Mestrado em Neuropsicologia

Apresentação do Programa

Ao longo dos últimos anos, ocorreu um processo de aproximação entre as ciências médicas e as ciências da saúde. O resultado desse processo levou ao reconhecimento de uma necessidade de formação para aqueles profissionais que desejam unir os conhecimentos de ambas as disciplinas.

A neuropsicologia é a especialidade clínica na qual a neurologia e a psicologia convergem, especializando-se na compreensão da relação entre o cérebro físico e o comportamento. O cérebro é complexo, e os transtornos no cérebro e no sistema nervoso podem alterar o comportamento e a função cognitiva.

A neuropsicologia clínica estuda os efeitos que uma lesão, um dano ou um funcionamento anormal nas estruturas do sistema nervoso central causam nos processos cognitivos, psicológicos, emocionais e no comportamento individual, nas dificuldades de memória, nas alterações do humor, nas dificuldades de aprendizagem, na disfunção do sistema nervoso. É por isso que os neuropsicólogos têm um papel fundamental na avaliação e no tratamento de pessoas com vários tipos de transtornos do sistema nervoso, em estreita colaboração com médicos e neurologistas.

Durante a última década, a neuropsicologia realizou avanços consideráveis no estudo dos transtornos psiquiátricos, o que a tornou uma disciplina essencial para seu estudo. Esse progresso foi alcançado por meio da quantificação confiável e precisa de componentes discretos da função cognitiva e do comportamento, em relação aos estados mentais normais e anormais. Por exemplo, um derrame cerebral pode afetar o comportamento, o pensamento, a memória e outras funções cerebrais de maneira óbvia ou sutil, ou lesões cerebrais traumáticas, que podem causar uma ampla variedade de sintomas. Nesse sentido, a neuropsicologia pode ajudar a determinar como uma lesão afeta funções, tais como o raciocínio ou as habilidades de resolução de problemas, realizar uma avaliação para ajudar a determinar o grau de comprometimento do acidente vascular cerebral e propor técnicas de reabilitação que melhorem o desempenho e os déficits cognitivos resultantes das patologias mencionadas.

Por outro lado, a neuropsicologia infantil permite a avaliação e o diagnóstico de qualquer transtorno neurológico subjacente que possa existir. Uma vez alcançado o diagnóstico, a reabilitação e o tratamento serão mais especializados e eficazes. O neuropsicólogo geralmente trabalhará com o psicólogo escolar ou a equipe de estudo infantil para fornecer um plano de aprendizagem adaptado às necessidades da criança.

Nesta linha, o Mestrado em Neuropsicologia foi concebido com uma perspectiva integradora na qual convergem diferentes áreas profissionais ligadas à neuropsicologia, tais como: psicologia clínica, psiquiatria e neurologia. O objetivo é proporcionar uma formação que permita ampliar as perspectivas de avaliação, diagnóstico e orientação terapêutica das diferentes patologias clínicas que afetam o Sistema Nervoso Central e alterações e/ou deterioração de processos superiores.

Os conteúdos do Mestrado em Neuropsicologia foram desenvolvidos, por um lado, para preencher a lacuna existente entre os conhecimentos derivados das neurociências básicas (neuroanatomia, neuroquímica, neurofisiologia etc.), bem como para ampliar os conhecimentos na área da psicologia dos processos cognitivos (memória, pensamento e linguagem) e as técnicas de avaliação e intervenção utilizadas pelos clínicos em sua prática diária.

Ao finalizar satisfatoriamente o programa, o aluno estará qualificado para:

  • Demonstrar sólidos conhecimentos na área de neuroanatomia humana.
  • Avaliar os diferentes métodos de diagnóstico em neuropsicologia
  • Estudar e analisar o funcionamento do cérebro e o comportamento em crianças e adolescentes.
  • Descrever as principais doenças multissistêmicas do ponto de vista neurocognitivo e conhecer os principais testes que podemos incluir para avaliá-las cognitivamente.
  • Explorar, avaliar, diagnosticar e emitir prognósticos de evolução de diversos transtornos mentais em uma perspectiva multidisciplinar, com base na capacidade de interpretar a história clínica dos pacientes.
  • Conhecer e saber aplicar testes e exames neuropsicológicos destinados a avaliar a atenção, a função cognitiva, a memória, a linguagem, a percepção e o controle motor voluntário em populações de diferentes idades de desenvolvimento, desde a infância até a senescência.
  • Demonstrar domínio de uma série de conhecimentos neurobiológicos relativos às funções atencionais e executivas na área da neuropsicologia.
  • Demonstrar domínio de um conjunto de conhecimentos neurobiológicos relativos às funções de percepção e função do controle motor na área da neuropsicologia.
  • Avaliar, diagnosticar e intervir nos transtornos da linguagem oral e escrita adquiridos, bem como em seu desenvolvimento e nos transtornos da memória.
  • Avaliar os tipos de demência secundária que podem ser encontrados na prática clínica e as intervenções a realizar na neurorreabilitação psicológica.

A quem é dirigido

O Mestrado oferece uma oportunidade formativa enriquecedora a graduados provenientes de cursos intimamente vinculados ao mundo evolutivo, educacional e da saúde. Esta formação de pós-graduação tem afinidade com egressos dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Educação, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, mas não exclui outras graduações afins que possam ser delineadas para um exercício profissional nesta área.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do Programa permitirá a obtenção do título de MESTRE EM NEUROPSICOLOGIA, emitido pela Universidade onde se realizou a matrícula.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Neuropsicologia é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULO CRÉDITOSa
Módulo 1: Métodos e Enfoques em Neuropsicologia Clínica e Cognitiva 24
Módulo 2: Campos de Atuação da Neuropsicologia 18
Módulo 3: Avaliação Neuropsicológica e Elaboração de Relatórios 12
Módulo 4: Técnicas de Reabilitação Neuropsicológica 12
Módulo 5: Practicum 12
Módulo 6: Projeto Final/Dissertação de Mestrado 12
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Neuropsicologia tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Neuropsicologia varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo Geral

O objetivo do programa é proporcionar uma formação integral e interdisciplinar que permita ampliar as perspectivas de avaliação, diagnóstico clínico (cognitivo, comportamental e emocional), por meio de testes padronizados, bem como de reabilitação e tratamento psicoterapêutico, orientação para familiares, pacientes, profissionais de saúde e prestadores de cuidados de saúde.

Objetivos Específicos

  • Adquirir conhecimentos sobre os conteúdos fundamentais para a formação do especialista em neuropsicologia, bem como adquirir um conjunto de conhecimentos e competências fundamentais para o exercício profissional.
  • Desenvolver habilidades relacionadas ao processo de avaliação neuropsicológica, bem como conhecer as áreas fundamentais de aplicação, dominar técnicas e desenvolver competências associadas à avaliação e intervenção em situações em neuropsicologia clínica, como processos essenciais da especialidade.
  • Adquirir sólidos conhecimentos em neuroanatomia humana, bem como avaliar a organização estrutural geral do Sistema Nervoso Central, tanto maduro como em desenvolvimento.
  • Adquirir conhecimentos aprofundados da localização anatômica das funções cerebrais e dos principais sistemas neurais funcionais: sensorial, motor e de integração.
  • Analisar as entidades que podem causar transtornos cognitivos e adquirir o léxico próprio da especialidade.
  • Discernir os mecanismos de ação das doenças para saber definir as competências dos neuropsicólogos e mensurar adequadamente os efeitos das intervenções sobre elas.
  • Adquirir conhecimentos sobre as principais funções neuropsicológicas como a atenção, a memória, a percepção, a práxis e as funções executivas.
  • Adquirir conhecimentos sobre o Sistema Nervoso Central do ponto de vista evolutivo e identificar as diferentes patologias cerebrais na infância.
  • Saber delimitar o conceito de envelhecimento normal nos âmbitos neuroanatômico e neuropsicológico, bem como analisar os perfis neuropsicológicos das principais demências primárias corticais e subcorticais.
  • Especificar os procedimentos a seguir na exploração neuropsicológica. Identificar diferentes síndromes clínicas neuropsicológicas focais, bem como analisar os déficits cognitivos observados, quer após uma lesão cerebral adquirida, quer devido a problemas de desenvolvimento, das principais funções neuropsicológicas.
  • Avaliar os diferentes métodos de diagnóstico em neuropsicologia e reportá-los e na realização de relatórios sobre eles tanto na hora de realizar uma entrevista clínica adequada, como na determinação das seções a incluir em um relatório neuropsicológico, em função de seu destinatário.
  • Adquirir conhecimentos e capacidades necessárias relacionados às técnicas de neurorreabilitação mais utilizadas e aconselháveis, selecionando-as por função tanto no âmbito motor como no cognitivo.
  • Desenvolver conhecimentos em processos clínicos destinados a restabelecer, minimizar e/ou compensar as alterações funcionais que a pessoa acometida por uma deficiência apresenta em consequência de uma lesão, demência ou patologia do sistema nervoso.

Saídas Profissionais

Os neuropsicólogos podem trabalhar como parte de uma prática em grupo ou como uma equipe de indivíduos que fornecem experiência e desenvolvem planos de reabilitação e tratamento em um ambiente hospitalar. Os profissionais de neuropsicologia também podem ter seu consultório particular no qual prestam assistência no diagnóstico e tratamento. Outra opção de carreira para um neuropsicólogo é trabalhar no campo da pesquisa em um ambiente de laboratório. Entre as diferentes saídas do programa, com vista à prática profissional, podemos encontrar:

  • Ambiente clínico: fornecer reabilitação e tratamento a pessoas com distúrbios neurológicos.
  • Ambiente acadêmico: realizar pesquisas em uma universidade ou centro de pesquisa.
  • Ambiente escolar: fornecer planos educacionais e planos de apoio psicológico acadêmico aos estudantes.
  • Ambiente hospitalar: tratar e reabilitar pacientes em hospital ou centro de reabilitação.
  • Ambiente laboratorial: realizar pesquisa sobre as funções neurológicas e desenvolver novos fármacos.

Os neuropsicólogos também podem encontrar caminhos profissionais no desenvolvimento infantil e em ambientes forenses. As opções nesta especialização podem ser específicas e especializadas ou adotar uma abordagem mais ampla, dependendo de seus interesses pessoais.

Plano de estudos

O plano de estudos do programa de Mestrado em Neuropsicologia está estruturado em seis blocos ou módulos que agrupam 15 disciplinas:

  • MÓDULO 1: MÉTODOS E ENFOQUES EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E COGNITIVA

Este módulo introduz os pilares teóricos básicos da disciplina, permitindo a aquisição de um conhecimento sólido em neuroanatomia humana, bem como avaliar a organização estrutural geral do Sistema Nervoso Central, tanto maduro como em desenvolvimento. Da mesma forma, desenvolve um profundo conhecimento da localização anatômica das funções cerebrais e dos principais sistemas neurais funcionais: sensorial, motor e de integração. Pretende-se com isso analisar as entidades que podem causar transtornos cognitivos e adquirir o léxico da especialidade. Desta maneira, os alunos serão capazes de discernir os mecanismos de ação das doenças de forma a saber definir as competências dos neuropsicólogos e mensurar adequadamente os efeitos das intervenções sobre elas.

MÓDULO 1: MÉTODOS E ENFOQUES EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E COGNITIVA
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa
1 Neuroanatomia funcional 6
2 Neurologia clínica 6
3 Neuropsicologia básica 6
4 Exploração neuropsicológica e neuroimagem 6
TOTAL 24

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

  • MÓDULO 2: CAMPOS DE ATUAÇÃO DA NEUROPSICOLOGIA

Este módulo analisa o conceito das principais funções neuropsicológicas como a atenção, a memória, a percepção, a práxis e as funções executivas. Busca-se que os alunos sejam capazes de identificar diferentes síndromes clínicas neuropsicológicas focais, como as que podem ocorrer como resultado do dano cerebral adquirido e que implicam o comprometimento das principais funções neuropsicológicas. Este módulo centra-se também no estudo do Sistema Nervoso Central do ponto de vista evolutivo e na identificação das diferentes patologias cerebrais na infância; na determinação do conceito de envelhecimento normal nos campos neuroanatômico e neuropsicológico, bem como na análise dos perfis neuropsicológicos das principais demências primárias corticais e subcorticais.

MÓDULO 2: CAMPOS DE ATUAÇÃO DA NEUROPSICOLOGIA
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa
1 Neuropsicologia infantil 6
2 Neuropsicologia das doenças sistémicas, multissistêmicas e autoimunes 6
3 Neuropsicologia dos transtornos mentais 6
TOTAL 18

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

  • MÓDULO 3: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

Este módulo tem como principais objetivos: especificar os procedimentos a seguir na exploração neuropsicológica, identificar diferentes síndromes clínicas neuropsicológicas focais, bem como analisar os déficits cognitivos observados, seja após uma lesão cerebral adquirida ou por problemas de desenvolvimento, das principais funções neuropsicológicas. O aluno adquirirá competências na avaliação dos diferentes métodos diagnósticos na neuropsicologia e na elaboração de relatórios sobre eles, tanto na hora de realizar uma correta entrevista clínica, como na determinação das seções a incluir em um relatório neuropsicológico, em função do destinatário.

MÓDULO 3: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa
1 Avaliação neuropsicológica I: infanto-juvenil 6
2 Avaliação neuropsicológica II: idade adulta e senescência 6
TOTAL 12

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

  • MÓDULO 4: TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Este módulo mostra os conhecimentos e capacidades necessários em termos das técnicas de neurorreabilitação mais utilizadas e mais aconselháveis, selecionando-as por suas funções, tanto no âmbito motor como cognitivo. O aluno desenvolverá conhecimentos em processos clínicos que visam restaurar, minimizar e/ou compensar as alterações funcionais que a pessoa acometida por uma deficiência apresenta como resultado de uma lesão, demência ou patologia no sistema nervoso. O módulo também oferece uma visão integradora de como a reabilitação neuropsicológica faz parte do tratamento integral de reabilitação e como ela é realizada em conjunto com os demais programas de reabilitação funcional.

MÓDULO 4: TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa
1 Reabilitação neuropsicológica das funções atencionais e executivas 3
2 Reabilitação neuropsicológica da percepção e do controle motor voluntário 3
3 Reabilitação neuropsicológica da memória e da linguagem 3
4 Intervenção neuropsicológica em demências 3
TOTAL 12

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

  • MÓDULO 5: PRACTICUM

O Practicum consiste em um conjunto de práticas profissionais, vinculadas à avaliação e intervenção neuropsicológicas, que o estudante deve realizar individualmente em centros ou instituições externas, públicas ou privadas, de forma presencial.

MÓDULO 5: PRACTICUM
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa
1 Práticas Externas 6
TOTAL 6

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

  • MÓDULO 6: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

O Projeto Final/Dissertação de Mestrado tem como objetivo que o aluno apresente um trabalho integrativo, correspondente aos estudos realizados. Ele deverá ser uma contribuição ao campo da neuropsicologia, aplicando os diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. O trabalho será supervisionado por um orientador especializado na área de estudo proposta pelo aluno. Nesta importante atividade, o estudante, orientado por um tutor, deve demonstrar a aquisição das competências associadas ao título.

MÓDULO 6: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa
1 Projeto Final/Dissertação de Mestrado 12
TOTAL 12

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Descrições dos Cursos

MÓDULO 1: MÉTODOS E ENFOQUES EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA E COGNITIVA

  1. NEUROANATOMIA FUNCIONAL

    O objetivo geral desta disciplina é proporcionar um conhecimento sólido da neuroanatomia humana para que os alunos sejam capazes de avaliar a organização estrutural geral do Sistema Nervoso Central, tanto maduro como em desenvolvimento, bem como proporcionar um conhecimento aprofundado da localização anatómica das funções cerebrais. Também, entre suas finalidades, propõe-se que os alunos sejam capazes de discernir os principais sistemas neurais funcionais (sensorial, motor e de integração) e desenvolver a aplicação dos conhecimentos anatômicos na dedução de patologias e/ou malformações.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    FISIOLOGIA CELULAR DO SISTEMA NERVOSO
    ONTOGENIA E DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO
    FUNÇÕES SUPERIORES, COGNIÇÃO E MEMÓRIA
  2. NEUROLOGIA CLÍNICA

    O objetivo desta disciplina é analisar e selecionar os mecanismos de ação das doenças para saber definir as competências da neuropsicologia, mensurar adequadamente os efeitos da intervenção neuropsicológica sobre elas, bem como fornecer conhecimento sobre as entidades que podem causar transtornos cognitivos.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    NEUROLOGIA DA IDADE ADULTA
    NEUROPEDIATRIA
    ATRASO MENTAL
  3. NEUROPSICOLOGIA BÁSICA

    O principal objetivo desta disciplina é proporcionar ao estudante os conceitos das principais funções neuropsicológicas - atenção, memória, percepção, práxis e funções executivas - bem como delimitar sua neuroanatomia funcional e conhecer as ferramentas necessárias à sua avaliação.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    HISTÓRIA DA NEUROPSICOLOGIA
    NEUROPSICOLOGIA DOS PROCESSOS MENTAIS
    TRANSTORNOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS
    NEUROÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL
  4. EXPLORAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E NEUROIMAGEM

    Esta disciplina visa fornecer conhecimentos para que o aluno seja capaz de avaliar os diferentes métodos diagnósticos em neuropsicologia, bem como o estudo de sistemas de pontuação dos testes, discernir as áreas que devem ser exploradas em neuropsicologia e identificar as dificuldades que podemos encontrar na interpretação os resultados.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    PROCESSO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
    INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
    TÉCNICAS DE NEUROIMAGEM

MÓDULO 2: CAMPOS DE ATUAÇÃO DA NEUROPSICOLOGIA

  1. NEUROPSICOLOGIA INFANTIL

    O objetivo principal desta disciplina é analisar o funcionamento do cérebro e o comportamento em crianças e adolescentes. Inclui o estudo das repercussões cognitivas, emocionais e comportamentais que causam diferentes transtornos em um cérebro ainda em crescimento e desenvolvimento: transtornos do neurodesenvolvimento, transtornos da aprendizagem, dano cerebral, transtornos psiquiátricos.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    PRINCÍPIOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
    FATORES QUE INFLUENCIAM O NEURODESENVOLVIMENTO E A EPIGENÉTICA
    DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O CONTEXTO ESCOLAR
  2. NEUROPSICOLOGÍA DE LAS ENFERMEDADES SISTÉMICAS, MULTISISTÉMICAS Y AUTOINMUNES

    Esta asignatura tiene como finalidad que el alumnos adquiera los conocimientos necesarios para describir las principales enfermedades multisistémicas desde el punto de vista neurocognitivo y conocer las principales pruebas que podemos incluir para valorarlas cognitivamente, reconociendo las características cognitivas y conductuales de los distintos trastornos metabólicos y endocrinos así como las alteraciones ligadas a enfermedades infecciosas.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    ASPECTOS BÁSICOS DE LAS ENFERMEDADES SISTÉMICAS, MULTISISTÉMICAS Y AUTOINMUNES
    EFECTOS DEL TRATAMIENTO EN LAS ENFERMEDADES SISTÉMICAS, MULTISISTÉMICAS Y AUTOINMUNES
    NEUROPSICOLOGÍA DE PACIENTES CON ENFERMEDADES SISTÉMICAS, MULTISISTÉMICAS Y AUTOINMUNES
    TERAPIA PSICOLÓGICA PARA PACIENTES CON ENFERMEDADES SISTÉMICAS, MULTISISTÉMICAS Y AUTOINMUNES
  3. NEUROPSICOLOGIA DAS DOENÇAS SISTÊMICAS, MULTISSISTÊMICAS E AUTOIMUNES

    O objetivo desta disciplina é que os alunos adquiram os conhecimentos necessários para descrever as principais doenças multissistêmicas do ponto de vista neurocognitivo e conheçam os principais testes que podemos incluir para avaliá-las cognitivamente, reconhecendo as características cognitivas e comportamentais dos diferentes transtornos metabólicos e endócrinos, bem como das alterações ligadas a doenças infecciosas.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    ASPECTOS BÁSICOS DAS DOENÇAS SISTÊMICAS, MULTISISTÊMICAS E AUTOIMUNES
    EFEITOS DO TRATAMENTO EM DOENÇAS SISTÊMICAS, MULTISSISTÊMICAS E AUTOIMUNES
    NEUROPSICOLOGIA DE PACIENTES COM DOENÇAS SISTÊMICAS, MULTISSISTÊMICAS E AUTOIMUNES
    TERAPIA PSICOLÓGICA PARA PACIENTES COM DOENÇAS SISTÊMICAS, MULTISSISTÊMICAS E AUTOIMUNES
  4. NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS

    O estudo desta disciplina busca que o aluno seja capaz de explorar, avaliar, diagnosticar e prognosticar a evolução de vários transtornos mentais sob uma perspectiva multidisciplinar, tendo por base a capacidade de interpretar a história clínica dos pacientes, bem como conhecer os fundamentos das neurociências aplicadas à psicopatologia e aprofundar-se nas bases neurais do processamento emocional e da interação social.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS MENTAIS
    NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO
    NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS DECORRENTES DO USO DE SUBSTÂNCIAS
    NEUROPSICOLOGIA DOS TRANSTORNOS DA PERSONALIDADE

MÓDULO 3: AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS

  1. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I: INFANTO-JUVENIL

    O objetivo desta disciplina é que os estudantes conheçam e saibam aplicar testes e exames neuropsicológicos destinados a avaliar a atenção, a função cognitiva, a memória, a linguagem, a percepção e o controle motor voluntário em populações infanto-juvenis, bem como aplicar novas técnicas de avaliação neurológica e neuropsicológica, modelos de intervenção e reabilitação em neuropsicologia clínica infanto-juvenil.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    EXPLORAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL
    AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL: PARTICULARIDADES, PROCESSO E OBJETIVOS
    EXAMES NEUROPSICOLÓGICOS GLOBAIS: BATERIAS NEUROPSICOLÓGICAS INFANTIS
    AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
  2. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA II: IDADE ADULTA E SENESCÊNCIA

    Esta disciplina capacita os alunos para que conheçam e saibam aplicar testes e exames neuropsicológicos destinados a avaliar a atenção, a função cognitiva, a memória, a linguagem, a percepção e o controle motor voluntário na população adulta e senil e para que conheçam e saibam desenvolver e aplicar técnicas de avaliação neurológica e neuropsicológica, incluindo modelos de intervenção e reabilitação em neuropsicologia clínica.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
    PROCESSO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
    RELATÓRIO NEUROPSICOLÓGICO
    PRINCIPAIS EXAMES NEUROPSICOLÓGICOS

MÓDULO 4: TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

  1. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES ATENCIONAIS E EXECUTIVAS

    Esta disciplina aprofunda os conhecimentos em reabilitação neuropsicológica das funções atencionais e executivas com o objetivo de os alunos serem capazes de desenvolver uma série de conhecimentos neurobiológicos relativos às funções atencionais e executivas na área da neuropsicologia. Os estudantes serão capazes de discernir os fundamentos biológicos necessários para compreender as funções atencionais, bem como o conhecimento das bases anatômicas que regem a função executiva, reconhecendo as sintomatologias derivadas das alterações atencionais e executivas, sendo capaz de estabelecer um diagnóstico baseado nesses sintomas e analisar as técnicas de neurorreabilitação psicológica nas diferentes patologias relacionadas às funções atencionais e executivas.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    REABILITAÇÃO DOS DÉFICITS DE ATENÇÃO
    MODELOS DE FUNCIONAMENTO EXECUTIVO
    REABILITAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
    TÉCNICAS E PROGRAMAS PARA O TRATAMENTO DE DÉFICITS EXECUTIVOS
    DESAFIOS NA REABILITAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS
  2. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA PERCEPÇÃO E DO CONTROLE MOTOR VOLUNTÁRIO

    O objetivo desta disciplina é que o aluno seja capaz de desenvolver um conjunto de conhecimentos neurobiológicos em relação às funções de percepção e controle motor no campo da neuropsicologia, conseguindo estabelecer os fundamentos biológicos necessários para compreendê-los. Além disso, concentrar-se-á na análise das técnicas de neurorreabilitação psicológica nas diferentes patologias relacionadas à percepção e ao controle voluntário.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    NEUROPSICOLOGIA DOS PROCESSOS PERCEPTIVOS
    AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS FUNÇÕES PERCEPTIVAS
    REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DAS AGNOSIAS
    REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DO CONTROLE MOTOR VOLUNTÁRIO
  3. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA MEMÓRIA E DA LINGUAGEM

    O objetivo desta disciplina é desenvolver a formação para o estudo e tratamento dos transtornos adquiridos da linguagem oral e escrita e da memória. Dentre suas finalidades temos: identificar as principais características dos transtornos adquiridos da linguagem oral e escrita (afasia, alexia e agrafia) bem como as técnicas para sua reabilitação; definir os transtornos adquiridos da fala (disartria e anartria) bem como sua reabilitação; determinar as principais características dos transtornos do desenvolvimento da linguagem oral e escrita (disfasia e dislexia) e sua reabilitação.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    PRINCÍPIOS GERAIS PARA AJUDAR PESSOAS COM DETERIORAÇÃO DE MEMÓRIA
    MODIFICAÇÃO DO AMBIENTE
    NOVAS APRENDIZAGENS PARA PESSOAS COM DETERIORAÇÃO DE MEMÓRIA
    CONSEQUÊNCIAS EMOCIONAIS DOS DÉFICITS DE MEMÓRIA
    ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE REABILITAÇÃO DE MEMÓRIA
    MODELOS COGNITIVOS DE PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM
    ASPECTOS GERAIS DO TRATAMENTO
    INTERVENÇÃO NA CAPACIDADE COMUNICATIVA
    REABILITAÇÃO DA LINGUAGEM
  4. INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM DEMÊNCIAS

    Nesta disciplina, avaliam-se os tipos de demência secundária que podem ser encontrados na prática clínica e as intervenções a serem realizadas em neurorreabilitação psicológica, que serve para definir o conceito de envelhecimento normal nos campos neuroanatômico e neuropsicológico, bem como para determinar o conceito de deterioração cognitiva leve (DCL) e seu perfil neuropsicológico. Com esta formação, os alunos também serão capazes de analisar as técnicas de neurorreabilitação psicológica nas diferentes demências, bem como o perfil neuropsicológico das principais demências corticais e subcorticais primárias e secundárias.

    Entre seus temas principais, destacam-se:

    BASES DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NO ENVELHECIMENTO E NAS DEMÊNCIAS
    FUNDAMENTO DA INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NOS TRANSTORNOS NEURODEGENERATÓRIOS
    ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NAS DEMÊNCIAS
    MODELOS ATENCIONAIS E ASSISTENCIAIS NA DEMÊNCIA

MÓDULO 5: PRACTICUM

  1. PRÁTICAS EXTERNAS

    As Práticas Presenciais Supervisionadas consistem em um conjunto de atuações profissionais, vinculadas ao mestrado, que o aluno deve realizar individualmente em centros ou instituições externas, públicas ou privadas, de forma presencial. Elas constituem uma atividade de natureza formativa realizada pelos estudantes e supervisionada pela Universidade, cujo objetivo é permitir que eles completem sua formação acadêmica, favorecendo a integração dos conhecimentos adquiridos e a prática das competências desenvolvidas preparando-os para o exercício profissional.

MÓDULO 6: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

  1. AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA I : INFANTO-JUVENIL

    O Projeto Final/Dissertação de Mestrado consiste na elaboração por parte do aluno de um trabalho de pesquisa na área do mestrado, que demonstre a integração dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do plano de estudos.

    O trabalho será registrado em uma memória escrita e terá uma orientação fundamentalmente aplicada e prática. No entanto, além da natureza prática, ele também deve incluir uma revisão detalhada do estado da arte, dos conceitos e dos fundamentos teóricos relativos ao tema selecionado.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

  • Dr. Sergio Castaño. Doutor em Saúde Mental, Genética e Ambiente pela Universidade de Almeria e Universitat Rovira i Virgili, Espanha. Mestre em Saúde Mental pela Universidade de Almeria, Espanha. Graduado em Psicologia, Itinerário de Psicobiologia e Psicologia Experimental pela mesma universidade. É especialista na promoção da plasticidade neuronal mediante técnicas não invasivas como a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) com experiência em gravações eletrofisiológicas in vivo e análise de neuroimagem. Atuou como pesquisador de pós-doutorado no Achucarro Basque Center for Neuroscience fazendo parte da equipe de pesquisa de um projeto do National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos. Sua formação em Psicologia no campo da Psicobiologia converte-o em um especialista em comportamento, tanto animal como humano, bem como em estruturas neuroanatômicas envolvidas em circuitos de memória e aprendizagem. Destaca-se também nas áreas de pesquisa em neurotoxicologia, psicofarmacologia, psiquiatria e reabilitação neuropsicológica, nas quais conta com vários mestrados e formação comprovada.

Professores e Autores

  • Dra. Silvia Quer Palomas. Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde, Mestra em Neurociências e Graduada em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona. Mestra em Psicologia Clínica e da Saúde e Mestra em Psicologia Geral Sanitária pela Universidade de Barcelona. Tem experiência como pesquisadora em diversos grupos na Universidade Autônoma de Barcelona e como psicóloga sanitária em diferentes centros privados atendendo a população infantil, adolescente, adulta e geriátrica. É autora e coautora de diversas publicações científicas.
  • Dr. Ángel Olider Rojas Vistorte. Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Havana, Cuba. Graduado em Psicologia Geral pela Universidade do Oriente, Cuba. É pesquisador no Programa de Reconocimiento e Intervención en Estados Mentales de Riesgo (PRISMA), assim como no Instituto Brasileiro de Psicofarmacologia e Farmacogenética (BIPP) onde é responsável por vários projetos. Desde 2005, é professor e pesquisador, lecionou disciplinas na graduação e na pós-graduação relacionadas com: processos básicos, história da psicologia, avaliação de escalas psicométricas, processos cognitivos, psicopatologia, psicofarmacologia, neurociências, metodologia da pesquisa, análise estatística (SPSS), inteligência humana, psicologia social, entre outras. Conta com várias publicações científicas em revistas indexadas e capítulos de livros de psiquiatria e psicologia. Palestrante em congressos e workshops nacionais e internacionais.
  • Dr. David Gil. Doutor em Psicologia. Possui a máxima acreditação europeia em língua inglesa. Ampliou sua formação mediante a realização de pós-graduações em metodologia, pesquisa e historiografia ligadas à sua área de conhecimento. Profissionalmente, esteve vinculado ao serviço clínico da área de psicologia em um centro-dia, na elaboração de relatórios estatísticos baseados nos resultados e tratamentos aplicados aos pacientes, durante 4 anos. Sua experiência docente está vinculada como professor externo em cursos de pós-graduação em uma universidade pública, ao longo de 2 anos. No contexto da pesquisa, destaca-se por ter realizado estudos comparativos durante 3 anos sobre os diferentes métodos de pesquisa em psicologia, especialmente na população adulta.
  • Dra. Eva Montero López. Doutora em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha). Mestra Oficial em Psicologia Geral Sanitária pela Universidade de Granada (Espanha). Mestra Oficial em Psicologia da Saúde pela Universidade de Granada (Espanha). Mestra em Psicologia da Atividade Física e do Esporte pela Universidade Nacional de Educação a Distância (Espanha). Durante 2 anos, trabalhou como psicóloga clínica na Asociación Grexales e também, durante 3 anos, no serviço de psicologia da Universidade de Jaén. Professora-pesquisadora universitária durante 3 anos na área de personalidade, avaliação e tratamento psicológico. Atuou como orientadora de dissertações de mestrado nas linhas de neuropsicologia e educação. Autora e pesquisadora de obras e projetos científicos vinculados à neuropsicologia infanto-juvenil, neuropatologias, reabilitação neuropsicológica, psiconeuroimunologia clínica. Realizou residência pré e pós-doutoral em universidades internacionais (Alemanha e Argentina). Autora de 9 artigos em revistas indexadas JCR tanto Q1, Q2 como Q3 e de 6 capítulos de livro. Trabalhou em projetos de natureza pública relacionados com a juventude, o álcool e a direção. Palestrante em workshops nacionais e internacionais, com temas relacionados ao estresse, psicologia, relações interpessoais. Atualmente, é membro do grupo de pesquisa de Neuropsicologia y Psiconeuroinmunologia Clínicas do Departamento de Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico da Faculdade de Psicologia da Universidade de Granada (Espanha).
  • Dra. Agar Marín Morales. Doutora em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha). Mestra Oficial Universitária em Pesquisa Aplicada em Transtornos Mentais pela Universidade de Huelva (Espanha). Mestra Oficial Universitária em Psicologia Geral Sanitária pela Universidade de Granada (Espanha). Graduada em Psicologia pela Universidade de Huelva (Espanha). Pesquisa científica centrada nas características psicológicas (personalidade, emocional, moralidade etc.), neuropsicológicas (memória, atenção, tomada de decisões etc.) e no funcionamento cerebral da regulação emocional, moralidade e empatia em abusadores de gênero. Também colabora em pesquisas relacionadas aos perfiles de personalidade em policonsumidores. Profissionalmente, desenvolveu-se como psicóloga sanitária para processos de recrutamento de acordo com os perfis psicológicos e de personalidade. Colaborou como tutora de estágios no Mestrado em Neuropsicologia Clínica da Universidade de Almeria. Participou como expositora e participante em diferentes congressos e workshops relacionados à neuropsicologia. Durante 3 anos, foi docente de disciplinas relacionadas com a neuropsicologia clínica e a psicologia na Universidade de Granada (Espanha). Realizou estágio em diferentes centros de saúde, entre eles o Servicio de Rehabilitación Neuropsicológica.
  • Dra. Julia Caroline Daugherty. Doutora em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha). Mestra Universitária em Neurociência e Dor pela Universidade de Granada (Espanha). Graduada em Psicologia pela University of North Carolina Wilmington(Estados Unidos). Pesquisadora pós-doutoral do grupo de pesquisa: Neuropsicología aplicada a la Infancia, Adultos y Mayores do Centro de Investigación Mente, Cerebro y Comportamiento (Espanha). Pesquisadora nas seguintes linhas: neuropsicologia forense, neuropsicologia transcultural, violência de gênero. Membro da Sociedad Nacional de Neuropsicología Forense y Jurídica (Espanha) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal). Colabora em pesquisas sobre a neuropsicologia transcultural e a violência de gênero com o laboratório de Neuropsicologia da University of North Carolina Wilmington (Estados Unidos) e o The Valera Lab da Harvard University (Estados Unidos). Três anos de experiência como docente universitária de disciplinas vinculadas à neuropsicologia clínica, psicopatologia infantil, psicanálise, psicologia. No âmbito profissional, em clínicas, atuou como avaliadora do estado neuropsicológico de crianças, em casos de violência doméstica, na avaliação psiquiátrica e no desenvolvimento de programas de terapia para mulheres com depressão e ansiedade.
  • Ms. Miguel Morales Navas. Mestre Universitário em Ciências do Sistema Nervoso: Neurotoxicologia, Neuropsicofarmacologia, Fisioterapia Neuromuscoloesquelética, Neurorreabilitação pela Universitat Rovira i Virgili(Espanha) e pela Universidade de Almeria (Espanha). Graduado em Psicologia pela Universidade de Almeria (Espanha). Com práticas profissionais como pesquisador neurocientista no Neurocentre François Magendie (França). Tem 2 anos de experiência docente em disciplinas relacionadas à neuropsicologia, fundamentos biológicos do comportamento, biologia, biologia humana, bioética, psicobiologia do desenvolvimento, em diferentes instituições educativas. Fez residência na França para o estudo de diferentes fatores relacionados com registros eletrofisiológicos do cérebro para um projeto vinculado à exposição pós-natal a contaminantes ambientais. Publicou em diferentes revistas da área de neuropsicologia, ambiental, cérebro, toxicologia. Tem um capítulo de livro publicado relacionado à exposição a contaminantes ambientais, transtornos neurodegenerativos e psicopatologia. Apresentou-se em congressos, seminários e jornadas com temas vinculados à neuropsicologia, psicologia, psicobiologia e neurociências.
  • Ms. Concepción María Carrasco De Larriva. Mestra em Neuropsicologia clínica pela Asociación Española de Psicologia Clínica Cognitivo Conductual (AEPCCC), Espanha. Mestra em Direção de RH e Organização pela ESIC (Espanha). Graduada em Psicologia pela Universidade de Granada (Espanha). Pós-graduada em Reabilitação Cognitiva pela Escuela Superior de Estudios Psicológicos (Espanha). Especialista em Reabilitação Infantil pela Editorial Médica Panamericana (Espanha). Profissionalmente, atuou como neuropsicóloga em duas instituições de saúde de Málaga (Espanha), realizando diagnósticos e tratamentos em pacientes com diferentes etiologias neurológicas. Durante 5 anos, atuou como neuropsicóloga em diferentes entidades clínicas e de reabilitação. Com experiência docente em disciplinas relacionadas a neuropsicologia infantil, psicologia da saúde, programas de intervenção psicológica. Tem trabalhos de pesquisa nas áreas de reabilitação neuropsicológica em casos de encefalite herpética e diagnóstico e estimulação vs primeira estimulação após diagnóstico. Participou de diferentes workshops e jornadas sobre neuropsicologia, programação neurolinguística, reabilitação, autismo. É autora de disciplinas de Neurorreabilitação e neuropsicologia de diferentes tipos de doenças. Membro da Sociedade Andaluza de Neuropsicologia (Espanha).
  • Ms. Rosa María Campos Carmona. Mestra em Psicologia Geral Sanitária pela Universidade de Sevilha (Espanha). Graduada em Psicologia pela Universidade de Sevilha (Espanha). Formação especializada como residente na especialidade da psicologia clínica em diferentes unidades e centros do Hospital Universitário Puerta del Mar, em Cádiz (Espanha). Experiência profissional no tratamento, avaliação e acompanhamento psicológico em diferentes centros de saúde dedicados à reabilitação, psicologia, pedagogia, logopedia, integração social, tanto públicos como privados, na Andaluzia (Espanha). Durante seus estudos de graduação e pós-graduação, participou do grupo da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sevilha dedicado ao estudo da atenção e reabilitação neuropsicológica em pacientes com esclerose múltipla, assim como de estratégias para o enfrentamento da síndrome de burnout em docentes. Tem formação complementar em fundamentos da terapia familiar sistémica acreditada pela Direção Geral de Pesquisa e Gestão do Conhecimento da Consejería de Salud da Junta de Andalucía.
  • Ms. Pablo Rodríguez Merinhos. Mestre Interuniversitário em Iniciação à Pesquisa em Saúde Mental pela Universidade de Cádiz (Espanha), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Complutense de Madri (Espanha), Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Graduado em Medicina pela Universidade de Cádiz (Espanha). Terapeuta familiar sistêmico pela Escuela Caleidoscopio (Espanha). Desde 2018, atua como Médico Interno Residente em Psiquiatria no Hospital Universitário Puerta del Mar, em Cádiz (Espanha), onde trabalhou com saúde mental comunitária assim como na Unidade de Hospitalização. Ministra cursos em seminários na Universidade de Cádiz na disciplina de Psiquiatria e exerce funções de tutor clínico em estágios universitários no Hospital Universitário Puerta del Mar, em Cádiz (Espanha).

Bolsa de Trabalho

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