Mestrado em Psicologia Geral da Saúde

Nome cunhado na Espanha para mestrados no campo clínico da Psicologia

Apresentação do Programa

O Mestrado em Psicologia Geral da Saúde qualifica o estudante para que exerça a profissão de psicólogo geral da saúde. O psicólogo geral da saúde de saúde geral é um profissional que desenvolve pesquisa, avaliação e intervenção psicológica no setor de saúde e, portanto, influencia na promoção e melhoria do estado geral de saúde de seus destinatários. Trata-se, portanto, de uma especialização no campo clínico da psicologia.

O programa de mestrado investiga as técnicas cientificamente validadas na avaliação, diagnóstico e intervenção psicológica da população infantil e adolescente, bem como adultos. Além disso, devido à sua natureza aplicada, fornece habilidades necessárias e extenso conhecimento teórico e prático para a prática da profissão da saúde. Assim, conta com práticas externas em Centros Sanitários reconhecidos, e com os quais a Universidade mantém acordos, o que possibilita colocar em prática e adquirir experiência em contextos reais de prática profissional.

A quem é dirigido

O Mestrado em Psicologia Geral da Saúde capacita os alunos a desenvolverem sua prática profissional no setor da saúde: com pacientes diagnosticados com diferentes transtornos mentais ou que necessitem de apoio psicológico para outros problemas relacionados à sua saúde. Trata-se, portanto, de uma especialização no campo clínico da psicologia.

Para ter acesso a esta titulação, é necessário o grau de licenciado/bacharel em psicologia unido, se aplicável, a uma formação complementar que garanta que o interessado tenha obtido pelo menos 90 créditos (ECTS) de estudos no campo específico da saúde. Por esta razão, todos aqueles que preencham esta condição e desejam desenvolver esta profissão e/ou melhorar suas habilidades profissionais podem se inscrever no mestrado.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MESTRADO EM PSICOLOGIA GERAL DA SAÚDE, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Psicologia Geral da Saúde é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

  MÓDULOS MATERIA CRÉDITOSa
1 Básico Fundamentos científicos e sanitários da psicologia da saúde. 6
2 Específico Obrigatórias:
  • Avaliação e intervenção em psicologia da saúde.
  • Formação em atividades básicas do psicólogo de saúde.
30
Optativas:
  • Áreas de aplicação da psicologia da saúde.
  • Prática da psicoterapia e da psicofarmacologia no contexto da saúde.
12
3 Práticas Externas Práticas Externas 30
4 Trabalho Final de Mestrado Trabalho final. 12
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado em Psicologia Geral da Saúde tem 90 créditos.
A duração do Mestrado em Psicologia Geral da Saúde varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Ao longo do programa de Mestrado em Psicologia Geral da Saúde, os estudantes devem desenvolver as seguintes competências específicas:

  • Adquirir, desenvolver e implementar um conceito de saúde integral, em que os componentes biopsicossociais dos mesmos tenham um lugar, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela OMS.
  • Aplicar os fundamentos da bioética e o método de libertação na prática profissional, adequando sua prática como profissional de saúde às disposições da Lei 44/2003, de 21 de novembro, sobre a organização das profissões da saúde.
  • Apresentar habilidades de comunicação interpessoal e de manejo adequado das emoções para uma interação efetiva com os pacientes, familiares e cuidadores nos processos de identificação do problema, avaliação, comunicação do diagnóstico, intervenção e acompanhamento psicológicos.
  • Analisar criticamente e empregar as fontes de informação clínica.
  • Utilizar as tecnologias de informação e comunicação no desempenho profissional.
  • Redigir relatórios psicológicos no formato adequado segundo os destinatários.
  • Formular hipóteses de trabalho em pesquisa e coletar e avaliar criticamente as informações para resolução de problemas, aplicando o método científico.
  • Conhecer o quadro de ação do psicólogo geral de saúde e saber encaminhar ao profissional especialista correspondente.
  • Desenvolver seu trabalho a partir da perspectiva da qualidade e da melhoria contínua, com a capacidade autocrítica necessária para um desempenho profissional responsável.
  • Trabalhar e comunicar-se com outros profissionais e dominar as habilidades necessárias para o trabalho em equipe e em grupos multidisciplinares.
  • Conhecer as obrigações e responsabilidades da equipe de saúde no que se relaciona à confidencialidade da informação e da proteção de dados pessoais dos pacientes.
  • Conhecer em profundidade a natureza psicológica do comportamento humano, bem como os fatores sociais e biológicos que podem afetá-lo.
  • Conhecer em profundidade a natureza psicológica dos distúrbios do comportamento humano.
  • Conhecer em profundidade os fatores psicossociais associados aos problemas de saúde e doença.
  • Conhecer em profundidade os fatores biológicos e psicossociais associados aos problemas de saúde e doença, especialmente os relacionados à saúde mental.
  • Conhecer em profundidade os diferentes modelos de avaliação e intervenção no campo da Psicologia Geral da Saúde, bem como as técnicas e procedimentos que deles decorrem para abordar transtornos comportamentais e fatores psicológicos associados a problemas de saúde.
  • Planejar, realizar e, conforme o caso, supervisionar o processo de avaliação psicológica do comportamento humano e dos fatores psicológicos associados com os problemas de saúde para estabelecer o diagnóstico dos mesmos.
  • Projetar, desenvolver e, conforme o caso, supervisionar e avaliar planos e programas de intervenção psicológica em função da avaliação psicológica e das variáveis individuais e sociais concorrentes.
  • Conhecer as atividades necessárias para a constituição, abertura e gestão de uma empresa, suas diferentes formas jurídicas e as obrigações legais, contábeis e tributárias associadas.
  • Dominar a normativa vigente no campo de saúde espanhol.
  • Realizar atividades de promoção e educação para a saúde psicológica individual e comunitária.

Saídas Profissionais

Entre as saídas profissionais para o Psicólogo Geral de Saúde estão:

  • Entre as saídas profissionais do Psicólogo Sanitário Geral destacam-se: gabinetes e centros de avaliação e intervenção psicológica.
  • Organizações não-governamentais de saúde social em programas de atenção para dependentes químicos, doentes terminais, cuidados paliativos, etc.
  • Residências para idosos.
  • Associações de familiares e pacientes com doenças físicas ou mentais (por exemplo, câncer, diabéticos, doenças mentais, doenças raras, problemas de crescimento, etc.).
  • Centros municipais, instituições ou empresas com programas de promoção da saúde, drogadição, violência de gênero, etc.
  • Centros de reabilitação e estimulação neuropsicológica.
  • Centros de reabilitação para pessoas com problemas de saúde ou deficiências.
  • Centros de reabilitação psicossocial de pacientes crônicos.
  • Centros de tratamento e reabilitação de dependências.
  • Centros de reconhecimento de condutores.
  • Centros para obter licenças de armas.
  • Seguradoras de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
  • Instituições penitenciárias.
  • Aconselhamento psicológico nos tribunais de família e perícia psicológica forense.
  • Centros de apoio ou atenção ao menor.
  • Centros de desenvolvimento infantil e atenção primaria.
  • Centros de acolhimento e cuidados a vítimas de abuso.
  • Centros educacionais e atenção psicopedagógica.
  • Centros de educação especial.
  • Centros de assistência social para crianças e adolescentes em alto risco de marginalização social.
  • Centros de atendimento para vítimas de agressão sexual.
  • Defesa Civil e Equipes de intervenção em crises, emergências e catástrofes.
  • Clínicas e centros privados de reprodução assistida.

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Psicologia Geral da Saúde da Universidad Europea del Atlántico é composto por 90 créditos ECTS que contêm toda a formação teórico-prática que o aluno deve adquirir para obter o título de Mestre.

O tempo previsto para a realização do Mestrado é de 3 semestres distribuídos em dois anos letivos.

DISCIPLINAS CRÉDITOS CARÁTER
Fundamentos científicos e sanitários da psicologia da saúde 3 OB
Fundamentos profissionais do psicólogo da saúde 3 OB
Avaliação e intervenção dos transtornos mentais em adultos 6 OB
Diagnóstico e intervenção dos transtornos mentais na infância e na adolescência 6 OB
Avaliação e intervenção neuropsicológica 6 OB
Atitudes e habilidades para o desempenho de serviços psicológicos no contexto sociossanitário 6 OB
Avaliação e intervenção na psicogerontologia 6 OB
Intervenção em situações de crise, catástrofes e emergências 3 OP
Comportamento de riscos e dependências: diagnóstico e intervenção individual, em grupo e comunitária 3 OP
Violência e suas variantes. Implicações psicológicas, de saúde, institucionais e sociocomunitárias 3 OP
Sexualidade, casamento e família 3 OP
Saúde ocupacional. Estressores e riscos psicossociais ocupacionais no ambiente sociossanitário. 3 OP
Intervenção em transtornos crônicos de saúde. Personalidade e doença 3 OP
Ciclo de vida, estilos de vida e estresse do cotidiano: repercussões para a saúde individual, comunitária e pública. 3 OP
Criação de campanhas de promoção e prevenção da saúde 3 OP
Intervenção na deficiência: aspectos psicossociais e legais no ambiente sociossanitário 3 OP
Atualização na teoria e prática da psicoterapia 3 OP
Intervenção psicológica: treinamento e psicoterapia no ambiente sociossanitário. 3 OP
Atualidade sobre psicopatologia e psicofarmacologia: diferentes alternativas. 3 OP
PRACTICUM
Práticas externas I
12 OB
Práticas externas II 18 OB
TRABALHO DE FIM DE MESTRADO
Trabalho de Fim de Mestrado
12 OB

(OB) - Obrigatória
(OP) - Optativa


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutoramento em Psicologia. Director da Cátedra Internacional de Desenvolvimento Psicológico, Família e Educação. Director Académico da Licenciatura em Psicologia e do Mestrado em Psicologia Geral da Saúde. Editor-chefe da revista Psychology Research. Membro do Comité de Ética na Investigação.

Professores e Autores

  • Dra. Carla Álvarez. Licenciada em Biologia e Doutorada em Neurociência. Investigadora na área da Neurofisiologia, estudando o papel dos neuromoduladores no desenvolvimento de várias doenças neuropsiquiátricas e epilepsia. Actualmente é professora universitária em disciplinas biológicas aplicadas às ciências da saúde.
  • Dra. Marta Arrieta, Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Deusto. Especialista em Psicologia Clínica. Mestrado Internacional em Lazer e Potencial Humano da Universidade de Deusto e Leeds Polytechnic (Inglaterra). Ampla experiência no cuidado de perturbações mentais graves no ambiente comunitário, trabalhando como director do Centro de Reabilitação Psicossocial Padre Menni durante 20 anos. Colaboração temporária no ensino como professor associado na Universidade de Deusto. Trabalha como psicóloga clínica na área da Saúde Mental do Centro Hospitalar Padre Menni.
  • Dra. Sarah Berrocoso. Investigadora e gestora de Projectos Europeus. Dez anos de experiência em investigação sobre aspectos neuropsicológicos e psicossociais de doenças raras, especialmente em qualidade de vida e estratégias de sobrevivência. Participação em projectos de I&D&I no domínio da saúde. Desenvolvimento e implementação de estratégias de informação, transferência e comunicação. Experiência no ensino universitário em modo presencial e online.
  • Dr. Sergio Castaño. Doutoramento em Saúde Mental; Genética e Ambiente pela Univ. de Almeria e pela Univ. Rovira i Virgili. Mestre em Saúde Mental. Investigação em Psiquiatria, Neurotoxicologia e Psicofarmacologia pela Univ. de Almeria e pela Univ. Rovira i Virgili. Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Superior de Estudos Psicológicos de Barcelona. Licenciatura em Psicologia pela Univ. de Almería. Mestrado em Ensino Secundário, Formação Profissional e Línguas. Investigador pós-doutoramento em "Achucarro" no projecto: "Resgatar o genótipo ApeE4 activando a biossíntese de esterol no SNC" do NIH.
  • Dra. Maitane García, Doutorado em Psicologia pela Universidade de Deusto, com Mestrado em Psicologia Geral da Saúde e Mestrado em Neuropsicologia Clínica. É investigadora da equipa de Neuro-e-Motion na Universidade de Deusto, onde estuda os aspectos neuropsicológicos e psicossociais das doenças raras, especificamente a Malformação de Chiari tipo I. Lecciona na licenciatura em Psicologia e tem experiência na prática clínica como neuropsicóloga.
  • Dr. David Gil, Psicólogo clínico e doutorado em Medicina e Psiquiatria pela Universidade de Cantábria. Ele combina o seu trabalho como professor na UNEATLANTICO com o seu trabalho no Centro Hospitalar Padre Menni.
  • Dr. César González-Blanch. Psicólogo clínico no Hospital Universitário Marqués de Valdecilla. Doutoramento pela Universidade de Deusto. Investigador na área das perturbações psicóticas e tratamentos psicológicos para várias populações. Na Universidade Europeia do Atlântico, professor da disciplina Intervenção Psicológica.
  • Dr. David Herrero Doutoramento em Psicologia pela Universidade de Deusto. Especialista em Psicologia do Trânsito e Segurança Rodoviária, Psicofisiologia e Metodologia das Ciências do Comportamento. Docente na Faculdade de Psicologia da Universidade de Deusto entre 2011 e 2015. Docente na Universidade do País Basco entre 2015 e 2017. Dá cursos a empresas e escolas sobre a prevenção de acidentes de viação em itinere e em missão. Autor de mais de 30 artigos científicos e de mais de 30 apresentações em congressos internacionais.
  • Dr. Ricardo Lanza. Licenciatura em Psicologia, PhD da Universidade de Cantábria. Mestrado no estudo e tratamento da dor. Especialista Universitário em Hipnose Clínica. Realizou um extenso trabalho de investigação, ensino e cuidados, especialmente no campo das crianças e jovens, tendo desenvolvido grande parte deste trabalho na Fundação Marqués de Valdecilla, na Faculdade de Medicina da Universidade de Cantábria e no Hospital Universitário Marqués de Valdecilla.
  • Dra. Pamela Parada. Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Formação em terapia DBT e EMDR. Especialista no tratamento de traumas psicológicos e na regulação emocional. Palestrante em Psicologia Clínica, Psicopatologia e Psicologia da Personalidade e das Diferenças Individuais. Investigador na área da Personalidade, Avaliação e Tratamento Psicológico.
  • Dra. Silvia Quer. Doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde. Mestrado em Neurociências, Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e Mestrado em Psicologia Geral da Saúde.
  • Dr. (c.) Ángel Sanz. Licenciado em Psicologia. Mestrado em Toxicodependência. Prática privada de psicologia com vasta experiência em diferentes centros de tratamento de toxicodependência.
  • Dra. (c.) Arlette Zárate. Licenciatura em Psicologia. Mestrado em Psicologia Organizacional e Mestrado em Administração Educacional. Especialista em Psicologia pela Sociedade Forense Mexicana e Secretaria Técnica do Colégio de Psicólogos (Campeche, México).
  • Lda. Rosario Bengochea. Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade de Salamanca. Psicólogo especializado em Psicologia Clínica. A trabalhar como psicólogo desde 1998, até 2014 em recursos comunitários de Saúde Mental e desde então num Centro Hospitalar, em psiquiatria e serviços psicogeriátricos.
  • Lda. Marisa Garcés. Licenciada em Ensino, especializada em Educação Musical pela Universidade de Salamanca. Técnico de Secretariado Avançado. Licenciatura em Psicologia, UNED. Mestrado em Psicologia Geral da Saúde pela UNIR. Actualmente, faz parte da equipa da Clínica Aván em Santander, um projecto formado por vários profissionais de terapia da fala, fisioterapia e psicologia, sendo responsável pela Área de Psicologia, infância e adultos e é psico-oncologista na AMUCCAM, uma associação que ajuda as mulheres com cancro da mama.
  • Lda. Sara Moza. Licenciada em Psicologia. Mestrado em Ensino, Mestrado em Resolução e Mediação de Conflitos e Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Trabalho. Especialista em vários campos de negócios e RH.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.