Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária

Apresentação do Programa

O Mestrado em Promoção da Saúde e Saúde Comunitária busca fortalecer as habilidades e capacidades de indivíduos e grupos ou comunidades para agir coletivamente e exercer controle sobre os determinantes da saúde. Isso é possível por meio de profissionais capacitados para realizar as ações necessárias para sua concepção, implementação e avaliação; e, dessa forma, gerar bem-estar e qualidade de vida nas populações.

O Mestrado foi criado para contribuir com o treinamento profissional por meio de um programa acadêmico de alto nível que permite que os alunos desenvolvam um pensamento reflexivo, crítico e humanístico.

O Mestrado em Promoção da Saúde e Saúde Comunitária tem uma articulação acadêmica inovadora, com foco no desenvolvimento de conhecimento científico e pesquisa, que gera habilidades e soluções sustentáveis para atender às necessidades de promoção da saúde e saúde comunitária, a fim de melhorar o atendimento individual e comunitário.

A quem é dirigido

Pessoas com diploma de bacharel em áreas da saúde, educação, marketing e comunicação. O tipo de aluno em potencial busca adquirir conhecimento no campo da gestão da saúde e da saúde comunitária. Essa formação permitirá ter um desempenho mais eficiente em seu trabalho; ou, alternativamente, que esses estudos aumentarão suas chances de encontrar emprego; ou oferecerão uma diferença qualitativa, considerando o ambiente profissional competitivo.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá obter o diploma de Mestrado em Promoção da Saúde e Saúde Comunitária.

Após a conclusão bem-sucedida do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
Disciplinas obrigatórias 80
Projeto Final do Mestrado 10
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar especialistas com perfil multidisciplinar que adquiram conhecimentos e ferramentas para interpretar adequadamente os elementos conceituais da promoção da saúde e da saúde comunitária, a fim de aplicá-los por meio de intervenções para melhorar a assistência à saúde individual e comunitária. Fornecer as competências transversais necessárias com o objetivo de realizar ações profissionais de qualidade, voltadas para o desenvolvimento de ambientes e estilos de vida saudáveis.

Objetivos Específicos

Os objetivos educacionais do Mestrado em Promoção da Saúde e Saúde Comunitária são:

  • Reconhecer e fortalecer a base teórica e metodológica da promoção e da educação em saúde
  • Interpretar criticamente os elementos conceituais relacionados à saúde da população e seus vínculos com as estratégias e abordagens de promoção da saúde e educação em saúde.
  • Aplicar técnicas educacionais para a implementação de intervenções de promoção e educação em saúde.
  • Desenvolver competências e habilidades para a implementação eficaz de programas relacionados à promoção e educação em saúde.
  • Desenvolver intervenções relacionadas à promoção e educação em saúde.
  • Estabelecer comunicação e liderança eficazes com indivíduos, famílias e a comunidade, bem como com equipes de trabalho.
  • Contribuir para a melhoria da saúde de indivíduos e comunidades, alterando comportamentos de risco.

Saídas Profissionais

Os graduados deste programa poderão trabalhar em administrações públicas ou privadas, locais e internacionais, encarregados de atividades de promoção da saúde ou em serviços destinados a promover a saúde das pessoas na organização.

Observação: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Mestrado em Promoção da Saúde e Saúde Comunitária tem uma duração total de 90 créditos. O programa tem uma estrutura curricular baseada em duas partes formativas complementares, a fim de obter uma formação abrangente:

  • 1a Parte: DISCIPLINAS
  • 2ª Parte: PROJETO FINAL DE MESTRADO

1ª PARTE: DISCIPLINAS (80 CRÉDITOS)

A primeira parte se concentra na aquisição de conhecimentos e ferramentas para interpretar os conceitos de promoção da saúde e saúde comunitária e para implementar intervenções para melhorar a assistência sanitária. Inclui a avaliação do estado de saúde das populações, o desenvolvimento de habilidades para implementar programas de promoção da saúde e o conhecimento dos conceitos de gestão sanitária. Também busca treinar a elaboração e a avaliação de intervenções, a seleção de métodos epidemiológicos adequados, o domínio de ferramentas tecnológicas, a liderança eficaz de equipes, o aprimoramento da gestão sanitária e a aplicação de técnicas de comunicação adequadas. Busca preparar os alunos para contribuir com a melhoria da saúde da comunidade por meio de ações práticas e eficazes.

As disciplinas que compõem a primeira parte são apresentadas na tabela a seguir:

TIPO DE DISCIPLINA MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
  MÓDULO 1: BLOCO OBRIGATÓRIO  
Obrigatório
Fundamentos da promoção da saúde e da saúde comunitária 5
Processo de saúde, doença e equidade 5
Políticas de saúde e proteção social 5
Educação para a saúde 5
Promoção da saúde e participação cidadã 5
Economia 5
Salutogênese e ativos para a saúde 5
Ambientes promotores de saúde 4
Comunicação assistencial 5
Projeto, implementação e avaliação das intervenções em promoção e saúde comunitária 5
Epidemiologia 5
Gestão Serviços de Saúde 5
Técnicas de direção e liderança organizacional 4
Resolução/Transformação de Conflitos no âmbito sanitário 4
Técnicas de direção de equipes de trabalho 4
Metodologia da Pesquisa Científica 4
Visualização de dados para tomada de decisões 5
TOTAL 80

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

  • 2a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE (10 CRÉDITOS)

O Projeto Final de Mestrado ou Trabalho de Conclusão de Graduação, cuja carga horária é de 10 créditos, tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e os detalhes da proposta apresentada.

    TIPO DE DISCIPLINA MÓDULOS E DISCIPLINAS CRÉDITOSa
  MÓDULO 2: PROJETO FINAL DE MESTRADO  
Obrigatório
Projeto Final do Mestrado 10
TOTAL 10

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade do diploma.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, dependendo de atualizações ou melhorias.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra.(c) Irma Domínguez Azpíroz. Coordenador Internacional da Área da Saúde. Doutoranda em Educação. Mestra Internacional em Nutrição e Dietética. Mestra em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva.

Coordenação do Programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutoranda. Mestre em Saúde Pública pela Universidad de Chile e Mestranda em Administração de Serviços de Saúde na Universidad Federico Villarreal, no Peru.

Professores e Autores

  • Dra. Anai Garcia Fariñas. Doutora em Ciências da Saúde e Mestra em Economia da Saúde pela Escuela Nacional de Salud Pública de Cuba.
  • Dr. Arturo Salazar Campos. Doutor em Educação pelo Instituto de Estudios Superiores en Educación por Competencias, México. Mestre em Saúde Pública, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, México.
  • Dra. Elsy Tavares. Doutora em Relações Interculturais pela Universidade Aberta, Portugal. MBA Gestão e coordenação da formação pedagógica na Cognos Formação, Portugal.
  • Dr. Ernesto Bautista Thompson. Doutor em Ciências da Computação pelo Centro de Pesquisa em Computação do Instituto Politécnico Nacional, México. Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma do México.
  • Dra. Gabriela Grover. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara.
  • Dra. Nohora Martínez. Doutora em Saúde Mental: Genética e Ambiente pela Universitat Rovira i Virgili e pela Universidad de Almeria. Mestra em Nutrição e Metabolismo pela Universidade Rovira i Virgili e pela Universidad de Barcelona.
  • Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba. Especialista em Formação de Assistentes Sociais e Graduado em Psicologia.
  • Mg. Catarina Carvalho. Mestra em Gestão de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública, Portugal.
  • Mg. Emilse Galeano. Mestra em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana, México. Especialista em Planejamento estratégico e gestão da qualidade em hospitais e instituições de saúde pela Universidad CAECE, Argentina.
  • Mg. Lucía Vassallo. Mestra em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidad de San Martín de Porres, Peru. MBA Project Management pelo Instituto Europeo de Postgrado.
  • Mg. Mariana Barbosa. Mestra em Saúde Pública pela Universidad de Chile.
  • Mg. Pedro Ibarra. Mestre em Ciências de Enfermagem e Gestão de Saúde pela Universidad Europea del Atlántico, Espanha.
  • Mg. Zayra Queb. Mestra em Matemática Educacional pelo Instituto Campechano, México.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.