Apresentação do Programa
Define-se um solo contaminado como aquele no qual se encontram substâncias a uma concentração superior à normal e que implicam um risco ao ecossistema e/ou à saúde das pessoas.
O solo é especialmente importante, pois funciona como um reator complexo capaz de realizar funções de filtração, decomposição, neutralização, inativação e armazenamento, entre outras. É por isso que atua como barreira protetora de outros meios mais sensíveis, como os hidrológicos e biológicos.
Um solo pode degradar-se por diversas causas (químicas, físicas ou biológicas). Nesse contexto, o planejamento do projeto de recuperação é um elemento fundamental na pesquisa de locais potencialmente contaminados
A partir de um enfoque eminentemente prático, o programa de Recuperação de Solos Contaminados proporciona as ferramentas para a realização de um estudo do meio e, através de amostragens e análises, a elaboração de um mapa de riscos para estabelecer medidas corretivas ou ainda para redigir um projeto de recuperação de um local contaminado.
A quem é dirigido
O Programa de Recuperação de Solos Contaminados foi criado especialmente para satisfazer a dois tipos diferentes de grupos.
- Pessoas sem uma titulação universitária que, por suas próprias características pessoais ou experiência, desejam alcançar uma formação de qualidade neste campo.
- Titulados superiores que, além da formação de base, desejam uma especialização prática em técnicas de recuperação de solos para poder ampliar suas aberturas profissionais.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en RECUPERACIÓN DE SUELOS CONTAMINADOS.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Recuperação de Solos Contaminados é contemplada na seguinte tabela:
CRÉDITOSa | |
---|---|
Disciplinas | 10 |
TOTAL | 10 |
a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
Duração
O programa em Recuperação de Solos Contaminados tem 10 créditos.
A duração do programa Recuperação de Solos Contaminados varia de 6 a 9 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- Adquirir os conhecimentos básicos necessários para aplicar técnicas preventivas e corretivas na hora de recuperar um solo contaminado, propondo metodologias e ações para minimizar os despejos no solo.
Objetivos específicos:
- Demonstrar conhecimentos necessários à preparação e execução de trabalhos de descontaminação de solos em locais potencialmente contaminados.
- Avaliar o grau de solubilidade dos elementos químicos no solo e adotar as pertinentes medidas corretivas.
- Identificar as principais fontes de contaminação potencial do solo.
- Analisar os processos físicos, químicos e biológicos que provocam alterações nos componentes incorporados ao solo.
- Fixar as bases para a correta reabilitação de um solo degradado.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de Recuperação de Solos Contaminados, são as seguintes:
- Ocupação em prefeituras como técnico-assessor em recuperação de solos contaminados.
- Trabalho em laboratório de análises de amostras.
- Docência.
Plano de estudos
O programa de Recuperação de Solos Contaminados se compõe de uma disciplina, incluindo casos práticos relacionados a esse campo.
A disciplina permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na recuperação de um local contaminado e, em segundo lugar, sua implementação organizacional, social e tecnológica.
O objetivo é fazer com que os alunos adquiram uma visão global do solo sob o ponto de vista sustentável, através de diferentes temáticas multidisciplinares relacionadas.
Os capítulos que compõem a disciplina são mostrados na seguinte tabela:
Recuperação de Solos Contaminados | |
---|---|
# | Capítulo |
1 | Introdução |
2 | Fase de pesquisa do local potencialmente contaminado |
3 | Fase de projeto e implantação de técnicas de saneamento e/ou recuperação |
4 | Fase final de controle e acompanhamento |
5 | Casos prácticos |
Descrições dos Cursos
Realiza-se uma análise sobre os contaminantes habitualmente presente nos solos, os processos e as interações que ocorrem em seu interior. Ao mesmo tempo, dá-se uma revisão às ferramentas necessárias para realizar a caracterização da contaminação edáfica, assim como as tecnologias de recuperação empregadas na descontaminação de solos e de seu acompanhamento e controle posterior.
- INTRODUÇÃO
- Conceitos e definições gerais: solo, precipitação e infiltração, evaporação e evapotranspiração, etc. Fontes de contaminação e tipos de contaminantes mais comuns. Metais pesados. Plaguicidas e herbicidas. Compostos orgânicos voláteis (VOC´s). Policlorobifenilos (PCB´s). Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (PAH). Nutrientes. Contaminantes radiativos e outros poluentes inorgânicos. Emissões ácidas à atmosfera. Utilização de água de rega salina. Contaminação por atividades mineiras.
- FASE DE PESQUISA DO LOCAL POTENCIALMENTE CONTAMINADO
- Descrição das atividades históricas e atuais (naturais e antrópicas). Fontes de contaminação. Plano de amostragem e investigação do solo contaminado. Previsão da evolução e dispersão da contaminação: modelização. Análise de riscos.
- FASE DE PROJETO E IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICAS DE SANEAMENTO E/OU RECUPERAÇÃO
- Introdução. Principais técnicas utilizadas na descontaminação de solos: tratamentos biológicos, processos físicos, processos térmicos, processos químicos, solidificação/estabilização, técnicas inovadoras de tratamento. Restauração do solo em atividades mineiras.
- FASE FINAL DE CONTROLE E ACOMPANHAMENTO
- Aspectos gerais na ordenação do território em relação aos solos contaminados: desde um ponto de vista regional e de um ponto de vista local.
- CASOS PRÁCTICOS
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dr. Eduardo García Villena. Diretor da Área de Meio Ambiente da Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI).
Professores e Autores
- Dr. Ángel M. Álvarez Larena. Doutor em Geologia. Professor da Universidad Autónoma de Barcelona.
- Dr. Roberto M. Álvarez. Professor da Universidad de Buenos Aires.
- Dr. Óscar Arizpe Covarrubias. Professor da Universidad Autónoma de Baja California Sur, México.
- Dr. Isaac Azuz Adeath. Professor da Universidad Autónoma de Baja California Sur, México.
- Dr. David Barrera Gómez. Doutor pela Universidad Politécnica de Cataluña.
- Dra. Brenda Bravo Díaz. Professora da Universidad Autónoma Metropolitana, México.
- Dr. Rubén Calderón Iglesias. Professor da Universidad Europea Miguel de Cervantes.
- Dra. Leonor Calvo Galván. Professora da Universidad de León, Espanha.
- Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia Industrial. Professora do Instituto de Investigaciones Agropecuarias, Chile.
- Dra. Alina Celi Frugoni. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. José Cortizo Álvarez. Professor da Universidad de León, Espanha.
- Dr. Juan Carlos Cubría García. Professor da Universidad de León, Espanha.
- Dra. Raquel Domínguez Fernández. Professora da Universidad de León.
- Dr. Luís A. Dzul López. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Xavier Elías Castells. Diretor da Bolsa de Subproductos de Cataluña.
- Dra. Milena E. Gómez Yepes. Doutora em Engenharia de Projetos. Professora da Universidad del Quindío, Colômbia.
- Dr. Ramón Guardino Ferré. Doutor em Engenharia de Projetos. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Emilio Hernández Chiva. Doutor em Engenharia Industrial. Centro Superior de Investigaciones Científicas, CSIC.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Professora da Universidad de León.
- Dr. Víctor Jiménez Arguelles. Professor da Universidad Autónoma Metropolitana, México.
- Dr. Miguel Ángel López Flores. Professor do Instituto Politécnico Nacional (CIIEMAD-IPN).
- Dra. Izel Márez López. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Carlos A. Martín. Professor da Universidad Nacional del Litoral, Argentina.
- Dra. Isabel Joaquina Niembro García. Doutora em Engenharia de Projetos. Professora do Tecnológico de Monterrey.
- Dr. César Ordóñez Pascua. Professor da Universidad de León.
- Dr. José María Redondo Vega. Professor da Universidad de León, Espanha.
- Dra. Gladys Rincón Polo. Professora da Universidad Simón Bolívar, Venezuela.
- Dr. José U. Rodríguez Barboza. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Raúl Sardinha. Professor do Instituto Piaget, Portugal.
- Dr. Héctor Solano Lamphar. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dra. Martha Velasco Becerra. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dr. Alberto Vera. Professor da Universidad Nacional de Lanús, Argentina.
- Dr. Lázaro Cremades Oliver. Professor da Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha.
- Dr. Pablo Eisendecher Bertin. Advogado, Doutor em Direito Econômico e Empresarial, Mestre em Direito Público, Mestre em Direito e Negócios Internacionais, Mestre em Resolução de Conflitos e Mediação. Atualmente, é diretor da Fundação Universitária Iberoamericana no Chile e no Paraguai.
- Dr. Kilian Tutusaus Pifarré. Professora do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER.
- Dra. (c) Karina Vilela. Professora do Departamento de Meio Ambiente da FUNIBER.
- Dr. (c) Erik Simoes. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Ms. Omar Gallardo Gallardo. Professor da Universidad de Santiago de Chile.
- Ms. Susana Guzmán Rodríguez. Professora da Universidad Central de Ecuador.
- Ms. Icela Márquez Rojas. Professora da Universidad Tecnológica de Panamá.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.