Apresentação do Programa
As mudanças sociais, culturais e econômicas vivenciadas no decorrer dos anos favoreceram o surgimento de novos cenários e contextos no desenvolvimento e na educação, e, com isso, novos espaços de avaliação e intervenção para os profissionais que trabalham com esta linha. O desenvolvimento e a educação constituem uma área científica e profissional consolidada, com uma forte presença social e um corpus de conhecimentos teóricos, tecnológicos e aplicados de maneira sistemática e clara, diferentemente de outras esferas disciplinares. A formação e o exercício profissional neste campo ostentam uma longa tradição.
Neste contexto, a finalidade do trabalho dos profissionais desta área é a avaliação e a intervenção no comportamento humano em situações de evolução e educação, através do desenvolvimento das capacidades da pessoa, dos grupos e das instituições. Neste contexto, entende-se “educação” em um sentido amplo, referindo-se a processos de aprendizagem e desenvolvimento, tanto pessoal quando coletivo.
O Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação forma especialistas em um dos perfis profissionais de maior demanda dentro do âmbito laboral, convertendo-se em uma ferramenta especialmente útil na formação de profissionais a partir de uma abordagem ampla e aplicada, cujo propósito é trabalhar o campo do desenvolvimento e da educação.
O Mestrado foi concebido para contribuir com a formação tanto das pessoas com claros interesses em especializar-se nos segmentos específicos do cotidiano da educação e da evolução, quanto para estudantes recém-graduados que buscam iniciar-se nesta área.
As saídas profissionais são específicas para o profissional que trabalha no mundo do desenvolvimento (da infância à velhice) e da educação com o objetivo de melhorar os processos de desenvolvimento e ensino-aprendizagem, assim como diagnosticar e intervir nos problemas e transtornos do desenvolvimento.
Os estudantes que concluem com sucesso o Mestrado estarão qualificados para:
- Integrar os conhecimentos atualizados no âmbito da psicologia, do desenvolvimento e da educação.
- Conhecer as ações psicoeducativas mais significativas para responder a todo tipo de necessidades educacionais.
- Desenvolver a capacidade crítica para transferir conhecimento acadêmico a diferentes situações reais.
- Avaliar contextos e situações educativas, assim as pessoas que estão nestes contextos.
- Criar materiais e programas em função desta avaliação e dos objetivos educacionais.
- Saber escolher a técnica de intervenção psicológica adequada para alcançar os objetivos propostos.
- Organizar estratégias de prevenção e intervenção para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Intervir com os distintos agentes e nos diferentes contextos e situações educativas de maneira eficaz, reflexiva e crítica.
A quem é dirigido
O Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação capacita o estudante em um setor profissional amplo (educação, família, trabalho social, saúde pública, etc.)e proporciona uma formação profunda para o desenvolvimento da avaliação, assessoria e intervenção.
Este programa de Mestrado é flexível nos perfis dos ingressantes, já que sua estrutura permite que sejam atendidas diferentes áreas de interesse.
- Egressos da área da educação: psicologia, pedagogia, educação infantil, educação primária, educação social e equivalentes.
- Egressos de áreas sociais: serviço social, enfermagem social, psicologia social, sociologia, antropologia e equivalentes.
- Egressos de outras áreas que comprovem uma trajetória profissional sólida no âmbito da educação ou social.
Este terceiro grupo de estudantes, dependendo de sua formação prévia, pode precisar cursar algum complemento de formação a ser adaptados a cada caso de maneira personalizada. De forma geral, serão nivelados os conhecimentos fundamentais nas disciplinas básicas.
Titulação
A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MESTRADO EM INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO E NA EDUCAÇÃO, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
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Bloco 1: Princípios de Intervenção Educativa | 22 |
Bloco 2: Fundamentos de Desenvolvimento Evolutivo | 16 |
Bloco 3: Avaliação, diagnóstico e orientação | 12 |
Bloco 4: Intervenção psicoeducativa | 20 |
Bloco 5: Practicum | 6 |
Bloco 6: Projeto Final/Dissertação de Mestrado | 14 |
TOTAL | 90 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
Objetivo geral
A missão do Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação é formar profissionais capazes de avaliar contextos e situações educativas com a finalidade de criar programas de intervenção e desenvolvimento psicológico.
Objetivos específicos
- Analisar aspectos relacionados com a educação, o desenvolvimento humano, a aprendizagem e as situações educativas e contextos em que têm lugar.
- Avaliar o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo do ciclo da vida.
- Avaliar os contextos onde se desenvolvem os comportamentos individuais e os processos coletivos.
- Realizar estratégias de prevenção e intervenção para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Assessorar nas ações psicoeducativas mais significativas para responder a todo tipo de necessidades educacionais.
- Criar programas dirigidos à prevenção e ao desenvolvimento.
- Planejar e executar estratégias e programas de intervenção, incluindo a avaliação dos resultados.
Saídas Profissionais
Os profissionais que concluem satisfatoriamente o programa de Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação poderão atuar profissionalmente como:
- Responsável em departamentos de orientação psicoeducativa.
- Técnico em diagnóstico e intervenção em problemas e transtornos do desenvolvimento.
- Criador e avaliador de processos de ensino-aprendizagem.
- Orientador pessoal, acadêmico, profissional e familiar.
- Diretor de centros de desenvolvimento infanto-juvenil e de atendimento infantil.
- Assessor em centros de formação de professores.
- Consultor em atendimento educativo à diversidade.
- Supervisor de centros residenciais e de ação educativa
- Encarregado da intervenção psicoeducativa em contextos de exclusão social.
- Educador de menores carentes.
Plano de estudos
O programa de Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação é composto de 6 blocos ou módulos que agrupam 20 disciplinas ou matérias:
BLOCO 1: PRINCÍPIOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Teoria da aprendizagem e bases metodológicas da formação |
2 | Fatores da aprendizagem |
3 | Fundamentos da educação especial: processos de atenção à diversidade |
4 | Interculturalidade e Educação |
5 | Psicopedagogia da Aprendizagem e da Educação |
BLOCO 2: FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMIENTO EVOLUTIVO | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Atenção Precoce: Prevenção e Desenvolvimento |
2 | Perspectivas atuais em Psicologia de Desenvolvimento |
3 | Família, Desenvolvimento e Educação |
4 | Programas de Orientação para a Prevenção e o Desenvolvimento: Parentalidade Positiva |
BLOCO 3: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E ORIENTAÇÃO PSICOEDUCATIVA | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico |
2 | Relatórios Psicológicos em Contextos Educativos |
3 | Orientação Educativa em Tutoria |
BLOCO 4: ÂMBITOS DA INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Assessoramento e Orientação na Intervenção Educativa |
2 | Estratégias de intervenção diante da diversidade e das necessidades educacionais especiais |
3 | Ferramentas de Assessoramento Psicopedagógico a Famílias em Risco Psicossocial |
4 | Atenção psicológica à Terceira Idade |
5 | Resolução de Conflitos no Âmbito Escolar e Familiar |
BLOQUE 5: PRACTICUM | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Práticas Externas |
BLOCO 6: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | |
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# | DISCIPLINAS |
1 | Metodologia da Pesquisa Científica |
2 | Dissertação de Mestrado |
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Juan Luis Martín Ayala. Diretor acadêmico da Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico.
Professores e Autores
- Dr. Enrique Arranz Freijo. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Catedrático de Psicologia da Família na Universidad del País Vasco. Pesquisador na área de Psicologia Evolutiva e da Educação. Especialista nas relações entre desenvolvimento psicológico e educação, assim como no assessoramento e orientação familiar. Fundador do grupo Haezi Parentalidad Positiva que pesquisa a relação entre as práticas parentais e a promoção do desenvolvimento psicológico. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
- Dr. Fernando Olabarrieta Artetxe. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Professor Adjunto na área de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidad del País Vasco. Pesquisador na área de Psicologia Evolutiva e da Educação. Membro do grupo Haezi Parentalidad Positiva que pesquisa a relação entre as práticas parentais e a promoção do desenvolvimento psicológico. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
- Dr. Julio Pérez-López. Doutor em Psicologia pela Universidad de Murcia. Espanha. Catedrático de Atenção Precoce e diretor do grupo de Pesquisa em Atenção Precoce na Universidad de Murcia. Diretor do Serviço de Prevenção, Promoção do desenvolvimento Infantil e Atenção Precoce da mesma universidade. Especialista em Desenvolvimento da infância, transtornos do desenvolvimento, prematuridade e apego. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre a área.
- Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Mestrado em Saúde Mental da Universidad de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor Acadêmico da Graduação em Psicologia e professor e pesquisador da área de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidad Europea del Atlántico. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
- Dr. Antonio Pantoja Vallejo. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED. Professor Titular na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad de Jaén. Espanha. Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na orientação e na tutoria educativa, integração socioeducativa de imigrantes, orientação e tutoria nas distintas etapas não universitárias do sistema educativo, orientação e tutoria na universidade, assim como educação intercultural. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre educação e novas tecnologias.
- Dra. Lilia Stevens de la Cruz. Doutora em Ciências Pedagógicas. Professora na Universidad de Oriente. Santiago de Cuba. Psicóloga da Secretaria de Educação Pré-escolar, Santiago de Cuba. Assessora metodológica no Instituto de Ciências da Educação, Lubango, Angola. Docente da disciplina Psicologia general, Didática e Pedagogia no Departamento de Ciências da Educação, Lubango. Angola.
- Dra. África María Cámara Estrella. Doutora em Psicopedagogia pela Universidad de Jaén. Espanha. Professor Titular na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad de Jaén. Espanha. Autora e coautora de numerosos livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre as competências profissionais no docente, assim como documentos técnicos sobre o tema. Participação em congressos internacionais sobre competências no prácticum e orientação e diagnóstico em educação.
- Dra. María Jesús Colmenero Ruiz. Doutora em Psicopedagogia pela Universidad de Jaén. Espanha. Professor Titular na Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad de Jaén. Especialista em atendimento a alunos com necessidades educativas especiais. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre as necessidades educativas especiais. Participação em congressos internacionais sobre educação especial.
- Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2011-2015). Mestrado em Desenvolvimento Comunitário-Psicologia Social. Universidad Central de Las Villas. Diplomado em Formação de Trabalhadores Sociais. Universidad de La Habana, Cuba. Professor da Faculdade de Ciências Sociais. Universidad de Oriente. Cuba. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre educação sexual. Participação em congressos internacionais sobre igualdade de gênero.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dra. Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
- Dra. (c) Estrella de la Rosa Santiago. Licenciada em Filosofía e Letras. Especialista em Ciências da Educação pela Universidad de Granada. Espanha. Mestrado em Pesquisa e Docência em Ciências da Atividade Física e da Saúde pela Universidad de Jaén. Tutora e Coordenadora em Educação Infantil e Primária.
- Lic. Natalia García Baldeón. Licenciada em Pedagogia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Mestrado em Gerontologia pela Universidad de Deusto, Espanha. Pós-graduada em Gestão de Pessonas pela Bussiness & Marketing School (ESIC). Coach certificada pela International Coach Federation (ICF). Professora convidada em Cursos de Verão da Universidad del País Vasco sobre criatividade.
- Lic. Natalia Cruz Arranz. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Mestrado em Intervenção Psicossocial e Comunitária pela Universidad Autónoma de Madrid. Colaboradora na criação de planos de parentalidade positiva em diversas instituições públicas. Coautora de artigos de pesquisa sobre desenvolvimento e educação. Membro do grupo Haezi Parentalidad Positiva que pesquisa a relação entre as práticas parentais e a promoção do desenvolvimento psicológico.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.