Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação

Apresentação do Programa

Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação é enquadrado dentro de uma perspectiva de estudo de conflitos. Oferece aos participantes uma perspectiva atualizada dos conhecimentos teóricos sobre o conflito e desenvolve capacidades e habilidades nas diferentes técnicas de resolução de conflitos/transformação de conflitos/disputas.

Mediante a articulação pedagógica de fundamentos teóricos e discussão de casos práticos, dentro de um espaço de interação promovido pelos professores e pelo uso de um Campus Virtual, uma pessoa que conclui o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação ficará qualificada para:

  • Conhecer e dominar as técnicas mais adequadas na resolução/transformação de conflitos/disputas em suas diferentes áreas.
  • Conhecer e utilizar as técnicas mais modernas na resolução de disputas on-line
O Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação está homologado pelo Centro de Mediação Familiar da Generalitat de Catalunya
O programa de Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação está homologado pelo Centro de Mediação de Direito Privado da Generalidade de Catalunha segundo a Lei 15/2009, de mediação na área do direito privado, e a Ordem JUS/428/2012.

A quem é dirigido

Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação é destinado a profissionais, consultores, assessores, docentes e pesquisadores, que em sua atividade profissional passam por situações de conflito em seus diferentes graus, formas e âmbitos (educação, familiar, comunitário, organizacional, penal, internacional).

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

O Grau de "Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação" por si só não habilita para o exercício da mediação, por isso as pessoas interessadas em exercer como tal deverão consultar a legislação de seu país em matéria de mediação. O quadro normativo da mediação familiar na Espanha em que são dados os requisitos para exercer a mediação, incluindo a acreditação de atividades de formação específica de mediação e inscrições nos Registros de Mediadores, é composto pelas seguintes leis:

Legislação geral

Emendas do Senado - 26 de junho de 2012- Série A. Núm. 6-10. 121/000005 Mediante mensagem motivada ao projeto de lei de mediação em assuntos civis e mercantis (procedente do Real Decreto-lei 5/2012, de 5 de março).

Projeto de Real Decreto pelo qual se desenvolve a Lei de Mediação em Assuntos Civis e Mercantis em Matéria de Formação, Registro e Seguro da Responsabilidade Profissional dos Mediadores - 13 de novembro de 2012.

Legislação autonômica

Catalunha.

  • Lei 1/2001, de 15 de março, de Mediação Familiar de Catalunha (BOE núm. 91).
  • Decreto 139/2002, de 14 de maio, pelo qual é aprovado o Reglamento da Lei 1/2001, de 15 de março, de mediação familiar de Catalunha.
  • Lei 15/2009, de 22 de julho, de mediação na área do direito privado. (BOE núm. 198 de 17 de agosto de 2009).

Galícia.

  • Lei 4/2001 de 31 de maio, reguladora da mediação familiar (B.O.E. núm. 157 de 2 de julho de 2001).

Valência.

  • Lei 7/2001, de 26 de novembro DOGV nº 4138, de 29 de novembro de 2001 (BOE núm. 303 de 19 dezembro 2001).

Canárias.

  • Lei 3/2005, de 23 de junho, para a modificação da Lei 15/2003, de 8 de abril, da mediação familiar (BOE núm. 134 de 5 de junho de 2003).

Castela-Mancha.

  • Lei 1/2006, de 6 de abril, de mediação familiar de Castela e Leão. (BOE núm. 105 de 3 de maio de 2006).

Castela e Leão.

  • Lei 1/2006, de 6 de abril, de mediação familiar de Castela e Leão. (BOE núm. 105 de 3 de maio de 2006).

Baleares.

  • Lei 18/2006, de 22 de novembro, de mediação familiar da Comunidade Autônoma Ilhas Baleares (BOE núm. 303 de 20 de dezembro de 2006 e BOID núm. 170 de 30 de novembro de 2006).
  • Lei 14/2010, de 9 de dezembro, de mediação familiar das Ilhas Balears (BOE núm. 16 de 19 de janeiro de 2011).

Madri.

  • Lei 1/2007, de 21 de fevereiro, de mediação familiar da Comunidade de Madri (BOE núm. 153 de 27 de junho de 2007 e BOCM núm. 54 de 5 de março de 2007).

Astúrias.

  • Lei 3/2007, de 23 de março, de mediação familiar de Astúrias (BOPA núm. 81 de 9 de abril de 2007).

País Vasco.

  • Lei 1/2008, de 8 de fevereiro, de mediação familiar do País Vasco (BOPV núm. 34 de 18 de fevereiro de 2008).

Canárias.

  • Lei 15/2003, de 8 de abril, da mediação familiar (BOE núm. 134 de 5 de junho de 2003 e BOC núm. 85 de 6 de maio de 2003).
  • Lei 3/2005, de 23 de junho, para a modificação da Lei 15/2003, de 8 de abril, da Mediação Familiar (BOE núm. 177 de 26 de julho de 2005 e BOC núm. 130 de 5 de julho de 2005).

Andaluzia

  • Lei 1/2009, de 27 de fevereiro, reguladora da Mediação Familiar na Comunidade Autônoma de Andaluzia (BOE núm. 80 de 2 de Abril de 2009 e BOJA núm. 50 de 13 de Março de 2009).
  • Decreto 37/2012, de 21 de fevereiro, pelo qual se aprova o Reglamento de Desenvolvimento da Lei 1/2009, de 27 de fevereiro, reguladora da Mediação Familiar na Comunidade Autônoma de Andaluzia (BOJA núm. 46 de 7 de março de 2012).

Aragão.

  • Lei 9/2011, de 24 de março, de Mediação Familiar de Aragão (BOA núm. 70 de 7 de abril de 2011).

Cantábria.

  • Lei 1/2011, de 28 de março, de Mediação da Comunidade Autônoma de Cantábria (BOC núm. 66 de 5 de abril de 2011).

Estrutura do Programa

A duração estimada do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação é de 900 horas (90 créditos).

Em relação à distribuição do tempo é estabelecido que:

  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, por isso o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • Por razões acadêmicas e de aprendizagem dispõe-se de uma duração mínima do Programa, que em casos excepcionais (p.e. convalidação de disciplinas) poderá ser de seis meses.
  • O tempo máximo disponível para a realização do Programa é de vinte e quatro meses. Neste período de tempo, o aluno tem que ter concluído com êxito todas as atividades avaliadas e ter sido aprovado no Projeto Final do Mestrado ou Dissertação.

A estrutura de créditos do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação é indicada na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Teoria e Análise do Conflito 12 4 120
2ª Parte: Processos de Resolução e Transformação de Conflitos 9 4 90
3ª Parte: Mediação 10 4 100
4ª Parte: Outros Processos de Resolução e Transformaçãon de Conflitos 22 4 220
5ª Parte: Habilidades para Resolução e Transformação de Conflitos 14 4 140
6ª Parte: Practicum e Projeto Final de Mestrado ou Dissertação 23 4 230
TOTAL 90 24 900

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade que titule. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursar o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação pode variar entre créditos - horas.
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais que possuam um conhecimento geral da teoria do conflito, das habilidades e técnicas necessárias para confrontar construtivamente os conflitos, e das diferentes áreas nas quais os procedimentos de resolução de conflitos mais se desenvolveram. Tudo isso com o apoio das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Objetivos particulares

  • Desenvolver uma nova compreensão sobre o conflito e suas dinâmicas a partir das perspectivas de múltiplas disciplinas.
  • Desenvolver habilidades de resolução/transformação de conflitos/disputas nas diferentes áreas em que se manifestam.
  • Formar nas técnicas e habilidades de mediação.
  • Capacitar para intervir em diferentes âmbitos (escolar, familiar, comunitário, organizacional, sanitário, etc.).
  • Habilitar para desenvolver e elaborar projetos e sistemas de resolução de conflitos para as organizações.
  • Desenvolver capacidades para a resolução de disputas on-line (arbitragem, mediação, facilitação).
  • Participar na Resolução de Conflitos de forma prática num contexto específico.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação, entre outras, são:

  • Departamentos de RH, Organização e Comunicação.
  • Empresários e gestores de PMES e grandes empresas.
  • Profissionais na área de seleção, contratação e formação de pessoas.
  • Centros especializados em Resolução de Conflitos dos diferentes âmbitos (sanitário, educacional, organizacional, comunitário, etc.).

Plano de estudos

O programa de Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação possui una estrutura curricular baseada em 6 partes formativas:

  • 1ª PARTE: TEORIA E ANÁLISE DO CONFLITO (120 HORAS)

A primeira parte apresenta uma introdução à teoria do conflito e um breve histórico das ciências do conflito e o que é sua resolução. Estuda as diferentes tipologias de conflitos. Analisa as bases biológicas da emoção. Aborda o processo da comunicação, seus aspectos gerais, seus diversos modelos e seus participantes.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na tabela a seguir:

1ª PARTE: TEORIA E ANÁLISE DO CONFLITO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Teoria do conflito. Conceito e análise do conflito 35
2 Enfoques psicológicos na abordagem do conflito 35
3 Emoções e conflito 20
4 Comunicação e conflito 30
  TOTAL 120
  • 2ª PARTE: PROCESOS DE RESOLUCIÓN Y TRANSFORMACIÓN DE CONFLICTOS (90 HORAS)

A segunda parte consta de uma introdução à análise dos conflitos, estratégias e métodos para resolvê-los, e competências e habilidades básicas para sua resolução. Estudar a negociação, suas definições e suas fases, assim como as teorias, os estilos, os campos, as técnicas e habilidades necessárias para negociar.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na tabela a seguir:

2ª PARTE: PPROCESSOS DE RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS
# DISCIPLINAS HORAS
1 Processos de resolução/transformação de conflitos 60
2 Técnicas de resolução de conflitos e negociação 30
  TOTAL 90
  • 3ª PARTE: MEDIAÇÃO (100 HORAS)

A terceira parte apresenta as características e funções do mediador e seu papel na resolução de conflitos. Estudar o conceito de mediação, as teorias, as vantagens e fraquezas. Apresentar uma análise comparativa da legislação nacional e internacional de diferentes países em relação à resolução de conflitos.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na tabela a seguir:

  • 4ª PARTE: OUTROS PROCESSOS DE RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS (220 HORAS)

A quarta parte permite estudar as características e particularidades da resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar, familiar, comunitário, organizacional, penal, internacional e on-line.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na tabela a seguir:

  • 5ª PARTE: HABILIDADES PARA RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS (140 HORAS)

A quinta parte apresenta as funções e princípios básicos da direção e liderança, assim como os modelos mais importantes. Estuda os elementos teóricos e práticos sobre os grupos e equipes de trabalho, suas características, técnicas e ferramentas para sua gestão eficiente. Desenvolve capacidades para otimizar as reuniões e para preparar e realizar apresentações públicas profissionais. Contribui com conhecimentos para enfrentar as situações de estresse e burnout.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na tabela a seguir:

5ª PARTE: HABILIDADES PARA RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS
# DISCIPLINAS HORAS
1 Técnicas de Direção e Liderança Organizacional 30
2 Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho 30
3 Gestão de Tempo e Direção de Reuniões 30
4 Técnicas de Apresentação em Público 20
5 Estresse e Burnout 30
  TOTAL 140

Estas disciplinas, apesar de independentes entre si, são autocontida e foram estruturadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.

  • 6ª PARTE: PROJETO FINAL DE MESTRADO OU DISSERTAÇÃO (230 HORAS)

O Practicum, para o qual são destinadas 80 horas, servirá para que os alunos demonstrem, na área emque escolherem as habilidades aprendidas durante o curso para a resolução/transformação de conflitos. O Projeto Final do Mestrado ou Dissertação, cuja carga letiva é de 150 horas, tem como objetivo apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando deste modo a possibilidade de sua execução específica.

6ª PARTE: Projeto Final de Mestrado ou Dissertação (230 horas)
# DISCIPLINAS HORAS
1 Projeto Final de Mestrado ou Dissertação (230 horas) 230
  TOTAL 230

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: TEORIA E ANÁLISE DO CONFLITO

  1. TEORIA DO CONFLITO. CONCEITO E ANÁLISE DO CONFLITO

    Introduz os pilares teóricos básicos da disciplina de resolução de conflitos. Busca que o estudante, desde o primeiro momento, adquira uma concepção diferente do conflito e suas dinâmicas de escalada e desescalada, desenvolvendo suas capacidades para analisar profundamente os conflitos antes de qualquer intervenção.

    CONCEITO DE VIOLÊNCIA E PAZ
    CULTURA DE PAZ
    DEFINIÇÃO DE CONFLITO
    TEORIA GERAL DO CONFLITO
    NÍVEIS DE ANÁLISE DO CONFLITO
    O CÍRCULO DO CONFLITO
    O CICLO DO CONFLITO
    ESTRUTURA DO CONFLITO
    PARÂMETROS DOS CONFLITOS INTERPERSSOAIS
    A DINÂMICA DO CONFLITO
    IDENTIDADE E CONFLITO
  2. ENFOQUES PSICOLÓGICOS NA ABORDAGEM DO CONFLITO

    A concepção dominante do conflito. Estrutura do conflito. Psicologia do conflito. Principais teorias do conflito: Weber e Coser, Adam Curie, John Burton, Johan Galtung, Morton Deutsch e J. P. Lederach. Parâmetro dos conflitos interpessoais. A dinâmica do conflito. Identidade e conflito. O ciclo do conflito. Níveis de conflito. Escalada e desescalada do conflito. A perspectiva psicodinâmica. A teoria de campo e o conceito de clima. A abordagem cognitiva. Jogos, dilemas, conflitos. A teoria da utilidade esperada. Psicologia da negociação e mediação. Paradigma comportamental tradicional. Estudo dos atributos individuais. Estudo das características situacionais.

  3. EMOÇÕES E CONFLITTOS

    Emoção e conflito. O valor da emoção. Expressão positiva da emoção. Emoções, conflitos e relações interpessoais. Modelos de gestão das emoções nas relações interpessoais. Estilos afetivos Estilos de comportamento ante do conflito. Interação das emoções, conflitos e relações interpessoais. Modelos de gestão das emoções nas relações interpessoais. Aplicação à resolução de conflitos e mediação.

  4. COMUNICAÇÃO E CONFLITO

    O conflito como sistema e processo comunicativo. Tipos, níveis e estilos de conflito relacionados aos estilos comunicativos. Técnicas e estratégias para a avaliação do plano comunicativo dos conflitos. Processo de resolução de conflitos a partir de uma dimensão comunicacional. Habilidades de comunicação eficaz para a gestão de conflitos. Comunicação não verbal. Barreiras na comunicação. Escuta reflexiva. Tipos de perguntas Reestruturação. Respostas não defensivas. Retroalimentação. Assertividade.

2ª PARTE: PROCESSOS DE RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS

  1. PROCESSOS DE RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS

    Treinamento e Assessoria em Resolução de Conflitos. Descrição dos modelos de assessoria. Assessoria no enfrentamento do conflito. Assessoria transformadora da resolução de conflitos. Assessoria narrativa na resolução de conflitos. Intervenção em grandes grupos. Tecnologia de espaço aberto. Reuniões cidadãs do século XXI. Fases das reuniões cidadãs. Leituras de vários processos de resolução de conflitos.

  2. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

    Estratégias ou métodos para resolver conflitos. Gestão do conflito. Estratégias de negociação. Estilos sociais de negociação. Estratégia de mediação (facilitação e consulta). Estratégia de arbitragem. Competências e habilidades para resolver conflitos. Competências emocionais, pessoais e sociais para resolver conflitos. Habilidades dos especialistas em resolução de conflitos. Competências cognitivas. Problemas e dificuldades da negociação.

3ª PARTE: MEDIAÇÃO

  1. A MEDIAÇÃO: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS. O MEDIADOR: PAPEL E FUNÇÕES

    A disciplina pretende esclarecer o conceito de mediação e o papel do mediador a partir de uma perspetiva que permita diferenciá-los dos métodos semelhantes.

    DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
    Conflito e mediação. Conceitos de mediação. Princípios da mediação. Voluntariedade. Imparcialidade, neutralidade, confidencialidade. Profissionalismo.
    O MEDIADOR
    Papel e funções. O mediador como responsável pelo processo. O mediador como facilitador da comunicação. O mediador como promotor da negociação.
    O PROCESSO DA MEDIAÇÃO
    A pré-mediação. O enquadramento da mediação. Definição de conflito definição alternativa de conflito. Geração de opções. Negociação. Compromissos e acordos.
  2. PRÁTICA DE MEDIAÇÃO: TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS

    O contexto da mediação. O processo de mediação. Significação: a criação de um contexto cooperativo. Modelo, método e técnicas de mediação. Territórios do conflito. A transformação do conflito. O modelo de mudança. O ponto de desbloqueio Técnicas gerais de mediação. Técnicas para abordar diferentes interações conflitivas. Técnicas para abordar diferentes tipos de conflitos. Técnicas para abordar diferentes momentos do processo de mediação. Criação de opções e alternativas. Construção e redação de acordos. Ética da mediação. Mediação, acompanhamento e respeito.

  3. LEGISLAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL SOBRE MEDIAÇÃO E OUTROS PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

    Marco normativo da mediação e outros procedimentos de resolução de disputas na Espanha, com referência às diretrizes da União Europeia. Justiça, jurisdição e ADR. A mediação: conceito e efeitos legais. Atualização da legislação sobre mediação no âmbito autonômico. Marco normativo das ADR ou MASC, com especial referência à mediação nos Estados Unidos, no Canadá e na América Latina.

4ª PARTE: OUTROS PROCESSOS DE RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS

  1. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR

    Convivência e conflito no âmbito escolar. Tipos de conflitos e problemas de convivência no âmbito escolar. A educação na resolução de conflitos. Programas de educação em resolução de conflitos. O modelo global de convivência escolar. Programa de convivência escolar: fases de atuação. Currículo de resolução de conflitos para o ensino primário e secundário. Outros processos de resolução de conflitos na escola. Protocolos específicos de resolução de conflitos. A disciplina positiva. Os modelos de disciplina punitiva. Tipos de consequências de caráter educacional. Plano de convivência escolar.

  2. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO FAMILIAR

    Evolução da mediação familiar. Conceitualização da mediação familiar. Acessibilidade ao processo de mediação. Intervenção em um serviço público de mediação familiar: características, objetivos e conflitos. Objetivos de um modelo de serviço de mediação familiar. Tipologia de conflitos familiares. Classificação de acordo com a relação familiar e o tipo de conflito que ocorre. O processo de mediação familiar: modelos, fases e características. Técnicas para avançar no processo de mediação. Protagonistas na mediação familiar. Aplicação prática de técnicas de mediação a conflitos familiares. Aplicação de técnicas em situações familiares complexas. Descrição de um modelo de intervenção na mediação familiar. Benefícios e consequências da intervenção no âmbito familiar.

  3. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO COMUNITÁRIO

    Importância da mediação comunitária. Aspirações e propósitos da mediação no âmbito social e/ou comunitário. Mediação comunitária e cultura de paz. Novos contextos de mediação comunitária. Prática da mediação comunitária. Modelos de mediação comunitária. Processo da mediação comunitária. Perfil e compromisso do mediador comunitário. Da multiculturalidade à interculturalidade. O aspecto jurídico da multiculturalidade. Direitos humanos e interculturalidade: o direito humano à diversidade cultural e ao acesso à justiça. Migrantes: situação de vulnerabilidade do migrante e políticas migratórias. Conflito público. Comunidade e conflito público. Eixos conceituais com os quais se trabalha em situações de conflito público.

  4. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL

    O conflito nas organizações. A transformação do conflito organizacional. Os conflitos organizacionais e suas tipologias. Estratégias para resolução e/ou transformação do conflito organizacional. Modelos de abordagem do conflito organizacional. A negociação como ferramenta de intervenção nas organizações. A mediação para gerenciar e/ou resolver conflitos nas organizações. A prevenção do conflito organizacional. A gestão do conflito por meio da intervenção do mediador. Como criar e melhorar sistemas e estratégias de abordagem de conflitos. Avaliação de estilos para a gestão/resolução do conflito. O foco da gestão positiva de conflitos. A otimização do rendimento mediante estimulação do conflito. O poder e o conflito nas organizações. Aspectos emocionais do conflito organizacional.

  5. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO PENAL

    Justiça restaurativa: um novo paradigma para a transformação social. Justiça retributiva vs. Justiça restaurativa. Procedimentos para a resolução de conflitos na prisão. Problemas específicos de mediação penitenciária. Fases do procedimento de mediação penitenciária. As ferramentas da justiça restaurativa. Alcance prático das ferramentas restaurativas antes ou depois da execução da pena. Modelos de resposta a menores infratores. Aspectos metodológicos essenciais na mediação com menores. Os objetivos dos programas com menores infratores. Processos de mediação na fase de pré-sentencial e execução da medida. O processo de prestação de contas. A vítima perante do processo.

  6. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO SANITÁRIO

    Análise psicossocial dos agentes de saúde e atenção em saúde. A atenção em saúde: multiplicidade de agentes. Natureza complexa da prestação de saúde. O ato médico. Teoria e prática da mediação e negociação em conflitos gerados no âmbito sanitário. O conflito sanitário. Causas do conflito sanitário. O ato adverso. Mecanismos para solucionar conflitos sanitários. A negociação no âmbito sanitário. A mediação no âmbito sanitário. Características da mediação em saúde. Vantagens da mediação no âmbito sanitário. O mediador no âmbito sanitário.

  7. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL

    Os conflitos internacionais: sua evolução histórica. Elementos básicos dos conflitos internacionais. Interpretação dos conflitos segundo as teorias das relações internacionais. Evolução histórica dos conflitos armados internacionais. A teoria dos jogos (game theory) como ferramenta de análise de conflitos. Os esquemas básicos dos conflitos. Os dilemas. Modelos e métodos para a intervenção e mediação nos conflitos internacionais. A pesquisa da construção da paz e da não violência.

  8. RESOLUÇÃO DE DISPUTAS ON-LINE (RDL)

    Marco definidor da RDL. Novas tecnologias da comunicação e resolução de conflitos. História da resolução de disputas on-line. Condições da RDL. Ferramentas básicas da RDL. Características da RDL. Processos e técnicas de RDL. Negociação e mediação on-line. O fator humano na RDL. Cultura e RDL. Vantagens e desvantagens da RDL.

5ª PARTE: HABILIDADES PARA RESOLUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS

  1. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

    O objetivo geral desta disciplina é conhecer e se aprofundar nos estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e enfoques teóricos, assim como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.

    INTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E À DIREÇÃO EMPRESARIAL
    Introdução. O principal recurso humano: as pessoas. A direção e a psicologia social. O que é liderança? Definição, diferenças e funções do líder e do diretor. A cultura empresarial, valores e os processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
    ENFOQUES TEÓRICOS NO ESTUDO DA DIREÇÃO E DA LIDERANÇA, SUA EVOLUÇÃO
    Introdução. Pré-história da liderança. A revolução industrial a escola clássica da organização científica-líder autoritária. Escola das relações humanas-líder democrática. Modelo burocrático-líder carismático. A teoria behaviorista, teoria dos traços-líder, qualidades psicológicas. O desenvolvimento organizacional-líder de grupo. Direção participativa. Escola sistêmica da administração - teorias da contingência. Líder orientado a tarefa e orientado para as relações. Direção estratégica, mudanças por valores-competências.
    ESTILOS DE LIDERANÇA
    Introdução. Definições. Estilo de liderança. Tipos clássicos de estilos de liderança. Outros tipos de liderança. Modelos de estilos de liderança contemporâneas. Princípios essenciais dos líderes na condução dos homens. Liderança eficaz.
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO LÍDER E DO GESTOR: TÉCNICAS E FERRAMENTAS
    Introdução. As competências e as habilidades do líder e do gestor. Análise dos resultados de uma pesquisa comparativa de diretores turísticos líderes com não líderes quanto ao nível de desempenho. Avaliação das características pessoais. Técnicas e ferramentas para o trabalho do líder.
  2. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Esta disciplina dá a conhecer os elementos teóricos e práticos sobre os grupos e equipes de trabalho, suas características, e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    AS EQUIPES DE TRABALHO
    Introdução. Considerações gerais. Formação das equipes. A diversidade dos tipos de grupos. Diferenças entre grupos e equipes de trabalho. Os sistemas de alto rendimento e a gestão participativa. Normas da equipe. As habilidades diretivas para o trabalho em equipe. A legitimização das percepções. Regras de trabalho em equipe. O consenso. Três elementos fundamentais para o trabalho em equipe. Características das equipes eficientes. Erros mais frequentes na condução de equipes de trabalho. Gestão de conflitos.
    PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA APERFEIÇOAMENTO DAS EQUIPES
    Introdução. Interação entre os interesses individuais e coletivos. A autorrealização pessoal no trabalho da equipe. A liderança e as equipes autodirigidas. Exercício prático, os 7 hábitos da liderança. O oitavo hábito da liderança. A inteligência emocional na equipe. Você é uma pessoa assertiva? Redes sociométricas, o sociograma. O teste de avaliação de grupo. Psicodrama. As reuniões e sessões de trabalho em equipe. O método de interação. A delegação, a autonomia e a independência. A direção por objetivos e resultados.
    A TOMADA DE DECISÕES EM EQUIPE. TÉCNICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE
    Considerações acocad e a tomada de decisões. Fatores de que depende o processo de tomada de decisões. As técnicas de geração de ideias. Técnicas centradas para alcançar o consenso. Técnicas focadas em organizar ideias. A criatividade. bloqueio mental da criatividade.
  3. GESTÃO DE TEMPO E DIREÇÃO DE REUNIÕES

    Ensina a otimizar as reuniões de trabalho mediante uma boa preparação e desenvolvimento das mesmas, assim como as habilidades para conduzir a equipe. Também fornece critérios e técnicas para a gestão do próprio tempo dentro do papel da função executiva.

    A GESTÃO DO TEMPO E A EFICÁCIA DO DIRETOR
    PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIRETOR
    PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIRETOR
    TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO

    Desenvolve as capacidades dos participantes para preparar e realizar apresentações profissionais para a conquista da influência desejada no auditório.

    DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DA APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO NO ÂMBITO PROFESIONAL
    FATORES DE ÊXITO. PREPARAÇÃO, REALIZAÇÃO E PAPEL DO APRESENTADOR
    ESTRESSE E BURNOUT

    O texto mostra como administrar as situações de estresse e burnout dentro da organização empresarial, fornecendo os conhecimentos teórico-práticos necessários para o aluno.

    CONCEITOS, ENFOQUES MAIS IMPORTANTES NO ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE LABORAL
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DE ESTRESSE
    FATORES DE CAUSA DO ESTRESSE LABORAL
    INCIDÊNCIAS DO ESTRESSE EM FUNÇÃO DAS VARIÁVEIS PESSOAIS

6ª PARTE: PRACTICUM E PROJETO FINAL DO MESTRADO OU DISSERTAÇÃO

O Practicum será a demonstração, em um âmbito semelhante à área de ação do estudante, de todas as habilidades estudadas durante o curso para a resolução/transformação de um conflito.

O Prácticum consiste em um conjunto de práticas profissionais presenciais, vinculadas com a gestão de conflitos, que o aluno deve desenvolver de forma individual em centros ou instituições, sejam públicos ou privados.

A Dissertação deve ser uma contribuição ao campo da Resolução e de Conflitos e/ou a Mediação, aplicando os diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Seu conteúdo estará de acordo com as normativas que são definidas para este fim.

A elaboração do Projeto Final ou da Disseratação poderá começar paralelamente ao estudo das disciplinas do Programa, segundo a conveniência e disponibilidade do aluno.

Não entanto, é aconselhável dedicar aproximadamente o último semestre do Mestrado para sua produção e redação final.

A metodologia geral apresentada permite ao aluno acumular, ao longo do Mestrado, os conteúdos suficientes para desenvolver com eficiência a Dissertação, que, por sua vez, estará submetida às correções parciais necessárias antes da sua entrega final.

O trabalho será fiscalizado por um professor-tutor, cuja atribuição será em função da temática escolhida.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhoras efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Juan Luis Martín. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Acreditado pela ANECA como Professor Doutor Contratado. Mestre em Saúde Mental pela Universidad de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. De 2001 a 2015, seu trabalho como professor e pesquisador desenvolveu-se fundamentalmente na área da psicologia evolutiva e da educação na Universidad del País Vasco. Há três anos, é Diretor Acadêmico do Mestrado em Mediação e Resolução de Conflitos, um programa de pós-graduação ministrado on-line na Universidad Europea del Atlántico, na qual atualmente é professor. Neste contexto, realizou inúmeros projetos de PD&, sob o auspício dessa universidade, voltados ao desenvolvimento psicológico do menor em ambientes familiares. É autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisas na área. Também participou em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação. Professor vinculado ao ensino das seguintes disciplinas: “Prática de mediação: Técnicas e estratégias” e “Resolução e transformação de conflitos no âmbito familiar”.Também é Coordenador das Práticas Externas do mestrado e faz parte da equipe de orientadores de Dissertação do Mestrado do Programa.
  • Ma. Sara Moza. Graduada em Psicologia pela Universidad de Granada. Mestra em Recursos Humanos pelo Centro de Estudios Jurídicos de Granada, Mestra em Formação de Professores pela Universidad de Sevilla e Mestra em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. Possui 8 anos de experiência profissional na área de Práticas de orientação escolar e recursos humanos. Como professora universitária, possui 4 anos de experiência em disciplinas relacionadas à gestão de recursos humanos e resolução de conflitos e é orientadora de projetos de mestrado. Professora vinculada ao ensino das disciplinas: “Emoções e Conflito”, “Comunicação e Conflito” e “Processos de resolução/transformação de conflitos”. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado e de tutores de Práticas Externas do programa.

Professores e Autores

  • Dr. David Herrero. Doutor em Psicologia pela Universidad de Deusto. Professor acreditado pela ANECA. Graduado em Psicologia. Tem 8 anos de experiência em pesquisa na área da conduta e das interações humanas. É autor de diversos artigos científicos e possui certificado de Psicólogo em saúde e psicólogo formador expedido pelo Departamento de Saúde do Governo Basco. Tem 7 anos de experiência como Psicólogo do trânsito e da segurança viária. É pesquisador de pós-doutorado na Universidad de Deusto e autor do curso de conscientização em acidentes in intinere baseado em evidências. Professor vinculado ao ensino das seguintes disciplinas: “Processos de resolução/transformação de conflitos” e “Técnicas de resolução de conflitos e negociação”. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dr. Marcelo Braz. Doutor em Atividade Física, Educação Física e Esporte pela Universidad de Barcelona. Acreditado pela ANECA na figura de Professor Doutor Auxiliar. Possui experiência em projetos de educação e intervenção com crianças em situação de risco social. Além disso, foi professor em escolas regulares e em instituições universitárias públicas e privadas no Brasil e na Espanha. Também possui experiência como professor na educação a distância em disciplinas relacionadas à aprendizagem, interculturalidade e mediação escolar. Participou de diferentes projetos de pesquisa PD&I de editais públicos na Espanha. Está vinculado a grupos de pesquisa no Brasil e na Espanha. Realizou palestras em congressos nacionais e internacionais. Possui produção científica relacionada aos projetos de pesquisa em que participou. Está vinculado ao ensino da disciplina “Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar”. Faz parte da equipe de diretores de Orientadores de Dissertação de Mestrado do Programa.
  • Dra. Silvia Aparicio. Doutora em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid e Graduada em Administração e Direção de Empresas. Acreditada como Doutora Contratada pela Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y la Acreditación (ANECA). Possui mais de 20 anos de experiência como professora universitária, como professora de disciplinas relacionadas à Economia, Direção Estratégica, Direção Financeira e Relações Internacionais. Orientou trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado relacionados à administração e direção de empresas, economia e finanças. Acumula 10 anos em cargos de direção. Além disso, foi diretora acadêmica em diferentes programas de graduação e pós-graduação. Pesquisadora principal e coautora de diversos relatórios econômicos, fiscais, financeiros, de marketing, distribuição, ambientais e de novas tecnologias para essas empresas, instituições e universidades por mais de 15 anos. Professora vinculada ao ensino da disciplina “Resolução e transformação de conflitos no âmbito organizacional”.
  • Dra. Judit García. Doutora em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidad de León. Mestra em Psicologia e Ciências da Educação e em Educação Primária. Graduada em Psicopedagogia pela Universidad de León. Acreditada na figura de doutora contratada pela ANECA. Como docente, possui mais de 6 anos de experiência universitária, com disciplinas de graduação e mestrado relacionadas à Aprendizagem, personalidade, orientação educacional e assessoramento psicoeducacional. Possui mais de 8 anos de experiência em pesquisa na área da Intervenção Psicológica e dificuldades de aprendizagem. Possui vasta produção científica na área de Psicologia da Educação, com trabalhos publicados em diversos países. Participa como palestrante em inúmeros congressos e conferências. Professora que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do Programa.
  • Dr. Federico Fernández. Doutor em Jornalismo e Ciências da Comunicação. Possui acreditação pela Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación (ANECA). É Mestre em Comunicação e Educação. Possui mais de 10 anos de experiência profissional em meios de comunicação. Em sua trajetória em universidades públicas, durante mais de 10 anos foi professor de disciplinas relacionadas a projetos, comunicação e participação política em diversas graduações e mestrados presenciais e a distância. Sua experiência de mais de 10 anos de pesquisa está vinculada a projetos relacionados à opinião pública, comunicação política e participação cidadã. Professor vinculado ao ensino da disciplina “Comunicação e conflito”. Além disso, faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado e de tutores de Práticas Externas do programa.
  • Dr. Jesús Arzamendi. Doutor em Filosofia e Letras (seção Filologia Românica), acreditado favoravelmente pela ANECA como professor doutor contratado. Graduado em Filologia Românica. Experiência de mais de 20 anos com pesquisa e docência universitária, especialmente na formação de professores. Ao longo dos anos, concebeu e dirigiu programas de pós-graduação de formação de professores de segundas línguas e línguas estrangeiras; publicou obras didáticas e artigos relacionados à área da Didática de línguas estrangeiras e desenvolveu projetos subvencionados pela União Europeia (SOCRATES-LINGUA). Foi professor titular da Universidad del País Vasco e, durante 5 anos, diretor do Departamento de Pedagogia de Língua do Instituto de Ciencias de la Educación dessa mesma instituição. Experiência de 15 anos com docência e direção acadêmica de programas de formação on-line de professores. Professor que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado e de tutores de Práticas Externas do Programa.
  • Dra. Isabel Palomino. Doutora em Direito pela Universidad de Valladolid. Professora acreditada pela ANECA na figura de Doutora Contratada e Professora de universidade privada. Mestra em Assessoria Profissional pela Escuela Internacional de Negocios CEREM (Madri). Possui mais de 15 anos de experiência docente na área do Direito em universidades públicas e privadas, lecionando disciplinas e orientando dissertações de mestrado. Na modalidade on-line, tem experiência como professora de mestrados a distância, lecionando disciplinas relacionadas ao direito da família e direito dos consumidores. Como pesquisadora, participou de vários projetos de P&D na Espanha, com uma vasta produção científica e participação em congressos e conferências relacionadas à área do Direito. Professora que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do Programa.
  • Dr. Laura Pérez. Doutora e Mestra em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universitat de Barcelona. Graduada em Psicologia pela Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia). Tem mais de 18 anos de experiência como psicóloga clínica e pesquisadora sobre a cultura organizacional. Trabalhou como responsável pela formação organizacional, gerenciando projetos de coesão de equipes, formação e desenvolvimento do capital humano. Há seis anos, dedica-se à pesquisa de temas relacionados com o estresse e os estilos de vida, assim como estratégias de intervenção para problemas psicológicos. Participou de vários eventos acadêmicos nessas áreas e publicou artigos científicos em diferentes países. Professora vinculada ao ensino das disciplinas “Enfoques psicológicos na abordagem do conflito” e “Resolução de disputas on-line (RDL)”. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertações de Mestrado do programa e de tutores de práticas externas.
  • Dra. Silvia Quer. Doutora em Psicologia pela Universitat Autónoma de Barcelona. Mestre em Neuropsicologia Clínica pela Universitat de Barcelona. Mestre em Psicologia Sanitária pela Universitat de Barcelona. Mestre em Neurociência e Graduada em Psicologia pela Universitat Autónoma de Barcelona. Possui 8 anos de experiência como psicóloga clínica, especialmente com estimulação cognitiva e tratamentos psicológicos. Como docente, tem 2 anos de experiência em programas presenciais e a distância, lecionando disciplinas relacionadas à Psicologia da Saúde, Bioética e Gerontologia. Tem experiência como orientadora de dissertações de mestrado e elaboração e revisão de materiais didáticos orientados ao ensino virtual. Professora vinculada à ao ensino da disciplina “Emoções e Conflito”.
  • Dr. Luis Fernández. Doutor em Direito pela Universidad de Navarra e Doutor em História, Cultura Escrita e Pensamento pela Universidad de La Rioja. Tem mais de 30 anos de experiência como assessor jurídico do Ministério da Defesa da Espanha, atuando também em outros países, como Itália, Líbano, Afeganistão e Albânia. Tem mais de 20 anos de experiência docente em disciplinas relacionadas ao direito em diferentes licenciaturas e graduações. Orientou mais de 27 trabalhos de conclusão de curso. A partir de sua experiência com pesquisa, publicou três livros relacionados aos códigos e à jurisprudência da Guarda Civil. Professor vinculado à docência das disciplinas: “Legislação nacional e internacional sobre mediação e outros procedimentos de resolução de conflitos”, “Resolução e transformação de conflitos no âmbito penal” e “Resolução e transformação de conflitos no âmbito internacional”.
  • Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba. Especialista em Formação de Trabalhadores Sociais e Graduado em Psicologia. Possui 15 anos de experiência como docente na Educação Superior, colaborando em programas de graduação e pós-graduação de várias universidades em disciplinas relacionadas à educação e psicologia da Saúde. Participou de projetos de pesquisa no campo da Educação, principalmente nos temas inclusão educacional, educação sexual, convivência escolar, desenvolvimento comunitário e gênero. Os resultados dos trabalhos de pesquisa realizados foram publicados em revistas acadêmicas da Espanha, de Cuba, do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos. Professor vinculado à docência das disciplinas: “Resolução e transformação de conflitos no âmbito comunitário” e “Resolução e transformação de conflitos no âmbito sanitário”.
  • Dra. Deysi García. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Graduada em Psicologia e Mestra em Psicologia Educacional pela Universidad de La Habana (Cuba). Em termos profissionais, tem mais de 20 anos de experiência como psicóloga, especialmente na área de Recursos Humanos. Tem ampla formação complementar nessa área, como aluna e professora. Possui 10 anos de experiência como professora universitária, como chefe do curso de Psicologia por quatro anos e como professora das disciplinas Análise dinâmica do comportamento; Metodologia da Pesquisa II; Cognição e Comportamento II; Psicologia Geral; História da Psicologia; Psicologia Educacional I; Introdução à Psicologia Clínica; Staff e estudo de casos; Temas de debate científicos. Na modalidade on-line, tem dois anos de experiência atuando como docente e orientadora de dissertações de mestrado. Possui mais de 20 anos de experiência com pesquisa, participando de projetos em Cuba e no Brasil. Desses projetos, originaram-se suas publicações científicas e conferências. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dra. Alina Celi. Doutora em Direito ambiental pela Universidad de Alicante, Mestra em Direito Administrativo Econômico, Pós-graduada em Direito Ambiental e Graduada em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito - UDeLaR (Uruguai). Possui mais de 10 de experiência como advogada e coordenadora de projetos relacionados à proteção ambiental. Como docente, trabalha na modalidade on-line há 11 anos lecionando disciplinas relacionadas ao direito ambiental, administrativo, comercial e disciplinas e trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado relacionados à Sociologia do Direito. Tem inúmeras publicações científicas provenientes dos projetos de pesquisa nos quais participou como coordenadora e/ou pesquisadora. Participou de diversos eventos acadêmicos no Uruguai, na Espanha e no Brasil. Professora que faz parte da equipe de orientadores de Dissertações de Mestrado do programa.
  • Dra. Lilia Stevens. Doutora em Ciências Pedagógicas pela Universidad de Oriente (Cuba). Graduada em Psicologia Geral pela mesma universidade. Possui 22 anos de experiência profissional como psicóloga clínica e gestora de processos universitários em Cuba e Angola. Como docente, tem mais de 20 anos de experiência como professora de graduações e mestrados, em disciplinas relacionadas à Psicologia e à Educação. Orientou inúmeros trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. Possui mais de cinco anos de experiência em programas na modalidade on-line. Como pesquisadora, tem participado há 19 anos de projetos relacionados com a identidade sexual e as características psicológicas de crianças em idade pré-escolar. Professora vinculada ao ensino da disciplina “Resolução e transformação de conflitos no âmbito escolar”.
  • Dra. (c) Alba Hernández. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (México). Graduada em Psicologia e Mestra em Psicossociologia Social pela Universidad de La Habana (Cuba). Possui 13 anos de experiência como pesquisadora no Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas de Cuba, participou de inúmeros projetos de pesquisa nessa área de conhecimento. Seus trabalhos foram publicados em diversos países, como Cuba, Porto Rico e Espanha. Tem 6 anos de experiência docente na área de Psicologia, tanto na modalidade presencial na graduação, quanto virtual, em programas de mestrado. Também orientou trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. Professora vinculada ao ensino da disciplina “Enfoques psicológicos na abordagem do conflito”.
  • Ma. Eugenia Luna. Graduada em Psicologia. Mestra em Recursos Humanos pela Universidad de León e Doutorado em curso em Educação. Tem 17 anos de experiência como professora universitária na área de Recursos Humanos e Educação, especialmente com disciplinas relacionadas com elementos psicológicos para a tomada de decisões, habilidades de pensamento e resolução de conflitos. Orientou trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado. Tem 4 anos de experiência com pesquisa sobre educação. É coach empresarial e responsável pelo departamento de recursos humanos desde 1991. Foi palestrante em diversas conferências relacionadas à psicologia laboral. Professora vinculada ao ensino da disciplina “Técnicas de resolução de conflitos e negociação”.
  • Dr. (c) Eduardo Silva. Doutorando em Projetos, linha jurídica de pesquisa pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Direção e Gestão de empresas internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Possui mais de 15 anos de experiência profissional como assistente jurídico e procurador. Como docente, tem 8 anos de experiência em disciplinas relacionadas ao tema jurídico em programas de graduação e mestrado a distância. Participou de projetos de pesquisa relacionados aos temas de conciliação e leis de migração da Guatemala nos últimos 11 anos. Professor vinculado ao ensino da disciplina “Prática de mediação: técnicas e estratégias”.
  • Ma. Sonia Pérez. Graduada em Psicologia e Graduada em Docência Universitária. Mestra em Musicoterapia pela Universidad Nacional de Colombia. Possui 9 anos de experiência como psicóloga, especialmente relacionada a reabilitações de conduta de jovens e adultos. Como docente, ministrou diversos cursos e oficinas artísticos e psicoterapêuticos. Tem 7 anos de experiência como professora universitária, lecionando disciplinas relacionadas à musicoterapia, desenvolvimento de ambientes para a convivência escolar, metodologia da pesquisa científica e ética. Orientou trabalhos de conclusão de curso relacionados a essas temáticas. Na modalidade on-line, possui dois anos de experiência em mestrados a distância. Professora vinculada à docência da disciplina: “Resolução e transformação de conflitos no âmbito familiar”. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertações de Mestrado do programa.
  • Me. Edgar Estuardo Pérez. Doutorando em Direito, Economia e Empresa pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Formulação e Avaliação de Projetos pela Universidad San Carlos de Guatemala. Tem mais de 20 anos de experiência em criação e gestão de projetos em empresas públicas e privadas da Guatemala. Como professor universitário, leciona em graduações e mestrados presenciais e a distância há 5 anos em disciplinas relacionadas ao direito e às relações de cooperação. Professor vinculado ao ensino da disciplina “Resolução e transformação de conflitos no âmbito penal”.
  • Ma. Vanessa Yélamos. Graduada em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Mestra em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona e Mestra em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona). Atualmente, em processo de acreditação tanto pela Asociación Española de Coaching (ASESCO) bem como pela International Coach Federation (ICF). Sua linha de pesquisa concentra-se em manter e melhorar o bem-estar dos trabalhadores de acordo com o seu posto e suas condições de trabalho, assim como em alinhar seus objetivos e prioridades pessoais aos da organização, buscando converter esses profissionais em um ativo imprescindível e de incalculável valor para a organização. Durante os últimos 3 anos, dedicou-se à atividade docente em entornos virtuais de aprendizagem em disciplinas afins ao programa, conciliando-a à sua atuação profissional como coach pessoal, na qual tem mais de 5 anos de experiência. Professora vinculada ao ensino da disciplina “Resolução de disputas on-line (RDL)”.
  • Me. Ángel Sanz. Mestre em Toxicodependência pela Universitat de Barcelona. Mestre em Organização de eventos pela Esneca Business School. Graduado em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Possui 9 anos de experiência como psicólogo, trabalhando com uma abordagem cognitivo-comportamental de todo tipo de psicopatologia, especialmente as relacionadas às toxicodependências. Tem 4 anos de experiência trabalhando em uma comunidade terapêutica para toxicodependentes e em formação em primeiros socorros físicos e psicológicos. Como docente universitário, lecionou várias disciplinas em programas de graduação e mestrado na área da psicologia e orientou várias dissertações. No ensino a distância, possui um ano de experiência em mestrados nessa modalidade. Professor que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dr. Yoanky Cordero. Doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Brasil. Especialista em Formação de Trabalhadores Sociais. Graduado em Educação, na especialidade de ensino da língua e literatura espanholas. Tem 15 anos de experiência como docente na Educação Superior, colaborando em programas de graduação e pós-graduação de várias universidades e países, especialmente na área da Educação e Psicologia. Participou de projetos de pesquisa no campo da Educação e das Letras, principalmente nos temas de ensino da língua espanhola, literatura comparada, literatura latino-americana e análise do discurso. Os resultados de seus trabalhos de pesquisa foram publicados em revistas acadêmicas de Cuba e do Brasil principalmente. Membro do Grupo de Estudos de Poesia e Cultura (GEPOC/CNPq-UFSCar) e da SLAS (Society for Latin American Studies). Professor que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dra. Nivia Núñez. Doutora, Mestra e Graduada em Teologia pela Faculdade EST (Brasil). Professora de nível superior desde 2004, lecionando disciplinas sobre Interculturalidade, Ética, Direitos Humanos, Violência, Filosofia, Políticas Públicas, Gênero, Diversidade e Valores. Possui diversos cursos relacionados especialmente à área de Justiça, Gênero e Violência e projetos alternativos à violência. Como pesquisadora, há 18 anos participa dos grupos de pesquisa Núcleo de Pesquisa de Gênero no Brasil, Grupo de Pesquisa Teologia Pública Latino-americana e Grupo de Pesquisa REGEVI, Religião, Gênero, Violência e Direitos Humanos, na Faculdade Unida de Vitória (Brasil). Das pesquisas nas quais participou possui inúmeras produções científicas e realizou palestras em congressos e eventos acadêmicos. Professora que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Ma. Andrea Gutiérrez. Graduada em Psicologia e Mestra em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León. Em termos profissionais, trabalhou por mais de 10 anos como psicóloga da área de Recursos Humanos de diversas empresas. Também trabalhou por 8 anos como psicóloga escolar. Tem 11 anos de experiência como professora universitária, atuando como tutora virtual e professora da área de empresas, especialmente em disciplinas relacionadas aos Recursos Humanos. Também orientou Dissertações de Mestrado. Tem ampla formação complementar na área da Psicologia Clínica e Organizacional. Deu várias palestras na Colômbia e no Peru sobre sua área de atuação. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dr. Claudia Alvarenga. Doutora em Psicologia da Comunicação e Mudança. Mestra em Comunicação e Educação. Especialista em Psicologia Básica e Graduada em Periodismo pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Há 5 anos, trabalha com consultoria e pesquisa em Comunicação, Psicologia e Educação em diversas instituições públicas e privadas. Possui mais de 10 anos de experiência como docente em pós-graduações, mestrados e graduações nacionais e internacionais em universidades públicas e privadas do Paraguai e em ensino a distância na Espanha. Em sua faceta pesquisadora, há 3 anos dedica-se a projetos relacionados ao tratamento humanitário na Saúde. Professora que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dr. Cláudio Rebordão. Doutor em Ciências Sociológicas pela Universidad de La Habana. Graduado em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico “José de la Luz y Caballero”. Como docente, tem mais de 20 anos de experiência universitária nas áreas de Educação, Sociologia, Trabalho Social e Intervenção Comunitária e Psicologia em universidades de Cuba e do Brasil. Orientou dissertações de mestrado e participou como avaliador em diversas bancas de mestrado e doutorado. Tem mais de 15 anos de experiência profissional em assessorias de projetos de intervenção social e em conselhos científicos universitários. Como pesquisador, tem 17 anos de experiência em projetos de cooperação e desenvolvimento social e econômico em diferentes comunidades. Atualmente, é revisor do Social Science Journal. Professor que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dra. Elsie Alejandrina Pérez Serrano. Doutora em Pedagogia pelo Instituto Superior Pedagógico José de la Luz y Caballero (Cuba). Mestra em Educação Especial e Graduada em Logopedia pelo Instituto Superior Pedagógico "Enrique José Varona”. Possui 15 anos de experiência como pesquisadora relacionada à área dos distúrbios da linguagem, da integração escolar de crianças e adolescentes e de estudos de gênero. Desses projetos, tem mais de vinte publicações científicas e diversas participações como palestrante em congressos e conferências em diversos países. Como docente, tem 14 anos de experiência como professora universitária em graduações em Pedagogia em diversas disciplinas, como orientadora de dissertações de mestrado e como coordenadora de projetos na linha de pesquisa “Inclusão de pessoas com deficiência na educação superior”. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dra. Juliana Azevedo Gomes. Doutora em Educação e Sociedade pela Universitat de Barcelona. Mestra em Pesquisa em Didática, Formação Docente e Avaliação Educacional pela Universitat de Barcelona, Espanha. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Sua trajetória profissional está vinculada à docência e pesquisa na área da Didática Aplicada, em diversos ambientes educacionais. Possui três anos de experiência como professora universitária, lecionando disciplinas e orientando dissertações de mestrado nas áreas de Educação e Psicologia. É uma das fundadoras do Elo Europeu de Educadores de Português como Língua de Herança, uma associação sem fins lucrativos que forma docentes para trabalhar em contextos bi e multiculturais. Como pesquisadora, interessa-se pelas linhas relacionadas às línguas e culturas em contato, imigração e interculturalidade. Autora e coautora de publicações científicas no Brasil, nos Estados Unidos e na Espanha. Palestrante em congressos e seminários nos Estados Unidos, em Londres, na Alemanha, na Suíça, nos Emirados Árabes e na Espanha. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Ma. Arlette Zárate. Graduada em Psicologia Educacional pela Universidad Autónoma de Campeche. Mestra em Administração de Instituições Educacionais com ênfase em Educação Básica pelo Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey e Mestra em Psicologia das Organizações pelo Instituto de Estudios Universitarios (México). Possui mais de 20 anos de experiência profissional como psicóloga em diversos centros educacionais e na coordenação para a proteção de crianças e adolescentes e para a promoção da convivência escolar (CONVIVE-SEDUC). Como professora universitária, trabalhou na modalidade presencial na graduação em Psicologia e como tutora de pós-graduação a distância nas disciplinas “Inteligência Emocional” e “Estresse e Burnout”. Orientou diversas dissertações de mestrado. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dr. Alexsander Cordoves. Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 2017. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidad de La Habana, 2010. Graduado em Psicologia. Possui mais de 15 anos de experiência como professor universitário em ensino presencial e a distância em cursos de psicologia e educação. Nesse período, coordenou projetos e grupos de pesquisa, abordando temas como: aprendizagem, formação de profissionais, projeto de vida, estilo de vida, trajetórias de vida, personalidade, educação e gênero, entre outros. Orientou trabalhos de conclusão de curso e de pós-graduação. Nos últimos anos, atuou como pesquisador colaborador na Universidade Federal de Santa Catarina, trabalhando temas como interculturalidade e educação, ações afirmativas e diversidade étnica. Professor que faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.
  • Dra. Andresa Sartor. Doutora em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (México). Mestra em Psicologia da Educação pela Universitat de Barcelona. Graduada em Pedagogia. Como professora universitária, possui quatro anos de experiência lecionando disciplinas relacionadas à psicologia da educação em programas de mestrado a distância em universidades espanholas e latino-americanas. Orientou dissertações de mestrado e é coordenadora de um programa de doutorado em Educação. Como pesquisadora, participou de projetos relacionados às estratégias de aprendizagem em diferentes ambientes educacionais e com o uso do portfólio como ferramenta de formação. Participou como palestrante de congressos e conferências nessa área. Faz parte da equipe de orientadores de Dissertação de Mestrado do programa.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.