Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional

Apresentação do Programa

O Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional é uma titulação universitária de pós-graduação que visa aprofundar a formação de graduados em um dos cinco itinerários próprios das Ciências da Atividade Física e do Esporte: o treinamento esportivo.

Com o objetivo de poder se destacar no mercado, nasceu o Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional. Primeiramente, os alunos terão acesso ao conhecimento necessário em relação ao campo do desempenho esportivo. Em seguida, dado seu caráter semipresencial, o aluno receberá um ambiente de aprendizado e prática para a assimilação de tais conteúdos, além do contato com profissionais de alto nível em alto rendimento.

O objetivo do Mestrado é fornecer conhecimento, formação e ferramentas para os profissionais da atividade física e esporte estão capacitados para planejar, desenvolver e avaliar adequadamente as estratégias para garantir a qualidade final das tarefas profissionais no campo do rendimento desportivo e assumir compromissos éticos e a responsabilidade exigida pela profissão.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do projeto de conteúdo, permite direcionar o programa de Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional para:

  • Licenciados/graduados em Ciências da Atividade Física e do Esporte
  • Licenciado/graduado em Medicina
  • Graduados em Fisioterapia
  • Graduados em Educação Primária (menção em Educação Física)
  • Licenciados/graduados com titulação universitária de qualquer qualificação semelhante às anteriores, sejam elas qualificações para implementação futura no sistema universitário espanhol ou qualificações existentes nos sistemas universitários de outros países.

Titulação

A titulação obtida será associada à modalidade de estudo selecionada (on-line ou semipresencial). No caso de alunos que satisfatoriamente passarem para modalidade semipresencial com a estadia presencial na Universidad Europea del Atlántico (Santander, Espanha), receberão o título de: Mestre em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional. No caso do modo on-line, será obtido o título de: Mestre em Otimização do Rendimento Esportivo.

Ambos os títulos são expedidos pela Universidad Europea del Atlántico e, se desejado, pela Universidad Internacional Iberoamericana, Porto Rico (EUA), com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

A duração estimada para a conclusão do Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional é de 12 meses.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Planejar, desenvolver e avaliar adequadamente estratégias que garantam a qualidade final das tarefas profissionais no campo do desempenho esportivo e assumir os compromissos e responsabilidades éticas exigidas pela profissão.

Objetivos específicos:

  • Relacionar o funcionamento dos diferentes sistemas e estruturas fisiológicas durante o exercício e fortalecê-lo, a fim de maximizar o desempenho do atleta.
  • Desenvolver uma correta programação e periodização do treinamento em esportes de alto desempenho, bem como quantificar completamente a carga de treinamento.
  • Aplicar as estratégias e intervenções mais adequadas para a avaliação funcional do atleta de elite.
  • Utilizar ferramentas tecnológicas de alto rendimento para a avaliação da condição física, prevenção e reabilitação de lesões esportivas.
  • Detectar os fatores psicológicos que influenciam os atletas de alto nível durante os períodos pré-competitivo, de competição e pós-competição.
  • Identificar a influência da nutrição como uma ferramenta para melhorar o desempenho de atletas de elite.

Modalidad

Este programa acadêmico apresenta duas metodologias possíveis, a serem selecionadas de acordo com as necessidades do aluno:

  • Metodologia on-line: os alunos que preferirem seguir sua formação 100% on-line, devem passar pelas nove disciplinas do currículo, realizar as práticas externas profissionais e o projeto final do mestrado.
  • Metodologia semipresencial: neste caso, o aluno irá combinar o estudo de conteúdo e participação por meio do Campus Virtual com a implementação do mesmo durante as sessões presenciais que serão realizadas em Santander (Espanha) nas instalações da Universidad Europea del Atlántico. Os alunos serão submetidos a um treinamento presencial por treze semanas, entre abril e junho.

Sesiones presenciales

As sessões presenciais, para os alunos que frequentarem a modalidade semipresencial, são de grande interesse para o aluno concluir os estudos on-line. Assim, estas sessões serão realizadas durante os fins de semana, durante os meses de abril, maio e junho. As sessões presenciais serão baseadas em três pilares principais: documentos de referência internacionais, práticas e workshops em grupos reduzidos com o assessoramento de docentes e visitas guiadas a centros esportivos de referência.

  • As sessões presenciais serão lideradas por profissionais reconhecidos internacionalmente, com ampla experiência, tanto em esportes individuais como em coletivos, que tem liderado a preparação de atletas e equipes para competir em competições de topo, por exemplo, campeonatos nacionais, mundiais, competição na NBA, etc. Além disso, esses profissionais têm extensa experiência em pesquisa, bem como inúmeros convites para congressos, conferências e apresentações em nível internacional.
  • Aulas práticas e oficinas em grupos reduzidos, em que os alunos terão que utilizar as diferentes ferramentas disponíveis na universidade para avaliar atletas, analisar ações, projetar, planejar e executar propostas, por meio de simulações práticas.
  • Visitas a clubes e centros esportivos profissionais, a fim de vivenciar como são aplicados os conteúdos e competências adquiridas no Mestrado no campo profissional real.

Desta forma, o aluno terá grande destaque durante a fase presencial deste programa, para poder enfrentar qualquer desafio profissional no campo do desempenho esportivo.

A estrutura de crédito do Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional é explicado a seguir dependendo da orientação de seus créditos:

Disciplinas Créditos ECTSa
Obrigatória 45
Práticas externas profissionais 6
Trabalho final de Mestrado 9
Créditos totales 60

a. Um crédito ECTS (European Credit Transfer System) é igual a 10 + 15 horas. Se o aluno está matriculado no Programa matriculado em uma universidade não pertencente à Área Europeia de Educação Superior (EHEA), a relação entre créditos - horas pode variar.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais da Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional são as seguintes:

  • Preparador físico de atletas de alto rendimento.
  • Especialista em treinamento de força e condicionamento físico em esportes de alto rendimento.
  • Especialista em avaliação, otimização e controle de atletas de alto rendimento.
  • Analista de rendimento física-esportivo em esportes individuais e coletivos.
  • Analista técnico da competição em modalidade esportiva.
  • Treinador pessoal em centros de fitness e wellness, orientado à otimização do rendimento esportivo.
  • Preparador físico e readaptador físico-esportivo em centros multidisciplinares.
  • Assessor científico-técnico para a otimização do rendimento em esportes individuais e coletivos.
  • Pesquisador no campo da ciência do esporte e otimização do desempenho esportivo.

Plano de estudos

Desta forma, o Mestrado em Rendimento Esportivo: Treinamento e Avaliação Funcional, consiste em 60 créditos ECTS que são iguais a 1500 horas de trabalho do aluno que são distribuídos ao longo de dois semestres durante um ano letivo. O total de ECTS é distribuído em onze disciplinas, que incluem a conclusão de Práticas Externas (6 créditos) e a Dissertação de Mestrado (9 créditos). O restante dos assuntos, todos obrigatórios, todos com 5 créditos.
Os assuntos que compõem esta parte são mostrados na tabela a seguir:

SEMESTRE 1
DISCIPLINAS ECTS
Teoria e prática do treinamento 5
Fisiologia do treinamento esportivo de alto nível 5
Monitoramento e qualificação da carga de treinamento de alto rendimento 5
Modelos de planejamento e periodização do treinamento em esportes 5
Avaliação funcional do esporte de elite 5
Estratégias para a prevenção e readaptação de lesões esportivas 5
SEMESTRE 2
DISCIPLINAS ECTS
Instrumentos tecnológicos aplicados ao treinamento 5
Psicologia no alto rendimento 5
Nutrição e rendimento esportivo 5
Práticas presenciais supervisadas 6
Trabalho final de Mestrado 9

Descrições dos Cursos

Estas 9 disciplinas são agrupadas por temáticas acadêmico-profissionais em um total de 6 matérias, as quais são descritas abaixo:

  1. treinamento de ALTO RENDIMENTO

    Matéria de 15 créditos em que três disciplinas são incluídas. Nesta disciplina, os alunos aprofundarão em conteúdo de treinamento esportivo dos quais são bases para a graduação, aprofundando-se em novos desenvolvimentos em treinamento desportivo, ferramentas para quantificação ideal da carga, bem como uma profunda viagem nos novos modelos de planejamento e periodização do treinamento esportivo. As três disciplinas que a compõem são:

    TEORiA e PRÁTICA Do treinamento
    Avanços científicos no treinamento de força, resistência, velocidade e flexibilidade e suas aplicações ao desempenho esportivo. Novas tendências no treinamento de força (VBT e transferência para rendimento). Avanços científicos em treinamento de velocidade. Novas tendências no treinamento de resistência: especificações ao longo do contínuo de trabalho de resistência. Flexibilidade: do trabalho estático ao dinâmico. Novas tendências no processo de treinamento esportivo de alto nível.
    MONITORAMENTO E QUANTIFICAÇÃO DA CARGA DE TREINAMENTO DE ALTO RENDIMENTO
    Carga interna e externa: novas tendências na interpretação do SGA. Importância do monitoramento e quantificação de cargas. Como interpretar os dados obtidos? Binômio rendimento-saúde na performance esportiva. Monitoramento e quantificação no treinamento de força (TRIMP e novas medidas). Monitoramento e quantificação em resistência (TRIMP, TSS, pace race,…). Monitoramento e quantificação em esportes de prestação: ferramentas para integrar as diferentes cargas, treinamento concorrente: pontos fortes e fracos. Monitoramento e quantificação em esportes situacionais: complexidade na integração de cargas e estratégias para otimizá-lo. Aplicativos e novos desenvolvimentos tecnológicos para controle das cargas.
    MODELOS DE PLANEJAMENTO E PERIODIZAÇÃO Do TREINAMENTO EM esportes-APROXIMAÇÃO TEÓRICA
    Delimitações conceituais. Estruturas de periodização. Equilíbrio carga-recuperação. Modelos teóricos de periodização: análise crítica. Evidências sobre periodização em esportes de força: VBT. Evidências sobre periodização em esportes de resistência: VFC. Novas tendências na periodização no fornecimento de esportes: inversa vs polarizada. Novas tendências na periodização em esportes de equipe: análise crítica e propostas baseadas na densidade competitiva. Periodização baseada no ciclo menstrual. Transição e destreinamento.
  2. FISIOLOGiA Do treinamento esportivo de alto nível

    Matéria composta por uma única disciplina que abordará aspectos necessários para fazer um bom planejamento e periodização do treinamento com base nas respostas fisiológicas do corpo do atleta de alto nível. O assunto que o compõe e seu conteúdo principal é:

    FISIOLOGiA Do treinamento esportivo de alto nível
    Avanços científicos no treinamento de força, resistência, velocidade e flexibilidade e suas aplicações ao rendimento esportivo. Novas tendências no treinamento de força (VBT e transferência ao rendimento). Avanços científicos em treinamento de velocidade. Novas tendências no treinamento de resistência: especificações ao longo do contínuo de trabalho de resistência. Flexibilidade: do trabalho estático ao dinâmico. Novas tendências no processo de treinamento esportivo de alto nível.
  3. 1. INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS APLICADOS Ao treinamento

    Da mesma forma que a matéria II, está composta por um único sujeito. A rápida evolução do treinamento esportivo tem sido associada aos avanços tecnológicos. Portanto, este terceiro tema é apresentado em que todos os tipos de instrumentos para o controle do treinamento de atletas serão estudados. A disciplina que a compõe e seu conteúdo principal é:

    INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS APLICADOS Ao treinamento
    Bioimpedância e composição corporal. Lactacidemia e oximetria de pulso. Tensiomiografia e avaliação muscular no desempenho esportivo. O GPS e as novas ferramentas aplicadas a esportes e provisões de situação. O EMS como complemento ao treinamento. Plataformas vibratórias: benefícios e contraindicações. Forçar sistemas de medição: codificadores. Sistemas de medição de velocidade: plataformas de contato e células fotoelétricas. Aplicativos: análise crítica e ferramentas para sua correta integração ao treinamento.
  4. Avaliação Do atleta

    É uma matéria de 10 créditos composto por duas disciplinas. Além da avaliação funcional do atleta, serão ministrados conteúdos relacionados à prevenção e reabilitação de lesões. Conteúdos mencionados são de extrema importância no alto rendimento para evitar a redução do risco de lesões esportivas ou para a realização de um processo satisfatório de reabilitação funcional em caso de lesão. As duas disciplinas que o compõem e seu conteúdo são descritas abaixo:

    avaliação FUNCIONAL Do atleta de elite
    Delimitação conceitual: o que queremos avaliar? Avaliação fisiológica do atleta de elite. Avaliação de competência motora: análise de movimento. Avaliação do desempenho do atleta. Avaliação da carga interna e externa em função o do esporte. Avaliação de fatores externos no rendimento do atleta de elite.
    ESTRATéGIAS PARA A PREVENção e READAPTAção DE LESões esportivas
    Abordagem conceitual e terminológica (danos vs. dor, custos, epidemiologia, ...). Fatores de risco e mecanismos de lesão: novos critérios. Novas evidências em estratégias preventivas: redução do risco de lesões por meio da otimização de capacidades condicionais. Novas ferramentas integradas na prevenção: adaptação de acordo com a modalidade esportiva. Novas evidências na reabilitação esportiva: importância da RTP e critérios para reduzir a recidiva. Propostas específicas baseadas em modalidades esportivas: esportes de situação vs. de prestação.
  5. PSICOLOGiA no ALTO RENDIMENTO

    Materia de asignatura única que tiene como objetivo complementar la formación del profesional del alto rendimiento en el ámbito psicológico, fundamental para poder optimizar las capacidades de cualquier deportista. Sus principales contenidos son:

    PSICOLOGiA no ALTO RENDIMENTO
    Psicologia na iniciação e rendimento esportivo: aplicação das mesmas bases? Vias de avaliação psicológica no esporte. Motivação na competição: chave para otimizar o rendimento. Dualidade ansiedade-estresse competitivo. Regulação emocional no atleta de elite. Liderança e gestão do mesmo no esporte de alto rendimento. Influência de outros fatores psicológicos. Intervenção psicológica na dor e reabilitação de lesões esportivas.
  6. NUTRIção e RENDIMENTO espORTIVO

    Da mesma forma que a matéria V, esta busca complementar a formação na área nutricional do profissional do rendimento esportivo. Assim, se afrontam estratégias que favoreçam um melhor rendimento, bem como uma rápida recuperação pós-esforço são enfrentadas. Seus principais conteúdos são:

    NUTRIção e RENDIMENTO esPORTIVO
    Introdução à periodização nutricional. Novas tendências e estratégias nutricionais para o rendimento esportivo: da recuperação à otimização. Técnicas culinárias aplicadas à nutrição esportiva. Chaves nutricionais em função da capacidade condicional envolvida. Ajudas ergogênicas adaptadas à situação e modalidade esportiva. Nutrição esportiva em situações especiais: necessidade de análise de demandas. Ultrarresistência: análise crítica.
  7. 1. PRÁTICAS PRESENCIAiS SUPERVISADAS

    Nesta matéria serão desenvolvidas práticas externas profissionais com uma carga ECTS de 6 créditos. As práticas serão desenvolvidas em centros especializados de treinamento esportivo e alto desempenho. Serão dirigidos e supervisionados pelos professores do Mestrado e servirão para observar e aplicar os conceitos internalizados nas disciplinas anteriores.

  8. 1. TRABAlhO FINal De mestrado

    O Trabalho Final de Mestrado (TFM) é composto por 9 créditos e deve ser realizado no último semestre do último ano do Mestrado. Nesta importante atividade, o aluno, orientado por um tutor, deve demonstrar por meio da elaboração e a defesa presencial do mesmo a aquisição das competências associadas ao título. Deve ser uma contribuição para o campo do rendimento esportivo, onde são aplicados os diversos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. O trabalho será supervisionado por um diretor especialista no campo de estudo proposto pelo aluno.

Direção

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Doutorado em Pesquisa pela niversità degli studi di Catania (Itália). Doutor Honoris Causa pela Universidade de Medicina e Farmácia "Carol Davila" de Bucareste (Romênia). Professor da Università degli Studi di Ancona (Itália).
  • Dr. David Casamichana Gómez. Doutorado em Ciências da Atividade Física e Esporte pela Universidade do País Basco. Diretor do Graduação em Ciências da Atividade Física e Esporte da Universidad Europea del Atlántico, preparador físico, professor e pesquisador. Atualmente, preparador físico da Real Sociedade, na 1 ª Divisão Espanhola de Futebol.

Coordenação acadêmica

  • Dr. Felipe García Pinillos. Doutorado Internacional em Atividade Física e Ciências do Esporte pela Universidade de Jaén, especialista em reabilitação e prevenção de lesões esportivas. Professor "Ad-honorem" na Universidad Europea del Atlántico

Ponentes

Fase presencial - Ponentes invitados

Dr. Julio Calleja González.
Comitê Olímpico Espanhol
  Ver CV
Dr. Julen Castellano Paulis.
Universidade do País Basco (UPV/EHU)
  Ver CV
Dr. Carlos Balsalobre Fernández.
Universidade Autônoma de Madri
  Ver CV
Dr. Oliver González Skok.
Federação Espanhola de Basquete
  Ver CV
Dr. Jonathan Esteve Lanao.
Universidade Europeia de Madri
  Ver CV
Alain Sola Vicente.
Corpholistic
  Ver CV
Manuel Lapuente Sagarra.
Real Federação Espanhola de Atletismo
  Ver CV
Rafael Pol.
Seleção Espanhola Masculina de Futebol
  Ver CV
Dr. Javier Sánchez Sánchez.
Centro de Técnico da Federação de Castilla e León de Futebol
  Ver CV
Dra. Blanca Romero Moraleda.
Universidade Camilo José Cela
  Ver CV
Dra. Esther Morencos Martínez.
Seleção Espanhola Feminina de Hóquei de Campo
  Ver CV
Dr. Francesc Cos i Morera.
FC Barcelona
  Ver CV
Dr. Ismael Fernández Cuevas.
ThermoHuman
  Ver CV

Professores e Autores

  • Dr. Antonio Jesús Bores Cerezal. Doutorado em Atividade Física e Ciências do Esporte pela Universidade de Vigo. Mestrado em Esportes de Alto Rendimento Esportivo, Mestre em Alto Rendimento Esportivo em Esportes Coletivos. Mestre em Alto Rendimento, Acondicionamento Físico e Força. Professor na Universidad Europea del Atlántico. Ampla experiência em alto rendimento esportivo.
  • Dr. Marcos Mecías Calvo. Doutorado em Ciências da Atividade Física e Esporte pela Universidade de Vigo. Professor na Universidad Europea del Atlántico. Ampla experiência em alto rendimento esportivo em esportes coletivos.
  • Dr. David Casamichana Gómez. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do País Basco. Diretor do Graduação em Ciências da Atividade Física e Esporte da Universidad Europea del Atlántico, preparador físico, professor e pesquisador. Atualmente, preparador físico da Real Sociedad, na 1 ª Divisão Espanhola de Futebol.
  • Dr. Iker Muñoz Pérez. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do País Basco. Professor na Universidad Europea del Atlântico. Formação e pesquisa especializada em análise e otimização de desempenho em atletas de longa distância.
  • Dr. Felipe García Pinillos.  Doutorado Internacional em Ciências da Atividade Física e Esporte pela Universidade de Jaén, especialista em reabilitação e prevenção de lesões esportivas. Professor "Ad-honorem" na Universidad Europea del Atlántico. Formação e pesquisa especializada na análise, biomecânica e otimização de rendimento em atletas de média e longa distância.
  • Dra. Andrea Corrales Pardo. Doutorado em Fisiologia com Prêmio Extraordinário pela Universidade de Cantabria. Mestrado em Psicologia do Esporte pelo SIPD. Professora na Universidad Europea del Atlántico. Especializada em fisiologia e psicologia esportiva.
  • Dra. María Martín García. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade de Castilla-La Mancha. Coordenadora do Doutorado em Atividade Física e Esportes pela Universidade Internacional Iberoamericana de México. Professora na Universidad Europea del Atlántico. Especializada em fisiologia do exercício.
  • Dra. Mireia Peláez Puente. Doutorado em Ciências da Atividade Física e Esporte pela Universidad Politécnica de Madri. Professora na Universidad Europea del Atlántico. Especializada em treinamento com mulheres, gravidez e pós-parto.
  • Dra. Priscilla Almeida de Souza. Doutorado em Biomedicina pela Universidade de Saragoça. Bacharel em Nutrição Humana e Dietética e Especialista em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.
  • Manuel Crespo Posadas. Bacharel em CC. Atividade Física e Esportes pelo UCAM Murcia. Mestrado Profissional em Alta Performance em Team Sports. Mestrado em readaptação de atividade física e esportes. Professor na Universidad Europea del Atlántico. Especializado em prevenção e reabilitação de lesões.
  • Dr (c). Carlos Lago Fuentes. Doutorando em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável pela Universidade de Vigo. Mestrado em Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde pela mesma universidade. Formação especializada em pós-graduação e experiência na área de otimização de rendimento em esportes coletivos.
  • Dr (c). Martín Barcala Furelos. Doutorando em Atividade Física, Educação Física e Esportes pela Universidade de Barcelona (Espanha). Título do treinador de futebol nível 1. Especialista em treinamento em esportes coletivos.
  • Dr (c). Álvaro Velarde Sotres. Doutorado em Atividade Física e Esportes pela Universidade do País Basco. Mestre em Prevenção e Física e em Sports Readaptation of injuries. Pós-graduação especializada na área de avaliação do atleta e otimização de rendimento.
  • Sandra Gervilla Barbero. Mestrado em Atividade Física e Saúde com especialização em Reabilitação e Readaptação Desportiva pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha. Graduada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidade de Lleida.
  • Dr. Juan José Salinero Martín. Doutorado em Rendimento Esportiva pela Universidade de Castilla-La Mancha. Especialista universitário em estatística aplicada à ciência do esporte. Pesquisa e experiência profissional na otimização do desempenho de atletas de longa distância.
  • Dr. Juan Antonio Párraga. Doutorado em Educação Física pela Universidade de Granada. Ele foi diretor da classe de estudos olímpicos da Universidade de Jaén. Formação e pesquisa voltados para o uso de novas tecnologias no desempenho esportivo.
  • Dr. Archit Navandar. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte, com foco na análise biomecânica de ações esportivas, como de lesões. Experiência científica e profissional em análise biomecânica em esportes individuais e coletivos.
  • Dr. Jorge López Fernández. Doutorado em Ciências Internacionais do Esporte pela Universidade de Castilla-La Mancha. Mestrado em Ciências do Esporte, Saúde e Pesquisa pela mesma universidade. Formação de pós-graduação e experiência especializada na avaliação funcional de atletas de elite.
  • Dra. Eva Montero Domínguez.  Doutorado em Psicologia Clínica e Saúde pela Universidade Autônoma de Madri. Mestrado em Psicologia da Atividade Física e Esportes. Experiência em formação em psicologia esportiva.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica em caráter extraordinário para as Bolsas em Formação da FUNIBER.

Para solicitá-la, você deve preencher o formulário de solicitação de informações que aparece no site da FUNIBER ou se comunicar diretamente com a sede da fundação em seu país que informará se é necessário fornecer qualquer informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, a Comissão de Avaliação examinará a adequação de sua solicitação para a concessão de ajuda financeira, na forma de uma Bolsa de Formação da FUNIBER.