Nutrição e Dietética Aplicadas ao Esporte

Apresentação do Programa

A alimentação e o esporte são pilares fundamentais de um estilo de vida saudável. Seus benefícios têm sido amplamente endossados em inúmeras pesquisas que demonstram que uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física como parte dos hábitos de vida da população em geral têm um impacto direto sobre uma vida mais longa e de maior qualidade.

Além disso, os atletas estão cada vez mais conscientes da importância da nutrição em seu desempenho físico, recuperação após o exercício e prevenção/recuperação de lesões. Garantir uma correta ingestão energética e nutricional, adaptada às características individuais do atleta, à modalidade esportiva e ao tempo de treinamento ou competição garantirá melhores desempenhos esportivos, bem como a prevenção de lesões.

Por outro lado, há uma grande variedade de mitos alimentares e esportivos que podem colocar em risco a saúde do indivíduo, neste sentido, a realização do programa em Nutrição e Dietética Aplicadas ao Esporte permitirá um julgamento crítico e avaliar evidência científicas.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do projeto dos conteúdos, permite direcionar o programa de Nutrição e Dietética Aplicadas ao Esporte a todos os profissionais com interesse em atividade física e nutrição para promoção da saúde, e nutrição e esporte para o rendimento.

O programa de Nutrição e Dietética Aplicadas ao Esporte tem como público-alvo:

  • Universitários que desejam se especializar em Nutrição, Dietética e/ou Esporte.
  • Profissionais sem formação universitária que tenham interesse em Nutrição, Alimentação, Dietética e Esporte.

Titulação

A superação com sucesso do programa permitirá a obtenção do título de Experto Universitario em NUTRIÇÃO E DIETÉTICA APLICADAS AO ESPORTE.

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o estudante receberá o título emitido pela universidade em que tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de crédito do programa Nutrição e Dietética Aplicada ao Esporte é coletado na tabela a seguir. De referir que a duração é meramente indicativa, uma vez que a metodologia seguida integra os conhecimentos e competências a adquirir em cada parte, através de exercícios integradores de aquisição de conhecimentos e internalização de práticas de projeto:

  Créditosa
Disciplinas 45
TOTAL 45

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O programa em Nutrição e Dietética Aplicada ao Esporte tem 45 créditos.
A duração do programa em Nutrição e Dietética Aplicada ao Esporte varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.

Objetivos

Objetivo geral

  • Reconhecer a importância da nutrição e da atividade física como pilares de um estilo de vida saudável e da nutrição como parte essencial do treinamento de um atleta. 

Objetivos específicos

  • Fortalecer as bases conceituais das ciências da nutrição, da atividade física e do esporte.
  • Qualificar o papel da atividade física e do exercício na promoção da saúde. 
  • Analisar como o planejamento dietético ideal e o treinamento físico adequado são necessários para manter a saúde do atleta e atender às suas exigências esportivas. 
  • Ter informações precisas, atualizadas e baseadas em evidências a respeito das ajudas ergogênicas e do doping.  
  • Para distinguir os distúrbios alimentares mais frequentes no contexto esportivo.
     

Saídas Profissionais

Algunas de las salidas profesionales del programa de Nutrición y Dietética Aplicada al Deporte son las siguientes:

  • Colaborador en centros de alto rendimiento deportivo, en cadenas de fitness/wellness, en clubes y en centros deportivos. 
  • Asesor sobre aspectos nutricionales y deportivos a personas físicamente activas o deportistas.  
  • Asesor en el departamento de Investigación y Desarrollo (I+D), de Marketing o de Calidad de empresas vinculadas con la alimentación, la nutrición y el deporte.
  • Difusor y generador de conocimiento en programas de enseñanza reglada y no reglada dirigidos a distintas colectividades.
  • Comercial en empresas relacionadas con la nutrición deportiva y el deporte. 
     

Plano de estudos

O programa de Nutrição e Dietética aplicadas ao Esporte está estruturado em 9 disciplinas que, apesar de serem relativamente independentes entre si, estão programadas de acordo com uma ordem pedagógica coerente, portanto o estudante deve seguir a ordem cronológica recomendada.

As disciplinas e horas correspondentes são apresentadas na tabela abaixo:


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Investigador en Bioquímica y docente de la Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Profesor en la Università Politecnica delle Marche. Director Científico de la Universidad Europea del Atlántico. 

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dr. Álvaro Velarde. Coordinador del Área de Deporte.
  • Dra. Irma Domínguez. Coordenadora Internacional Áreas Saúde.
  • Dra. (c) Anna Marín. Coordinadora del Área de Nutrición.

Professores e Autores

  • Dr. Javier González. Catedrático de Biología de la Universidad de León. Director del Departamento de Ciencias Biomédicas de la Universidad de León.
  • Dr. José Antonio de Paz Fernández. Doctor en Medicina y Cirugía por la Universidad de Salamanca. Profesor titular en la Universidad de León.
  • Dr. José Enrique Sirvent. Doctor en Ciencias (Nutrición y Bromatología) por la Universidad de Alicante. Profesor asociado del Departamento de Química Analítica, Nutrición y Bromatología de la Universidad de Alicante.
  • Dr. Juan Francisco Mielgo. Doctor en Investigación Biomédica y Máster en Nutrición y Salud por la Universidad del País Vasco.
  • Dr. Osvaldo Costa Moreira. Doctor en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte por la Universidad de León. Profesor en la Universidade Federal de Viçosa
  • Dra. Andrea Arreguín. Doctora y Máster Universitario en Nutrigenómica y Nutrición Personalizada por la Universidad de las Islas Baleares. Profesora de la Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Claudia Eliza Patrocinio. Doctora en Ciencias de la Actividad Física y el Deporte por la Univesidad de León. Profesora en la Universidade Federal de Viçosa
  • Dra. Pilar Sánchez Collado. Doctora en Farmacia por la Universidad de Salamanca. Profesora Titular en el Departamento de Ciencias Biomédicas en el Área de Fisiología de la Universidad de León.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doctora en Biomedicina por la Universidad de Zaragoza. Profesora de la Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Rosa Elena Yáñez. Doctora en Nutrición y Metabolismo por la Universidad Rovira i Virgili. Profesora de la Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Susana Martínez. Doctora en Biología por la Universidad de León. Profesora de la Universidad de León y de la Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Carlos González Haro. Doctor en Rendimiento Deportivo por la Universidad de Zaragoza. Investigador en el Departamento de Farmacología y Fisiología de la Facultad de Medicina de Zaragoza.
  • Dr. Carlos Lago Fuentes. Doctor en Ciencias del Deporte, Educación Física y Actividad Física Saludable por la Universidad de Vigo. Director Académico del grado en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte de la Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. (c) Alba Moreno. Doctora candidata en Psicología y de la Salud por la Universidad Autónoma de Madrid. Máster en Intervención Multidisciplinar en Trastornos Alimentarios, Trastornos de Personalidad y Trastornos Emocionales por la Universidad de Valencia.
  • Dra. (c) María Soledad Arribalzaga. Doctora candidata en Salud, Discapacidad, Dependencia y Bienestar en la Universidad de León. Máster de Entrenamiento y Nutrición Deportiva por la Universidad Europea de Madrid.
  • Dra. (c) Thania Candelaria Chio. Doctora candidata en Educación. Profesora de la Universidad Internacional Iberoamericana y universidades colaboradoras.
  • Dr. (c) Leonardo de Jesús Hernández Cruz. Doctorando en Educación por la Universidad Internacional Iberoamericana. Máster en Actividad Física. Docente de la Universidade Internacional do Cuanza.
  • M. Ester Rodríguez Montoliu. Máster en Coaching Social para la Motivación y los Procesos de Cambio. Directora del Departamento de Nutrición y Dietética de NUT & FIT.
  • M. Laura Martín. Máster en Salud Internacional y Cooperación y Experto en Comunicación y Marketing Digital en Salud. Consultora/Auditora de Calidad Alimentaria. Docente de la Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Lic. Rodrigo Bello González. Licenciado en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Especializado en entrenamiento y salud.
     

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.