Da Economia de Subsistência à Economia Produtiva (Nicarágua)

A FUNIBER tem feito contribuições técnicas no projeto “Da Economia de Subsistência à Economia Produtiva” liderado pela ONG DESOS Opção Solidária.

O projeto faz parte do programa de ação de Nicarágua, cujo objetivo é o fortalecimento do tecido econômico, da coesão social, assim como a melhoria das condições de vida dos habitantes das comunidades rurais de Kukra River (em Bluefields), município nicaraguense com base na agricultura de subsistência.

A ação contribui para fortalecer e melhorar as condições de vida das pessoas das comunidades rurais altamente empobrecidas e isoladas do restante do país, por meio da implementação de sistemas diversificados com a participação de homens e mulheres em equidade de gênero. Isto facilita uma variedade de produtos, tais como, vegetais para melhorar a dieta alimentar nutricional de seus familiares, estabelecimentos de cultivos perenes (cacau) associados com cultivos anuais (bananas), contribuições para cultivos de ciclo curto de grãos básicos (arroz, feijão e milho), estabelecimento de sistemas Silvopastoril e reflorestamento.

Desta forma, é estabelecido um sistema integral e sustentável a curto, médio e longo prazo, amigo do meio ambiente e das boas práticas agrícolas, melhorando as condições socioeconômicas dos camponeses e gerando uma mudança primordial no sistema de produção em todas as áreas de incidência do projeto, como instrumentos de caráter técnico, metodológico e administrativo que permite ordenar o uso e manejo da terra.