Promoção de Experiências de Inovação Docente com Base em Tecnologias da Informação e de Comunicação (Versão Virtual), Universidad Mayor San Simón de Cochamba (Bolivia)

Este projeto foi orientado para fornecer, interiorizar e fortalecer capacidades docentes de professores universitários na formação virtual de Novas Tecnologias na aula e no uso das Novas Tecnologias nos processos de formação. Os participantes foram professores universitários selecionados pela Universidad Mayor de San Simón de Cochabamba (Bolívia) com a finalidade de enriquecer seu próprio capital humano e reforçar a formação dos estudantes da universidade, por meio de um Plano de Capacitação Docente Universitária no uso das Tecnologias da Informação.

Participaram, igualmente, pessoas pertencentes a outras instituições educativas com o fim de aumentar o valor agregado da formação.

As capacidades se orientaram a melhorar o uso das Novas Tecnologias no campo e nas aplicações educativas, visando-se fazer com que o estudante fique qualificado em gestão de tecnologias da informação e da comunicação, aplicada aos processos de aprendizagem de tal maneira a propiciar um apoio futuro viável e sustentado a docentes, estudantes e a toda pessoa que esteja num processo de formação, facilitando-se a redução da brecha digital.

O projeto na Bolívia permitiu formar um corpo de professores capacitados no uso de novas tecnologias na sala de aula, o que ajuda a enriquecer a docência universitária. Ao melhorar a docência, potencializa-se a formação de profissionais, os quais sairão com uma formação adequada às novas exigências mundiais e de mercado.

A FUNIBER entra nessa iniciativa com todo o seu conhecimento, sua tecnologia e seu capital social para formulação, desenho, gestão, execução e fechamento de projetos, e com o conhecimento que tem do país e com toda a sua experiência em formação a distância. A FUNIBER abre espaços de trabalho cooperativos e colaborativos na intenção de tornar sustentável a rede de conhecimento e cooperação docente entre a comunidade de professores participantes.