Formação de Especialistas em Formulação de Projetos de Cooperação na Cidade da Guatemala (Guatemala)

Esse projeto se orientou à formação de professores da Universidade de San Carlos vinculados à cooperação para o desenvolvimento. O projeto atingiu essas metas:

  • Fornecer 15 especialistas em Formulação de projetos de Cooperação capacitados para formular e gerenciar projetos dentro de um âmbito globalizado e de comunicação; e,
  • Formular 3 projetos reais de rápida execução en beneficio do país.

Com esse projeto se conseguiu:

1. formar uma rede de especialistas na Cidade da Guatemala, com capacidades novas e melhoradas no tema de Formulação e Gestão de Projetos de Cooperação que permitam colaborar em termos de avaliação, desenho, planejamento, coordenação, execução e ou acompanhamento da ajuda internacional sob a forma de projetos sustentáveis de cooperação de ampla utilidade para a Guatemala e que, da mesma forma, sejam futuros formadores de outros especialistas em toda a Guatemala.

2. gerar úteis iniciativas de projetos com uma perspectiva integral e sistêmica de análise do país de modo a permitir a constituição de uma equipe de trabalho a atuar como base de "Observatório de Projetos".

3. prover uma infra-estrutura de formação (formadores e conteúdos) voltada à formação de profissionais e ao ensino da formulação de projetos de Cooperação na e para a Guatemala.

O projeto na Guatemala permitiu contar, num curto prazo, com um importante grupo de especialistas em formulação de projetos de cooperação internacional, capacitados para enfrentar com um sólido conhecimento e com ferramentas por eles comprovadas e aplicadas todas as atividades da formulação de um projeto de cooperação. Igualmente, contou-se com projetos gerados pelos próprios participantes. Contar com esses profissionais e executar seus projetos ajuda, em todo sentido, para o desenvolvimento e o crescimento econômico do país ao tornar mais sólida e robusta a formulação de qualquer projeto de cooperação ante a comunidade beneficiária e aos agentes doadores e de cooperação.

A FUNIBER fornece a esse projeto conhecimento, tecnologia e capital social para formulação, desenho, gestão, execução e fechamento do projeto, fornecendo, do mesmo modo, conhecimento sobre o país e toda a sua experiência em formação a distância. A FUNIBER espaços de trabalho cooperativos e colaborativos buscando tornar sustentável a rede de contatos proveniente do próprio projeto como uma comunidade de práticas e lições entre os participantes.