Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização

Apresentação do Programa

O programa em Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização, constitui uma titulação que visa proporcionar ao profissional de atividade física e esporte ferramentas para poder avaliar, analisar o atleta e otimizar seu desempenho esportivo com base no contexto em que se encontra.

O principal objetivo do programa é que os alunos possam aprender e se aprofundar em diferentes ferramentas, metodologias, técnicas e experiências de profissionais de nível superior, em nível nacional e internacional, na avaliação do desempenho esportivo e na otimização do processo de treinamento do atleta.

Para isso, os alunos receberão conhecimento, treinamento e ferramentas para que o profissional de atividade física e esporte possa planejar, desenvolver e avaliar adequadamente estratégias que garantam a qualidade final das tarefas profissionais no campo do desempenho esportivo e assumam compromissos ética e responsabilidade exigidas pela profissão.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite direcionar o programa em Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização para:

  • Graduados em Ciências da Atividade Física e do Esporte
  • Graduados em Medicina
  • Graduados em Fisioterapia
  • Graduados em Ensino Primária (menção em Educação Física)
  • Graduados com outros títulos cujo objetivo é se formar e aprofundar seus conhecimentos no campo da otimização e melhoria do desempenho esportivo.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá que você obtenha o título de Experto Universitario en RENDIMIENTO DEPORTIVO: DE LA VALORACIÓN A LA OPTIMIZACIÓN, emitido pela Universidade Europeia do Atlântico.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a execução do programa Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização é de 4 meses.

A estrutura de crédito do programa em Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização é estabelecida na tabela a seguir:

MÓDULOS CRÉDITOSa
1ª Parte: Sessões Presenciais 25
2ª Parte: Projeto de Alto Rendimento 5
TOTAL 30

a. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System/Sistema Europeu de Transferência de Créditos) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos - horas pode variar.

Objetivos

Objetivo geral

  • Conhecer e se aprofundar em diferentes ferramentas, metodologias, técnicas e experiências de profissionais de nível superior, nacional e internacional, na avaliação do desempenho esportivo e otimização do processo de treinamento do atleta.

Objetivos específicos

  • Selecionar as ferramentas para avaliar, analisar o atleta e otimizar seu desempenho esportivo com base no contexto onde se encontrem.
  • Aplicar as estratégias e intervenções mais adequadas para a avaliação funcional do atleta de elite.
  • Empregar diferentes ferramentas para avaliar atletas, analisar ações, projetar, planejar e executar propostas, através de simulações práticas.
  • Conceber uma programação e periodização corretas do treinamento no esporte de alto desempenho, bem como quantifique cuidadosamente a carga de treinamento.
  • Utilizar ferramentas tecnológicas de alto desempenho para a avaliação da condição física, prevenção e reabilitação de lesões esportivas.

Modalidad

Este programa possui uma metodologia semipresencial, de modo que o aluno combinará a implementação do conteúdo durante as sessões presenciais que serão realizadas na Universidade Europeia do Atlântico em Santander (Espanha), com participação no Campus Virtual. Dessa forma, o aluno realizará uma formação presencial ao longo de um mês no qual tratará, abordará e aplicará os principais aspectos das diferentes disciplinas do programa.

Formação Semipresencial

As sessões presenciais serão realizadas na Universidade Europeia do Atlântico, em Santander (Espanha).

Serão realizadas aulas magistrais, oficinas práticas e debates com profissionais, nos quais os alunos terão que usar as diferentes ferramentas disponíveis na universidade para avaliar atletas, analisar ações, projetar, planejar e executar propostas, através de simulações práticas.

Além disso, palestrantes e profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente, com vasta experiência no campo do desempenho esportivo, ministrarão este curso, com a possibilidade de visitas a um clube ou entidade esportiva, dependendo do progresso nas competições oficiais das equipes ou atletas de nível superior.

O fim de semana contará principalmente com a participação dos palestrantes convidados que viajarão para Santander para lecionar.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do programa de Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização são as seguintes:

  • Especialista em treinamento de força e condicionamento físico em esportes de alta performance.
  • Especialista em avaliação, otimização e controle do atleta de alto desempenho.
  • Personal trainer em centros de fitness e bem-estar, com o objetivo de otimizar o desempenho esportivo.
  • Preparador físico e readaptador físico-esportivo em centros multidisciplinares.

Nota: O exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O programa do curso em Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização possui uma estrutura modular, agrupada em dois grandes blocos: esportes situacionais e esportes de performance. Nos dois blocos, o conteúdo mais relevante será abordado para otimizar seu desempenho.

Assim, o curso consiste nos tópicos descritos abaixo:

  • 1ª PARTE: SESSÕES PRESENCIAIS

O programa em Rendimento Esportivo: da Avaliação à Otimização tem uma carga de ensino de 30 créditos com duração de quatro meses. As disciplinas que compõem esta parte são apresentadas na tabela a seguir:

1ª PARTE: SESSÕES PRESENCIAIS
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Análise e avaliação do atleta 3
2 Otimização do rendimento físico-esportivo 9
3 Controle e dosagem de cargas 5
4 Lesões: incidência, prevenção e reabilitação 5
5 Aspectos complementares em alto rendimento 3
TOTAL 25
  • 2ª PARTE: PROJETO DE ALTO RENDIMENTO

Na última parte do programa, o aluno desenvolverá seu próprio projeto final e poderá colocá-lo em prática graças ao conhecimento adquirido nas disciplinas, oficinas e sessões presenciais. Para isso, os alunos terão ao seu dispor ambientes dinâmicos na modalidade e-Learning para assimilação dos conteúdos e enriquecimento através do contato com profissionais de nível superior.

2ª PARTE: PROYECTO DE ALTO RENDIMIENTO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Projeto de Alto Rendimento 5
TOTAL 5

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Coordenador Internacional da Área de Esporte.
  • Dra (c). Irma Domínguez. Coordenadora Internacional da Áreas de Saúde.

Ponentes

Dr. Julio Calleja González.
Comitê Olímpico Espanhol
  Ver CV
Alain Sola Vicente.
Corpholistic
  Ver CV
Manuel Lapuente Sagarra.
Real Federación Española de Atletismo
  Ver CV
Dr. Jordan Santos.
Universidad del País Vasco (UPV/EHU)
  Ver CV
Dra. Blanca Romero.
Universidad Camilo José Cela
  Ver CV
Dr. Pedro J Marín.
Check your MOtion
  Ver CV
Fernando Abad.
Universidad Europea de Canarias
  Ver CV
Dra. Esther Morencos.
Doutora em CIências do Exercício Físico e do Esporte
  Ver CV

Professores e Autores

  • Dr. Antonio Jesús Bores Cerezal. Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade de Vigo. Mestre em Alto Rendimento Esportivo, Mestre em Alto Rendimento Esportivo em Esportes Coletivos. Mestre em Alto Rendimento, Condicionamento Físico e Força. Professor da Universidade Europeia do Atlântico. Vasta experiência em alto rendimento esportivo.
  • Dr. Marcos Mecías Calvo. Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade de Vigo. Professor da Universidade Europeia do Atlântico. Vasta experiência em alto rendimento esportivo em esportes coletivos.
  • Dr. David Casamichana Gómez. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade do País Basco. Diretor da Graduação em Ciências da Atividade Física do Esporte da Universidade Europeia do Atlântico, preparador físico, professor e pesquisador. Atualmente, treinador físico da Real Sociedad, na 1ª Divisão Espanhola de Futebol.
  • Dr. Iker Muñoz Pérez. Doutor em Ciências do Esporte pela Universidade do País Basco. Professor da Universidade Europeia do Atlântico. Formação e pesquisa especializada em análise de desempenho e otimização em atletas de longa distância.
  • Dr. Felipe García Pinillos. Doutor internacional em CIências da Atividade Física e do Esporte pela Universidade de Jaén, especialista em reabilitação e prevenção de lesões esportivas. Professor "Ad-honorem" da Universidade Europeia do Atlântico. Formação e pesquisa especializada em análise, biomecânica e otimização de desempenho em atletas de média e longa distância.
  • Dra. Andrea Corrales Pardo. Doutora em Fisiologia com Prêmio Extraordinário pela Universidade da Cantábria. Mestra em Psicologia do Esporte pela SIPD. Professora da Universidade Europeia do Atlântico. Especializada em fisiologia e psicologia do esporte.
  • Dra. Mireia Peláez Puente. Doctora en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte por la Universidad Politécnica de Madrid. Profesora de la Universidad Europea del Atlántico. Especializada en entrenamiento con mujeres, embarazo y postparto.
  • Dra. Priscilla Almeida de Souza. Doutora em Biomedicina pela Universidade de Zaragoza. Graduada em Nutrição Humana e Dietética e Especialista em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.
  • Manuel Crespo Posadas. Formado em CC. Atividade física e Esportes pela UCAM Murcia. Mestrado Profissional em Alto Rendimento em Esportes de Equipe. Mestre em readaptação da atividade física e esporte. Professor da Universidade Europeia do Atlântico. Especializado em prevenção e reabilitação de lesões.
  • Dr. Carlos Lago Fuentes. Doutor em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável pela Universidade de Vigo. Mestre Universitário em Pesquisa em Atividade Física, Esporte e Saúde pela mesma universidade. Formação especializada de pós-graduação e experiência na área de otimização de desempenho em esportes coletivos.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.