Criação e Desenho de Projetos de Cooperação Internacional (Peru)

Esse projeto voltou-se à geração de um corpo de agentes de desenvolvimento altamente capacitados para formular e desenhar projetos que respondam às novas e crescentes necessidades, com base nas  exigências dos organismos de cooperação internacional de se apresentar como contraparte local um corpo de pessoal qualificado e capaz de gerenciar um projeto.

O projeto permitiu formar 26 especialistas escolhidos entre funcionários, técnicos e acadêmicos da Região de Piura, pertencentes a organismos públicos, ONGs, organizações sociais, departamentos municipais, entre outros.

O projeto, além disso, permitiu gerar outros projetos e variadas iniciativas de desenvolvimento local, tendentes a melhorar as condições de vida das comunidades rurais, promover a reativação do tecido empresarial com ações de desenvolvimento do turismo, de promoção dos empreendedores, da despoluição de rios, etc. As iniciativas foram:

  • Centro de Capacitação Juvenil para o Trabalho,
  • Instituto de desenvolvimento regional,
  • Capacitação para a geração de uma empresa cooperativa para mulheres da zona rural de Piura,
  • Fomento à Atratividade Turística da Região de Piura
  • Disposição Final dos Resíduos Sólidos Urbanos Mediante Aterro Sanitário para as Cidades de Piura e Castilla, e
  • Programa de assistência ao docente rural.

O projeto no Peru permitiu contar, num curto prazo, com um importante grupo de especialistas na formulação de projetos de cooperação internacional, capacitados para enfrentar, com um sólido conhecimento e com ferramentas por eles comprovadas e aplicadas, as fases de criação e desenho de um projeto de cooperação. Igualmente, contou-se com projetos gerados pelos próprios participantes. Contar com esses profissionais e executar seus projetos ajuda, em todo o sentido, para o desenvolvimento e o crescimento econômico ao tornar mais sólidas e robustas as propostas de cooperação perante a comunidade beneficiária e os agentes doadores e de cooperação.

A FUNIBER entra nessa iniciativa com conhecimento, tecnologia e capital social para formulação, desenho, gestão, execução e fechamento de projetos, com o conhecimento que tem do país e sua experiência em formação a distância. A FUNIBER abre espaços de trabalho cooperativos e colaborativos no intuito de tornar sustentável a rede de contatos proveniente do próprio projeto, formando-se uma comunidade de práticas e lições entre os participantes.