Apresentação do Programa
O programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social está orientado à capacitação de profissionais para a gestão de conflitos sociais de diversas índoles. Assim os profissionais poderão capacitar-se na resolução de conflitos familiares, escolares, comunitários, legais e da saúde.
A quem é dirigido
Este programa é dirigido a profissionais que informam e assessoram em relação às demandas sociais, que participam da concepção e desenvolvimento de projetos ou programas sociais, assim como aqueles profissionais que desejam trabalhar com grupos excluídos socialmente e/ou em risco de exclusão.
Titulação
A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista em RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E MEDIAÇÃO SOCIAL, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.
Estrutura do Programa
A estrutura de créditos do programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:
CRÉDITOSa | |
---|---|
1ª Parte: Disciplinas | 32 |
2ª Parte: Trabalho de Conclusão de Curso | 10 |
TOTAL | 42 |
a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.
Duração
O programa em Resolução de Conflitos e Mediação Social tem 42 créditos.
A duração do programa em Resolução de Conflitos e Mediação Social varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.
Objetivos
Objetivo geral:
- Formar profissionais que possuam um conhecimento geral da teoria do conflito, das habilidades e técnicas necessárias para enfrentar construtivamente os conflitos que têm lugar na nossa sociedade.
Objetivos específicos
- Conhecer as técnicas mais adequadas para a resolução de conflitos sociais.
- Desenvolver habilidades para a gestão de conflitos familiares, escolares, comunitários, de saúde e legais.
- Oferecer formação nas técnicas e habilidades de mediação.
- Habilitar para desenvolver e desenhar projetos e sistemas de resolução de conflitos para as organizações.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do Programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social, entre outras, são:
- Centros especializados de resolução de conflitos relacionados aos campos familiares, escolares, comunitários, penal ou sanitário;
- Organizações ou instituições que projetam, desenvolvem e implementam programas ou projetos sociais;
- Instituições que trabalham com grupos excluídos socialmente ou em risco de exclusão.
Plano de estudos
O programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social compõe-se de 11 disciplinas; no caso da Especialização, de um Trabalho Final de Curso ou Projeto chamado Trabalho Final de Especialização.
- 1ª PARTE: DISCIPLINAS
As disciplinas permitem a compreensão e o conhecimento da estrutura, da dinâmica e das consequências dos conflitos que têm lugar em diversos lugares de nossa sociedade.
O objetivo é conseguir uma visão global do tema, preparando adequadamente os especialistas para um melhor desempenho em seu campo de trabalho.
As disciplinas e as horas correspondentes que compõem o programa estão na seguinte tabela:
Essas disciplinas, apesar de serem independentes, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma divide-se em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente aos testes de avaliação.
- 2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
No caso da Especialização, a última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia sobre um tema estudado no curso e aplicado ao ambiente do estudante.
TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Trabalho Final de Especialização | 100 |
TOTAL | 100 |
Descrições dos Cursos
1ª PARTE: DISCIPLINAS
- TEORIA DO CONFLITO I
Introduz os pilares teóricos básicos da disciplina de resolução de conflitos. Trata-se de fazer com que o estudante, desde o primeiro momento, adquira uma concepção diferente do conflito e de suas dinâmicas de escalada e descendência, e que desenvolva suas capacidades para analisar os conflitos em profundidade, previamente a qualquer intervenção.
- CONCEITO DE VIOLÊNCIA E PAZ
- CULTURA DE PAZ
- DEFINIÇÃO DE CONFLITO
- TEORÍA GENERAL DEL CONFLICTO
- NÍVEIS DE ANÁLISE DO CONFLITO
- O CÍRCULO DO CONFLITO
- O CICLO DO CONFLITO
- ESTRUTURA DO CONFLITO
- PARÂMETROS DOS CONFLITOS INTERPESSOAIS
- A DINÂMICA DO CONFLITO
- IDENTIDADE E CONFLITO
- TEORIA DO CONFLITO II
Aprofunda os aspectos psicológicos do conflito e a negociação-mediação. O aluno adquirirá um conhecimento das teorias e mecanismos psicológicos que atuam por trás dos processos de negociação-mediação. Além disso, conhecerá o modelo da teoria de jogos sobre o conflito e a negociação-mediação.
- PSICOLOGIA DO CONFLITO
- A perspectiva psicodinâmica. A teoria de campo e o conceito de clima. Perspectiva apoiada nas relações humanas e os estilos de confronto do conflito. A pesquisa dos conflitos intergrupais. O enfoque cognitivo. A perspectiva psicológica do conflito.
- JOGOS, DILEMAS, CONFLITOS
- A teoria da utilidade esperada. A teoria de jogos.
- PSICOLOGIA DA NEGOCIAÇÃO-MEDIAÇÃO
- Paradigma comportamental tradicional. O estudo dos atributos individuais. O estudo das características situacionais. O estudo dos processos cognitivos.
- EMOÇÕES E CONFLITOS
Transmitir conhecimentos que possam ser úteis para o uso diário da gestão das emoções nas relações interpessoais e conflitos de uma perspectiva que integre teoria e aprendizagem significativa através exercícios práticos.
- QUE SÃO AS EMOÇÕES
- Definição do conceito de "emoção". Componentes da emoção. Função das emoções. Tipos de emoções. Importância das emoções na vida cotidiana.
- EMOÇÕES PRINCIPAIS E SUAS ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO
- Ira. Medo. Inveja. Culpa. Desgosto. Tristeza. Interesse. Surpresa. Admiração. Alegria.
- EMOÇÕES, CONFLITOS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
- Estilos afetivos. Estilos de comportamento ante o conflito. As relações interpessoais. Como interagem as emoções, conflitos e relações interpessoais.
- MODELOS DE GESTÃO DAS EMOÇÕES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
- Aplicação à resolução de conflitos e mediação.
- TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO
Esta disciplina contém informação para ajudar a entender os aspectos teóricos e práticos relacionados com o conflito e as estratégias de resolução mais usuais: Negociação, Mediação e Arbitragem, entre outras.
- INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CONFLITOS
- Conhecer as noções teóricas e os conceitos fundamentais que permitam identificar, descrever e analisar casos práticos relacionados ou vinculados a conflitos.
- ESTRATÉGIAS OU MÉTODOS PARA RESOLVER CONFLITOS
- Contribuir à compreensão de um conjunto de conceitos e técnicas relacionados com o processo de negociação, obtendo uma aprendizagem que propicie a realização de negociações efetivas. Conhecer as fases, curvas de resolução e estilos de enfrentamento para o manejo de conflitos. Conhecer estratégias e técnicas para a resolução de conflitos: negociação, mediação e arbitragem.
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA RESOLVER CONFLITOS
- Dominar e desenvolver as competências e habilidades associadas à resolução de conflitos.
- A MEDIAÇÃO I: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS, O MEDIADOR, PAPEL E FUNÇÕES
A disciplina pretende esclarecer o conceito de mediação e o papel do mediador de uma perspectiva que permita diferenciar os de métodos próximos.
- DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
- Conflito e Mediação. Conceitos de mediação. Princípios da mediação. Voluntariedade. Imparcialidade, Neutralidade, Confidencialidade. Profissionalismo.
- O MEDIADOR
- Papel e funções. O mediador como responsável pelo processo. O mediador como facilitador da comunicação. O mediador como promotor da negociação.
- O PROCESSO DA MEDIAÇÃO
- A pré-mediação. O enquadramento da mediação. Definição do conflito. Definição alternativa do conflito. Geração de opções. Negociação. Compromissos e acordos.
- A MEDIAÇÃO II: TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DA MEDIAÇÃO. COMEDIAÇÃO. ÉTICA DO MEDIADOR
Apresenta a intervenção mediadora de uma perspectiva técnica que dá coerência a uma prática apoiada em um modelo e um método de ação.
- TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DA MEDIAÇÃO
- Modelo. Método e Técnicas. Construção de espaços de cooperação. Técnicas para facilitar a comunicação. Técnicas para diferentes tipos de conflitos. Técnicas para diferentes interações conflitivas. Técnicas para diferentes momentos do processo.
- A COMEDIAÇÃO
- Conceito de comediação. Modelos de comediação. Aplicação a diferentes contextos.
- RÉTICA DO MEDIADOR
- A ética do posicionamento mediador. A ética da neutralidade. Códigos deontológicos.
- RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO FAMILIAR
Descrição e análise de processos de resolução e transformação de conflitos no contexto familiar que requerem a intervenção de terceiros imparciais que facilitem o diálogo, a responsabilidade e a tira de decisões entre os protagonistas de cada situação. O material que se expõe é o resultado da experiência profissional na intervenção em conflitos, tanto relacionados com a ruptura do casal (separação / divórcio, custódia, relação com os filhos e filhas, necessidades econômicas) quanto aqueles conflitos de convivência entre as gerações, acolhimento ou de organização quanto às necessidades de alguma das pessoas que compõem a família (idosos, deficientes, com doença mental…).
- PRINCÍPIO E CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO FAMILIAR.
- TIPOLOGIA DE CONFLITOS FAMILIARES EM FUNÇÃO DO CONTEXTO, CAUSAS E PESSOAS ENVOLVIDAS.
- PROTAGONISTAS DE CONFLITOS FAMILIARES VIÁVEIS PARA A INTERVENÇÃO EM PROCESSOS COLABORATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E MEDIAÇÃO.
- PROCESSO DE MEDIAÇÃO APLICADO A CONFLITOS NO ÂMBITO FAMILIAR.
- LIMITES E CONSEQUÊNCIAS DA INTERVENÇÃO NO ÂMBITO FAMILIAR.
- EVOLUÇÃO DA MEDIAÇÃO FAMILIAR.
- RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR
Essa disciplina dá os conhecimentos e capacidades necessárias para intervir no processo de melhoria da convivência e transformação dos conflitos na esfera escolar.
- CONFLITO E CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
- Tipos de conflitos e problemas de convivência na esfera escolar. Os conflitos interpessoais, a indisciplina, a disrupção nas salas de aula, o bullying e o vandalismo.
- A EDUCAÇÃO EM RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
- Antecedentes e desafios futuros.
- O MODELO GLOBAL DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR
- Fundamentos e objetivos. Componentes do modelo global, programas de intervenção. Currículo de resolução de conflitos: teoria e atividades. Os programas de Mediação Escolar e outros processos colaborativos de resolução de conflitos. O programa de Disciplina Positiva. Estratégias para o envolvimento de pais e mães.
- OUTRAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA A ABORDAGEM DOS CONFLITOS ESCOLAR
- O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE MELHORIA DA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA: FASES E RECURSOS NECESSÁRIOS
- A COMISSÃO DE CONVIVÊNCIA
- CENÁRIOS PARA A NEGOCIAÇÃO NA ESCOLA
- O PROCESSO DE MEDIAÇÃO APLICADO AOS CONFLITOS ESCOLARES
- RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS COMUNITÁRIOS
Esta disciplina ajuda a compreender o quadro conceitual da Mediação Comunitária e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para o exercício da mediação nesse âmbito.
- A CULTURA DE PAZ E A MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
- CONFLITO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
- O MÉTODO SOCIAL DA MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
- O CENTRO DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
- RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS COMUNITÁRIOS
Mostra a Justiça Restaurativa e Reparadora como paradigma transformador dos sistemas penais e penitenciários. Oferece, além disso, uma visão teórico-prática do âmbito comparado das diferentes ferramentas de Justiça Restaurativa: mediação, conferências, círculos, etc. A disciplina ensina também o desenvolvimento das experiências mais importantes de Justiça Restaurativa na União Europeia, Estados Unidos, Canadá e América Latina.
- JUSTICIA RESTAURATIVA
- Nuevo paradigma para la transformación social. Antecedentes. Principios inspiradores. Conceptualización. Justicia Retributiva vs Justicia Restaurativa. Legislación en el ámbito internacional.
- LAS HERRAMIENTAS DE LA JUSTICIA RESTAURATIVA
- Mediación Víctima-Ofensor. Mediación Penitenciaria. Conferencias Comunitarias-Grupos Familiares.
- VISIÓN COMPARADA DEL DESARROLLO DE LA JUSTICIA RESTAURATIVA
- Unión Europea. Estados Unidos. Canadá. América Latina.
- ALCANCE PRÁCTICO DE LAS HERRAMIENTAS RESTAURATIVAS ANTES O DESPUÉS DE LA EJECUCIÓN DE LA PENA: MENORES INFRACTORES, ADULTOS INFRACTORES.
- RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO SANITÁRIO
O propósito da disciplina é que os alunos consolidem uma formação conceitual e prática que lhes permita intervir como mediadores de conflitos em instituições de Saúde.
- SANÁLISE PSICOSSOCIAL DOS AGENTES SANITÁRIOS
- Pacientes, profissionais e instituições.
- A ATENÇÃO EM SAÚDE
- Multiplicidade de agentes.
- TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO NOS CONFLITOS QUE SE GERAM NA ÁREA DE SAÚDE
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
A última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia sobre um tema estudado no curso e aplicado ao ambiente do estudante.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
- Dra. Silvia Aparicio. Doctora en Ciencias Económicas por la Universidad Autónoma de Madrid y Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Cantabria. Directora Académica Internacional del Área de Desarrollo Directivo, Organización Empresarial y Recursos Humanos de la Fundación Universitaria Iberoamericana, FUNIBER.
- Dr. Ramón Alzate Saez de Heredia. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad del País Vasco. Catedrático de Psicologia da Universidad del País Vasco.
- Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dra (c). Ana Godoy Magdaleno. Doutorado em Psicologia pela Universidad del País Vasco (em processo de finalização). Diploma de Estudos Avançados pela Universidad del País Vasco. Especialista em Mediação: âmbitos de atuação e técnicas aplicadas à resolução de conflitos, pela Universidad Complutense de Madrid. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Resolução de Conflitos e Medialção e suas Especializações.
Professores e Autores
- Dra. Cristina Merino. Doutora em Cooperação, integração e conflito na Sociedade Internacional, pela Universidad del País Vasco. Mediadora em conflitos de caráter escolar, familiar, organizacional e comunitário. Sócia fundadora do Centro Universitario de Transformación de Conflictos de la Universidad del País Vasco. GEUZ-UPV/EHU para a docência, pesquisa e intervenção em conflitos.
- Dr. Ignacio Bolaños. Doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona. Expert em Mediação. Âmbitos de atuação e Técnicas aplicadas na Resolução de conflitos. Área de Mediação, Universidad Complutense de Madrid.
- Dr. Jorge Bolaños Carmona. Doutor em Matemáticas. Professor Titular da Universidad de Granada. Instituto Universitario de la Paz y los Conflictos Universidad de Granada.
- Dr. Ramón Alzate Saez de Heredia. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad del País Vasco. Catedrático de Psicologia da Universidad del País Vasco.
- Dra. Inmaculada Armadans Tremolosa. Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona. Professora da Facultad de Psicología da Universidad de Barcelona. Directora de Pós-graduação de Il3 (UB). Intervenção em situações de conflito nas Instituições Educativas.
- Dra. Leticia García Villaluenga. Professora Titular de Direito Civil da Universidad Complutense de Madrid. Diretora do Instituto de Pesquisa em Mediação da Universidad Complutense de Madrid.
- Dr. José Antonio Esquivel. Professor Titular na Universidad de Granada. Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada.
- Dr. Francisco Jiménez. Pesquisador do Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada.
- Dra (c). Ana Godoy Magdaleno. Doutorado em Psicologia pela Universidad del País Vasco (em processo de finalização). Diploma de Estudos Avançados pela Universidad del País Vasco. Especialista em Mediação: âmbitos de atuação e técnicas aplicadas à resolução de conflitos, pela Universidad Complutense de Madrid. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Resolução de Conflitos e Medialção e suas Especializações.
- Dr (c). Ricardo Alberto Concha Machuca. Professor da Universidad de Chile.
- Dr (c). Fernando Die Badolato. Licenciado enm Direito e Expert em Mediação: Âmbitos de Actuación e Técnicas Aplicadas na Resolução de Conflitos na Universidad Complutense de Madrid.
- Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
- Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
- Dra. Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
- Ms. Sandra Sacristán Maza. Mestrado em Resolução de Conflitos Coordenadora de Equipe Centro Municipal de Mediación de Viladecans.
- Ms. Carlos Romera. Mestrado em Criminologia. Centro Universitario de Transformación de Conflictos GEUZ.
- Ms. Alejandro Marcelo Nató. Advogado. Mestrado em Programação Neurolingüística. Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação. Consultor do Centro Carter en Medios de Comunicación y Conflictos Sociales en Bolivia.
- Ms. Antonio Vega. Diplomado em Administração e Direção de Empresas por ESADE. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Consultoria nas Organizações pela Universidad de Barcelona. Coach e Consultor em Planificação Estratégica, Liderança e Desenvolvimento Organizacional. Presidente na Fundación Humaniza.
- Lic. Inmaculada Urruela. Diplomada em trabalho Social. Equipes Técnicas de Assessoramento em Justiça de Menores.
- Lic. Lucía Gorbeña. Centro Universitário de Transformación de Conflictos (GEUZ).
- Lic. Amaia Aguirre. Centro Universitário de Transformación de Conflictos (GEUZ).
- Lic. María Gabriela Rodríguez. Pedagoga. Professora Titular na Universidad de Lomas de Zamora. Mestrado em Programação Neurolingüistica. Mediadora, Facilitadora e Especialista em gestão de conflitos comunitários, processos de diálogo e construçãon de consenso.
- Lic. Diego Checa. Pesquisador do Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfil profissional.