ERGOCITICAN: Criação de um laboratório de ergogênica para o desenvolvimento de suplementos nutricionais inovadores (Espanha)

A FUNIBER, por meio do Centro de Pesquisa e Tecnologia Industrial de Cantábria (CITICAN), participa da criação de um laboratório de ergogênica para o desenvolvimento de suplementos nutricionais inovadores que aumente a competitividade da indústria alimentícia da Cantábria (Espanha).

O projeto tem como finalidade ampliar a capacidade de unidade de Pesquisa do CITICAN, mediante a contratação de pesquisadores e da aquisição de equipamentos científicos para equipar um laboratório de ergogênica.

Com este projeto, o CITICAN terá um laboratório que possibilitará a detecção, quantificação, verificação e elaboração de suplementos nutricionais com capacidade ergogênica, assim como seu posterior estudo em indivíduos pertencentes a diferentes segmentos populacionais, em que é possível avaliar a melhoria de seu rendimento esportivo, prevenção de lesões e estado de saúde. Da mesma forma, a inclusão de produtos ergogênicos adequados na dieta destes indivíduos, juntamente com o acompanhamento de um protocolo de condicionamento/manutenção física corretamente projetado, permitirá a diminuição das doenças crônicas e lesões, incluindo, a melhoria do rendimento esportivo no caso dos profissionais deste setor.

O apoio científico-técnico que a ERGOCITICAN oferecerá à indústria alimentícia na Cantábria (Espanha), abrirá a oportunidade de comercializar uma série de produtos inovadores devidamente desenvolvidos, testados e rigorosamente comprovados.

O CITICAN, é um centro tecnológico criado pela FUNIBER e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

O projeto foi desenvolvido no período de 2014-2016.