Plano de formação continuada para formadores e professores da Guatemala (Guatemala)

Esse projeto voltou-se a estimular a adaptação de novos enfoques e estratégias a diferentes contextos característicos da Guatemala e a avaliação de novas práticas de ensino na sala de aula. Ao projeto deu-se um enfoque prático com uma docência promotora de um trabalho que conjuga atividades orientadas a prover uma capacitação para profissionais da educação e uma formação para a reflexão crítica do professorado no que tange a sua prática docente e a seu pensamento pedagógico sem desatender a formação teórica. Com isso se consegue: fundamentar a prática profissional nos conhecimentos atuais; e proporcionar idéias relacionadas à natureza do ensino e da aprendizagem, desenvolvendo-se percepções, conhecimentos, recursos e habilidades práticas necessárias à complementação dessa base teórica.

O projeto teve como resultado um específico programa de formação contínua para profissionais da formação, compartilhando a experiência de professores e pesquisadores da Universidad de Jaén e de outras universidades espanholas, e na Guatemala com a participação da Universidad San Carlos de Guatemala, na Cidade da Guatemala.

O impacto dessa rede de professores e pesquisadores na Guatemala se traduz no alcance de uma forte transferência de tecnologia e conhecimento em pedagogia, educação e aprendizagem, o que enriquece a Espanha com um conhecimento mais profundo e rico dos processos formativos na América Latina e no Caribe (ALC) e com uma contribuição renovada de conhecimento gerado de práticas educativas da ALC. A Guatemala se nutre de práticas educativas transferidas da Espanha, enriquecendo todo o seu processo formativo nos programas da universidade, envolvida em nível de pós-graduação e de pré-graduação.

A FUNIBER oferece espaços de cooperação e colaboração que facilitam e dão força a essa rede de cooperação.