma pedagógica e didática, tanto em ações individuais como coletivas.
  • Avaliar, de maneira ética e humanista, todas as ações realizadas por eles mesmos e pelas equipes sob sua responsabilidade.
  • Assumir com responsabilidade, eficácia e eficiência as funções gerenciais a eles confiadas.
  • Gerenciar suas equipes de trabalho com base em uma liderança e comunicação eficazes.
  • Desenvolver e promover pesquisas orientadas a resolver problemáticas relacionadas à engenharia civil.

Saídas Profissionais

Dependendo dos interesses profissionais dos egressos, após a conclusão bem-sucedida de seus estudos, eles poderão:

  • atuar como consultor;
  • realizar tarefas como gestor de risco com capacidade de avaliar as estruturas existentes ou desenvolver tecnologias inovadoras;
  • consolidar-se no desenvolvimento da engenharia com competências para planejar, desenvolver e executar obras civis seguras e funcionais;
  • estabelecer-se como gestor de projetos de infraestrutura nos setores público e privado, realizando atividades de concepção, avaliação e implementação de projetos; e
  • atuar na academia realizando tarefas de pesquisa e docência universitária.

Plano de estudos

O plano de estudos está estruturado em quatro módulos, sendo constituídos por disciplinas. Abaixo são apresentadas as disciplinas de cada módulo:

  • MÓDULO 1: CURSOS BÁSICOS
  • MÓDULO 2: CURSOS MEDULARES
  • MÓDULO 3: ORIENTAÇÕES
  • MÓDULO 4: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
MÓDULO 4: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
# DISCIPLINAS
1 Projeto Final/Dissertação de Mestrado

Descrições dos Cursos

MÓDULO 1: CURSOS BÁSICOS

  1. ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

    Esta disciplina traz os principais conceitos para que o aluno domine a importância e vigência da Ética Empresarial e da Responsabilidade Social Corporativa e as reconheça como uma ferramenta eficaz para alcançar a competitividade. Ao concluir o estudo dos três capítulos, o estudante conhecerá a fundo o conceito de ética e responsabilidade social, sua vigência e caráter universal, bem como seus padrões éticos e sua relação com a eficiência empresarial. Igualmente dominará a relação entre ética empresarial, valores, competitividade, eficiência e eficácia, sendo capaz de estabelecer as vias e ações necessárias para que a empresa (e/ou o líder da empresa) se comporte de forma ética e responsável.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    FUNDAMENTOS DA ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Evolução histórica da ética. Seu caráter universal. Os autores mais representativos no contexto do estudo da ética. Definição de ética. Métodos de estudo. Razões para agir de forma inteligente. Necessidade de levar em conta os interesses dos outros. Comportamento ético, perspectiva da empresa. Padrões éticos e eficácia comercial. Princípios fundamentais da ética empresarial. Necessidade de um plano de vida. Ética, legalidade e valores. Valores compartilhados. Por que o crescente interesse pela ética nos negócios?
    NECESSIDADE DA ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Conceito de empresa e sociedade. Problemática das PMEs. A empresa como sistema e parte integrante da sociedade. A empresa como sistema produtivo. Ética e sociedade. O caráter ordenador da ética na sociedade. Ética empresarial. Ética e competitividade. Responsabilidade Social Corporativa, prioridades e propósito de uma empresa ética. Gestão sustentável da empresa. Responsabilidade para com clientes, funcionários e stakeholders. Formação ética como necessidade de obter um clima empresarial mais seguro. Vantagens de alcançar um código de ética totalmente estabelecido. Aspectos negativos do mau uso da ética nas organizações.
    FATOR HUMANO COMO CENTRO DA ÉTICA EMPRESARIAL E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Pessoas como fonte de renda e não de custos. Avaliações de Recursos Humanos (RH). Evolução do capital humano e do capital intelectual. Cultura corporativa, motivação, senso de pertencimento e liderança. Variáveis da atuação ética de uma comunidade empresarial. Conjugação do clima organizacional, comunicação e autoridade para determinar valores éticos. Relação entre a ética empresarial e as tendências atuais de gestão. Inovação, ciência e tecnologia. Ética e comércio eletrônico.
  2. ISO 45001

    São apresentados o modelo ativo e o planejamento da atividade preventiva como elemento básico e crítico de qualquer modelo de gestão da prevenção de riscos laborais, instrumentalizado na norma ISO 45001:2018, bem como a informação documentada necessária e as exigências de auditoria.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    PAPEL DA PREVENÇÃO NA GESTÃO GLOBAL DA EMPRESA
    Sistema reativo de atuação. Elementos de sucesso do sistema ativo de atuação. Integração da atividade preventiva. Como é alcançada a integração da prevenção de riscos laborais?
    O que é um sistema de gestão de prevenção de riscos laborais? Tipos de modelos de gestão. Responsabilidades da direção.
    PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE PREVENTIVA NA EMPRESA
    Definição do planejamento preventivo. Planejamento por objetivos e regras de procedimento. Aspectos do planejamento das atividades preventivas. Procedimento geral do planejamento.
    NORMA ISO 45001:2018
    Antecedentes da norma ISO 45001:2018. Estrutura de alto nível: o Anexo SL. Principais mudanças da ISO 45001:2018 em relação à OHSAS 18001:2007. Prioridades na implementação. Certificação do sistema de gestão de SST segundo a norma ISO 45001: 2018. Transição da especificação para a norma ISO 45001:2018.
    IMPLANTAÇÃO DA NORMA ISO 45001:2018
    Escopo. Referências normativas. Termos e definições. Contexto da organização. Liderança e participação dos trabalhadores. Planejamento. Apoio. Operação. Avaliação do desempenho. Melhoria.
    INFORMAÇÕES DOCUMENTADAS DO SISTEMA DE GESTÃO DE SST DE ACORDO SEGUNDO A ISO 45001:2018
    Nível I: manual de gestão da saúde e segurança no trabalho (não obrigatório). Nível II: procedimentos. Nível III: instruções. Nível IV: registros. Controle da documentação
    AUDITORIA DE PREVENÇÃO DE RISCOS LABORAIS
    Conceitos gerais sobre auditorias de prevenção. Princípios de auditoria. Objetivos das auditorias de prevenção. Tipos de auditoria de prevenção de riscos laborais. Processo de auditoria. Avaliação da auditoria de prevenção de riscos laborais. Requisitos necessários para a realização de uma auditoria de prevenção de riscos laborais.
  3. GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA: ISO 14001

    As diretrizes para implementar um sistema de gestão ambiental em qualquer tipo de empresa, de acordo com a norma internacional ISO 14001 ou a europeia EMAS, são trabalhadas de modo muito visual e com uma grande profusão de gráficos, incluindo um caso prático de aplicação a uma empresa de fabricação de peças metálicas.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    EMPRESA E AMBIENTE
    Medidas de proteção ambiental. Normalização.
    SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA (SGA)
    O que é um SGA? Para que servem e por que se implantam os SGAs? Quem pode implantar um SGA? Partes envolvidas na implantação de um SGA. Como se implantam os SGAs? Escolha do SGA. Balanço mundial da implantação da norma ISO 14001.
    NORMA ISO 14001
    Família de normas ISO 14000. Estrutura do documento ISO 14001. Definições. Objetivos e alcance da norma ISO 14001. Princípios básicos da norma ISO 14001. Ciclo de melhoria contínua. Implantação da norma ISO 14001. Revisão pela direção. Certificação do SGA segundo a norma ISO 14001
  4. GESTÃO DA QUALIDADE: ISO 9001

    Após uma introdução às conotações do termo “qualidade”, o processo de certificação com base na norma ISO 9001 é abordado de maneira integral, desde a adoção do compromisso de implementação pela direção até a obtenção do certificado. Também é dedicado um capítulo à certificação de qualidade no software.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    GESTÃO DA QUALIDADE
    Breve história da qualidade. Conceitualização da qualidade de acordo com vários autores. Evolução da noção de qualidade. Conceito de qualidade. O que são as normas ISO 9000? Garantia de qualidade. Os 8 princípios da gestão da qualidade. Ergonomia no projeto. As 7 ferramentas da qualidade. Círculos de qualidade. Edwards Deming: um visionário da qualidade total. Melhoria contínua.
    IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE QUALIDADE
    Planejamento do projeto. Processo de certificação. E depois da certificação ISO 9001? Novidades da versão 2005 da ISO 9000. Guia rápido das mudanças em relação à versão de 1994.
    CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO SOFTWARE
    Modelo de maturidade da capacidade de desenvolvimento de software (SW-CMM). Modelo de maturidade de capacidade/integrado (CMM). A norma ISO/IEC 90003:2004. Metodologia Spice (ISO 15540).
    RELAÇÃO DE ORGANISMOS DE CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE
  5. TOPOGRAFIA E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO APLICADOS

    Os alunos terão o conhecimento necessário das técnicas topográficas básicas e essenciais para obter a posição de um ponto na superfície terrestre sobre uma base cartográfica e para, posteriormente, conhecer as principais metodologias de captura de informações espaciais usando instrumentação clássica: estação total e nível para que o aluno aprenda a obter medições, traçar planos, gabaritos e traçar caminhos e levar ao terreno geometrias definidas. São analisadas as principais características dos materiais tradicionais e mais modernos usados na construção. Cada um dos materiais é analisado como um constituinte, componente de elementos, sendo avaliadas as vantagens e desvantagens de seu uso.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    INTRODUÇÃO À TOPOGRAFIA E GEODÉSIA
    Forma da terra. Elementos geográficos nas superfícies de aproximação. Referenciamento geográfico. Redes geográficas e geodésicas.
    QUADRO DE REFERÊNCIA
    Conceitos gerais. Mapas. Planos e cartas. Problemática condicionada. Aspectos geométricos de um plano ou mapa. Limite de percepção visual. Topografia na engenharia. Processo fotogramétrico.
    INSTRUMENTOS TOPOGRÁFICOS
    Medidas angulares. Medidas de distância. Estações topográficas. Medidas de altura. Metodologias topográficas clássicas.
    INTRODUÇÃO AOS MATERIAIS
    Propriedades gerais dos materiais. Propriedades químicas e físicas: diferenças. Propriedades mecânicas. Caráter paramétrico das propriedades. Ensaios. Materiais de construção sustentáveis e suas aplicações.
  6. ESTATÍSTICA BÁSICA

    Esta disciplina proporciona ao estudante o conhecimento dos conceitos básicos de estatística descritiva, probabilidade e inferência estatística, de um ponto de vista eminentemente prático.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    ESTATÍSTICA DESCRIPTIVA
    Estatística univariada. Média, moda e mediana. Variância, desvio-padrão e outras medidas de dispersão e localização. Estatística multivariada. Correlação entre variáveis. Covariância.
    REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
    Gráficos de barras e circular. Gráficos de caixa. Histogramas
    PROBABILIDADE E INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
    Cálculo de probabilidades. Teorema de Bayes e da probabilidade total. Distribuições estatísticas. Inferência. Estimativa pontual.
    INTERVALOS DE CONFIANÇA. CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO
    Para a média de uma população normal. Proporção em uma população de Bernoulli. Para a variância de uma população normal. Para o quociente entre as variações de duas populações normais. Para a diferença de médias de populações independentes. Para a diferença de proporções.
  7. MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS (FLUIDOS)

    Abordam-se as questões relativas aos meios contínuos sólidos deformáveis, ou seja, aqueles que sofrem mudanças em sua geometria sob a ação de forças externas ou outras tensões.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    ANTECEDENTES MATEMÁTICOS
    Definição e representação de vetores. Matrizes e determinantes. Soma vetorial. Vetores unitários. Produto ponto. Produto cruz. Rotação e transformação de coordenadas. Valores e vetores próprios.
    TEORIA DAS TENSÕES
    Definições: Mecânica do meio contínuo; tipos de forças. Tensões em um ponto. Equações de equilíbrio de tensões. Leis de transformação da tensão. Tensões e direções principais. Tensões máximas constantes. Invariantes de tensão. Estado bidimensional das tensões. Decomposição de um estado de tensão em um componente hidrostático e de cisalhamento puro. Círculo de Mohr para o estado bidimensional de tensão. Tensões octaédricas.
    TEORIA DAS DEFORMAÇÕES
    Definição de deslocamento e deformação. Deformação unitária longitudinal e angular. Equações de deformação de deslocamento. Equações de transformação de deformações. Deformações e direções principais. Dilatação volumétrica. Estado de deformação bidimensional. Círculo de Mohr para deformações: bidimensional.
    INTRODUÇÃO À MECÂNICA DE SÓLIDOS
    Modelos representativos do comportamento dos materiais. Relações de tensão-deformação. Lei geral de Hooke. Constantes de Lamé e constantes de engenharia. Tensão em função das deformações. Deformações em função das tensões.
    INTRODUÇÃO À MECÂNICA DOS FLUIDOS
    Relações tensão–rapidez de deformação. Equação geral da energia. Equações de Navier-Stokes.
    INTRODUÇÃO À MECÂNICA DOS SOLOS
    Dados experimentais sobre o comportamento dos solos. Teoria do Polo. Teste de compressão uniaxial e triaxial. Estados de tensão em testes de laboratório. Tensão em muros de contenção. Assentamentos elásticos no solo.
  8. PROCEDIMENTOS DE CONSTRUÇÃO

    Mostra como o processo de construção é decidido e realizado, e, naturalmente, quais são as técnicas e máquinas usuais utilizadas nos processos de construção.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    PROCEDIMENTOS DE CONSTRUÇÃO. ASPECTOS GERAIS.
    Processo de construção de uma obra. Sequência concreta do processo de construção de uma unidade de execução. Fatores externos ao processo de construção que o condicionam. Critérios para definir de como administrar uma unidade. Decisão sobre o processo ideal de construção. Controle e monitoramento do processo de construção. Lições aprendidas. Melhoria contínua.
    SONDAGENS E MELHORALMENTO DE TERRENOS
    Sondagens de terrenos. Melhoramentos de terrenos.
    ESCAVAÇÕES E DETONAÇÕES
    Equipamentos comuns para movimentação de terras. Terraplanagens. Escavações. Escavações em valas. Noções sobre detonação. Destroçamento, pré-corte. Corte.
    MAQUINÁRIO AUXILIAR, COMPONENTES E EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO
    Maquinário auxiliar geral de obras. Meios usuais de elevação. Gruas de torre. Elevadores de obra. Monta-cargas.
    CUSTOS E PRODUÇÃO DE EQUIPAMENTOS
    Produção e custos de maquinário. Manutenção e confiabilidade dos equipamentos. Desempenho das máquinas mais comuns. Cálculo de custo por hora de uma máquina. Estudo dos custos e tarifas do buldôzer CAT D9L.
  9. CUSTOS E PROGRAMAS

    O aluno será capaz de analisar e avaliar orçamentos para a realização de qualquer tipo de obra, seja pública ou privada.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    CONCEITOS GERAIS SOBRE CUSTOS
    Características dos custos. Definição de custos indiretos. Definição de custos diretos.
    NÚMEROS GERADORES
    Números geradores. Quantificação. Catálogo de conceitos de obra.
    INTEGRAÇÃO DE CUSTOS DIRETOS
    Materiais. Aspectos gerais. Especificações. Pesquisa de mercado sobre materiais, mão de obra e equipamentos. Custo direto básico dos materiais. Mão de obra. Custo unitário de trabalho. Salário diário total. Prestações de acordo com a LFT. Fator salarial real. Custo real direto da mão de obra. Integração de grupos de trabalho.
    INTEGRAÇÃO DO CUSTO EXCEDENTE
    Aspectos gerais. Custos operacionais indiretos. Custos indiretos da obra. Valor. Financiamento. Encargos adicionais. Obtenção da porcentagem de custos excedentes.
    PREÇOS UNITÁRIOS
    Integração de preços unitários. Custos diretos de: materiais, mão de obra, maquinário e equipamento básico. Custos indiretos: de operação, de campo, financiamento. Orçamentos. Integração do orçamento. Gestão do software de engenharia de custos. Preparação de um orçamento de obra civil usando software.
    PROGRAMAÇÃO DA OBRA
    Gráficos de Gantt. CPM. PERT. Aplicação de software.
  10. DIREÇÃO DE PROJETOS

    Esta disciplina fornecerá conceitos gerais sobre projetos a fim de compreender e interpretar a lógica por trás de um projeto. Também fornecerá métodos para a concepção e o planejamento de um projeto, os instrumentos e as técnicas para realizar sua gestão ou administração, e as ferramentas úteis para monitorá-lo e controlá-lo. Além disso, serão fornecidas informações para que o estudante possa selecionar os softwares que melhor se adaptem às necessidades de cada projeto.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    FUNDAMENTOS DA DIREÇÃO DE PROJETOS
    O que é um projeto? Projetos, programas e portfólios. Ciclo de vida dos projetos. Fases do projeto. Escopo do projeto. Diretor de projetos.
    PLANEJAMENTO DE PROJETOS
    Concepção de projetos. Planejar as atividades: plano de estruturação do trabalho. Planejamento do cronograma do projeto. Definição dos entregáveis do projeto. Planejar a gestão dos recursos do projeto. Finanças do projeto.
    EXECUÇÃO DO PROJETO
    Plano do projeto. Gestão do cronograma. Gestão das comunicações. Gestão de aquisições e contratações. Finalização do projeto.
    ACOMPANHAMENTO E CONTROLE DO PROJETO
    Fundamentos do controle do projeto. Acompanhamento durante a execução do projeto. Ações de controle em projetos. Gestão de mudanças. Gestão de riscos. Qualidade no projeto. Impacto ambiental do projeto. Métodos de avaliação de projetos.
    GESTÃO DE SOFTWARE DE PROJETOS
    Softwares de administração de projetos. Softwares de escritório para a administração de projetos. Softwares baseados na web para gestão de projetos Suportes informáticos na comunicação.

MÓDULO 2: CURSOS MEDULARES

  1. PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO

    Esta disciplina traz para o perfil do Engenheiro Civil a capacidade de projetar, construir, reabilitar e manter pavimentos flexíveis e rígidos. Para compô-la, foi realizada uma análise do campo de aplicação, identificando as questões mais importantes para o projeto, construção, reabilitação e manutenção ou conservação de pavimentos

    Alguns temas abordados na disciplina:

    INTRODUÇÃO E CONCEITOS GERAIS
    História dos pavimentos. Tipos de pavimentos. Características dos tipos de pavimentos. Estrutura dos diferentes tipos de pavimentos. Diferenças entre os tipos de pavimentos. Outros tipos de pavimentos. Conclusões do capítulo.
    PAVIMENTOS FLEXÍVEIS
    Tráfego e cargas de tráfego. Materiais ou unidades que compõem os pavimentos flexíveis. Misturas betuminosas. Dimensionamento de pavimentos flexíveis. Catálogo das seções de bases betuminosas. Instalação de misturas betuminosas. Controle de qualidade. Conclusões do capítulo.
    PAVIMENTOS RÍGIDOS
    Características gerais dos pavimentos rígidos. Requisitos para o concreto. Dimensionamento de bases de concreto. Catálogo das seções de bases de concreto. Materiais. Camadas inferiores da base. Construção de pavimentos de concreto. Controle de qualidade. Precauções na instalação de pavimentos de concreto. Conclusões do capítulo.
    CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO
    Conservação. Reabilitação. Inspeção visual de bases com pavimento betuminoso. Inspeção visual de bases com pavimento de concreto. Categorias de tráfego pesado. Deflexões. Reciclagem de bases.
  2. ELEMENTOS FINITOS

    Esta disciplina proporciona aos alunos conhecimentos básicos e profundos da teoria de elementos finitos no campo da análise estrutural. O conteúdo é projetado para que o aluno adquira e compreenda toda a teoria subjacente ao modelo de elementos finitos, desde os antecedentes nas abordagens matriciais típicas da engenharia estrutural, até os aspectos específicos do método dos elementos finitos, de modo que lhe permita aplicá-lo na prática por meio de um código comercial praticamente imediato, sendo necessário apenas aprender as especificidades desse pacote de software.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    INTRODUÇÃO. ANTECEDENTES DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
    Contexto histórico: os métodos matriciais. Discretização: nós e elementos. Graus de liberdade e coordenadas. Métodos existentes: método da flexibilidade e método de rigidez.
    FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS
    Conceito da função aproximante e função de interpolação. Critérios para a obtenção de soluções nodais. Método dos resíduos ponderados. Coordenadas naturais. Funções de interpolação no elemento. Relação entre coordenadas gerais e naturais.
    USO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS NA ANÁLISE DINÂMICA DOS SISTEMAS ESTRUTURAIS
    Matriz de massa e amortecimento. Equação geral do equilíbrio dinâmico. Matriz de massa consistente e concentrada. Condições de contorno. Método de sobreposição modal. Vibrações livres e forçadas. Método de integração direta das equações da dinâmica. Métodos explícitos e implícitos.
  3. GEOTECNIA APLICADA

    Esse curso proporcionará aos alunos os conhecimentos necessários sobre os conceitos básicos no campo da Engenharia Geotécnica, para que eles adquiram as competências necessárias para serem capazes de formular soluções técnicas apropriadas que atendam à demanda social dos recursos geológicos.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    SOLOS GEOTÉCNICOS
    Fases do solo. Propriedades das partículas constituintes do solo. Classificações geotécnicas dos solos. Comportamento básico dos solos.
    COMPRESSIBILIDADE E CONSOLIDAÇÃO DO SOLO
    Deformações nos solos. Compressibilidade. Consolidação. Cálculos de assentamentos.
    SOLUÇÕES DE CONSTRUÇÃO
    Estruturas de contenção. Taludes. Fundações.
    REMEDIAÇÃO DE SOLOS
    Contaminação de solos. Técnicas de remediação de solos. Seleção de técnicas de remediação de solos.
  4. HIDROLOGIA E HIDRÁULICA

    Esta disciplina introduz os elementos da hidrologia e da hidráulica, a legislação internacional e fornece uma visão geral das obras hidráulicas do mundo.

  5. DINÂMICA ESTRUTURAL

    Proporciona ao aluno o uso dos conceitos básicos necessários para formular e resolver problemas associados a sistemas discretos de um ou vários graus de liberdade e a sistemas contínuos.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    VIBRAÇÕES MECÂNICAS EM SISTEMAS DISCRETOS DE UM GRAU DE LIBERDADE
    Conceitos básicos. Revisão dos princípios fundamentais da dinâmica. Classificação das vibrações. Dissipação viscosa e vibração de objetos imersos em fluidos. Vibrações livres em sistemas com um grau de liberdade. Obtenção das equações de movimento por meio da 2ª lei de Newton (diagramas de corpo livre). Obtenção das equações de movimento por meio de coordenadas generalizadas (equações de Euler-Lagrange). Análise de vibrações livres (não forçadas) em sistemas com um grau de liberdade.
    VIBRAÇÕES MECÂNICAS EM SISTEMAS CONTÍNUOS
    Análise das vibrações em sistemas simples. Oscilações de torção em eixos. Vibrações transversais em vigas. Aplicação de métodos energéticos. Resolução de alguns casos e exemplos típicos. Aplicação do MEF em problemas de 1D. Problemas com vibrações livres e forçadas em estruturas de barras e vigas. Obtenção de frequências e modos próprios de vibração. Redução e simplificação de problemas. Resolução de casos típicos e exemplos. Aplicação do MEF em problemas de 2D. Problemas com vibrações livres e forçadas em estruturas de placas. Obtenção de frequências e modos próprios de vibração. Redução e simplificação de problemas.
  6. ENGENHARIA ESTRUTURAL

    Proporcionar informações concisas e atualizadas sobre o planejamento, o projeto e a construção de uma grande variedade de estruturas de engenharia.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E MONTAGENS
    Princípios, técnicas, equipamentos e materiais usados na indústria da construção. Seleção de materiais e equipamentos. Estimativa de custos. Propriedades dos materiais. Concreto, tijolo, madeira, aço, plástico, fibras sintéticas, adesivos, selantes e compostos.
    ESTRUTURAS ARQUITETÔNICAS
    Comportamento estrutural dos sistemas. Estática e análise da força. Estudo da resistência e das propriedades dos materiais e das formas dos elementos estruturais no que diz respeito à sua eficácia em resistir a tensões. Estresse e tensão. Análise e projeto de vigas e colunas. Forças nos edifícios (neve, cargas vivas, vento e terremoto).
    PROJETO E CONSTRUÇÃO DE CONCRETO
    Projeto das estruturas de concreto armado. Mecânica do concreto estrutural. Forças de flexão. Cisalhamento. Axiais. Comportamento estrutural e projeto de tijolos, telhas e alvenaria. Vigas. Sistemas de laje. Colunas. Fundação. Muros de contenção. Concreto.
    ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO DE TERRA
    Problemas especiais. Terra e estruturas de engenharia de solo. Muros de diafragma. Perfuração contínua em estacas. Caixotes. Métodos de escoramento e outras estruturas de contenção de terra.
    STEEL DESIGN & CONSTRUCTION
    Mecânica, comportamento estrutural e projeto da construção em aço. Elementos de aço de tensão, vigas, colunas e combinações. Métodos elásticos e plásticos. Projeto de juntas aparafusadas e soldadas. Projeto estrutural de pontes de aço e estruturas de edifícios.
    WOOD DESIGN & CONSTRUCTION
    Métodos de projeto relacionados com estruturas de madeira. Natureza da madeira como material de construção. Compensados. Madeira laminada colada. Estacas de madeira e fundações. Edifícios polo. Estrutura de construção convencional em madeira.
  7. GESTÃO FINANCEIRA DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

    O objetivo principal desta disciplina é o planejamento, monitoramento e controle das atividades e dos recursos humanos e materiais envolvidos no desenvolvimento de um Sistema de Informação. Como resultado desse controle, é possível saber a todo momento que problemas estão ocorrendo e resolvê-los ou mitigá-los imediatamente.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    O QUE É GESTÃO FINANCEIRA?
    Objetivos da gestão financeira. Necessidade de direção e gestão de projetos. Principais erros na má gestão do projeto. Formas de financiamento. Normas para a gestão de projetos. ISO 21500. Análise de custo-eficiência em projetos.
    PLANEJAMENTO
    ESTIMATIVA
    DETERMINAÇÃO DO ORÇAMENTO
  8. SEMINÁRIO DE PESQUISA I

    Aborda a elaboração do projeto de pesquisa em seus elementos: escolha do tema, formulação do problema, perguntas de pesquisa, objetivos, hipóteses e justificativa da pesquisa, oferecendo as diretrizes para a criação do projeto final.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
    PROCESSO DA PESQUISA CIENTÍFICA. COMO INICIAR UMA PESQUISA?
    PROJETO: PONTO DE PARTIDA
    CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO
    ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
    RELATÓRIO DE PESQUISA

MÓDULO 3: ORIENTAÇÕES

  1. MÓDULO 3. ORIENTAÇÃO: FINANCIAMENTO E GESTÃO DE INFRAESTRUTURA

    1. CONTRATAÇÃO INTERNACIONAL DE PROJETOS

      Nesta disciplina, serão apresentados e aplicados os conceitos de financiamento e gestão de infraestrutura.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      CONTRATAÇÃO INTERNACIONAL DE PROJETOS
      Modalidades de financiamento. Público. Privado. Público/Privado.
      CENÁRIO GEOGRÁFICO DAS PPP NO MUNDO E NO MERCADO FINANCEIRO INTERNACIONAL
      Cenário geográfico dos projetos com participação público-privada no mundo e no mercado financeiro internacional.
    2. ECONOMIA APLICADA E FUNDAMENTOS DE FINANÇAS

      Nesta disciplina, serão apresentados e aplicados os conceitos de economia e finanças.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      O MARCO ECONÔMICO E AS CONTAS PÚBLICAS. EFEITOS ECONÔMICOS DOS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
      O marco econômico e as contas públicas. Efeitos econômicos dos investimentos em infraestrutura.
      CONTABILIDADE
      Conceitos básicos. Déficit e dívida pública. SEC95 e Normas Internacionais de Contabilidade.
      AVALIAÇÃO DE PROJETOS
      Gestão do risco do projeto. Identificação. Atribuição.
    3. ECONOMIA E FINANÇAS DE PROJETOS DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICO-PRIVADA I

      Nesta disciplina, serão apresentados e aplicados os conceitos de economia e finanças de projetos PPP.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      FASES DE UMA CONCESSÃO
      Estudo e proposta. Licitação. Construção. Exploração. Revisão.
      FERRAMENTAS BÁSICAS
      Rentabilidade. VAN. TIR. Taxa de desconto. Payback. Alavancagem. Aspectos fiscais.
      PROJECT FINANCE
      Definição. Vantagens e desvantagens. Esboço e agentes envolvidos.
      FINANCIAMENTOS ESTRUTURADOS E FONTES DE FINANCIAMENTO
      Financiamentos estruturados. Fontes de financiamento.
    4. ECONOMIA E FINANÇAS DE PROJETOS DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA II

      Aplicação de conceitos de economia e financiamento de projetos de PPP.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      PARTICIPAÇÃO PÚBLICA/PRIVADA: DEFINIÇÃO E JUSTIFICATIVA
      Definição. Justificativa.
      DIVERSOS MODELOS DE PPP
      Modelos de PPP.
      CICLO DE UM PROJETO PPP
      Identificação e análise de projetos. Licitação. Gestão do contrato.
    5. MARCO LEGAL INTERNACIONAL

      Será apresentado o marco legal internacional para o financiamento e desenvolvimento de projetos.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      MARCO LEGAL PARA O FORNECIMENTO, O FINANCIAMENTO E A GESTÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
      MARCO LEGAL PARA O USO PRIVADO DO DOMÍNIO PÚBLICO PARA OBRAS E SERVIÇOS PRIVADOS
      COLABORAÇÃO ENTRE DIFERENTES ADMINISTRAÇÕES EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA PÚBLICA
      CASOS PRÁTICOS: MARCO REGULATÓRIO NA EUROPA E NOS EUA. SISTEMA DE CONCESSÕES DE UMA PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA: OS CASOS DA COLÔMBIA, DO PERU, DO BRASIL E DO MÉXICO
    6. GESTÃO EMPRESARIAL

      São apresentadas as estratégias e dinâmica dos negócios, bem como os elementos básicos da organização empresarial.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      ESTRATÉGIAS E DINÂMICAS EMPRESARIAIS
      ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
      LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
      GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    7. CONSTRUÇÃO DE MODELOS FINANCEIROS E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

      Serão conhecidos os elementos para a construção de modelos financeiros e a análise de investimentos.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      O QUE É UM MODELO FINANCEIRO E PARA QUE SERVE?
      Demonstrações financeiras e estrutura do balanço. Análise dos balanços e da situação econômica e financeira da empresa.
      CONSTRUÇÃO DO MODELO
      Hipóteses iniciais. Folhas auxiliares. Demonstração de resultados. Balanço, fluxo de caixa, indicadores e coeficientes.
      AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS E PROJETOS POR MEIO DO DESCONTO DE FLUXOS DE CAIXA
      Outros métodos de avaliação de investimentos e projetos.
    8. ESTUDOS DE CASO - EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS DE PROJETOS DE FINANCIAMENTO PPP

      Formar profissionais capazes de atuar em seus campos profissionais e/ou científicos de maneira adequada, ótima e eficiente, usando as novas tecnologias de informática e internet e quaisquer outras relacionadas. São apresentados vários estudos de caso de financiamento de projetos.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      ESTUDOS DE CASO DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS DE INVESTIMENTO
      Estudos de caso diversos.
    9. SEMINÁRIO DE PESQUISA II

      Neste trabalho de pesquisa, o estudante aplicará seus próprios conhecimentos e os conhecimentos adquiridos para elaborar estratégias e métodos para a resolução de problemas de pesquisa originais, que sejam relevantes em qualquer tema de estudo.

      O estudante deverá realizar uma pesquisa sobre um tema específico, levando em conta casos reais que exijam soluções científicas.

      O desenvolvimento desta parte da fase de pesquisa será realizado entre o estudante e o tutor especializado no tema escolhido. O processo acontecerá em um ambiente de sala de aula virtual, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de ocorrer presencialmente, caso seja necessário. O trabalho de pesquisa é enriquecido com o apoio das fontes de informação que a universidade coloca à disposição do estudante. Além disso, o Campus Virtual oferece acesso a uma biblioteca on-line, manuais escritos, palestras temáticas e fóruns virtuais.

  2. MÓDULO 3. ORIENTAÇÃO: INFRAESTRUTURAS FERROVIÁRIAS

    1. INTRODUÇÃO ÀS FERROVIAS

      Conhecer e aplicar os conceitos do sistema ferroviário.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      INTRODUÇÃO AO TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      GRANDEZAS DA FERROVIA
      LEGISLAÇÃO FERROVIÁRIA
    2. INFRAESTRUTURAS FERROVIÁRIAS: PROJETO, EXECUÇÃO E MANUTENÇÃO

      Serão conhecidos e aplicados os conceitos do sistema ferroviário.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      INTRODUÇÃO AO TRANSPORTE PÚBLICO
      INTRODUÇÃO AO TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      GRANDEZAS DA FERROVIA
      LEGISLAÇÃO FERROVIÁRIA
    3. MATERIAL RODANTE: CARACTERÍSTICAS, MANUTENÇÃO E NOVOS AVANÇOS

      A disciplina permite conhecer os elementos para o manejo e aplicação do material rodante.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      FUNÇÕES QUE DEFINEM O MATERIAL RODANTE
      EVOLUÇÃO E TIPOS DE TRAÇÃO FERROVIÁRIA
      DINÂMICA E AERODINÂMICA DO MATERIAL RODANTE
      MANUTENÇÃO DO MATERIAL RODANTE
    4. SINALIZAÇÃO E SISTEMAS DE PROTEÇÃO FERROVIÁRIA E SISTEMAS AVANÇADOS DE CONTROLE DE TRÁFEGO

      O objetivo dessa disciplina é conhecer os elementos da sinalização e dos sistemas de proteção ferroviária, integrando conhecimentos avançados sobre sinalização e sistemas de proteção ferroviária e sistemas avançados de controle de tráfego.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE SINALIZAÇÃO
      ELEMENTOS DE SINALIZAÇÃO
      ERTMS, A NORMA INTERNACIONAL PARA A PROTEÇÃO AUTOMÁTICA DE TRENS
      MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO
    5. ELETRIFICAÇÃO DE FERROVIAS

      Serão conhecidos o processo, os métodos de captação de corrente, as tecnologias usadas e o fornecimento de energia elétrica.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO
      História da tração elétrica. Tipos de eletrificação. Circuito de retorno. Terceiro trilho.
      LINHA AÉREA DE CONTATO
      Pantógrafo. Características gerais das catenárias. Cantonamentos e secionamentos. Compensação da catenária. Catenária convencional em túneis. Montagem da catenária.
      SUBESTAÇÕES DE TRAÇÃO
      Tipos de subestações. Critérios sobre as tensões de alimentação elétrica. Princípios de subestações ferroviárias metropolitanas.
    6. SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS

      Esta disciplina tem por objetivo apresentar os fundamentos dos sistemas de telecomunicações. Conhecer os sistemas de transmissão e as redes ópticas, assim como conhecer e aplicar os conceitos de Redes de Dados, Voz, Tetra, GSM-R. Além disso, ensinar ao aluno os elementos para a manutenção dos sistemas de telecomunicações.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES E DE TRANSMISSÃO DE DADOS
      SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E REDES ÓPTICAS
      REDES DE DADOS, REDES DE VOZ, REDES TETRA, REDES GSM-R
      MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES
    7. ALTA VELOCIDADE FERROVIÁRIA E SISTEMAS FERROVIÁRIOS URBANOS

      Esta disciplina tem como objetivo o conhecimento dos projetos ferroviários de alta velocidade, sistemas ferroviários urbanos, sistemas de tração elétrica e sistemas de alimentação de trens, além do ensinamento dos conceitos de manutenção e gestão de trens.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      PROJETOS FERROVIÁRIOS DE ALTA VELOCIDADE
      SISTEMAS FERROVIÁRIOS URBANOS
      TRAÇÃO ELÉTRICA E SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO
      MANUTENÇÃO E GESTÃO DE TRENS
    8. OPERAÇÃO FERROVIÁRIA

      Esta disciplina tem como objetivos: conhecer a operação ferroviária, conhecer e aplicar o planejamento da operação ferroviária, conhecer os serviços de comunicação, informação e emissão de bilhetes e, por último, mas não menos importante, conhecer e aplicar os elementos de segurança e proteção civil.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      INTRODUÇÃO À OPERAÇÃO FERROVIÁRIA
      PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO
      SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E EMISSÃO DE BILHETES
      SEGURANÇA E PROTEÇÃO CIVIL
    9. SEMINÁRIO DE PESQUISA II

      Neste trabalho de pesquisa, o estudante aplicará seus próprios conhecimentos e os conhecimentos adquiridos para elaborar estratégias e métodos para a resolução de problemas de pesquisa originais, que sejam relevantes em qualquer tema de estudo.

      O estudante deverá realizar uma pesquisa sobre um tema específico, levando em conta casos reais que exijam soluções científicas.

      O desenvolvimento desta parte da fase de pesquisa será realizado entre o estudante e o tutor especializado no tema escolhido. O processo acontecerá em um ambiente de sala de aula virtual, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de ocorrer presencialmente, caso seja necessário. O trabalho de pesquisa é enriquecido com o apoio das fontes de informação que a universidade coloca à disposição do estudante. Além disso, o Campus Virtual oferece acesso a uma biblioteca on-line, manuais escritos, palestras temáticas e fóruns virtuais.

  3. MÓDULO 3. ORIENTAÇÃO: TRÁFEGO, TRANSPORTE E SEGURANÇA RODOVIÁRIA

    1. TRÁFEGO E SEGURANÇA RODOVIÁRIA

      Esta disciplina permite ao aluno conhecer e aplicar os conceitos de tráfego e segurança rodoviária, identificando, assim, a importância deles na vida cotidiana, para que possamos resolver problemas desse tipo.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      SEGURANÇA RODOVIÁRIA COMO UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. PLANOS ESTRATÉGICOS
      ACIDENTE RODOVIÁRIO. INVESTIGAÇÃO.
      ESTUDO DOS ACIDENTES RODOVIÁRIOS. FATORES ENVOLVIDOS NA SEGURANÇA RODOVIÁRIA
      ENGENHARIA DE TRÁFEGO E SEGURANÇA RODOVIÁRIA. SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE
    2. PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL

      Os objetivos da disciplina são: conhecer os elementos da cultura da mobilidade urbana, conhecer e administrar planos de transporte para os trabalhadores PTT, estabelecer propostas de mobilidade sustentável e conhecer os elementos da gestão para a participação pública.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      NOVA CULTURA DE MOBILIDADE URBANA. PLANOS DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL PMUS
      PLANOS DE TRANSPORTE PARA OS TRABALHADORES PTT. ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DA MOBILIDADE
      ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL. IMPLANTAÇÃO E MONITORAMENTO DO PMUS
      GESTÃO DA PARTICIPAÇÃO PÚBLICA. MOBILIDADE, PLANEJAMENTO URBANO E MARCO REGULATÓRIO
    3. DIREÇÃO DE EMPRESAS DE TRANSPORTE. LEGISLAÇÃO INTERNACIONAL

      Esta disciplina tem como objetivo apresentar e aplicar os regulamentos e a legislação relativos à situação do tráfego e da segurança rodoviária. Conhecer e aplicar os sistemas de gestão das companhias de passageiros.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      REGULAMENTOS, LEGISLAÇÃO E SITUAÇÃO DO TRÁFEGO E DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA INTERNACIONAL
      GESTÃO DE EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS I
    4. SOFTWARE APLICADO AO TRANSPORTE E À SEGURANÇA RODOVIÁRIA

      Conhecer os conceitos de engenharia, estudo, modelagem e planejamento do tráfego. Aplicação de software para planejamento de transporte e segurança rodoviária.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      ENGENHARIA, ESTUDO, MODELAGEM E PLANEJAMENTO DE TRÁFEGO
      SOFTWARE APLICADO AO PLANEJAMENTO DO TRANSPORTE E À SEGURANÇA RODOVIÁRIA
    5. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÁFEGO E SUA PESQUISA

      Conhecer e aplicar a prevenção de acidentes de trânsito e sua investigação.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      ACIDENTE RODOVIÁRIO. FATORES: VEÍCULO, ESTRADA, CONDUTOR, ENTORNO
      INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES RODOVIÁRIOS E ESTUDO DA SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA
      RECONSTRUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO
    6. SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE

      Conhecer e manipular os sistemas inteligentes de transporte.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE I
      Aplicáveis à segurança rodoviária.
      SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE II
      Aplicáveis à operação de transporte.
      EMPREGO DE SISTEMAS DE SOFTWARE E WEB DE GESTÃO VIÁRIA I
      Auscultação de estradas. Inventário de estradas.
    7. IMPLEMENTAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NA NORMA INTERNACIONAL ISO 39001. SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES

      Conhecer e implementar sistemas de gestão da segurança rodoviária em empresas e organizações.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      IMPLEMENTAÇÃO E CERTIFICAÇÃO NA NORMA INTERNACIONAL ISO 39001
      Objeto e âmbito de aplicação. Definições. Contexto da organização.
      Liderança e compromisso. Ações para a gestão de riscos. Fatores e aspectos da ISO 39001
      SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES
      Planos de mobilidade. Planejamento da segurança rodoviária. Coordenação.
    8. REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

      Conhecer as metodologias e técnicas usadas para as auditorias rodoviárias. Conhecer os procedimentos para a realização de auditorias rodoviárias. Aplicar os conceitos de autoria rodoviária a um caso prático.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      METODOLOGIAS E TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA
      Metodologias e técnicas para a realização de auditorias de segurança rodoviária. Análise de alternativas de elaboração de projetos rodoviários.
      PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA NAS FASES DE ANTEPROJETO E PROJETO
      PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE AUDITORIAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA NAS FASES DE ENTRADA EM OPERAÇÃO E NA FASE INICIAL EM SERVIÇO
    9. SEMINÁRIO DE PESQUISA II

      Neste trabalho de pesquisa, o estudante aplicará seus próprios conhecimentos e os conhecimentos adquiridos para elaborar estratégias e métodos para a resolução de problemas de pesquisa originais, que sejam relevantes em qualquer tema de estudo.

      O estudante deverá realizar uma pesquisa sobre um tema específico, levando em conta casos reais que exijam soluções científicas.

      O desenvolvimento desta parte da fase de pesquisa será realizado entre o estudante e o tutor especializado no tema escolhido. O processo acontecerá em um ambiente de sala de aula virtual, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de ocorrer presencialmente, caso seja necessário. O trabalho de pesquisa é enriquecido com o apoio das fontes de informação que a universidade coloca à disposição do estudante. Além disso, o Campus Virtual oferece acesso a uma biblioteca on-line, manuais escritos, palestras temáticas e fóruns virtuais.

  4. MÓDULO 3. ORIENTAÇÃO: BOTES, METRÔS, BONDES E FERROVIAS URBANAS

    1. METRÔS, BONDES E FERROVIAS URBANAS: PLANEJAMENTO, PROJETO E CONSTRUÇÃO.

      O objetivo desta disciplina é conhecer os elementos da mobilidade e do transporte urbanos, as principais características técnicas dos metrôs, das ferrovias e do transporte suburbano, além de apresentar e aplicar a legislação ferroviária internacional.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      MOBILIDADE E TRANSPORTE URBANO
      FERROVIAS, METRÔS, BONDES E TRANSPORTE SUBURBANO: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS I
      FERROVIAS, METRÔS, BONDES E TRANSPORTE SUBURBANO: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS II
      LEGISLAÇÃO FERROVIÁRIA INTERNACIONAL
    2. METRÔS, BONDES E FERROVIAS URBANAS: PROJETO E MONTAGEM DE TRILHOS E EXECUÇÃO DE OBRA CIVIS

      O objetivo desta disciplina é ensinar o projeto, a montagem da via e a execução da obra civil para metrôs, bondes e trens.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      PARÂMETROS DO PROJETO: TRAÇADO E GEOMETRIA DA VIA
      GEOLOGIA, GEOTECNIA E ESTUDO DO TERRENO
      EXECUÇÃO DE OBRAS SUBTERRÂNEAS
      MONTAGEM DE VIAS E PLANEJAMENTO DA OBRA FERROVIÁRIA
    3. MATERIAL RODANTE: CARACTERÍSTICAS, MANUTENÇÃO E NOVOS AVANÇOS

      A disciplina permite conhecer os elementos para o manejo e aplicação do material rodante.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      FUNÇÕES QUE DEFINEM O MATERIAL CIRCULANTE
      EVOLUÇÃO E TIPOS DE TRAÇÃO FERROVIÁRIA
      DINÂMICA E AERODINÂMICA DO MATERIAL RODANTE
      MANUTENÇÃO DO MATERIAL RODANTE
    4. SINALIZAÇÃO E SISTEMAS DE PROTEÇÃO FERROVIÁRIA E SISTEMAS AVANÇADOS DE CONTROLE DE TRÁFEGO

      O objetivo desta disciplina é conhecer os elementos da sinalização e dos sistemas de proteção ferroviária, integrando conhecimentos avançados sobre sinalização e sistemas de proteção ferroviária e sistemas avançados de controle de tráfego.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE SINALIZAÇÃO
      ELEMENTOS DE SINALIZAÇÃO
      ERTMS, A NORMA INTERNACIONAL PARA A PROTEÇÃO AUTOMÁTICA DE TRENS
      MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO
    5. ELETRIFICAÇÃO DE FERROVIAS

      Serão conhecidos o processo, os métodos de captação de corrente, as tecnologias usadas e o fornecimento de energia elétrica.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO
      História da tração elétrica. Tipos de eletrificação. Circuito de retorno. Terceiro trilho.
      LINHA AÉREA DE CONTATO
      Pantógrafo. Características gerais das catenárias. Cantonamentos e secionamentos. Compensação da catenária. Catenária convencional em túneis. Montagem da catenária.
    6. SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS

      Esta disciplina tem por objetivo apresentar os fundamentos dos sistemas de telecomunicações. Conhecer os sistemas de transmissão e as redes ópticas, assim como conhecer e aplicar os conceitos de Redes de Dados, Voz, Tetra, GSM-R. Além disso, ensinar ao aluno os elementos para a manutenção dos sistemas de telecomunicações.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      FUNDAMENTOS DOS SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES E DE TRANSMISSÃO DE DADOS
      SISTEMAS DE TRANSMISSÃO E REDES ÓPTICAS
      REDES DE DADOS, REDES DE VOZ, REDES TETRA, REDES GSM-R
      MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE TELECOMUNICAÇÕES
    7. INTEGRAÇÃO AMBIENTAL DOS PROJETOS E OBRAS DE METRÔS, BONDES E FERROVIAS URBANAS

      Esta disciplina ensina ao aluno os elementos de avaliação de impacto ambiental, os elementos da norma e os problemas de sua aplicação, assim como os impactos derivados da construção e operação de ferrovias.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL (AIA). PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL. ELABORAÇÃO E CONTEÚDO DOS ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL
      LEGISLAÇÃO AMBIENTAL INTERNACIONAL E PROBLEMÁTICAS NA APLICAÇÃO DAS LEIS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL EM PROJETOS DE METRÔ E BONDE
      CASOS PRÁTICOS DE INTEGRAÇÃO URBANA E AMBIENTAL DE METRÔS, BONDES E FERROVIAS
    8. OPERAÇÃO DE METRÔS, BONDES E FERROVIAS URBANAS

      O objetivo desta disciplina é conhecer os elementos da operação de metrôs, bondes e ferrovias urbanas.

      Alguns temas abordados na disciplina:

      MODELOS DE GESTÃO ECONÔMICA
      SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E EMISSÃO DE BILHETES. SEGURANÇA E PROTEÇÃO CIVIL
      GESTÃO DAS OPERAÇÕES, EXPLORAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA LINHA OU SISTEMA DE BONDES
    9. SEMINÁRIO DE PESQUISA II

      Neste trabalho de pesquisa, o estudante aplicará seus próprios conhecimentos e os conhecimentos adquiridos para elaborar estratégias e métodos para a resolução de problemas de pesquisa originais, que sejam relevantes em qualquer tema de estudo.

      O estudante deverá realizar uma pesquisa sobre um tema específico, levando em conta casos reais que exijam soluções científicas.

      O desenvolvimento desta parte da fase de pesquisa será realizado entre o estudante e o tutor especializado no tema escolhido. O processo acontecerá em um ambiente de sala de aula virtual, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de ocorrer presencialmente, caso seja necessário. O trabalho de pesquisa é enriquecido com o apoio das fontes de informação que a universidade coloca à disposição do estudante. Além disso, o Campus Virtual oferece acesso a uma biblioteca on-line, manuais escritos, palestras temáticas e fóruns virtuais.

  5. MÓDULO 4: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

    1. PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

      O Projeto Final/Dissertação de Mestrado consiste na elaboração por parte do aluno de um trabalho de pesquisa na área do mestrado, que demonstre a integração dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do plano de estudos.


    Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dr. Luis Dzul López. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Mestre em Engenharia pela Universidade Nacional Autônoma do México. Estudos Avançados em Engenharia de Projetos pela Universidade Politécnica da Catalunha. Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade Autônoma do Campeche, México. Especialista em Projetos de Cooperação Internacional. Professor universitário a distância desde 2007. Também desenvolve atividades docentes nas áreas de Projetos e Engenharia na Universidad Internacional Iberoamericana (México).
  • Dr. Julio César Martínez Espinosa. Doutor em Engenharia Mecânica. Divisão de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México. Bacharel em Engenharia Elétrica e Mecânica. Faculdade de Engenharia, Universidade Nacional Autônoma do México. Mestre em Engenharia Mecânica. Divisão de Estudos de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México. Atualmente, é coordenador de consultoria própria na área de projetos de engenharia, qualidade, ecotécnicas, ambiente e gestão. Tem experiência como inspetor e especialista em processos petroquímicos e materiais em projetos relacionados à operação da PEMEX Exploración y Producción (PEP). Também tem experiência como coordenador na concepção, implementação e auditoria dos Sistemas de Garantia da Qualidade. Professor e pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade Autônoma do Campeche, Campeche Camp. & Universidad Mundo Maya, Campus Campeche. Criador de projetos e publicações relacionadas à energia e tecnologia. Tem colaborado em conferências e apresentações sobre engenharia, energia, desenvolvimento sustentável, entre outras.

Professores e Autores

  • Dr. Juan Manuel Castanedo Galán. Doutor em Ciências do Mar pelo Departamento de Transporte e Tecnologia de Projetos e Processos da Universidade de Cantábria (1993). Bacharel da Seção Náutica da Marinha Civil pela Universidade da Cantábria (1989). Exerceu diversas atividades administrativas e de chefia (transportes, comunicações) de natureza pública e privada. Sócio-fundador e gestor de projetos das empresas CONCEPTUAL KLT e Chárter Náutico del Cantábrico SL. Atual associado na área de engenharia e infraestrutura de transportes. Experiência docente na área de infraestrutura de transportes. Professor da Graduação em Engenharia de Organização Industrial.
  • Dr. Jorge Crespo Álvarez. Doutor em Engenharia pela Universidade da Cantábria. Engenheiro Civil pela Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverría, Cuba. Especialista em modelagem e simulação computacional. Sua carreira profissional tem estado ligada à docência, pesquisa, consultoria e engenharia nos setores público e privado nas áreas da matemática, estatística, engenharia de materiais e energias renováveis. Tem experiência na coordenação de equipes e na gestão e execução de projetos de pesquisa, vasta experiência na docência, tanto presencial como em ambientes virtuais de aprendizagem. Criou ou colaborou na criação de materiais didáticos para diferentes disciplinas e participou em inúmeros seminários, workshops e conferências. Também é autor ou coautor de várias publicações científicas.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidade Politécnica da Catalunha. Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade de León. Tem mais de vinte anos de experiência em ensino a distância e atuou por mais de 10 anos como diretor do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da UNINI-MX. Orientou inúmeros projetos de mestrado e possui diversas publicações sobre gestão ambiental na empresa. Também participou de diferentes projetos para o Peru e a Guatemala.
  • Dr. Roberto Alvarez. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade, Segurança e Comunicação pela Universidade Politécnica da Catalunha. Especialista/Mestre em Gestão Estratégica de Desenho, Gerenciamento de Projetos e Desenho. Arquiteto pela UBA. Presidente da Associação de Gerenciamento de Projetos da Argentina, membro da International Project Management Association (IPMA). Avaliador principal do Organismo de Certificação IPMA Argentina. Assessor Extraordinário, Cátedra Livre de Economia Social e Mútua, Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Membro da Comissão de Avaliação Acadêmica, Secretaria de Pós-Graduação e Relações Institucionais, FADU, UBA. Finalista do Prêmio Benefactor IPMA LATNET do Programa: Premios Regionales a la Excelencia de Proyectos. Diretor Acadêmico da Área de Projetos FUNIBER. Experiência na orientação de teses de doutorado em projetos, em ministrar conferências, no desenvolvimento de cursos de pós-graduação, na participação em congressos e no desenvolvimento de artigos acadêmicos. Experiência profissional de 20 anos em projetos arquitetônicos na América e Europa.
  • Dra. Susana E. de León Aldaco. Doutora em Ciências da Engenharia Eletrônica pelo Centro Nacional de investigación y Desarrollo Tecnológico (CENIDET). Mestre em Ciências da Engenharia Eletrônica pelo CENIDET. De 2017 até o presente, é professora dos programas de pós-graduação da UNINI-MX. Tem cinco anos de experiência docente em diferentes universidades e instituições no México (Universidad Tecnológica Emiliano Zapata, Universidad Internacional - UNINTER - e Instituto Tecnológico de Tlalpan). Publicou diversos relatórios sobre temas ambientais e sua relação com a eletrônica, bem como orientou e revisou inúmeros relatórios técnicos e trabalhos de pós-graduação, incluindo teses de doutorado.
  • Dr. José del Carmen Zavala Loria. Doutor em Ciências da Engenharia Química pelo Instituto Tecnológico de Celaya, Guanajuato, México. Mestre em Ensino de Matemática com saída terminal em Educação Matemática pela Universidad Autónoma del Estado de Morelos. Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto de Estudos Universitários, Asociación Civil, Chiapas, México. Especialista em Ensino de Matemática com saídas terminais em Educação Matemática e Computação Educacional pela Universidad Autónoma del Estado de Morelos, México. Graduada em Processos Químicos, com especialização em Processos Petroquímicos pela Faculdade de Química da Universidad Autónoma del Carmen, Campeche, México. Atual membro do Sistema Nacional de Pesquisadores.
  • Dr. Ramón Palí Casanova. Doutor em Engenharia e Tecnologia de Materiais com ênfase em polímeros pelo Centro de Investigación en Química Aplicada de México. Mestre em Física Aplicada na área de materiais. De 2017 até o presente, é professor de programas de pós-graduação da UNINI-MX. Tem mais de dez anos de experiência em pesquisa e ensino em diferentes institutos e universidades do México, como a Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (UJAT) e a Universidad Autónoma del Carmen (UNACAR), entre outras. Realizou inúmeros projetos de pesquisa para o setor de energia e petróleo, bem como diversas publicações científicas e apresentações em congressos
  • Dr. Víctor Jiménez Argüelles. Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha). Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Autônoma Metropolitana do México (México). Mestre em Engenharia da Construção pela Universidade Nacional Autônoma do México (México). Responsável há 3 anos pela segurança e higiene do Proyecto Túnel Emisor Oriente. Assessor Técnico da Câmara dos Deputados durante a construção do imóvel para a ASF. Participou em vários congressos internacionais.
  • Dr. Carlos Eduardo Uc Ríos. Engenheiro de Comunicações e Eletrônica pela Universidade Autônoma do Campeche. Mestre em Ciências com especialidade em telecomunicações pelo Centro de Investigación y Estudios Avanzados do Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV-IPN), Campus México. Doutor em Ciências da Engenharia Elétrica, especializado em telecomunicações pelo Centro de Investigación y Estudios Avanzados do Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV-IPN), Campus México. Foi professor-pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidad Autónoma del Carmen. Atualmente é professor-pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade Autônoma do Campeche e da Universidade Internacional Iberoamericana, sede Campeche, México. Tem certificação como Técnico de Gerenciamento de Projetos Nível D pela Entidade Certificadora do International Project Management Association (IPMA), Argentina. Experiência em planejamento de redes celulares de 4ª e 5ª geração, análise de cobertura, análise de capacidade, principalmente na parte wireless (RF). Participação destacada em workshops, seminários, congressos. Autor e coautor de várias publicações científicas.
  • Dr. (c) Juan Carlos Gutiérrez Díaz-Velarde. Doutorando em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico. Egresso do Programa de Alta Dirección de Empresa, IESE, Universidade de Navarra. Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela Universidade Adolfo Ibáñez, Chile. Engenheiro de Estradas, Canais e Portos pela Universidade da Cantábria. Mais de 37 anos de experiência profissional em cargos de direção em empresas de reconhecido prestígio internacional nos setores da construção e ferroviário. Especialista iniciador e coordenador de grandes obras de engenharia, com vasta experiência na indústria ferroviária. Experiência comprovada na geração de novas oportunidades de negócios, com impacto muito positivo nos resultados econômicos. Professor de Gestão de Projetos na Universidad Europea del Atlántico, Espanha.
  • Dr. (c) Iván Calvo Rubio. Doutorando em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana de Porto Rico e Mestre em Concepção, Gestão e Gerenciamento de Projetos pela mesma universidade. Executive MBA pela ESEUNE Business School. Técnico Superior em Prevenção de Riscos Laborais (Segurança no Trabalho, Higiene Industrial e Ergonomia e Psicossociologia Aplicada). Engenheiro de Estradas, Canais e Portos pela Universidade da Cantábria. Mais de 15 anos de experiência atuando como Project Manager de grandes projetos de construção (acadêmicos, escritórios, hotéis, retail) desde a gestão de equipes, compras etc.; assim como na elaboração de relatórios periciais nas áreas da construção e das concessões. Desenvolveu-se profissionalmente na Espanha e em Angola.
  • Me. Mikel Cerrada Larrauri. Mestre em Engenharia de Estradas, Canais e Portos pela Universidade da Cantábria. Engenheiro Civil pela Universidade da Cantábria. Desenvolveu-se como pesquisador na área ferroviária no Grupo de Investigación en Sistemas de Transporte (GIST) da Universidade da Cantábria. Experiência como engenheiro na empresa MCVALNERA (dedicada à consultoria estratégica, ao planejamento, à gestão de projetos e ás operações no setor portuário, de transporte e de logística).
  • Eng. Diego García Archilla. Engenheiro de Estradas (1984). Mais de 34 anos de experiência em empresas de construção para clientes públicos e privados nas funções de gestor e executor de obras, gestor e coordenação de projetos e obras, assessor em contratos de obras e concessões, representante da construtora (SACYR, UTEs de SACYR, etc,). Gestão comercial. Acompanhamento de certificações e controle de cobranças. Ministrou formação sobre conhecimentos de contratos de obras e concessões. Formação continuada de pessoal técnico qualificado gestores de produção, gestores de obra, gestores de grupos de obras.
  • Ing. Roberto Miguel Martínez. Engenheiro Mecânico pela Universidade da Cantábria (2005). Mais de 9 anos de experiência em Engenharia de Projeto e Análise. Dois anos como parte da Direção do Departamento de Energia Nuclear do Centro Tecnológico de Componentes (CTC-Espanha). Tem diferentes publicações científicas sobre mecânica, material compósito para calçadas, metodologia no projeto de componentes nucleares, avaliação de navios nucleares, customização do barril ENUN 24P para o transporte de alto consumo de combustível na China.
  • Eng. Ana María Calzada Meléndez. Engenheira Técnico em Obras Públicas pela Universidade de Cantábria. Graduada em Engenharia de Recursos Energéticos pela Universidade de Cantábria. Possui certificação energética de edifícios existentes. Realizou diversos cursos de formação complementar relacionados com gestão de obras, modelos digitais de terreno em engenharia, prevenção de riscos laborais na construção e AutoCAD. Atualmente, trabalha como engenheira de cálculo e projeto para contentores de combustível nuclear no Centro Tecnológico de Componentes. Trabalhou com engenheira de gás, certificações energéticas, cálculo e projeto em diferentes empresas.
  • Eng. Luis Fernando Moreno Pombo. Engenheiro de Estradas pela Universidade da Cantábria, com especialização curricular em cálculo de estruturas. Cursou diversos programas de gestão, controle e planejamento de obras, métodos de construção de estruturas de concreto e combustível nuclear. Tem experiência em cálculo de estruturas e fundações de pontes, projeto e cálculo de componentes pré-fabricados para obras civis e edificação. Atualmente trabalha na indústria nuclear, coordenando equipes multidisciplinares de engenharia, realizando desde cálculos mecânicos ou térmicos até cálculos nucleares.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor orçamentário de caráter extraordinário para Bolsas de Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, é necessário preencher o formulário de solicitação de informação que aparece no site da FUNIBER ou comunicar-se diretamente com a sede da fundação em seu país que será informado sobre a necessidade de fornecer alguma informação adicional.

Una vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade da candidatura para a concessão de uma ajuda financeira sob a forma de uma Bolsa de Formação FUNIBER.