Formação de técnicos e gestores municipais para reforçar o desenvolvimento regional de Quetzaltenango (2ª fase) (Guatemala)

Este projeto foi destinado para capacitar funcionários do Município de Quetzaltenango na formulação, projeto e gestão de projetos de cooperação com ênfase em alguma das seguintes áreas de especialização: Empreendimento, Turismo Sustentável, Saúde e Nutrição, áreas consideradas prioritárias para o município e para a região. A finalidade era que a administração guatemalteca conseguisse ter especialistas capazes de formular projetos específicos, viáveis, sustentados e sustentáveis, em temas e áreas prioritárias e específicas para o desenvolvimento regional e das pessoas. Foram treinados 21 funcionários provenientes do município e entidades da cidade. Os participantes geraram projetos, que a nível transversal integrassem todos os interesses regionais e municipais, e a nível vertical em uma das áreas de intensificação. A característica principal dos projetos é que deve considerar como parte de seu projeto e formulação um coletivo beneficiário direto. Os projetos formulados foram:

  • Rompiendo el círculo de la desnutrición en Totonicapán, Guatemala Centro América (Projeto de Turismo Sustentável).
  • Proyecto de control y regulación de los residuos contaminantes descargados al sistema de drenajes provenientes de la actividad industrial del área urbana del municipio de Quetzaltenango (Projeto de Saúde e Nutrição).
  • Construcción de senderos turísticos en el municipio de Quetzaltenango (Projeto de Empreendimento).

Em termos de treinamento considerou-se a participação dos participantes no projeto "Formación de Técnicos y Gestores Municipales para el desarrollo regional de Quetzaltenango (Guatemala, 2006 - 2007)" como monitores para realizar um primeiro processo de transferência de conhecimento e boas práticas entre funcionários. O projeto, a curto prazo, permitiu consolidar um grupo importante de técnicos e gestores municipais capacitados em diversos temas de gestão municipal, gestão de projetos e com projetos cuja execução é garantida ao incorporar grupos da cidade e seus arredores. Este grupo humano foi especializado em Turismo Sustentável, Saúde e Nutrição e Empreendimento. A FUNIBER, desta maneira, forma professionais com uma visão capaz de gerar iniciativas integradas e alinhadas com as políticas nacionais e regionais de desenvolvimento do país em áreas estratégicas e específicas de especialização. A FUNIBER contribuiu para a correta execução do projeto a nível local em Quetzaltenango (Guatemala) com: (i) conhecimento, experiência, tecnologia e capital social na formulação, projeto, gestão, execução e finalização do projeto; (ii) experiência em formação a distância e sua adequação didática ao país a partir da experiência a nível latino americano e no próprio país; (iii) espaços virtuais e boas práticas para estudos on-line, trabalho cooperativo e trabalho colaborativo; (iv) apoio à elaboração de projetos de desenvolvimento e crescimento econômico regional; (v) experiência em comunidades de prática para construir uma rede de funcionários que transfira experiência e projetos específicos à sociedade em termos de participação e benefício dos cidadãos; e, (vi) fornecimento de especialistas de apoio para complementar e facilitar o trabalho de formulação dos projetos realizados. O projeto foi executado com uma bolsa da Agência Catalã de Cooperação para o Desenvolvimento (ACCD, Catalunha, Espanha).