Apresentação do Programa
O Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária busca fortalecer as habilidades e capacidades das pessoas e dos grupos ou comunidades para agir coletivamente, a fim de exercer controle sobre os determinantes da saúde. Isso é possível por meio de profissionais capacitados na execução das ações necessárias para sua concepção, implementação e avaliação; e, assim, gerar bem-estar e qualidade de vida nas populações.
O Mestrado foi desenvolvido para contribuir com a formação profissional por meio de um programa acadêmico de alto nível, que permite aos alunos desenvolverem um pensamento reflexivo, crítico e humanístico.
O Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária conta com uma nova articulação acadêmica, focada no desenvolvimento do conhecimento científico e da pesquisa que gere habilidades e soluções sustentáveis para responder às necessidades que levem à promoção da saúde e da saúde da comunidade, a fim de melhorar o atendimento individual e comunitário.
A quem é dirigido
Profissionais da área da saúde que desejam obter uma formação e uma capacitação para o desempenho de funções na promoção da saúde e da saúde da comunidade, em qualquer um de seus campos (profissional ou de pesquisa).
Titulação
A conclusão bem-sucedida do programa permitirá obter o título de Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária.
No final do programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
O Mestrado em Promoção da Saúde e Saúde Comunitária tem uma duração de 100 créditos.
Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:
- Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início. Desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
- O tempo máximo disponível para concluir o mestrado é de 24 meses. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado com êxito em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final/Dissertação.
A estrutura de créditos do Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária é mostrada na tabela a seguir:
CRÉDITOSa | HORASa | |
---|---|---|
1a Parte: Promoção da saúde e da saúde comunitária | 44 | 704 |
2a Parte: Pesquisa em saúde | 15 | 240 |
3a Parte: Gestão sanitária | 26 | 416 |
4a Parte: Projeto final/Dissertação de Mestrado | 15 | 240 |
TOTAL | 100 | 1600 |
a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.
Objetivos
Objetivo geral
- Formar especialistas com um perfil multidisciplinar que adquiram conhecimentos e ferramentas destinadas a interpretar adequadamente os elementos conceituais da promoção da saúde e da saúde comunitária para aplicá-los por meio de intervenções que proporcionem melhorias no atendimento médico individual e comunitário. Fornecendo as competências transversais necessárias para realizar ações profissionais de qualidade, voltadas para o desenvolvimento de ambientes e estilos de vida saudáveis.
Objetivos Específicos
- Fortalecer a base teórico-metodológica da promoção da saúde
- Fortalecer a base teórico-metodológica da saúde comunitária
- Aplicar técnicas educacionais para a execução de intervenções de promoção e saúde comunitária.
- Desenvolver habilidades, aptidões, atitudes e destrezas para a implementação eficaz de programas de promoção de saúde e da saúde comunitária.
- Avaliar adequadamente as intervenções relacionadas à promoção da saúde e da saúde da comunidade.
- Estabelecer comunicações e lideranças eficazes com as pessoas, a família e a comunidade e também com a equipe de saúde responsável.
- Contribuir para a melhoria da saúde das pessoas e comunidades por meio da mudança de condutas de risco.
- Promover o desenvolvimento de pesquisas destinadas a promover a saúde e a saúde da comunidade.
Saídas Profissionais
O profissional formado neste programa poderá trabalhar em administrações públicas ou privadas, nos âmbitos local e internacional, encarregado das atividades de promoção da saúde ou em serviços voltados à promoção da saúde das pessoas nas organizações.
Plano de estudos
O programa de Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária possui uma estrutura curricular baseada em quatro partes de formação complementares para alcançar uma formação integral:
- 1a PARTE: PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA SAÚDE COMUNITÁRIA (44 CRÉDITOS)
A primeira parte busca fornecer formação teórica e prática com conhecimentos atuais em promoção da saúde e da saúde da comunidade.
As disciplinas e as horas correspondentes à primeira parte são mostradas na tabela a seguir:
1a PARTE: PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA SAÚDE COMUNITÁRIA | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Fundamentos da promoção da saúde e da saúde comunitária | 5 | 89 |
2 | Processo saúde, doença e equidade | 4 | 64 |
3 | Determinantes sociais em saúde | 4 | 64 |
4 | Promoção da saúde e participação cidadã | 4 | 64 |
5 | Salutogênese e ativos para a saúde | 4 | 64 |
6 | Criação, execução e avaliação de intervenções em promoção e saúde | 5 | 80 |
7 | Políticas de saúde e proteção social | 4 | 64 |
8 | Ambientes promotores de saúde | 5 | 80 |
9 | Educação para a saúde | 5 | 80 |
10 | Comunicação assistencial | 4 | 64 |
TOTAL | 44 | 704 |
a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.
- 2a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE (15 CRÉDITOS)
A segunda parte incentiva o desenvolvimento de capacidades para formular perguntas de pesquisa pertinentes e a aquisição de habilidades e ferramentas úteis para o desenvolvimento de estratégias de pesquisa que permitam responder a essas perguntas.
As disciplinas e as horas correspondentes à segunda parte são mostradas na tabela a seguir:
2a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Fundamentos da promoção da saúde e da saúde comunitária | 5 | 80 |
2 | Processo saúde, doença e equidade | 5 | 80 |
3 | Determinantes sociais em saúde | 5 | 80 |
TOTAL | 15 | 240 |
a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.
- 3a PARTE: GESTÃO EM SAÚDE (26 CRÉDITOS)
A terceira parte busca fornecer conhecimentos e ferramentas para desenvolver uma gestão eficiente da saúde e que esteja em conformidade com as diferentes realidades existentes.
As disciplinas e as horas correspondentes à segunda parte são mostradas na tabela a seguir:
3a PARTE: GESTÃO SANITÁRIA | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Gestão Serviços de Saúde | 4 | 64 |
2 | Planejamento em Saúde | 4 | 64 |
3 | Técnicas de gestão e liderança organizacional | 4 | 64 |
4 | Resolução/transformação de conflitos na área da saúde | 3 | 48 |
5 | Técnicas de gestão de equipes de trabalho | 3 | 48 |
6 | Practicum | 8 | 128 |
TOTAL | 26 | 416 |
a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.
- 4a PARTE: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (15 CRÉDITOS)
O Projeto Final/Dissertação de Mestrado tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, considerando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e os detalhes da proposta apresentada.
4a PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Projeto Final/Dissertação de Mestrado | 15 | 240 |
TOTAL | 15 | 240 |
a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção Acadêmica
- Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
Coordenação Geral Acadêmica
- Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área de Saúde. Doutora Candidato em Educação. Mestra Internacional em Nutrição e Dietética. Mestra em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva
Coordenação do Programa
- Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutora Candidata. Mestra em Saúde Pública pela Universidad de Chile e Mestra Candidata em Administração de Serviços de Saúde da Universidad Federico Villarreal de Perú
Professores e Autores
- Dr. Diego Gómez. Doutor em Saúde Pública Internacional pela Universidade de Lisboa. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
- Dr. Ricardo Almeida. Doutor em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
- Dra. Silvia Quer. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidad Autónoma de Barcelona. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana
- Dra. Karen Adams. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Cayetano Heredia
- Dr. Emmanuel Soriano. Doutor em Ciências em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
- Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
- Dr. Marco Antonio Zavala. Doutor em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara
- Dr. Fidel Ortiz. Doutor em Ciências Econômicas. Pesquisador e Consultor Empresarial Universidad Hermanos Saíz de Pinar del Río
- Dra. Yamile Celis. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Nacional de Colombia
- Dra. Laura Cortés. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara, México
- Mg. Eva López García. Mestra Sanitária em Prática Clínica. Enfermeira pela Universidad de Salamanca
- Mg. Carlos Sánchez Mestre em Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
- Mg. Verónica Lopes. Lopes Mestra em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde, Setúbal de Portugal. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana
- Mg. Stefanía Carvajal. Mestra em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.