RAUDOS2: Rede Interativa multiplataforma de distribuição de conteúdos audiovisuais (Espanha)

O principal objetivo do projeto RAUDOS2 (nº de expediente: TSI-020302-2010-67) é a geração de conhecimento necessário para a criação de uma rede social de acesso a conteúdos audiovisuais multidispositivo e multitecnologia.

Um usuário da rede RAUDOS interage com uma série de aplicações de caráter lúdico ou educacionais, que lhe permitem ganhar pontos e ir aumentando seu equilíbrio virtual, com o assessoramento de personagens virtuais. Esta interação pode ocorrer a partir de qualquer dispositivo conectado à rede (computador, celular, decodificador, TV com Widgets, PVR, quiosque interativo, etc.).

O usuário tem a sua disposição dois catálogos de conteúdos audiovisuais: amador e profissional. O catálogo amador dispõe de conteúdos gerados pelo usuário com as ferramentas de edição do sistema RAUDOS. Estas ferramentas de edição estão adaptadas para cada um dos dispositivos a partir dos quais o sistema pode ser acessado.

Com o crédito virtual disponível, o usuário obtém acesso ao catálogo de conteúdos audiovisuais profissionais. Toda experiência na interação do sistema RAUDOS: atividades, criação de conteúdos e visualização de conteúdo pode ser compartilhada na rede criando uma imensa rede social multidispositivo.

A ideia fundamental que busca o projeto RAUDOS é criar um sistema que permita aproveitar as potencialidades das redes para difundir legalmente conteúdos audiovisuais gerando um novo modelo de distribuição de conteúdos audiovisuais.

O projeto RAUDOS é uma novidade quanto ao funcionamento dos sistemas de consumo de conteúdos audiovisuais dado que não é um sistema de Vídeo On Demand mas é um sistema gratuito de consumo de conteúdos audiovisuais.

Mas o projeto não envolve apenas uma novidade funcional ou conceitual, também apresenta uma novidade tecnológica, dado que este conceito de sistema de consumo de conteúdos envolve inovações tecnológicas nos seguintes âmbitos:

  • Conteúdos sociais e colaborativos. Os usuários serão ao mesmo tempo consumidores e produtores de conteúdo (prosumers), este conceito está surgindo em ambientes relacionados com as redes sociais e com a Internet social, RAUDOS leva este conceito e o traduz no funcionamento do sistema RAUDOS.
  • Publicidade contextual. O projeto RAUDOS pesquisa a publicidade contextual, que consiste na seleção de publicidade a partir da análise do conteúdo do material audiovisual.
  • Sistemas de recomendação a partir da Inteligência Ambiental. Dado que as necessidades e gostos dos usuários não são sempre similares, mas que entende que dependem da situação e do contexto em que se encontra, a Inteligência Ambiental unida ao sistema de recomendação de RAUDOS permitirá ao usuário obter uma recomendação de conteúdos audiovisuais mais de acordo com as necessidades e gostos do usuário.

Participantes:

  • ANDAGO CONSULTING
  • DIGITAL 360
  • SAFEVIEW
  • KIRMEDIA
  • INSTITUTO PARA EL DESARROLLO DE PROGRAMAS UNIVERSITARIOS S.A
  • ASOCIACIÓN INDUSTRIAL DE OPTICA, COLOR E IMAGEN, AIDO
  • UNIVERSIDAD DE LAS PALMAS DE GRAN CANARIA
  • UNIVERSIDAD DE VIGO
  • UNIVERSIDAD CARLOS III DE MADRID
  • ACTIVA SOFTWARE
  • CBT COMUNICACIÓN MULTIMEDIA

Pressuposto: 2,3 M eur

Entidade cofinanciadora: Ministério de Industria, Turismo e Comercio