Apresentação do Programa
O Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento agrupa os conceitos fundamentais vinculados à gestão e à direção das pessoas no século XXI, no âmbito de uma gestão integrada da organização e dos diferentes processos e ferramentas que possam ser úteis a uma condução eficaz desses recursos.
Mediante a articulação pedagógica de fundamentos teóricos e discussão de casos práticos, em um espaço de interação promovido pelos professores e pelo uso de um Campus Virtual, a pessoa que termine o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento estará qualificada para:
- Conhecer e dominar as técnicas mais adequadas à potencialização da capacidade de gestão e de tomada de decisões.
- Conhecer e manejar as técnicas modernas na gestão do conhecimento, fundamentadas no uso das novas tecnologias no processamento de informação no âmbito empresarial.
- Ampliar suas capacidades e habilidades diretivas, aplicando as melhores metodologias na gestão de pessoas em qualquer organização.
- Desenvolver as funções e procedimentos para planejamento, organização, execução e controle dos recursos humanos na empresa.
- Elaborar as bases estratégicas alinhadas com os objetivos da empresa, que permitam planejar e antecipar os movimentos futuros no âmbito dos recursos humanos.
A quem é dirigido
O Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento destina-se a profissionais e dirigentes com experiência na área e a titulados universitários que desejam ampliar ou consolidar seus conhecimentos em recursos humanos e gestão do conhecimento na empresa do século XXI.
Algumas das perspectivas profissionais propiciadas pelo Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, entre outras:
- Diretor de área RH.
- Chefe de Personal.
- Assessor de empresa.
- Consultor de RH.
- Especialista na área de RH.
A metodologia de formação proposta, somada à clareza, à amplitude e à didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento a profissionais de todas as áreas, que tenham a inquietude de envolver-se no mundo dos recursos humanos de uma maneira responsável e com uma alta disciplina de estudo, e que desejam desempenhar-se nesse campo profissional exercendo cargos executivos e de assessoria.
Titulação
A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MESTRADO EM RECURSOS HUMANOS E GESTÃO DO CONHECIMENTO, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Módulo 1: Gestão de Conhecimento e Processos Organizacionais | 24 |
Módulo 2: Gestão de Recursos Humanos | 31 |
Módulo 3: Habilidades Diretivas e Desenvolvimento Profissional | 27 |
Módulo 4: Metodologia da Pesquisa Científica e Dissertação de Mestrado (Obrigatório) | 15 |
TOTAL | 97 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento tem 97 créditos.
A duração do Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.
Objetivos
Objetivo geral
- Formar profissionais que possuam um pensamento estratégico e executivo dos recursos humanos e da gestão do conhecimento no âmbito da gestão integrada e sistêmica da organização, com o apoio das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Objetivos específicos
- Conhecer e dominar as técnicas mais adequadas nessa área de Direção para potencializar a capacidade de gestão e a tomada de decisões.
- Conhecer e manejar as técnicas modernas na gestão do conhecimento, fundamentadas no uso das novas tecnologias no processamento de informação no âmbito empresarial.
- Ampliar suas capacidades e habilidades diretivas, assim como aplicar as melhores metodologias na gestão de pessoas em qualquer organização.
- Desenvolver funções e procedimentos para planejamento, organização, execução e controle dos recursos humanos na empresa.
- Elaborar as bases estratégicas alinhadas aos objetivos da empresa, que permitam planejar e antecipar os movimentos futuros no âmbito dos recursos humanos.
- Determinar e analisar as atividades e responsabilidades do Diretor de Recursos Humanos em cada um de seus âmbitos de competência, e assim, propor ferramentas para o cumprimento de cada uma das fases dos processos de gestão dos recursos humanos, abrangendo cada uma das áreas de conhecimento.
- Compreender e dirigir os processos de criação, geração, formulação e difusão de conhecimento individual e coletivo em termos de tarefas colaborativas e cooperativas que facilitem e potencializem a emergência de soluções viáveis, concretas e sustentáveis a problemas do mundo real, cuja consecução se manifeste na gestão de recursos humanos.
Saídas Profissionais
Algumas das perspectivas profissionais propiciadas pelo Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, entre outras:
- Diretor de área RH.
- Chefe de Personal.
- Assessor de empresa.
- Consultor de RH.
- Especialista na área de RH.
Plano de estudos
O programa de Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento possui uma estrutura curricular baseada em 4 partes formativas:
- 1ª PARTE: GESTÃO DO CONHECIMENTO E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS (240 HORAS)
A primeira parte permite compreender, conhecer e dominar as técnicas de gestão do conhecimento em seus aspectos organizacionais e técnicos, assim como considerar e conhecer os processos psicossociais básicos a ela vinculados.
As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na seguinte tabela:
1ª PARTE: GESTÃO DO CONHECIMENTO E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Estrutura e mudança Organizacional | 25 |
2 | Sociedade da Informação e da mudança | 40 |
3 | Cultura e Clima Organizacional | 25 |
4 | Inovação, Cultura e Gestão do Trabalho na Sociedade da Comunicação | 30 |
5 | Entornos Virtuais de Trabalho Colaborativo | 20 |
6 | e-Business e sua Integração com os Sistemas Corporativos de Gestão | 50 |
7 | Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional | 50 |
TOTAL | 240 |
- 2ª PARTE: DIREÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (310 HORAS)
A segunda parte permite dotar de conhecimentos, ferramentas e técnicas para a gestão de pessoas, para desenhar, revisar, controlar e avaliar as políticas e práticas de Recursos Humanos, assim como para analisar as atividades, funções e responsabilidades do departamento e do diretor.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem a segunda parte são mostradas na seguinte tabela:
2ª PARTE: DIREÇÃO DE RECURSOS HUMANOS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Gestão Estratégica dos Recursos Humanos | 30 |
2 | Análise, Descrição e avaliação de Postos | 30 |
3 | Recrutamento, Seleção e Promoção | 30 |
4 | Formação e Planos de Carreira | 30 |
5 | Avaliação de Desempenho e Gestão por Competências | 25 |
6 | Retribuição e Incentivos | 30 |
7 | ISO 45001 | 80 |
8 | Auditoria de Recursos Humanos | 15 |
9 | Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa | 40 |
TOTAL | 310 |
- 3ª PARTE: HABILIDADES DIRETIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL (270 HORAS)
A terceira parte permite explicar de maneira didática e prática os aspectos relevantes relacionados ao desenvolvimento das habilidades diretivas e competências necessárias no âmbito de gestão de pessoas, dotando os alunos de conhecimentos, técnicas e ferramentas adequadas às situações que o dirigente de RH há de enfrentar, e que elevem seu desenvolvimento profissional.
As disciplinas e horascorrespondentes que compõem a terceira parte são mostradas na seguinte tabela:
3ª PARTE: HABILIDADES DIRETIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Técnicas de Direção e Liderança Organizacional | 30 |
2 | Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação | 30 |
3 | Técnicas de Comunicação Interpessoal | 20 |
4 | Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho | 30 |
5 | Gestão de Tempo e Direção de Reuniões | 30 |
6 | Estresse e Burnout | 30 |
7 | Técnicas de Apresentação em Público | 30 |
8 | Inteligência Emocional | 20 |
9 | Marketing Pessoal | 10 |
10 | Capital Intelectual | 10 |
11 | A qualidade como ferramenta de Gestão de RH | 10 |
12 | Programação Neurolingüística(PNL) | 20 |
TOTAL | 270 |
- 4ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (130 HORAS)
A dissertação de Mestrado ou Tese de Mestrado, cuja carga letiva é de 130 horas, tem como objetivo apresentar um documento completo que demonstre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando, do mesmo modo, a possibilidade de sua execução concreta.
4ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - TESE DE MESTRADO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Metodologia de Pesquisa Científica | 50 |
2 | Dissertação de Mestrado | 100 |
TOTAL | 150 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: GESTÃO DO CONHECIMENTO E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
- ESTRUTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Esta disciplina mostra o processo de transformação que tem ocorrido nas atuais organizações, e analisa as tendências futuras a serem enfrentadas.
- MUDANÇA DO AMBIENTE, A DIVERSIDADE MUNDIAL, A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, SEU DESENHO E SUAS DIMENSÕES BÁSICAS
- DESENHO DA ORGANIZAÇÃO E SUAS FORMAS
- SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DA MUDANÇA
Nesta disciplina se desenvolve uma visão que contextualiza a gestão da mudança cultural e tecnológica, proporcionando as bases e os delineamentos para o trânsito à Sociedade da Informação e do Conhecimento e suas conseqüências organizacionais na administração empresarial.
- ANÁLISE DA ATUAL SITUAÇÃO: A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
- ADEQUAÇÃO À MUDANÇA: GESTÃO DA MUDANÇA CULTURAL E TECNOLÓGICA
- DA ATUAL SOCIEDADE EM REDE À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
- MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES: A ADMINISTRAÇÃO ABERTA
- CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Esta disciplina analisa os mais relevantes conceitos e enfoques teóricos da cultura e do clima organizacionais, suas inter-relações, os tipos e métodos para o estudo, assim como a forma de enfrentar e resolver disfunções.
- A CULTURA EMPRESARIAL E SUA RENTABILIDADE
- OS ESTILOS CULTURAIS E O PAPEL DO LÍDER EM SUA GESTÃO EFICAZ
- O CLIMA NO TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS DA ORGANIZAÇÃO
- INOVAÇÃO, CULTURA E GESTÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE DA COMUNICAÇÃO
Esta disciplina fará compreender e refletir sobre o papel das tecnologias na sociedade da comunicação a partir da perspectiva da mudança que as inovações tecnológicas representam.
- FUNDAMENTOS DA INOVAÇÃO (CONCEITOS, DIFUSÃO DE INOVAÇÕES, TIPOS DE INOVAÇÕES, MODELOS DE INOVAÇÃO)
- MUDANÇAS NAS FORMAS E MODOS DE TRABALHO (DO TELETRABALHO À GESTÃO MÓVEL) ESTUDO DE CASOS
- ENTORNOS VIRTUAIS DE TRABALHO COLABORATIVO
Esta disciplina dá a conhecer o conceito e as tecnologias associados ao trabalho colaborativo, da gestão de equipes organizacionais à gestão de equipes a distância, mediatizados por entornos virtuais.
- FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
- GESTÃO DE GRUPOS E DE EQUIPES
- FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
- PROCESSOS DE GESTÃO POR ENTORNOS VIRTUAIS
- ENTORNOS VIRTUAIS DE TRABALHO COLABORATIVO
- INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL
Esta disciplina pretende oferecer uma visão geral dos sistemas de gestão da empresa moderna SCM, ERP e CRM.
- GESTÃO DA CADEIA DE FORNECIMENTOS
- PLANIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS
- GESTÃO DOS VÍNCULOS COM CLIENTES RELACIONADOS COM O COMÉRCIO ELETRÔNICO
- GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Esta disciplina analisa cada uma dos tipos de conhecimento gerado nas empresas para sua gestão, diagnóstico, distribuição e disponibilidade da informação como fatores chave de êxito. Também mostra os processos de aprendizagem organizacional vinculados e em concordância com a gestão do conhecimento organizacional.
- A GESTÃO DO CONHECIMENTO (CONHECIMENTO E GESTÃO, OBJETIVOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO, PROPRIEDADES E TIPOS, FERRAMENTAS E IMPLANTAÇÃO)
- NOVOS PARADIGMAS EM DOCÊNCIA E PESQUISA (E-LEARNING)
- APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E MODELOS DE MATURIDADE (A ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE, PESQUISA-AÇÃO OU A GESTÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA, MODELOS DE MATURIDADE DE APRENDIZAGEM
2ª PARTE: DIREÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
- GESTÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS
Essa disciplina está orientada a desenhar o âmbito conceitual e metodológico para que se possa reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH).
- PANORÂMICA SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS RH.
- PANORÂMICA DAS FUNÇÕES DO DIRETOR DE RH.
- AS NOVAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE RH E NOS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO DE RH.
- ANÁLISE, DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DE POSTOS
Esta disciplina analisa as vantagens e os inconvenientes ligados à descrição, à análise e à avaliação de postos na organização, seguindo as metodologias mais usuais e gerindo o processo do início ao fim.
- ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
- POSTO DE TRABALHO: ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE POSTOS, MÉTODOS E PROCESSOS, SUA RELAÇÃO COM AS TÉCNICAS DE RH, CLASSIFICAÇÃO DOS POSTOS DE TRABALHO, MAPA E TENDÊNCIAS.
- RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E PROMOÇÃO
Esta disciplina analisa os processos de seleção nos âmbitos empresarial e social, dá a conhecer as modalidades e instrumentos mais eficazes para desenhar e programar fases do processo, observando os índices e indicadores mais usados na empresa moderna.
- CONCEITOS GERAIS
- PROCESSO GERAL
- A DEMANDA
- O PERFIL PROFISSIONAL
- EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO
- PREPARAÇÃO DE UM PERFIL DE COMPETÊNCIAS
- REVISÃO DOS PERFIS DE COMPETÊNCIA DO POSTO
- DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA COM BASE NO POTENCIAL
- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Esta disciplina explica a necessidade de recorrer a determinados pressupostos teórico-metodológicos para inserir na prática o enfoque por competências na GRH, de recorrer ao processo de formação como única via sustentável de manter revitalizadas essas competências e seu desenvolvimento, e de utilizar a avaliação do desempenho como processo de retroalimentação para a revitalização e o desenvolvimento das referidas competências profissionais.
- A GESTÃO DO DESEMPENHO BASEADA EM COMPETÊNCIAS
- CRITÉRIOS DO DESEMPENHO
- FASES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
- AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS
- PLANOS DE CARREIRA E DE SUCESSÃO BASENDO-SE EM COMPETÊNCIAS
- A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO
- PREPARAÇÃO DE UM PERFIL DE COMPETÊNCIA
- REVISÃO DOS PERFIS DE COMPETÊNCIA DO POSTO
- DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA COM BASE NO POTENCIAL
- RETRIBUIÇÃO E INCENTIVOS
Esta disciplina mostra como utilizar a retribuição como uma ferramenta de gestão integrada nas políticas de RH e estratégias da companhia.
- A GESTÃO ESTRATÉGICA DAS REMUNERAÇÕES
- RETRIBUIÇÃO E MOTIVAÇÃO
- O SISTEMA DE RETRIBUIÇÃO
- O DESENHO E A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA RETRIBUTIVA
- O PROCESSO ANUAL DE PLANEJAMENTO SALARIAL
- A COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO SALARIAL
- SOLICITAÇÕES EM MATÉRIA SALARIAL DO DIRETOR DE RH
- FORMAÇÃO E PLANOS DE CARREIRA
Esta disciplina pretende capacitar o aluno para a elaboração de uma política de formação que permita desenvolver o potencial humano na organização, alcançar os objetivos estratégicos da empresa e cumprir os requerimentos das atuais certificações de qualidade, assim como desenvolver ferramentas e procedimentos para reforçar o talento da organização.
- IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO NA EMPRESA
- PRINCÍPIOS ESSENCIAIS À EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO
- PRINCÍPIOS ESSENCIAIS À EFETIVIDADE DA FORMAÇÃO
- DESENVOLVIMENTO E EXECUÇÃO DO PLANO
- AVALIAÇÃO DO PLANO
- OS PLANOS DE CARREIRA
- A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, FASES E ESTAÇÕES
- FUNÇÕES GENÉRICAS E ESPECÍFICAS NOS PLANOS DE CARREIRA
- NECESSIDADES E OBJETIVOS DOS PLANOS DE CARREIRA
- PLANO DE SUCESSÃO E AVALIAÇÃO DE POTENCIAL (AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO)
- ISO 45001
Nesta disciplina, apresenta-se o modelo ativo e o planejamento da atividade preventiva como um elemento básico e fundamental de qualquer modelo de gestão de prevenção de riscos ocupacionais, instrumentalizado na norma ISO 45001:2018, bem como as informações documentadas necessárias e os requisitos de auditoria. Alguns temas abordados na disciplina são:
- O PAPEL DA PREVENÇÃO NA GESTÃO GLOBAL DA EMPRESA
- Antecedentes. O sistema de reativo de ação. Elementos do sucesso do sistema ativo de ação. Integração da atividade preventiva. Como é realizada a integração da prevenção de riscos ocupacionais? O que é um sistema de destão da prevenção de riscos ocupacionais. Tipos de modelos de gestão. Responsabilidades da direção.
- PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PREVENTIVA NA EMPRESA
- Introdução. Definição de planejamento preventivo. Planejamento por objetivos e normas de procedimento. Aspectos do planejamento das atividades preventivas. Procedimento geral do planejamento.
- A NORMA ISO 45001:2018
- Introdução. Antecedentes da norma ISO 45001:2018. Estrutura de alto nível: o anexo SL. Principais mudanças da ISO 45001:2018 em relação à OHSAS 18001: 2007. Prioridades na implementação. Certificação de sistema de gestão SST segundo a norma ISO 45001:2018. Transição da especificação para a norma ISO 45001: 2018.
- IMPLANTAÇÃO DA NORMA ISO 45001:2018
- Introdução. Objeto e campo de aplicação. Referências normativas. Termos e definições Contexto da organização. Liderança e participação dos trabalhadores. Planejamento. Apoio. Operação. Avaliação do desempenho.
- INFORMAÇÃO DOCUMENTADA DO SISTEMA DE GESTÃO SST, SEGUNDO A ISO 45001:2018
- Introdução. Nível I: manual de gestão da segurança e saúde no trabalho (não obrigatório). Nível II: procedimentos. Nível III: instruções. Nível IV: registros. Controle da documentação.
- AUDITORIA DE PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS.
- Conceitos gerais sobre auditorias de prevenção. Princípios de auditoria. Objetivos das auditorias de prevenção. Tipos de auditoria de prevenção de riscos ocupacionais. O processo de auditoria. Avaliação da auditoria de prevenção de riscos ocupacionais. Requisitos necessários para realizar uma auditoria de prevenção de riscos ocupacionais.
- AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS
Esta disciplina dota o participante de ferramentas e técnicas para a realização de auditorias, enfatizando o papel do auditor e os aspectos básicos nos processos de auditoria.
- A AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS, SUA IMPORTÂNCIA
- ETAPAS EM UM PROCESSO DE AUDITORIA
- O PAPEL DO AUDITOR
- BARREIRAS E VANTAGENS FUNDAMENTAIS NOS PROCESSOS DE AUDITORIA DE RH
- OS MÉTODOS E TÉCNICAS DE AUDITORIA
- ÉTICA EMPRESARIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Esta disciplina fornece conhecimentos teórico-práticos relativos à ética e a sua compreensão e utilidade no âmbito da gestão empresarial e das pessoas
- INTRODUÇÃO À ÉTICA
- OS VALORES MORAIS NA SOCIEDADE MODERNA
- ÉTICA E SOCIEDADE
- A ÉTICA COMO INSTRUMENTO NA GESTÃO DE EMPRESA
3ª PARTE: HABILIDADES DIRETIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
- TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL
O objetivo geral desta disciplina é conhecer, aprofundando-se, os estilos de liderança e direção, suas inter-relações, diferenças, importância e enfoques teóricos, assim como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.
- FUNÇÕES DA LIDERANÇA E A DIREÇÃO HARD E SOFT
- A LIDERANÇA FUNCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES
- OS MODELOS E ESTILOS DE LIDERANÇA
- RECONHECIMENTO E FLEXIBILIZAÇÃO DO ESTILO PRÓPRIO
- A LIDERANÇA E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
- TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Esta disciplina identifica os elementos que intervêm num processo de comunicação, cataloga esses elementos e descreve os papéis dos diferentes personagens que intervêm num processo de comunicação em uma área de trabalho.
- A COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS
- MODELOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS PARTICIPANTES
- O PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
- MEIOS PARA COMUNICAÇÃO
- BARREIRAS À COMUNICAÇÃO
- TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA
- QUALIDADES PESSOAIS PARA SER UM BOM COMUNICADOR
- TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO
Esta disciplina contém informação para ajudar a entender os aspectos teóricos e práticos relacionados aos conflitos e às estratégias de resolução mais usuais: Negociação, Mediação e Arbitragem, entre outras.
- INTRODUÇÃO À ANÁLISE DOS CONFLITOS
- ESTRATÉGIAS E MÉTODOS PARA RESOLVÊ-LOS
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA EMPRESA
- TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO
Esta disciplina dá a conhecer os elementos teóricos e práticos relacionados a grupos e equipes de trabalho, suas características, e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.
- CONCEITOS DE GRUPO E DE EQUIPE, SUAS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS
- APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA MOTIVAR EQUIPES DE TRABALHO
- A COMPETÊNCIA VINCULADA AO TRABALHO EM EQUIPE
- OS MEMBROS E SEUS PAPÉIS EM UMA EQUIPE DE TRABALHO
- GESTÃO DE TEMPO E DIREÇÃO DE REUNIÕES
Esta disciplina mostra como otimizar as reuniões de trabalho mediante uma boa preparação e o desenvolvimento dessas reuniões, assim como as habilidades para conduzir a equipe. Também fornece critérios e técnicas para a gestão do próprio tempo dentro do âmbito da função diretiva.
- A GESTÃO DO TEMPO E A EFICÁCIA DO DIRIGENTE
- PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIRIGENTE
- A DELEGAÇÃO, CONCEITOS, DIFICULDADES E VANTAGENS
- O PROCESSO DE DELEGAÇÃO
- ESTRESSE E BURNOUT
Esta disciplina ensina como gerir as situações de estresse e burnout dentro da organização empresarial, dotando o aluno dos conhecimentos teórico-práticos necessários.
- CONCEITOS, ENFOQUES MAIS IMPORTANTES NO ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE NO TRABALHO
- TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DO ESTRESSE
- FATORES CAUSADORES DO ESTRESSE NO TRABALHO
- INCIDÊNCIAS DO ESTRESSE EM FUNÇÃO DE VARIÁVEIS PESSOAIS
- TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO
Esta disciplina desenvolve as capacidades dos participantes para preparar e realizar apresentações profissionais, para o alcance da influência desejada sobre o auditório.
- DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO NO ÂMBITO PROFISSIONAL
- FATORES DE ÊXITO
- PREPARAÇÃO, REALIZAÇÃO E PAPEL DO APRESENTADOR
- INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Esta disciplina tem como objetivo conhecer e compreender as ferramentas da inteligência emocional.
- INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
- A INTELIGÊNCIA HUMANA
- AS EMOÇÕES
- A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EMPRESA
- MARKETING PESSOAL
Esta disciplina tem como objetivo demonstrar a necessidade do marketing pessoal no mundo atual.
- PARA QUE FAZER MARKETING PESSOAL?
- DEFINIÇÃO DE MARKETING PESSOAL
- REALIZAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE MARKETING PESSOAL
- FERRAMENTAS DE MARKETING
- CAPITAL INTELECTUAL
Esta disciplina está encaminhada a demonstrar que o fator humano, como criador e difusor do conhecimento, está convertendo-se numa das principais fontes de vantagens competitivas para as organizações.
- MARCO TEÓRICO DO CAPITAL INTELECTUAL
- MODELOS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
- O CAPITAL HUMANO: ANTECEDENTES SOBRE A AVALIAÇÃO DO COMPONENTE HUMANO
- A QUALIDADE COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE RH
Esta disciplina aprofunda-se na importância da qualidade como ferramenta imprescindível na gestão de RH.
- IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE, SUA DEFINIÇÃO E EVOLUÇÃO HISTÓRICA
- CONHECER OS MODELOS DE QUALIDADE
- APROFUNDAR-SE NOS EFEITOS QUE A QUALIDADE EXERCE NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
- PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA
Esta disciplina introduz o aluno num tema atraente, prático e de grande atualidade. Ademais, mostra os modelos de conduta humana mediante os quais algumas pessoas e profissionais em particular conseguem os máximos desenvolvimentos de excelência, enquanto outras pessoas, fazendo aparentemente o mesmo, não o conseguem.
- A PSICOTERAPIA COMO ANTECEDENTE HISTÓRICO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA (PNL)
- SURGIMENTO DA PNL
- CONCEITO DE PNL
- SISTEMAS REPRESENTACIONAIS
- REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE
- PNL E COMUNICAÇÃO
- METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Esta disciplina familiariza o aluno com o contexto científico da pesquisa e suas exigências conceituais e metodológicas. Apresenta as distintas etapas de um processo de pesquisa favorecendo o desenvolvimento de habilidades e destrezas no desenho metodológico do Projeto Final, assim como na elaboração do relatório ou memória da pesquisa.
Alguns temas abordados na disciplina são:
- ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
- O que é a epistemologia? O que é um paradigma? Conhecimento e ciência Concepção empírico-positiva. Concepção hermenêutica ou interpretativa. Poiese e práxis: chaves para a compreensão dos paradigmas
- O PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA
- Etapas do caminho. Como iniciar uma pesquisa? O projeto: ponto de partida. Escolha do tema. Formulação do problema. Formulação das perguntas da pesquisa. Definição de objetivos. Elaboração de hipóteses. Justificativa da pesquisa. Definição do título.
- CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO
- O que é um marco teórico? Revisão da literatura: documentação e busca de informação. O que buscar? Fontes primárias, secundárias e terciárias. Onde buscar? Localização virtual e/ou física. Qual literatura consultar em profundidade? Critérios de seleção. Como ler textos acadêmicos? Estratégias para a leitura e compreensão de textos escritos. Reproduzir/compreender um texto: além do tudo ou nada. Conselhos úteis para a leitura de textos acadêmicos. Como registrar a informação? Elaboração do marco teórico: pautas orientadoras.
- CRIAÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
- Definição do tipo de desenho de pesquisa. Classificação das variáveis. Definição operacional da variável. A amostragem. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. A observação participante. Grupo nominal. Técnica DELPHI. Entrevista em profundidade. Grupos de discussão. História de vida. Procedimentos para a análise dos dados. Análise qualitativa dos dados. Análise de conteúdo. Análise do discurso.
- O RELATÓRIO DA PESQUISA
- Partes de um relatório de pesquisa escrito. Aspectos formais na redação de trabalhos científicos. A composição de textos escritos: o processo de escritura. Questões textuais. Propriedades textuais básicas. Normas internacionais de citações bibliográficas. Normas gerais para citações no texto. Referências bibliográficas ao final do texto. Alguns critérios para auto avaliar um relatório de pesquisa.
4ª PARTE: DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
A Dissertação de Mestrado ou Tese de Mestrado deve ser uma contribuição ao campo da Direção de Recursos Humanos e da Gestão do Conhecimento, aplicando-se os diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Seu conteúdo se ajustará às normas que para esses efeitos estejam definidas.
A gestação da Dissertação de Mestrado ou Tese de Mestrdao poderá começar paralelamente ao estudo das disciplinas do Programa, conforme a conveniência e a disponibilidade do aluno. Não obstante, aconselha-se dedicar aproximadamente o último semestre do Mestrado à sua elaboração e redação definitiva.
A metodologia geral apresentada permite ao aluno acumular, ao longo do Mestrado, os trabalhos suficientes, de modo a desenvolver rapidamente a Tese, que, por sua vez, será submetida a correções parciais necessárias antes de sua entrega final.
O trabalho será supervisionado por um professor-tutor, cuja designação dependerá da temática escolhida.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dra. Silvia Aparicio. Doctora en Ciencias Económicas por la Universidad Autónoma de Madrid y Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Cantabria. Directora Académica Internacional del Área de Desarrollo Directivo, Organización Empresarial y Recursos Humanos de la Fundación Universitaria Iberoamericana, FUNIBER.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
Professores e Autores
- Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro pela Universidad Politécnica de Cataluña e MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócio, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Inmaculada Armadans Tremolosa. Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona. Professora da Facultad de Psicología da Universidad de Barcelona. Consultora de Recursos Humanos da UOC (Universitat Oberta de Catalunya).
- Dr. Salvador Rus Rufino. Doutor em Filosofia, pela Universidad de Navarra. Doutor em História, pela Universidad de León. Professor Titular da Universidad de León. Diretor da Cátedra de História da Empresa Familiar, Universidad de León.
- Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA). Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
- Dra. Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
- Dra (c). Diana Patricia Cortés Díaz. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León (Espanha). Consultora especializada em Direito Laboral e Segurança Social. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Direção Estratégica do Conhecimento e suas Especializações.
- Dra (c). Andrea Gutiérrez Jiménez. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León (Espanha). Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
- Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutorado em Projetos, pesquisa e Marketing, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Máster in Business Adiminsitration (La Salle Business Administration). Mestrado em Marketing e Distribuição Comercial (Universidad Politécnica de Cataluña). Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
- Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León, Espanha. Expert em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.
- Ms. Antonio Vega. Diplomado em Administração e Direção de Empresas por ESADE. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Consultoria nas Organizações pela Universidad de Barcelona. Coach e Consultor em Planificação Estratégica, Liderança e Desenvolvimento Organizacional. Presidente na Fundación Humaniza.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.