Sistema de previsões com algoritmos otimizados para Pequenas e Médias Empresas (Equador)

Esse projeto teve como finalidade propiciar a construção da aplicação computacional PROGNOS, um software desenvolvido conforme o compromisso institucional da FUNIBER com o Software Livre. O PROGNOS é um ambiente on line que provê facilidades e recursos de análise para o planejamento da demanda de pequenas e médias empresas.

Esse projeto teve como finalidade desenvolver a programação computacional dos complexos algoritmos e cálculos matemáticos utilizados no planejamento da demanda, abordando os seguintes módulos (entre outros):

  • Módulo de cálculo automático para utilizar a técnica de previsão mais adequada e potente;
  • Módulo de cálculo para médio prazo para integrar variáveis na realização de previsões a médio prazo;
  • Módulo de tratamento séries semanais para calcular previsões semanais;
  • Módulo de detecção de valores atípicos para automatizar a identificação de valores atípicos em séries temporais;
  • Módulo de ações especiais para quantificar ações especiais em séries temporais;
  • Módulo de produtos substitutivos para obter prognósticos sem dados históricos; e
  • Módulo de avaliação do sistema para a obtenção de indicadores de qualidade no sistema de previsões de vendas.

O PROGNOS propicia um espaço de gestão on line para micros, pequenas e médias empresas, prestando o serviço de planejamento da demanda, atividade organizacional cuja complexidade não está presente nesse tipo de organizações, simplesmente em razão do custo organizacional que significa contar com essa função dentro da estrutura organizacional e/ou como um serviço externo. Ademais, o tipo de análise requerido pelo planejamento da demanda exige seja essa análise realizada por especialistas com muita experiência em planejamento e amplo conhecimento em análise matemática da demanda; especialistas que são escassos ou cujo trabalho comporta custos proibitivos para empresas de pequeno porte e/ou de baixo volume de vendas. O PROGNOS ajuda a resolver ou minimizar essa situação, fornecendo não somente os módulos mencionados como também uma base de dados que apresenta parâmetros retroalimentados historicamente para uma melhor precisão nos resultados.

O PROGNOS presta um serviço muito útil a organizações jovens, a pequenas e médias empresas, a empresas com pouca experiência em planejamento de demanda e/ou a empresas que desejam um crescimento organizacional planejado. Um planejamento da demanda baseado em potentes instrumentos de cálculo e numa base de dados que se retroalimenta de experiências e casos passados, como o propiciado pelo PROGNOS, traz consigo um alto nível de segurança nas operações sendo de grande ajuda para que as organizações se desenvolvam e cresçam com eficiência e eficácia.

A utilização do PROGNOS em empresas do Equador e de muitos países em via de desenvolvimento, especialmente para micros, pequenas e médias empresas é uma garantia de confiança em suas operações por duas razões: por um lado, permite contar com uma tecnologia de difícil acesso por parte desse tipo de empresas e, por outro lado, fornece mecanismos confiáveis de planejamento, aumentado seu valor de negócio. O PROGNOS, pela experiência e know-how que acumula em sua base de dados, permite, em essência, a contínua transferência de conhecimentos e tecnologias a empresas cujo porte ou volume de negócios não lhes permite possui-lo ou adquiri-lo. Por tudo isso, o PROGNOS é uma ferramenta estratégica que reduz a brecha digital em que se encontram muitas dessas empresas que exigem níveis de análises em seu planejamento, o que antes não conseguiam de maneira econômica e com qualidade. Para o Equador, o PROGNOS é uma ferramenta competitiva num momento em que a cadeia empresarial se projeta para o exterior e precisamente quando muitas micros, pequenas e médias empresas precisam de fortes investimentos econômicos para competir. Com o PROGNOS esses investimentos se vêem minimizados. Em realidade, o PROGNOS é um instrumento de crescimento e desenvolvimento econômico para o Equador e para suas micros, pequenas e médias empresas.

O PROGNOS é co-desenvolvido com a empresa Management System Solutions (MSS, da Espanha) e com financiamento Iberoeka.

A FUNIBER entra nesse projeto com o conhecimento que tem do país e com as facilidades para articular uma rede de empresas que colaboram para a difusão dos resultados do projeto. A FUNIBER fornece capital intelectual tecnológico a esse projeto de base tecnológica de desenvolvimento de pequenas empresas.