Sistema Inteligente de Gestão de Vulnerabilidades Informáticas (SIGVI) - (Equador)

Esse projeto tem como finalidade propiciar a construção da aplicação computacional SIGVI, um software desenvolvido consoante o compromisso institucional da FUNIBER para com o Software Livre. O SIGVI facilita a gestão de alertas por vulnerabilidades para que as organizaciones atuem com tempo suficiente de modo a poderem corrigir as vulnerabilidades antes que o potencial risco de sua ocorrência se converta numa ameaça real ou num desastre.

O SIGVI é útil às milhares de organizações que precisam superar as também milhares de vulnerabilidades e que não contam com um mecanismo certeiro, seguro, confiável e constante de recepção, processamento, discernimento e execução dos alertas que recebem. Com o SIGVI, qualquer organização poderá processar os alertas com eficiência e eficácia, e rapidamente estabelecer, gerar e executar uma solução ou uma atuação que evite a provável vulnerabilidade. O SIGVI é alimentado por uma base de dados que permite, por um lado, contar com um grande recurso de informação de diversos sistemas de alertas, aglutinando outros sistemas de alertas e, por outro lado, o mecanismo automatizado de gestão de vulnerabilidades e o próprio sistema de análise e busca de informação na base de dados própria e externas transfere experiência e know-how que se vai acumulando no próprio sistema SIGVI. O SIGVI, em particular, permite executar diferentes funções como:

  • Identificar periodicamente as novas ameaças a partir das diversas fontes de avisos visando determinar se afetam o próprio ambiente da organização.
  • Buscar vulnerabilidades, graças à elaboração de uma base de dados com mais de 48.000 registros, criada com a informação que se descarrega das próprias fontes.
  • Comprovar se as ameaças afetam algum dos próprios servidores de uma organização, e se esses servidores estão prejudicados, envia-se uma notificação ao administrador, criando-se um alerta para a realização de um acompanhamento.

O SIGVI é uma ferramenta adequada a organizações jovens, a pequenas e médias empresas, a empresas com pouca experiência em gestão de riscos de softwares e/ou a empresas que desejam um crescimento organizacional seguro quando suas operações se baseiam nas novas Tecnologias da Informação e das Comunicações (TICs). O aumento da segurança propiciado pelo SIGVI gera altas economias internas, aumenta a segurança das operações empresariais, e dá uma grande ajuda para que as organizações se desenvolvam e cresçam com segurança. Com certeza, em seu conceito original, é de grande utilidade para grandes Centros de Processamento de Dados.

A utilização do SIGVI por empresas do Equador e de muitos países em via de desenvolvimento, especialmente em micros, pequenas e médias empresas, será uma garantia de confiança em suas operações por duas razões: por um lado, reduzirá os custos do investimento em infra-estruturas humanas e/ou tecnológicas de gestão de alertas e de riscos e, por outro lado, elevará seu valor de negócio ao propiciar a elas um espaço de segurança antes não contemplado. O SIGVI, pela experiência e o know-how que acumula em seu próprio sistema de gestão e em sua base de dados, permite, essencialmente, transferir continuamente conhecimento e tecnologia a empresas cujo porte ou volume de negócios não lhes permite possui-lo ou adquiri-lo. Com isso, o SIGVI se converte num instrumento de gestão organizacional ao reduzir a brecha digital em que se encontram muitas dessas empresas que precisam de níveis de automatização confiáveis em suas operações para competirem em um país como o Equador, que está se projetando para o exterior. Por tudo isso, o SIGVI é um instrumento de crescimento e desenvolvimento econômico para o Equador, fornecendo confiança e segurança a suas micros, pequenas e médias empresas.

O SIGVI é co-desenvolvido com a Fundação UPCNet e com a Stelsior S.A. (ambas da Espanha), com financiamento Iberoeka.

A FUNIBER fornece a esse projeto o conhecimento que tem a respeito do país, propiciando facilidades para a articulação de uma rede de empresas colaboradoras na difusão dos resultados do projeto. A FUNIBER entra com o capital intelectual tecnológico necessário a esse projeto de base tecnológica de desenvolvimento de pequenas empresas.