Formação de Técnicos e Gestores Municipais para o desenvolvimento regional de Quetzaltenango (Guatemala)

Esse projeto voltou-se a capacitar funcionários em formulação, desenho e gestão de projetos de cooperação da região de Quetzaltenango. A finalidade era fazer com que a administração guatemalteca conseguisse ter especialistas que formulassem projetos concretos, viáveis, auto-sustentados e sustentáveis, em temas e áreas prioritárias ao país e às ajudas internacionais.

Formaram-se 18 funcionários provenientes de diferentes municipalidades.

Os participantes geraram projetos transversais integradores das diferentes municipalidades e projetos verticais próprios das competências de cada municipalidade. Os projetos formulados foram:

  • Plano de ação para a manutenção do patrimônio natural de Quetzaltenango.
  • Plano de coleta de resíduos sólidos urbanos municipais.
  • Atualização do sistema de drenagem de águas em Quetzaltenango.

O projeto na Guatemala permitiu contar, num curto prazo, com um importante grupo de técnicos e gestores municipais capacitados em diversos temas de gestão municipal e de gestão de projetos com conhecimentos e habilidades para abordar qualquer problemática local e formular iniciativas coerentes com o espaço político, social e ambiental em que se encontram imersos. Formar profissionais com essa visão, para o país, representa uma grande contribuição à geração de iniciativas cada vez mais integradas e alinhadas às políticas nacionais de desenvolvimento.

A FUNIBER fornece a esse projeto todo o seu conhecimento, sua tecnologia e o seu capital social para formulação, desenho, gestão, execução e fechamento do projeto, além de contribuir com o conhecimento que tem do país e com toda a sua experiência na formação a distância. A FUNIBER abre espaços de trabalho cooperativos e colaborativos visando tornar sustentável a rede de contatos oriunda do próprio projeto, surgindo uma comunidade de práticas e lições a envolver os participantes.