Psicologia e Psicopatologia da Nutrição

Apresentação do Programa

A conduta alimentar é uma tema que gera cada vez mais interesse e preocupação, pois o impacto na saúde física e mental das pessoas aumenta a cada dia e a alimentação tem um papel relevante na mesma.

O cérebro conta com um conjunto de mecanismos que motivam a comer e a beber, e até induz o consumo do tipo de nutriente necessário em cada momento. Esses mecanismos, como é o caso da emoção, da cognição ou da motivação, podem ser influenciados e/ou alterados por vários fatores. Psicopatologias e psicofármacos podem afetar a conduta alimentar, aumentando ou diminuindo a ingestão. Da mesma maneira, alimentos e nutrientes ingeridos podem afetar o estado emocional e inclusive alterar a absorção de psicofármacos. Além disso, essa conduta também é diretamente influenciada pela sociedade em que vivemos: os cânones de beleza mostrados nos meios de comunicação ou até no entorno mais próximo podem alterar a autoestima e, consequentemente, os padrões de ingestão.

Todos esses fatores são importantes para os profissionais da saúde da nutrição e da psicologia, para entender como o comportamento alimentar funciona e como abordá-lo na consulta.

O programa de Psicologia e Psicopatologia da Nutrição pretende oferecer uma formação em Psicologia e Neurociências aplicada à área da Nutrição para enfrentar todas as situações que um profissional de saúde da nutrição e da psicologia possa encontrar no seu dia a dia.

A quem é dirigido

O programa de Psicologia e Psicopatologia da Nutrição tem como destinatários:

  • Nutricionistas que desejam se especializar na área da psicologia da alimentação e nutrição.
  • Psicólogos que queiram aprofundar sua formação sobre ingestão e conduta alimentar.
  • Todos os profissionais de saúde que desejam consolidar e/ou ampliar seus conhecimentos na área da psicologia aplicada à nutrição.

O programa Psicologia e Psicopatologia da Nutrição é um complemento ideal para aqueles profissionais interessados em ampliar sua formação em Psicologia da Nutrição.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Experto Universitario en PSICOLOGÍA Y PSICOPATOLOGÍA DE LA NUTRICIÓN, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

O programa de Psicologia e Psicopatologia da Nutrição tem duração de 6 meses.

Em relação à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • É um programa a distância que não está sujeito a aulas presenciais, portanto não é estabelecida uma data de início específica e, por esse motivo, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • Dispõe-se de um tempo máximo de 6 meses para concluir o programa. Nesse período, o aluno deverá ter entregado todas as avaliações correspondentes às disciplinas.

A estrutura de créditos do programa Psicologia e Psicopatologia da Nutrição é estabelecida na tabela a seguir:

  CRÉDITOS ECTSA DURAÇÃOB HORAS
Disciplinas 15 6 150

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que titula. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo Geral

  • Fornecer ao profissional de saúde ferramentas para otimizar o atendimento nutricional e psicológico de seus pacientes.

Objetivos Específicos

  • Conhecer os fundamentos neurológicos e psicológicos envolvidos na motivação, nas emoções e na cognição e a influência destes na alimentação das pessoas.
  • Analisar a influência dos diferentes elementos - como meios de comunicação, o entorno ou a família, entre outros - que podem afetar a conduta alimentar.
  • Entenda como as psicopatologias e os psicofármacos podem interferir na ingestão e vice-versa.
  • Fornecer ao profissional ferramentas que facilitem a identificação e a ação diante de comportamentos alimentares alterados.

Saídas Profissionais

Algumas saídas profissionais do programa de Psicologia e Psicopatologia da Nutrição são as seguintes:

  • Psicólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde no exercício de sua profissão que queiram se especializar na área da psicologia e psicopatologia aplicada ao campo da nutrição.
  • Docentes em programas de ensino formais e não formais.
  • Assessor em associações de pessoas doentes que apresentam um comportamento alimentar alterado.

Observação: o exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

As disciplinas do curso de Psicologia e Psicopatologia da Nutrição têm como objetivo fazer com que os alunos tenham uma ideia global das bases neurológicas e psicobiológicas do comportamento alimentar, bem como dos fatores que o influenciam e dos distúrbios existentes, para que os profissionais da saúde possam transferir esse conhecimento para a sua prática profissional do dia a dia.

As disciplinas e horas correspondentes são mostradas na tabela a seguir:


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

PSICOLOGÍA Y PSICOPATOLOGÍA DE LA NUTRICIÓN

  1. NEUROCIENCIAS Y PSICOBIOLOGÍA

    En esta asignatura se explican las bases de la Neurociencia y la Psicobiología, enfatizando los conocimientos en las áreas y funciones cerebrales implicadas en la cognición, motivación, emociones y comportamiento social. Además, se describen las aportaciones de la Neurociencia al coaching en ciencias de la salud.

    INTRODUCCIÓN A LA NEUROCIENCIA
    Origen, definición e importancia del estudio de la Neurociencia en la actualidad.
    FUNDAMENTOS DEL CEREBRO: ASPECTOS ESTRUCTURALES Y FUNCIONALES
    Desarrollo del Sistema Nervioso Central. Plasticidad cerebral.
    EL CEREBRO TRIUNO
    Teoría del Cerebro Triuno. Los tres cerebros.
    NEUROCIENCIA DE LA COGNICIÓN
    Neurociencia cognitiva. La percepción del entorno: desde los órganos de los sentidos hasta el cerebro. Atención. Memoria. Lenguaje. Funciones ejecutivas.
    NEUROCIENCIAS Y MOTIVACIÓN
    Definición. Estudio de la motivación desde la Neurociencia. Trastornos que afectan a la motivación. Aplicaciones de la neurociencia a la motivación.
    NEUROCIENCIAS Y EMOCIÓN
    Las emociones. El sistema límbico. Las alteraciones en el proceso emocional. Aplicaciones de la neurociencia al bienestar emocional.
    NEUROCIENCIAS Y COGNICIÓN SOCIAL
    La cognición social. Bases neuroanatómicas y neurofuncionales de la cognición social. Alteraciones de la cognición social.
    MÉTODOS DE INVESTIGACIÓN EN NEUROCIENCIAS APLICADAS AL COACHING
    Métodos de investigación en neurociencia cognitiva. Técnicas de investigación en neurociencia cognitiva aplicadas al coaching.
    PSICOBIOLOGÍA DEL ESTRÉS Y LA SALUD
    Bases neurobiológicas del estrés. El papel de las emociones y la cognición en el estrés. Patología del estrés. Intervención en el estrés y promoción de la salud.
  2. PSICOLOGÍA Y PSICOPATOLOGÍA EN EL ÁMBITO DE LA NUTRICIÓN

    La asignatura de Psicopatología en el ámbito de la nutrición pretende describir y explicar las conductas desadaptativas relacionadas con la nutrición. El objetivo es dotar de conocimientos de las diferentes patologías alimentarias y otras psicopatologías desde un punto de vista nutricional. Además, se aportan contenidos acerca de los principales psicofármacos utilizados para el tratamiento de psicopatologías, las posibles interacciones alimenticias y la repercusión en el estado nutricional del paciente.

    INTRODUCCIÓN A LA PSICOLOGÍA
    ¿Qué es la Psicología?. Teorías psicológicas. Psicología aplicada a la salud y a la enfermedad.
    NUTRICIÓN Y SALUD MENTAL
    Factores biopsicosociales aplicados a la salud nutricional. Calidad de vida y nutrición. Elementos nutricionales que participan en la relación nutrición y salud mental.
    TRASTORNOS DE LA CONDUCTA ALIMENTARIA
    Introducción. Anorexia nerviosa. Bulimia nerviosa. Trastorno por atracón. Síndrome del comedor nocturno. Trastorno del sueño relacionado con la alimentación. Pregorexia. Dismorfia muscular. Ortorexia nerviosa. Otros trastornos de la conducta alimentaria.
    PSICOPATOLOGÍA Y NUTRICIÓN
    Trastornos depresivos. Trastornos de ansiedad. Estrés. Trastornos del sueño. Trastornos de la personalidad. Esquizofrenia y trastornos psicóticos. Trastornos relacionados con el consumo de sustancias. Otras psicopatologías.
    PSICOFÁRMACOS Y NUTRICIÓN
    Conceptos básicos en psicofarmacología. Efectos de los psicofármacos en el estado nutricional. Efectos de los alimentos en la acción de los psicofármacos. Antipsicóticos y estabilizadores del estado de ánimo. Antidepresivos. Ansiolíticos e hipnóticos. Otros psicofármacos que influyen en la nutrición.
    ASPECTOS PSICOLÓGICOS EN LA CONSULTA NUTRICIONAL
    La relación terapéutica sanitario-paciente. La entrevista diagnóstica en la consulta nutricional. Instrumentos de evaluación diagnóstica.
  3. INFLUENCIA DE LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN EN EL COMPORTAMIENTO ALIMENTARIO

    En esta asignatura se pretende analizar el proceso comunicativo, su función económica, su influencia cultural tanto de manera informativa como persuasiva, así como su relación con la elección de los alimentos y formación de hábitos alimenticios. Además de incidir en las limitantes y regulaciones que presentan en diferentes contextos.

    INTRODUCCIÓN A LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN
    Medios de comunicación, publicidad y marketing: tipos y objetivos. Mecanismos de aprendizaje a través de los medios de comunicación.
    FORMACIÓN DE HÁBITOS Y PREFERENCIAS ALIMENTARIAS
    Desarrollo evolutivo de las preferencias alimentarias. Otros factores que influyen en la elección de alimentos. Alimentación, cultura e historia: Hábitos alimentarios en distintos contextos.
    CULTURA ALIMENTARIA EN LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN
    Medios de comunicación como fuentes fiables de información en salud. Publicidad dirigida a niños, adolescentes y adultos. Publicidad engañosa: En qué se basa. Evidencia del impacto de la publicidad sobre la elección de alimentos.
    OBESIDAD Y SU RELACIÓN CON LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN
    Ambiente obesogénico en los medios de comunicación. Influencia de los medios de comunicación en las personas con obesidad.
    TRASTORNOS ALIMENTARIOS: SU RELACIÓN CON LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN
    Ideal estético en los medios de comunicación. Influencia de los medios de comunicación en la sintomatología alimentaria.
    HERRAMIENTAS DE INTERVENCIÓN: MIRADA CRÍTICA A LOS MEDIOS DE COMUNICACIÓN
    Identificar el mensaje detrás de la publicidad. Creación de disonancia cognitiva: Realidad vs Publicidad. Desarrollo de la mirada crítica en distintos medios de comunicación.
    REGULACIÓN DE LA PUBLICIDAD ALIMENTARIA
    Regulación de la publicidad en distintos países. Evidencia de la eficacia en la regulación de la publicidad.
  4. ORIENTACIÓN PSICOLÓGICA EN LA CONSULTA NUTRICIONAL

    El objetivo de esta asignatura es dotar de herramientas al profesional sanitario para tratar de manera óptima a las personas que acuden a consulta, proporcionando conocimientos relativos a los factores de riesgo y al perfil psicológico de pacientes con TCA y obesidad, además de brindar instrumentos de gestión emocional y técnicas de orientación psicológica.

    LA IMPORTANCIA DE TOMAR EN CUENTA LOS ASPECTOS PSICOLÓGICOS DENTRO DEL TRATAMIENTO NUTRICIONAL PARA LA OBESIDAD. LA SALUD GENERAL, NO SOLO EL PESO.
    Aspectos psicológicos dentro del tratamiento nutricional convencional para la obesidad. Nuevo paradigma: la salud general, no solo el peso.
    PERFIL PSICOLÓGICO DE LOS PACIENTES CON TCA Y OBESIDAD
    Trastornos de la conducta alimentaria. Obesidad.
    FACTORES DE RIESGO DE LOS TRASTORNOS DE LA CONDUCTA ALIMENTARIA Y OBESIDAD
    Factores de riesgo de los trastornos alimentarios. Factores de riesgo de la obesidad. Factores de riesgo compartidos de obesidad y trastornos alimentarios.
    TÉCNICAS DE ORIENTACIÓN PSICOLÓGICA PARA DIFERENTES ETAPAS DE LA VIDA
    Introducción. Evitar las dietas, ¿Qué, cuánto, cómo y con quién comemos?. Alfabetización en medios de comunicación. Autoestima e imagen corporal positiva. Comer emocional vs comer intuitivo. Detener las etiquetas, maltrato y estigmatización del peso. Evitar hablar del peso y dietas. Dar espacio para la actividad física. Para adultos que han intentado muchas veces la pérdida de peso.
    TRATAMIENTOS PSICOLÓGICOS EFECTIVOS PARA TCA Y OBESIDAD
    Tratamientos psicológicos eficaces para los trastornos de la conducta alimentaria. Tratamientos cognitivo-conductuales para la insatisfacción corporal.
    LA AUTOESTIMA Y CÓMO AUMENTARLA
    Autoestima y autoconcepto. Diferencias de género. El autoconcepto físico, la autoestima corporal y los problemas relacionados con el peso. ¿Cómo aumentar la autoestima?
    GESTIÓN EMOCIONAL Y RESILIENCIA, ¿CÓMO MEJORARLAS?
    ¿Qué es la inteligencia emocional?¿Qué es la resiliencia?
    ¿QUÉ HACER EN LA PRIMERA SESIÓN Y CUÁNDO DERIVAR AL PACIENTE?
    ¿Qué hacer en la primera sesión? ¿Cuándo derivar al paciente?

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra. (c) Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Acadêmica Internacional das Áreas de Pós-Graduação em Saúde. Nutricionista e Doutora candidata em Educação.
  • Dra. Laura Natalia Pérez. Doutora (Cum Laude) e Mestra em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universidad de Barcelona, Espanha. Diretora Acadêmica do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e professora da Universidade Internacional Iberoamericana do México.

Professores e Autores

  • Dra. Angélica Quintero Flórez. Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Jaén. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Otero. Doutorado em Neuropsicologia e Mestrado em Neuropsicologia Clínica pela Universidad de Santiago de Compostela.
  • Dra. Joana Pérez.Doutorado em Psicologia: Indivíduo, Grupo, Organização e Cultura, e Licenciatura em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea.
  • Dra. Tatiana Lacruz Gascón. Doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Mestrado em Psicologia Geral Sanitária pela Universidad Autónoma de Madrid.
  • Dra. Paola Espinoza Guzman. Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde e pela Universitat de Barcelona. Professora no Mestrado em Psicologia, Nutrição e Medicina na Universitat Autònoma de Barcelona e na Universitat de Barcelona.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Angélica Quintero Flórez. Doutorado em Ciências da Computação. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Andrea Arreguín. Doutorado e Mestrado em Nutrigenômica e Nutrição Personalizada pela Universidad de las Islas Baleares. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Mercedes Briones.Doutorado Internacional em Nutrição Infantil pela Universidad de Granada. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Nohora Milena Martínez. Doutorado no Programa de Saúde Mental: Genética e Ambiente pela Universitat Rovira i Virigili e Universidad de Almería
  • Dra. Susana Martínez. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de León. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Isabel Martorell. Doutorado em Biomedicina pela Universitat Rovira i Virgili. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Claudia Nelly Orozco. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Silvia Quer. Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Clicia Jatahy Peixoto. Doutorado em Psicogerontologia. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana e na Universidad de Internacional de Valencia.
  • Dr. Iñaki Jordi Elío. Doutorado em Projetos de Saúde e Nutrição pela Universidad Internacional Iberoamericana. Diretor acadêmico da Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Sandra Sumalla. Doutorado em Projetos de Saúde e Nutrição pela Universidad Internacional Iberoamericana. Decana e Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Rosa Elena Yáñez. Doutorado em Biomedicina pela Universitat Rovira i Virgili. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) Irma Domínguez. Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. (c) Anna Marin. Doutorado (em andamento) em Educação. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. (c) Thania Chio. Doutorado (em andamento) em Educação. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana e universidades parceiras.
  • Dra. (c) Lucibel Vasquez. Doutorado (em andamento) em Intervenção Psicossocial. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. Laura Martín. Mestrado em Saúde Internacional e Cooperação, e Especialização em Comunicação e Marketing Digital em Saúde. Consultora/Auditora de Qualidade Alimentícia. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. María Eugenia Delvaux. Mestrado em Nutrição e Dietética Internacional. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma parcela financeira, em caráter extraordinário, para as Bolsas de Formação da FUNIBER.

Para solicitá-la, é preciso preencher o formulário de solicitação de informação que aparece no site da FUNIBER ou entrar em contato diretamente com a sede da fundação em seu país, que irá informar se é necessário fornecer informações adicionais.

Uma vez recebida a documentação, a Comissão de Avaliação examinará a idoneidade de seu pedido para a concessão de uma ajuda financeira, sob a forma de uma Bolsa de Formação da FUNIBER.