Desenvolvimento de um leite 100% biodisponível (Peru)

A FUNIBER, por meio do CITEalimenta, participa de um projeto no Peru, para o desenvolvimento de um leite 100% biodisponível com propriedade antioxidante e nutracêutica elaborada a partir da quinoa (chenopodium quinoa) procedente de Santo Tomas, Província de Cusco.

O objetivo principal do projeto é desenvolver um leite de quinoa em pó, altamente nutritivo com propriedades funcionais e altamente biodisponível a partir de quinoa orgânica por meio de uma hidrólise enzimática (maltagem) e microencapsulação de nutrientes.

Com este projeto, espera-se que o produto alcance características como: uma maior biodisponibilidade de nutrientes, baixo índice glicêmico e atributos sensoriais de boa aceitação pelos consumidores. Alcançando, assim, um produto de alto valor no mercado, exportável e competitivo, que revaloriza um produto local e emblemático do Peru, como é a quinoa. Além disso, graças ao seu resultado poderemos dar um novo foco ao consumidor em relação a sua alimentação, fornece uma nova alternativa para combater a desnutrição e fomentar o desenvolvimento sustentável com as boas práticas de manufatura e com a inclusão das associações de produtores.

O CITEalimenta, centro tecnológico criado pela FUNIBER e pela Universidade Científica do Sul (UCSUR), realiza as atividades de seleção da melhor variedade de quinoa, desenvolve o leite de quinoa micro encapsulado, valida a funcionalidade e a aceitação do produto final.

O projeto também conta com a colaboração da Central Agro andina do Peru. Da mesma forma, o projeto é patrocinado pelo Programa Nacional de Inovação (PNIA) do Ministério de Agricultura do Peru, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O projeto foi desenvolvido entre 2016-2019.