Apresentação do Programa
Um mundo cada vez mais competitivo exige que um profissional tenha uma formação integral em cada uma das áreas que compõem o tecido de uma empresa. A crise criou a necessidade de expandir as operações empresariais para os novos mercados emergentes. Os profissionais, para poderem enfrentar este desafio, precisam conhecer e desenvolver as habilidades necessárias para gerir o ingresso em um novo mercado e competir com sucesso nele.
O programa de Negócios e Comércio Internacional da FUNIBER tem como objetivo que os participantes adquiram conhecimentos sólidos sobre o funcionamento do comércio internacional. Os módulos que compõem o programa visam oferecer ao profissional ferramentas e habilidades necessárias para projetar um processo de internacionalização de uma empresa, assim como para gerir de forma eficiente uma empresa multinacional.
A quem é dirigido
A estrutura do presente programa permite que este esteja voltado a Diretores de PMEs que queiram internacionalizar suas atividades empresariais e a licenciados e profissionais que objetivam ampliar suas expectativas de trabalho no campo dos negócios internacionais, entre outros.
Titulação
Como visto, o Programa de Negócios e Comércio Internacional conta com distintas titulações em cada um dos países onde é ministrado, sendo que cada uma delas possui certas características e requisitos acadêmicos particulares:
- Ao finalizar o Programa com sucesso, o aluno receberá o título expedido pela Universidade onde se matriculou.
- No Título, será especificada a natureza do Programa (Diplomado, Especialização, Especialista, Pós-graduação ou Extensão Universitária) em função da nomenclatura vigente em cada pais.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Negócios e Comércio Internacional é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 39 |
2ª Parte: Trabalho Final de Especialização | 10 |
TOTAL | 49 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Negócios e Comércio Internacional tem 49 créditos.
A duração do programa em Negócios e Comércio Internacional é de 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- O programa de Negócios e Comércio Internacional da FUNIBER está orientado ao desenvolvimento de uma formação integral destinada a conhecer e projetar um plano de internacionalização de uma empresa e para desenvolver as habilidades necessárias para administrar uma empresa internacional de maneira eficiente, propondo modelos de negócios aplicáveis aos diversos mercados internacionais.
Objetivos específicos
- Ensinar o uso das ferramentas necessárias para identificar oportunidades de negócio nos mercados internacionais e a implementá-las de maneira eficiente.
- Conhecer as fases de internacionalização de uma empresa e analisar os meios pertinentes para definir o plano para torná-las efetivas.
- Desenvolver a capacidade de análise crítica para a escolha de mercados internacionais de acordo com o risco, a liquidez e a rentabilidade dos investimentos no estrangeiro.
- Desenvolver as técnicas de uso e de gestão de uma empresa multinacional com uma perspectiva estratégica em diferentes departamentos de marketing, exportações, finanças, RH, RSC, logística e Gerência.
Saídas Profissionais
Algumas das possíveis saídas profissionais do programa de Negócios e Comércio Internaciona são as seguintes:
- Diretores gerais.
- Diretor de Marketing.
- Diretor de Logística.
- Assessor Empresarial.
- Chefe de Departamento de Exportações.
Plano de estudos
O Programa de Negócios e Comércio Internacional é composto por 10 disciplinas e um Trabalho Final de Curso ou Projeto chamado de Trabalho Final de Especialização.
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS
As disciplinas permitem conhecer e compreender como funcionam os Negócios e o Comércio Internacional a partir de seus fundamentos teóricos e conceituais, orientando o participante a utilizar estas ferramentas, gerando um valor diferencial que possa ser convertido em benefícios tangíveis para uma empresa internacional.
As disciplinas e a carga horária correspondentes que compõem a primeira parte apresentam-se na seguinte tabela:
- 2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
No caso da Especialização ou Pós-graduação, a última fase do Programa será destinada à elaboração do Projeto.
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO | ||
---|---|---|
# | DISICIPLINA | CRÉDITOS |
1 | TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO | 10 |
TOTAL | 10 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: DISICIPLINAS
- ECONOMIA INTERNACIONAL: PANORAMA MUNDIAL
Esta disciplina pretende oferecer ao estudante uma visão global dos negócios, para que possa compreender como opera a globalização dentro da sociedade da informação e das comunicações, as relações e o comércio internacional.
- A ECONOMIA
- Introdução. Tipos de economia. A economia internacional O processo econômico.
- O CICLO E A CRISE ECONÔMICA
- Causas, efeitos e oportunidades.
- MOEDA, CRÉDITO E BANCO
- A macroeconomia. A Balança de Pagamentos. Composição da balança de pagamentos. A contabilidade nacional. Desequilíbrios econômicos da atualidade.
- OS TIPOS DE MUDANÇAS E O MERCADO DE DIVISAS
- Tipos de mudanças. Classes de tipos de mudanças. O Mercado de divisas. Os tipos de juros.
- O PRODUTO NACIONAL
- Produção e política econômica internacional.
- O MERCADO DE CAPITAIS
- O Banco Internacional. As operações bancárias internacionais.
- A GLOBALIZAÇÃO
- Relação do processo de globalização com a economia internacional. Economias emergentes. Resultados do processo de globalização.
- COMÉRCIO INTERNACIONAL
O conteúdo desta disciplina abrange todos os aspectos fundamentais para ensinar a utilizar os mecanismos operacionais dos agentes intervenientes no processo de exportação, identificando as variáveis mais importantes para determinar o ingresso em um novo mercado.
- COMÉRCIO INTERNACIONAL
- Operaciones temporales, definitivas, en tránsito. Régimen de Perfeccionamiento Activo.
- OPERAÇÕES NO COMÉRCIO EXTERIOR
- Operações temporais, definitivas, em trânsito. Regime de Aperfeiçoamento Ativo.
- AGENTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
- Estado. Empresas. Organismos internacionais. Introdução. Realidade Mundial (organizações e relações internacionais). Globalização (conceito, globalização econômica). Organismos internacionais. Processos de Integração.
- MERCADOS INTERNACIONAIS
- Introdução. Características. Mercado Nacional e Mercado Internacional. Estruturação empresarial. Indicadores do Comércio Exterior.
- FORMAS DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
- Zona de Livre Comércio, União Tarifária, União Aduaneira, União político-econômica.
- A UNIÃO EUROPEIA
- Medidas de Efeito Equivalente. Controles de Qualidade. Política Agrária Comum. A Livre Prática.
- OS TRATADOS DE LIVRE COMÉRCIO
- Introdução. Benefícios. Objetivos oficiais. Zonas de Livre Comércio. Objetivos fiscais de um TLC.
- OS MERCADOS EMERGENTES
- Crescimento, industrialização e produção.
- A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO
- Introdução. Funções. Propriedade Intelectual. Acordos ADPIC. A OMC e o Meio Ambiente.
- A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA: PLANO E ESTRATÉGIAS
Esta disciplina está projetada para abarcar em uma mesma plataforma todos os aspectos relevantes para determinar a viabilidade de internacionalização de uma empresa, desenvolvendo sistemas de trabalho e meios operacionais confiáveis para obter uma posição competitiva nos mercados internacionais.
- A INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA
- Motivos. Elementos prévios a analisar. Critérios e fatores a considerar na hora de ingressar em um mercado. Fases para a internacionalização de uma empresa. Funções do Departamento de Internacionalização de uma Empresa.
- A DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇAS
- Introdução. O pensamento estratégico e a direção estratégica. Apresentação de um modelo de mudanças estratégicas validado internacionalmente. A matriz DAFO. Casos Práticos.
- A IMPLANTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
- Introdução. Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medida. Novos Negócios: crescimento, consolidação, revitalização. Casos práticos.
- MODELOS DE GESTÃO INTERNACIONAL
- Organização. Estilo de Direção. Estrutura Funcional. Sistemas de Trabalho. Processos. Projetos para a internacionalização. Meios Operacionais. Meios Linguísticos. Meios Logísticos.
- A EMPRESA E O VALOR DIFERENCIAL
- O Valor Acrescido e o Valor Diferencial. Casos Práticos.
- A CADEIA DE VALOR E A COMPETITIVIDADE EM ÂMBITO INTERNACIONAL
- GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH EM ÂMBITO INTERNACIONAL
Esta disciplina visa promover o uso das novas técnicas para a correta gestão de pessoas em uma plataforma internacional.
- ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS EM ÂMBITO EMPRESARIAL INTERNACIONAL
- A gestão estratégica dos recursos humanos. Diferenciar modelos de gestão de recursos humanos que possibilitem a manifestação sistemática e estratégica para um ambiente internacional.
- GRH: TECNOLOGIA PARA DIAGNÓSTICO, PROJEÇÃO E CONTROLE
- Construir uma tecnologia para diagnóstico, projeção e controle da gestão de recursos humanos para uma multinacional.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH E OTIMIZAÇÃO DE PLANILHAS INTERNACIONAIS
- Interpretar o processo integrador e sistemático que constitui o planejamento estratégico dos recursos humanos. Determinar e otimizar planilhas em relação a seus principais indicadores tangíveis e intangíveis, atendendo às necessidades de cada filial comercial.
- CONFIGURAÇÃO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA MULTINACIONAL
- Divisão de negócio. Áreas funcionais. Órgãos de Gestão Internacional. Estilos de Direção aplicados ao modelo de internacionalização.
- VALORAÇÃO DE CARGO
- Descrição de ocupações. Processos de seleção e recrutamento internacional. A motivação laboral.
- MARKETING INTERNACIONAL E MARKETING DIGITAL
O objetivo desta disciplina é que o participante compreenda o funcionamento do marketing no âmbito internacional e consiga determinar e analisar como adequar o preço, a distribuição e a comunicação aos valores culturais do novo mercado.
- MARKETING E ORGANIZAÇÃO
- Política, gestão e direção comercial. Marketing. Conceito e estratégia de marketing. Organização comercial. Política comercial (marketing estratégico). Gestão e Direção comercial (marketing tático e operacional).
- ANÁLISE DE MERCADOS INTERNACIONAIS
- Análise comercial e adaptação às mudanças do mercado, segmentação, comportamento consumidor-comprador internacional. Pesquisa de mercados internacionais. Adaptação às mudanças do mercado para a internacionalização de um produto.
- FUNÇÃO COMERCIAL
- Política, gestão e direção de marcas, produtos e/ou serviços. Publicidade e propaganda: informação e comunicação no marketing. Comercialização e distribuição do produto e/ou serviço.
- TÉCNICAS DE MARKETING INTERNACIONAL
- Técnicas de venda e negociação comercial. Gestão de relações com clientes (CRM).
- MARKETING INTERNACIONAL
- Comércio Internacional, mercados exteriores e política de marketing. Mercados globais e áreas mundiais de comércio internacional. Estratégia comercial e internacional. Estratégia exportadora. Plano de marketing internacional.
- PLANO DE AÇÃO COMERCIAL
- Processo de planejamento, execução e controle da estratégia de marketing. Projeto de estratégias de marketing. Plano comercial (plano de marketing e vendas).
- MARKETING DIGITAL
- Como atrair visitas a uma página web. Como funciona um buscador. As nove técnicas. SEO. Page Rank, Densidade e relevância de palavras. Google Local e Google Places. SEM. Adwords. Publicidade Digital. Diretórios e Market Places. Email marketing. Relações públicas. Os Blogs. A web 2.0.
- INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E PESQUISA: ESTRATÉGIAS PARA GERIR
Esta disciplina pretende ensinar a utilizar o P D i como uma forma de crescimento empresarial no âmbito internacional.
- FUNDAMENTOS EM GESTÃO DA INOVAÇÃO
- Definição. Fontes da inovação. A criatividade. Formas de se beneficiar da criatividade. Empresas internacionais e a inovação. Exemplos e casos práticos.
- AS REGRAS DA INOVAÇÃO
- Elaboração do processo de inovação internacional.
- A EMPRESA INTERNACIONAL E A INOVAÇÃO
- Estrutura e a inovação. Aplicação das regras de inovação em uma empresa internacional. Características de empresários inovadores internacionais.
- TIPOS DE INOVAÇÃO
- Inovação Acrescida, Inovação radical, Inovação Aberta, Inovação em Management: Inovação nos processos produtivos.
- MODELOS DE INOVAÇÃO INTERNACIONAL
- Desenvolvimento e implementação. Geração de conceitos novos. Técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de projetos de inovação em âmbito internacional. Análise de tendências dos mercados internacionais. A tecnologia e a inovação.
- GESTÃO DE PESSOAS E SISTEMAS DE GESTÃO INTERNACIONAL
- A liderança e a inovação. Incentivos e recompensas para inovação em sistemas de gestão internacional.
- OPERAÇÕES E LOGÍSTICA INTERNACIONAL
Esta disciplina revisa os conceitos fundamentais dos custos para, em seguida, centrar-se nos temas essenciais da logística internacional, no controle e na gestão de custos de inventário em âmbito internacional.
- CUSTOS
- Conceitos fundamentais. Cálculo da margem no canal de distribuição. Margem percentual. O ponto de equilíbrio. Aplicações do ponto de equilíbrio. Alavancagem operacional: aumento de ventas e aumento de benefícios. Consideração em relação ao conceito de custos.
- CUSTOS PARA A TOMADA DE DECISÕES
- Esquema da conta de resultados para a tomada de decisões. Custos conjuntos. Custos de oportunidade. Custo fixo. Custos fixos comuns.
- LOGÍSTICA INTERNACIONAL
- Desafios e oportunidades. O ambiente logístico mutável. Objetivos da gestão logística. Os custos da logística. Estratégia e planejamento da logística e da cadeia de fornecedores. Planejamento da cadeia de fornecedores. Áreas de planejamento logístico. As linhas de fornecimento e distribuição globais. Fatores especiais das cadeias de fornecimento globais. Organização para a logística global.
- INVENTÁRIO INTERNACIONAL
- Definição e tipos de inventário. Tipos de inventários e suas funções. Medição do rendimento dos sistemas de inventário. Custos associados aos inventários. Distribuição de inventários por valor: O sistema ABC. Sistemas de inventário. Variação das hipóteses ideais de partida. Abastecimento de pedidos simultâneos. Sistemas de controle de inventários. Considerações sobre a implantação de sistemas de controle de inventários.
- DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL
- Introdução. Direção estratégica da distribuição. A logística de distribuição e o futuro. Organização da distribuição. Planejamento da rede de distribuição. Dados para o planejamento da rede. Sistemas de distribuição multiescala. DRP: Distribution Resource Planning. Planejamento dos recursos de distribuição.
- FORMALIDADES ADUANEIRAS
- Tarifas. O Sistema Harmonizado. A nomenclatura combinada. O TARIC. O INTRSTAT. A informação aduaneira vinculante. Valor na aduana. Sistema de valorização. Acordos preferenciais. Os Transbordos.
- AS VENDAS E A NEGOCIAÇÃO EM ÂMBITO INTERNACIONAL
Esta disciplina pretende ensinar como realizar a negociação com perspectiva estratégica. Abordar todos os fundamentos que integram uma estratégia de negociação para conseguir entabular e fechar com sucesso um processo de negociação em âmbito internacional.
- GESTÃO DAS VENTAS INTERNACIONAIS
- Introdução. Psicologia das ventas internacionais. A lei dos 10 por cento. Análise de situação. Motivações psicológicas dominantes nos clientes. Riscos do comprador.
- ESTRATÉGIAS E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
- Pontos fortes e fracos. Ameaças e Oportunidades. Terrenos de Negociação. Atenção ao cliente em âmbito internacional.
- OS INCOTERMS 2010
- Introdução. História. Funcionalidade. Classificação. Como escolher o INCOTERM adequado. Tratados Internacionais.
- CLASSES DE VENDAS INTERNACIONAIS
- A venda direta. O agente comercial internacional. Requisitos. Contratação. Vantagens e desvantagens.
- DISTRIBUIÇÃO
- Introdução, requisitos, vantagens e desvantagens. Requisitos jurídicos relevantes. Sociedades de Comércio Exterior. Os consórcios de exportação. A Joint Venture. Franquias. O Contrato de Franquia. As Feiras Internacionais.
- O CRÉDITO DOCUMENTAL
- Conceito. Características. Classes. Modalidades. As novas regras da UCP 600.
- FORMAS DE PAGAMENTO INTERNACIONAL
- O cheque pessoal, cheque bancário, ordem de pagamento, ordem de pagamento documental, remessas simples, garantias, remessas.
- DIREÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS NO MERCADO INTERNACIONAL
Esta disciplina está orientada ao desenvolvimento dos aspectos mais significativos que compõem a direção financeira de qualquer empresa internacional, ensinando a elaborar balanços, conta de resultados ou qualquer outro tipo de informação que afete a tomada de decisões sobre investimento e financiamento.
- EMPRESA E FINANÇAS INTERNACIONAIS
- Introdução. A função financeira na empresa. O objetivo financeiro da empresa. A estrutura financeira da empresa. As finanças e a saúde econômica da empresa. As finanças e as qualidades financeiras da empresa. As trajetórias econômico-financeiras tipificadas. A direção financeira e os estados financeiros. A direção financeira e a normalização financeiro-contábil.
- OS ESTADOS FINANCEIROS
- A relevância diretiva dos estados econômico-financeiros. A equação básica do balanço. A conta de perdas e ganhos.
- A ANÁLISE DOS RESULTADOS DE GESTÃO
- A análise do benefício de exportação (BAIT). A análise do BAT. O benefício líquido (BN). A análise integrada da CPG. A análise da CPG analítica.
- A ANÁLISE DA RENTABILIDADE OPERACIONAL DA EMPRESA
- A rentabilidade econômica (RE). As políticas geradas da RE. A rentabilidade financeira (RF). As políticas de geração da RF. O fator de alavancagem financeira.
- A ANÁLISE DA RENTABILIDADE DOS PROJETOS DE INVESTIMENTO
- Método do valor presente líquido (VPL). Método da taxa interna de rentabilidade (TIR). Análise comparativa entre o VPL e o TIR. Método do período de recuperação (pay-back). O cálculo do cash-flow financeiro. O risco econômico nos investimentos.
- ELABORAÇÃO E CONTROLE DE ORÇAMENTOS
- Definição de orçamento. Elaboração de um orçamento. Controle de orçamentos. A atividade do controle na gestão empresarial.
- ALGUMAS IDEIAS PARA A ANÁLISE CONTÁBIL FINANCEIRA
- Os instrumentos apresentados pelos estados financeiros. Mecânica do fluxo de fundos. Caixa gerado pelas operações (CGO). Conclusão.
- ANÁLISE DA RENTABILIDADE DOS PROJETOS DE INVESTIMENTO
- Método do valor presente líquido (VPL). Método da taxa interna de rentabilidade (TIR). Análise comparativa entre o VPL e o TIR. Método do período de recuperação (pay-back). O cálculo do cash-flow financeiro. O risco econômico nos investimentos.
- O PLANO FINANCEIRO
- Introdução. Títulos mais relevantes. Caso Prático.
- ASPECTOS JURÍDICOS E FISCAIS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO
Esta disciplina reúne a informação necessária para poder compreender quais são os princípios fundamentais que regem os contratos internacionais e as normas internacionais de informação financeira.
- DIREITO EMPRESARIAL
- Introdução ao Direito no ambiente empresarial. Análise jurídica da empresa. Pessoas jurídicas em âmbito internacional. Formas de constituição em diferentes mercados internacionais. As obrigações mercantis internacionais. Vantagens e desvantagens de cada forma de constituição mercantil.
- OS CONTRATOS INTERNACIONAIS
- Aspectos fundamentais. Princípios. Elemento Pessoal. Classes. A compra/venda internacional. Os contratos de intermediação internacional. O contrato de agência. O contrato de distribuição. Convênios e Tratados Internacionais.
- AS NIF
- Aplicação das Normas Internacionais de Informação Financeira. Origem das Normas Internacionais de Informação Financeira: o IASB. O âmbito conceitual da IASB. Os estados financeiros das NIIF. Conta de perdas e ganhos. Estado de fluxo de efetivo. Estado de mudanças no patrimônio líquido. A memória. Operação contábil sob as NIIF. Imobilizado material. Imobilizado imaterial. Instrumentos financeiros. Existências. Provisões e partidas. Contingentes. Outras partidas. As obrigações tributárias internacionais.
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
A última Fase do programa está destinada à realização do Trabalho Final de Especialização, que poderá ser iniciado antes do término da 1ª Parte: Disciplinas, já que neste momento o aluno terá desenvolvido as habilidades necessárias para iniciar o trabalho.
O objetivo é apresentar um documento completo que abarque o desenvolvimento total do trabalho proposto, contemplando a possibilidade de sua execução na prática, de acordo com o delineado e detalhado no Trabalho Final de Curso apresentado. O trabalho deve ser uma contribuição a alguns dos campos estudados ou a relação entre eles, tanto teórica quanto praticamente, respeitando os conceitos, as teorias e as disciplinas relacionados.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dra. Silvia Aparicio. Doctora en Ciencias Económicas por la Universidad Autónoma de Madrid y Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Cantabria. Directora Académica Internacional del Área de Desarrollo Directivo, Organización Empresarial y Recursos Humanos de la Fundación Universitaria Iberoamericana, FUNIBER.
- Dra. Cristina Hidalgo González Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Dr. Rubén Calderón Iglesias Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Reitor da Universidad Europea del Atlántico.
- Dr. Eduardo Silva. Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Direção e Gestão de Empresas Internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Advogado e Notário pela Universidad Rafael Landívar. Advogado do Departamento Jurídico-Legal da Fundação Universitária Iberoamericana. Diretor Executivo da Fundação Universitária Iberoamericana, sede Guatemala.
Professores e Autores
- Dra. Cristina Hidalgo González. Professora do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Dr. Salvador Rus Rufino. Professor Titular da Universidad de León.
- Dr. Sergio Balarezzo Saldaña. Vice-reitor de pesquisa da Universidad de Piura. Peru.
- Dr. Francisco J. Hidalgo Trujillo. Doutor UPC. Diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) México.
- Dr. Eugeni Aguiló Pérez. Catedrático de Economia Aplicada da Universitat de les Illes Balears.
- Dr. Luis Morales. Diretor da Escuela de Postgrado da Universidad Mayor de San Simón. Bolívia.
- Dr. Manuel Maeda. Universidad de Piura. CAME-Lima. Peru.
- Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha, Mestre em Gerenciamento de projeto e desenho pelo politécnico de Milán, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) Argentina.
- Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro e MBA. Consultor de negócios, tecnologia e soluções empresariais. Professor das áreas de organização de empresas e tecnologias TIC da Fundação Universitária Iberoamericana.
- Dr. Eduardo García Villena. Engenheiro Industrial e Mestre em Engenharia Ambiental (UPC).
- Dra. (c). Olga Capó Iturrieta. Engenheira Industrial. Doutoranda da UPC.
- Dr. (c). Kilian Tutusaus Pifarré. Licenciado em Ciências do Mar. Área de Meio Ambiente da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Doutorando UPC.
- Ms. Saúl Domingo Soriano.Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-business.
- Ms. Lourdes Plaza. NG Chile. Mestre em Consultoria em Tecnologias da Informação e-business (Espanha). Mestre em Tecnologias da Informação (Chile).
- Ms. Virginia Saman.Prof. Universidad Santa María de Chile Campus Guayaquil. M. em Logística (França).
- Ms. Andrea Salem. Engenharia Informática de Gestão (Equador-Chile). Mestre em Consultoria em Tecnologias da Informação e-business (Espanha).
- MBA Humberto Maydana. Universidad de Piura. Peru.
- Ing. Gabriela Larrea. Engenheira Comercial (Equador-Chile). Diretora de Comunicações da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) Equador.
- Dr. Eduardo Silva. Doutor em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Direção e Gestão de Empresas Internacionais pela Universidad Autónoma de Barcelona. Advogado e Notário pela Universidad Rafael Landívar. Advogado do Departamento Jurídico-Legal da Fundação Universitária Iberoamericana. Diretor Executivo da Fundação Universitária Iberoamericana, sede Guatemala.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.