Desenvolvimento da área Industrial da Cidade de Puerto Deseado, Província de Santa Cruz (Argentina)

Esse projeto teve como finalidade estabelecer os delineamentos gerais para o crescimento ordenado e o desenvolvimento industrial da cidade de Puerto Deseado, cuja atividade industrial e portuária está atualmente em franco crescimento.

O trabalho realizado consistiu primeiro em realizar um diagnóstico do estado da atual situação, e sua projeção para o futuro, sempre a partir das três áreas que estruturam o projeto: a área Técnica, a área de Meio Ambiente e a área Socioeconômica, para assim determinar o cenário atual e o cenário futuro a alcançar. Trabalhou-se conjuntamente com gente do governo local.

O projeto desenvolveu-se com a ativa e real participação de representantes sociais; realizaram-se entrevistas, pesquisas e oficinas de capacitação com todo aquele que quisesse participar. Dessa maneira, manteve-se relação com a sociedade, escutando suas demandas nesse tema e informando-a quanto aos avanços do trabalho.

O projeto na Argentina permitiu conhecer, da melhor maneira, necessidades, problemáticas e possibilidades de mudança e crescimento no Porto de Santa Cruz, determinando-se possibilidades de desenvolvimento e crescimento nos contextos geográfico e operacional do porto.

A FUNIBER entra nessa iniciativa com um importante volume de capital intelectual de modo a facilitar e assessorar o projeto em suas diversas etapas.