Energy In Time - Intelligent control and simulation system in buildings (União Europeia)

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) participa do projeto “Energy in Time – Intelligent control and simulation system in buildings”, com o financiamento do 7º programa quadro europeu (FP7) da União Europeia. 

Atualmente, a fase operacional dos edifícios representa 80% do ciclo de vida de um edifício, do qual 50% é consequência do uso energético. Este projeto desenvolve uma abordagem integrada de controle e operação, que combina as técnicas atuais com o desenvolvimento de uma inovadora técnica de controle baseada em simulação, para assim automatizar a geração de planos operacionais excelentes, adaptados aos edifícios e às necessidades dos usuários.

O projeto será realizado em edifícios não residenciais já existentes, embora a metodologia final seja para edifícios já existentes e novos. O projeto, liderado pela Acciona, contará com 11 parceiros, além da FUNIBER: ANA (Portugal), CIRCE (Espanha), CIT (Irlanda), CRAN (França), CSTB (França), ICPE (Romênia), IES (Reino Unido), STAM SRL (Itália), UGR (Espanha), UTRCI (Irlanda), YIT (Finlândia).