Ensinando cultura (União Europeia)

Projeto "Teaching Culture! Teacher Training in intercultural Awareness" (Subsidiado pelo programa Sócrates-Grundtvig I: 110651-CP-1-2003-DE-GRUNDTVIG-G1)

Este projeto foi orientado para treinar docentes buscando melhorar suas competências metodológicas e didáticas na formação de adultos e seu conhecimento intercultural, assim como suas competências no uso dos novos meios de comunicação de um modo criativo e afetivo.

A "Cultura de ensino!" destacou o conceito integrado da comunicação intercultural, cultivando o conhecimento intercultural tanto dos docentes como dos alunos. "Ensinando Cultura!" reuniu doze participantes de oito países europeus: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Irlanda, Lituânia, Reino Unido e Suécia, desenvolvendo um curso de formação com a finalidade de capacitar os professores de educação de adultos no tratamento adequado das questões interculturais na vida da crescente comunidade europeia. Neste caso, os participantes compartilharam suas experiências nas áreas que vão desde a educação de adultos e a formação dos professores, até o aprendizado on-line e a educação cultural. Durante o curso de formação, os docentes estiveram em uma situação de aprendizagem intercultural e, a partir daí as experiências foram fornecidas nos módulos de ensino que desenvolveram e experimentaram com os alunos adultos.

A "Cultura de ensino" desenvolveu e aplicou uma abordagem metodológica e uma didática inovadora, que levou em conta os conceitos holísticos de ensino-aprendizagem, os contextos sociais centrados no aluno, o reforço da autonomia no acesso a informação, as situações informais de aprendizagem e um conjunto de estratégias por meio de múltiplos canais que implicam claramente o conhecimento e a competência intercultural na profissionalização do ensino de adultos numa Europa multicultural. Neste contexto, a competência intercultural foi considerada como um processo permanente de aprendizagem que permite capacitar os habitantes dos países da Europa e também ao crescente número de imigrantes trabalhadores na vivência e no benefício do intercâmbio intercultural cotidiano.

Pelo fato de docentes e professores não estarem preparados para integrar em seus ensinamentos, os temas de comunicação intercultural, incluindo os materiais de ensino de línguas estrangeiras limitam-se a contribuir com fatos (muitas vezes estereótipos) sobre as culturas meta -sejam culturas nacionais ou empresariais- em vez de se dedicar em apoiar a competência intercultural, o projeto centrou-se no ensino do conhecimento intercultural atendendo, ao mesmo tempo, às diferentes culturas de ensino-aprendizagem. Desta maneira, esta iniciativa está baseada em dois pressupostos vigentes ao dia de hoje: os conteúdos interculturais cresceram em importância no ensino internacional das últimas décadas e a educação de adultos evoluiu a partir de treinamentos em habilidades orientadas ao conteúdo –habilidades linguísticas, habilidades informáticas ou habilidades criativas- como uma capacitação para trabalhar, viver e aprender nos contextos internacionais. Neste projeto participaram pessoas da FUNIBER, que contribuíram e foram enriquecidas de experiência em temas de educação intercultural, formação on-line e atenção a problemas de diversidade na formação.