Criação, Formulação e Gestão de Projetos (Haiti)

Esse projeto se voltou à capacitação de funcionários para formulação, desenho e gestão de projetos de cooperação do governo do Haiti. A finalidade era fazer com que a administração haitina conseguisse ter especialistas que, antes de tudo apresentassem projetos concretos, viáveis, auto-sustentáveis e sustentáveis, em temas e áreas prioritárias ao país e às ajudas internacionais.

Formaram-se mais de 40 funcionários provenientes dos seguintes ministérios: Ministério de Planificação, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Ministério da Educação e Ministério de Trabalhos Públicos, além de professores de universidades públicas.

Os participantes geraram projetos tranversais que integram os diversos ministérios, e projetos verticais próprios das competências de cada ministério. Os projetos realizados foram:

  • Plan de Retention de Ressources Humaines au niveau de l`Hopital la Providence des Gonaives.
  • Promotion du sel iodé pour l`élimination de la Carence en Iode en Haiti.
  • Renforcement des capacités du Ministère de la Planification et de la Coopération Externe (MPCE).
  • Création d'une banque de projets à l'Unité de Pré-Investissement du Ministère de la Planification et de la Coopération Externe.
  • Appui à la gestion durable de la Forêt-des-Pins.
  • Amélioration de la Production Laitière" Ministère de l'Agriculture.
  • Scolarisation de 25 000 enfants dans le departement du Sud-Est.
  • Amelioration des resultats obtenus aux examens officiels de mathematiques de sixieme annee de l´Ecole Fondamentale pour le departement de l´Ouest. ( Ministère de L'Education nationale).
  • Projet Ministère des Travaux Publics, Transports & Communications (MTPTC).
  • Formulation et Gestion de Projets de la Coopération Internationale.

O projeto no Haiti permitiu contar, num breve tempo, com um importante grupo de especialistas em formulação e gestão de projetos de cooperação internacional, capacitados para enfrentar, com um sólido conhecimento e ferramentas por eles comprovadas e aplicadas, todas as fases de formulação e de gestão de um projeto de cooperação. Igualmente, contou-se com projetos gerados pelos próprios participantes. Contar com esses profissionais e executar seus projetos especialmente nos âmbitos estatais e públicos cobertos está na base de um desenvolvimento e de um avanço importante do país em áreas prioritárias ante a comunidade nacional e internacional e ante os agentes doadores e de cooperação.

A FUNIBER fornece a essa iniciativa conhecimento, tecnologia e capital social para formulação, desenho, gestão, execução e fechamento de projetos, assim como conhecimento a respeito do país e toda a sua experiência em formação a distância. A FUNIBER abre espaços de trabalho cooperativos e colaborativos no intuito de tornar sustentável a rede de contatos proveniente do próprio projeto, surgindo daí, entre os participantes, uma comunidade de práticas e lições.