Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária

Apresentação do Programa

O Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária busca fortalecer as habilidades e capacidades das pessoas e dos grupos ou comunidades para agir coletivamente, a fim de exercer controle sobre os determinantes da saúde. Isso é possível por meio de profissionais capacitados na execução das ações necessárias para sua concepção, implementação e avaliação; e, assim, gerar bem-estar e qualidade de vida nas populações.

O Mestrado foi desenvolvido para contribuir com a formação profissional por meio de um programa acadêmico de alto nível, que permite aos alunos desenvolverem um pensamento reflexivo, crítico e humanístico.

O Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária conta com uma nova articulação acadêmica, focada no desenvolvimento do conhecimento científico e da pesquisa que gere habilidades e soluções sustentáveis para responder às necessidades que levem à promoção da saúde e da saúde da comunidade, a fim de melhorar o atendimento individual e comunitário.

A quem é dirigido

Profissionais da área da saúde que desejam obter uma formação e uma capacitação para o desempenho de funções na promoção da saúde e da saúde da comunidade, em qualquer um de seus campos (profissional ou de pesquisa).

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá obter o título de Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária.

No final do programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

O Mestrado em Promoção da Saúde e Saúde Comunitária tem uma duração de 100 créditos.

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início. Desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para concluir o mestrado é de 24 meses. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado com êxito em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final/Dissertação.

A estrutura de créditos do Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária é mostrada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa HORASa
1a Parte: Promoção da saúde e da saúde comunitária 44 704
2a Parte: Pesquisa em saúde 15 240
3a Parte: Gestão sanitária 26 416
4a Parte: Projeto final/Dissertação de Mestrado 15 240
TOTAL 100 1600

a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar especialistas com um perfil multidisciplinar que adquiram conhecimentos e ferramentas destinadas a interpretar adequadamente os elementos conceituais da promoção da saúde e da saúde comunitária para aplicá-los por meio de intervenções que proporcionem melhorias no atendimento médico individual e comunitário. Fornecendo as competências transversais necessárias para realizar ações profissionais de qualidade, voltadas para o desenvolvimento de ambientes e estilos de vida saudáveis.

Objetivos Específicos

  • Fortalecer a base teórico-metodológica da promoção da saúde
  • Fortalecer a base teórico-metodológica da saúde comunitária
  • Aplicar técnicas educacionais para a execução de intervenções de promoção e saúde comunitária.
  • Desenvolver habilidades, aptidões, atitudes e destrezas para a implementação eficaz de programas de promoção de saúde e da saúde comunitária.
  • Avaliar adequadamente as intervenções relacionadas à promoção da saúde e da saúde da comunidade.
  • Estabelecer comunicações e lideranças eficazes com as pessoas, a família e a comunidade e também com a equipe de saúde responsável.
  • Contribuir para a melhoria da saúde das pessoas e comunidades por meio da mudança de condutas de risco.
  • Promover o desenvolvimento de pesquisas destinadas a promover a saúde e a saúde da comunidade.

Saídas Profissionais

O profissional formado neste programa poderá trabalhar em administrações públicas ou privadas, nos âmbitos local e internacional, encarregado das atividades de promoção da saúde ou em serviços voltados à promoção da saúde das pessoas nas organizações.

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Promoção da Saúde e da Saúde Comunitária possui uma estrutura curricular baseada em quatro partes de formação complementares para alcançar uma formação integral:

  • 1a PARTE: PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA SAÚDE COMUNITÁRIA (44 CRÉDITOS)

A primeira parte busca fornecer formação teórica e prática com conhecimentos atuais em promoção da saúde e da saúde da comunidade.

As disciplinas e as horas correspondentes à primeira parte são mostradas na tabela a seguir:

1a PARTE: PROMOÇÃO DA SAÚDE E DA SAÚDE COMUNITÁRIA
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Fundamentos da promoção da saúde e da saúde comunitária 5 89
2 Processo saúde, doença e equidade 4 64
3 Determinantes sociais em saúde 4 64
4 Promoção da saúde e participação cidadã 4 64
5 Salutogênese e ativos para a saúde 4 64
6 Criação, execução e avaliação de intervenções em promoção e saúde 5 80
7 Políticas de saúde e proteção social 4 64
8 Ambientes promotores de saúde 5 80
9 Educação para a saúde 5 80
10 Comunicação assistencial 4 64
TOTAL 44 704

a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.

  • 2a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE (15 CRÉDITOS)

A segunda parte incentiva o desenvolvimento de capacidades para formular perguntas de pesquisa pertinentes e a aquisição de habilidades e ferramentas úteis para o desenvolvimento de estratégias de pesquisa que permitam responder a essas perguntas.

As disciplinas e as horas correspondentes à segunda parte são mostradas na tabela a seguir:

2a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Fundamentos da promoção da saúde e da saúde comunitária 5 80
2 Processo saúde, doença e equidade 5 80
3 Determinantes sociais em saúde 5 80
TOTAL 15 240

a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.

  • 3a PARTE: GESTÃO EM SAÚDE (26 CRÉDITOS)

A terceira parte busca fornecer conhecimentos e ferramentas para desenvolver uma gestão eficiente da saúde e que esteja em conformidade com as diferentes realidades existentes.

As disciplinas e as horas correspondentes à segunda parte são mostradas na tabela a seguir:

3a PARTE: GESTÃO SANITÁRIA
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Gestão Serviços de Saúde 4 64
2 Planejamento em Saúde 4 64
3 Técnicas de gestão e liderança organizacional 4 64
4 Resolução/transformação de conflitos na área da saúde 3 48
5 Técnicas de gestão de equipes de trabalho 3 48
6 Practicum 8 128
TOTAL 26 416

a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.

  • 4a PARTE: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (15 CRÉDITOS)

O Projeto Final/Dissertação de Mestrado tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, considerando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e os detalhes da proposta apresentada.

4a PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
# DISCIPLINAS CRÉDITOSa HORASa
1 Projeto Final/Dissertação de Mestrado 15 240
TOTAL 15 240

a. A equivalência em créditos e horas pode variar dependendo da universidade a titular.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.

Coordenação Geral Acadêmica

 

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área de Saúde. Doutora Candidato em Educação. Mestra Internacional em Nutrição e Dietética. Mestra em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva

Coordenação do Programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutora Candidata. Mestra em Saúde Pública pela Universidad de Chile e Mestra Candidata em Administração de Serviços de Saúde da Universidad Federico Villarreal de Perú

Professores e Autores

  • Dr. Diego Gómez. Doutor em Saúde Pública Internacional pela Universidade de Lisboa. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
  • Dr. Ricardo Almeida. Doutor em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
  • Dra. Silvia Quer. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidad Autónoma de Barcelona. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana
  • Dra. Karen Adams. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Cayetano Heredia
  • Dr. Emmanuel Soriano. Doutor em Ciências em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
  • Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
  • Dr. Marco Antonio Zavala. Doutor em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara
  • Dr. Fidel Ortiz. Doutor em Ciências Econômicas. Pesquisador e Consultor Empresarial Universidad Hermanos Saíz de Pinar del Río
  • Dra. Yamile Celis. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Nacional de Colombia
  • Dra. Laura Cortés. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara, México
  • Mg. Eva López García. Mestra Sanitária em Prática Clínica. Enfermeira pela Universidad de Salamanca
  • Mg. Carlos Sánchez Mestre em Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana
  • Mg. Verónica Lopes. Lopes Mestra em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde, Setúbal de Portugal. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana
  • Mg. Stefanía Carvajal. Mestra em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.