Projeto e desenvolvimento de um desidratador portátil para a secagem da pimenta (Peru)

A FUNIBER, por meio do CITEalimenta, participa do projeto de Design e desenvolvimento de um desidratador portátil para a transformação e conservação de pimenta em Lambayeque utilizando energias renováveis.

O projeto tem como finalidade projetar e desenvolver um secador portátil a base de energia solar para otimizar o processo de secagem da pimenta escabeche e desta maneira melhorar a qualidade e reduzir a perda.

Com este projeto, busca-se otimizar o processo de desidratação da pimenta escabeche utilizando um secador a base de energia solar que represente uma alternativa com custos operacionais baixos para os agricultores e melhorias no rendimento e na qualidade do produto final. Será estudado o efeito da secagem no conteúdo de carotenoides, que são os pigmentos relacionados com a cor da pimenta, buscando uma cor mais uniforme e mais atrativa no produto final. Desta maneira poderá obter um produto com valor agregado a partir de um dos pimentões nativos mais importantes do Peru.

CITEalimenta, centro tecnológico criado pela FUNIBER e pela Universidade Científica do Sul (UCSUR), realiza a otimização do processo de secagem da pimenta escabeche tanto a nível convencional (secagem em secador de túnel) como secador solar desenvolvido, capacita os agricultores na manipulação pós-colheita da pimenta e na gestão do secador solar.

O projeto também conta com a colaboração da Central Agro andina do Peru, da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e da Associação de Produtores Cristo é o Caminho. Da mesma forma, o projeto é patrocinado pelo Programa Nacional de Inovação (PNIA) do Ministério de Agricultura do Peru, o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O projeto foi desenvolvido no período entre 2016-2019.