Mestrado em Otimização em Rendimento Esportivo

Apresentação do Programa

O Mestrado em Otimização em Rendimento Esportivo é um programa acadêmico de pós-graduação com um foco bem definido: fornecer ferramentas para ser competitivo na área do desempenho esportivo.

Para lidar com esse mercado, nasce o Mestrado em Otimização em Rendimento Esportivo. Os alunos contarão com conhecimentos fundamentais em todos os pontos centrais do desempenho esportivo, a partir das últimas tendências em treinamento e melhoria da condição física, bem como nos elementos transversais que complementam o treinamento (tecnologias, nutrição ou psicologia). Dada a sua versão on-line, os alunos contarão com ambientes dinâmicos em modo de e-learning para a assimilação dos conteúdos, juntamente com o enriquecimento por meio do contato e discussão com os profissionais de primeiro nível.

O objetivo do mestrado é fornecer conceitos, habilidades, estratégias e ferramentas para que o profissional em atividade física e esporte esteja capacitado para planejar, desenvolver e avaliar adequadamente propostas de formação que garantam a qualidade final das tarefas profissionais no campo do desempenho esportivo e assumir os compromissos e responsabilidades éticas exigidas pela profissão.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do conteúdo, permite direcionar o programa de Mestrado em Otimização em Rendimento Esportivo a:

  • Licenciados/graduados em Ciências da Atividade Física e Ciências do Esporte.
  • Licenciado/graduado em Medicina
  • Graduados em Fisioterapia
  • Graduados em Educação Primária (menção em Educação Física)
  • Graduados com outra titulação cuja finalidade é a formação e o aprofundamento dos conhecimentos sobre o campo da otimização e melhoria do rendimento esportivo.
  • Graduado universitário com qualquer titulação semelhante às anteriores, pois se trata de titulações de implantação futura no sistema universitário espanhol ou de titulações existentes nos sistemas universitários de outros países.

Titulação

A conclusão com êxito do programa permitirá obter a titulação de Mestre em Otimização do Rendimento Esportivo, emitido pela Universidad Europea del Atlántico.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do Mestrado em Otimização do Rendimento Esportivo é de 12 e 24 meses.

Objetivos

Objetivo geral

  • Planejar, desenvolver e avaliar adequadamente estratégias que garantam a qualidade final das tarefas profissionais do âmbito do rendimento esportivo e assumir os compromissos éticos e as responsabilidades exigidas pela profissão. Objetivos específicos

Objetivos específicos

  • Relacionar o funcionamento dos diferentes sistemas e estruturas fisiológicas durante o exercício e potenciá-lo frente a maximizar o rendimento do esporte.
  • Elaborar uma correta programação e periodização do treinamento no esporte de alto rendimento, bem como quantificar de forma minuciosa a carga de treinamento.
  • Aplicar as estratégias e intervenções mais adequadas para a avaliação funcional do atleta de elite.
  • Utilizar ferramentas tecnológicas próprias de alto rendimento para a avaliação da condição física, prevenção e readaptação de lesões esportivas.
  • Detectar os fatores psicológicos que influenciam os atletas de alto nível durante os períodos de pré-competição, de competição e de pós-competição.
  • Identificar a influência da nutrição e da alimentação como ferramenta na melhoria do rendimento do atleta de elite.

A estrutura de crédito do Mestrado em Otimização do Rendimento Esportivo é apresentada abaixo conforme orientação de seus créditos:

MATÉRIA CRÉDITOS ECTSA
Obrigatória 45
Práticas externas profissionais 6
Projeto final do Mestrado 9
TOTAL 60

a.Um crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado numa universidade que não pertence ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Otimização do Rendimento Esportivo são as seguintes:

  • Preparador físico de atletas de alto rendimento
  • Especialista em treinamento de força e condicionamento físico em esportes de alto rendimento
  • Especialista em avaliação, otimização e controle do atleta de alto rendimento
  • Analista do rendimento físico-esportivo em esportes individuais e coletivos.
  • Analista técnico da competição em uma modalidade esportiva.
  • Treinador físico em centros de fitness e wellness, orientado à optimização do rendimento esportivo.
  • Preparador físico e readaptador físico-esportivo em centros multidisciplinares.
  • Assessor científico-técnico para a otimização do rendimento em esportes individuais e coletivos.

Plano de estudos

Do mesmo modo, o Mestrado em Otimização do Rendimento Esportivo, consiste em 60 créditos ECTS que são distribuídos ao longo de dois semestres durante um ano letivo, sem contar com o desenvolvimento ou melhoria da fase inicial. O total de ECTS é distribuído em onze disciplinas que incluem a realização de Práticas Externas (6 créditos) e a Dissertação de Mestrado (9 créditos).As demais disciplinas, todas obrigatórias, todas com 5 créditos. As disciplinas que compõem esta parte são apresentadas na tabela a seguir:

FASE INICIAL*
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Anatomia humana 6
2 Biomecânica do movimento humano 6
3 Fisiologia do corpo humano 6
4 Fundamentos do treinamento 6
5 Planejamento e treinamento físico de alto nível 6

* O aluno deverá cursar essas disciplinas da fase inicial, em função, da titulação de acesso e estudos anteriores.

SEMESTRE 1
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Teoria e prática do treinamento 5
2 Fisiologia do treinamento esportivo de alto nível 5
3 Monitoramento e quantificação da carga de treinamento em alto rendimento 5
4 Modelos de planejamento e periodização do treinamento em esportes 5
5 Avaliação funcional do atleta de elite 5
6 Estratégias para a prevenção e readaptação de lesões esportivas 5
TOTAL 30
SEMESTRE 2
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Instrumentos tecnológicos aplicados ao treinamento 5
2 Psicologia no alto rendimento 5
3 Nutrição e rendimento esportivo 5
4 Práticas presenciais supervisadas 6
5 Trabalho final de Mestrado 9
TOTAL 30

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo das atualizações ou melhorias feitas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Doutor em Pesquisa pela Università degli studi di Catania (Itália). Doutor Honoris Causa pela Università de Medicina e Farmacia "Carol Davila" di Bucarest (Romênia). Professor da Università degli Studi di Ancona (Itália).
  • Dr. David Casamichana Gómez. Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade do País Basco. Diretor de Graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte da Universidad Europeia del Atlántico, preparador físico, professor e pesquisador. Atualmente, preparador físico de carga da Real Sociedad, na 1ª Divisão Espanhola de Futebol. Coordenação acadêmica

Coordenação acadêmica

  • Dr. Felipe García Pinillos. Doutor internacional em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade de Jaén, especialista em reabilitação e prevenção de lesões esportivas. Professor "Ad-honorem" na Universidad Europea del Atlántico.

Professores e Autores

  • Dr. Antonio Jesús Bores Cerezal. Doutor em Ciências da Atividade Física e Esporte pela Universidade de Vigo. Mestre de Alto Rendimento Esportivo, Mestre em Alto Rendimento Esportivo em Esportes Coletivos. Mestre em Alto Rendimento, Acondicionamento físico e Força. Professor na Universidad Europea del Atlántico. Ampla experiência em alto rendimento esportivo.
  • Dr. Marcos Mecías Calvo. Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade de Vigo. Professor na Universidad Europea del Atlántico. Ampla experiência em alto rendimento esportivo em deportes coletivos.
  • Dr. David Casamichana Gómez. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do País Basco. Diretor de Graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte da Universidad Europea del Atlántico, preparador físico, professor e pesquisador. Atualmente, preparador físico da Real Sociedade, na 1ª Divisão Espanhola de Futebol.
  • Dr. Iker Muñoz Pérez. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do País Basco. Professor da Universidade Europeia do Atlântico. Formação e pesquisa especializada em análise e otimização do rendimento em atletas de longa distância.
  • Dr. Felipe García Pinillos. Doutor interncaional em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade de Jaén, especialista em reabilitação e prevenção de lesões esportivas. Professor "Ad-honorem" na Universidad Europea del Atlántico. Formação e pesquisa especializada em análise, biomecânica e otimização de performance em atletas de média e longa distância.
  • Dra. Andrea Corrales Pardo. Doutora em Fisiologia com Prêmio Extraordinário pela Universidade da Cantábria. Mestre em Psicologia do Esporte da SIPD. Professora da Universidad Europea del Atlántico. Especializada em fisiologia e psicologia esportiva.
  • Dra. María Martín García. Doutora em Ciências do Esporte pela Universidade de Castilla-La Mancha. Coordenadora do Doutorado em Atividade Física e Esporte pela Universidad Internacional Iberoamericana do México. Professora da Universidad Europea del Atlántico. Especializada em fisiologia do exercício.
  • Dra. Mireia Peláez Puente. Doutora em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade Politécnica de Madri. Professora da Universidad Europea del Atlántico. Especializada em treinamento com mulheres, gravidez e pós-parto.
  • Dra. Priscilla Almeida de Souza. Doutora em Biomedicina pela Universidade de Saragoça. Graduada em Nutrição Humana e Dietética e Especialista em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.
  • Manuel Crespo Posadas. Atividade Física e Esporte pela UCAM Murcia. Mestre Profissional em Alto Rendimento em Esportes de equipe. Mestre em readaptação de atividade física e esportes. Professora da Universidad Europea del Atlántico. Especializada em prevenção e reabilitação de lesões.
  • Dr (c). Carlos Lago Fuentes. Doutorando em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável pela Universidade de Vigo. Mestre em Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde pela mesma universidade. Formação de pós-graduação especializada e experiência na área de otimização do rendimento em esportes coletivos.
  • Dr (c). Martín Barcala Furelos. Doutorando em Atividade Física, Educação Física e Esporte pela Universidade de Barcelona (Espanha). Título de treinador de futebol nível 1. Especialista em treinamento em esportes coletivos.
  • Dr (c). Álvaro Velarde Sotres. Doutorando em Atividade Física e Esportes pela Universidade do País Basco. Mestre em Prevenção e Reabilitação Física de lesões. Formação especializada em pós-graduação na área de avaliação de atletas e otimização do rendimento.
  • Dr. Juan José Salinero Martín. Doutor em Rendimento Esportivo pela Universidade de Castilla-La Mancha. Especialista universitária em estatística aplicada em ciências do esporte. Experiência em pesquisa profissional na otimização do rendimento de atletas de longa distância.
  • Dr. Juan Antonio Párraga. Doutor em Educação Física pela Universidade de Granada. Foi diretor da sala de estudos olímpicos da Universidade de Jaén. Formação e pesquisa voltados para o uso de novas tecnologias no rendimento esportivo.
  • Dr. Archit Navandar. Doutor em Atividade Física e Ciências do Esporte, com foco na análise biomecânica de ações esportivas, além de lesões. Experiência científica e profissional em análise biomecânica em esportes individuais e coletivos.
  • Dr. Jorge López Fernández. Doutor em Ciências Internacionais do Esporte pela Universidade de Castilla-La Mancha. Mestre em Ciências do Esporte, Saúde e Pesquisa pela mesma universidade. Formação em pós-graduação e experiência especializada na avaliação funcional de atletas de elite.
  • Dra. Eva Montero Domínguez. Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Autônoma de Madri. Mestre em Psicologia da Atividade Física e Esportes. Experiência em formação em psicologia esportiva.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.