Estudo exploratório do potencial do antifouling nos sistemas formulados expostos ao ambiente costeiro (México)

A FUNIBER, por meio do Centro de Pesquisa e Tecnologias de Campeche (CITTECAM), participa do projeto ANTIFOULING.

O projeto tem como finalidade realizar um estudo exploratório do potencial do antifouling nos sistemas formulados expostos ao ambiente costeiro.

No decorrer do projeto, serão realizados em uma série de atividades que vão desde o estabelecimento da área e exposição de sistemas formulados e superfícies artificiais (provetas), de análise de microfouling que se divide na caracterização do perfil bioquímico, na caracterização colorimétrica, para finalizar na caracterização por microscopia eletrônica de varredura.

O CITTECAM, centro tecnológico criado pela FUNIBER e pela Universidad Internacional Iberoamericana do México (UNINI México), comprovará todas as determinações tanto do microfouling como os dados obtidos que serão processados por análises estatísticas para determinar o melhor sistema antifouling.

O projeto também conta com a participação da COMEX, empresa que se dedica a prestar soluções em proteção e embelezamento a milhares de lugares e construções de grande escala a nível nacional e internacional.

O projeto é desenvolvido no período de 2016-2017.