Resolução de Conflitos e Mediação Social

Apresentação do Programa

O programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social está orientado à capacitação de profissionais para a gestão de conflitos sociais de diversas índoles. Assim os profissionais poderão capacitar-se na resolução de conflitos familiares, escolares, comunitários, legais e da saúde.

A quem é dirigido

Este programa é dirigido a profissionais que informam e assessoram em relação às demandas sociais, que participam da concepção e desenvolvimento de projetos ou programas sociais, assim como aqueles profissionais que desejam trabalhar com grupos excluídos socialmente e/ou em risco de exclusão.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista em RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E MEDIAÇÃO SOCIAL, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

A estrutura de créditos do programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social é mostrada na tabela a seguir. Deve-se observar que a duração é meramente indicativa, pois a metodologia seguida integra o conhecimento e as habilidades a serem adquiridos em cada parte, por meio de exercícios integrativos para a aquisição de conhecimento e internalização das práticas do projeto:

  CRÉDITOSa
1ª Parte: Disciplinas 32
2ª Parte: Trabalho de Conclusão de Curso 10
TOTAL 42

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O programa em Resolução de Conflitos e Mediação Social tem 42 créditos.

A duração do programa em Resolução de Conflitos e Mediação Social varia de 9 a 12 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve concluir com sucesso todas as atividades avaliativas e aprovado o projeto final, se for o caso.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Formar profissionais que possuam um conhecimento geral da teoria do conflito, das habilidades e técnicas necessárias para enfrentar construtivamente os conflitos que têm lugar na nossa sociedade.

Objetivos específicos

  • Conhecer as técnicas mais adequadas para a resolução de conflitos sociais.
  • Desenvolver habilidades para a gestão de conflitos familiares, escolares, comunitários, de saúde e legais.
  • Oferecer formação nas técnicas e habilidades de mediação.
  • Habilitar para desenvolver e desenhar projetos e sistemas de resolução de conflitos para as organizações.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social, entre outras, são:

  • Centros especializados de resolução de conflitos relacionados aos campos familiares, escolares, comunitários, penal ou sanitário;
  • Organizações ou instituições que projetam, desenvolvem e implementam programas ou projetos sociais;
  • Instituições que trabalham com grupos excluídos socialmente ou em risco de exclusão.

Plano de estudos

O programa de Resolução de Conflitos e Mediação Social compõe-se de 11 disciplinas; no caso da Especialização, de um Trabalho Final de Curso ou Projeto chamado Trabalho Final de Especialização.

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS

As disciplinas permitem a compreensão e o conhecimento da estrutura, da dinâmica e das consequências dos conflitos que têm lugar em diversos lugares de nossa sociedade.

O objetivo é conseguir uma visão global do tema, preparando adequadamente os especialistas para um melhor desempenho em seu campo de trabalho.

As disciplinas e as horas correspondentes que compõem o programa estão na seguinte tabela:

Essas disciplinas, apesar de serem independentes, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma divide-se em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente aos testes de avaliação.

  • 2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO

No caso da Especialização, a última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia sobre um tema estudado no curso e aplicado ao ambiente do estudante.

TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Trabalho Final de Especialização 100
TOTAL 100

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DISCIPLINAS

  1. TEORIA DO CONFLITO I

    Introduz os pilares teóricos básicos da disciplina de resolução de conflitos. Trata-se de fazer com que o estudante, desde o primeiro momento, adquira uma concepção diferente do conflito e de suas dinâmicas de escalada e descendência, e que desenvolva suas capacidades para analisar os conflitos em profundidade, previamente a qualquer intervenção.

    CONCEITO DE VIOLÊNCIA E PAZ
    CULTURA DE PAZ
    DEFINIÇÃO DE CONFLITO
    TEORÍA GENERAL DEL CONFLICTO
    NÍVEIS DE ANÁLISE DO CONFLITO
    O CÍRCULO DO CONFLITO
    O CICLO DO CONFLITO
    ESTRUTURA DO CONFLITO
    PARÂMETROS DOS CONFLITOS INTERPESSOAIS
    A DINÂMICA DO CONFLITO
    IDENTIDADE E CONFLITO
  2. TEORIA DO CONFLITO II

    Aprofunda os aspectos psicológicos do conflito e a negociação-mediação. O aluno adquirirá um conhecimento das teorias e mecanismos psicológicos que atuam por trás dos processos de negociação-mediação. Além disso, conhecerá o modelo da teoria de jogos sobre o conflito e a negociação-mediação.

    PSICOLOGIA DO CONFLITO
    A perspectiva psicodinâmica. A teoria de campo e o conceito de clima. Perspectiva apoiada nas relações humanas e os estilos de confronto do conflito. A pesquisa dos conflitos intergrupais. O enfoque cognitivo. A perspectiva psicológica do conflito.
    JOGOS, DILEMAS, CONFLITOS
    A teoria da utilidade esperada. A teoria de jogos.
    PSICOLOGIA DA NEGOCIAÇÃO-MEDIAÇÃO
    Paradigma comportamental tradicional. O estudo dos atributos individuais. O estudo das características situacionais. O estudo dos processos cognitivos.
  3. EMOÇÕES E CONFLITOS

    Transmitir conhecimentos que possam ser úteis para o uso diário da gestão das emoções nas relações interpessoais e conflitos de uma perspectiva que integre teoria e aprendizagem significativa através exercícios práticos.

    QUE SÃO AS EMOÇÕES
    Definição do conceito de "emoção". Componentes da emoção. Função das emoções. Tipos de emoções. Importância das emoções na vida cotidiana.
    EMOÇÕES PRINCIPAIS E SUAS ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO
    Ira. Medo. Inveja. Culpa. Desgosto. Tristeza. Interesse. Surpresa. Admiração. Alegria.
    EMOÇÕES, CONFLITOS E RELAÇÕES INTERPESSOAIS
    Estilos afetivos. Estilos de comportamento ante o conflito. As relações interpessoais. Como interagem as emoções, conflitos e relações interpessoais.
    MODELOS DE GESTÃO DAS EMOÇÕES NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
    Aplicação à resolução de conflitos e mediação.
  4. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

    Esta disciplina contém informação para ajudar a entender os aspectos teóricos e práticos relacionados com o conflito e as estratégias de resolução mais usuais: Negociação, Mediação e Arbitragem, entre outras.

    INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CONFLITOS
    Conhecer as noções teóricas e os conceitos fundamentais que permitam identificar, descrever e analisar casos práticos relacionados ou vinculados a conflitos.
    ESTRATÉGIAS OU MÉTODOS PARA RESOLVER CONFLITOS
    Contribuir à compreensão de um conjunto de conceitos e técnicas relacionados com o processo de negociação, obtendo uma aprendizagem que propicie a realização de negociações efetivas. Conhecer as fases, curvas de resolução e estilos de enfrentamento para o manejo de conflitos. Conhecer estratégias e técnicas para a resolução de conflitos: negociação, mediação e arbitragem.
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA RESOLVER CONFLITOS
    Dominar e desenvolver as competências e habilidades associadas à resolução de conflitos.
  5. A MEDIAÇÃO I: DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS, O MEDIADOR, PAPEL E FUNÇÕES

    A disciplina pretende esclarecer o conceito de mediação e o papel do mediador de uma perspectiva que permita diferenciar os de métodos próximos.

    DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS
    Conflito e Mediação. Conceitos de mediação. Princípios da mediação. Voluntariedade. Imparcialidade, Neutralidade, Confidencialidade. Profissionalismo.
    O MEDIADOR
    Papel e funções. O mediador como responsável pelo processo. O mediador como facilitador da comunicação. O mediador como promotor da negociação.
    O PROCESSO DA MEDIAÇÃO
    A pré-mediação. O enquadramento da mediação. Definição do conflito. Definição alternativa do conflito. Geração de opções. Negociação. Compromissos e acordos.
  6. A MEDIAÇÃO II: TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DA MEDIAÇÃO. COMEDIAÇÃO. ÉTICA DO MEDIADOR

    Apresenta a intervenção mediadora de uma perspectiva técnica que dá coerência a uma prática apoiada em um modelo e um método de ação.

    TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DA MEDIAÇÃO
    Modelo. Método e Técnicas. Construção de espaços de cooperação. Técnicas para facilitar a comunicação. Técnicas para diferentes tipos de conflitos. Técnicas para diferentes interações conflitivas. Técnicas para diferentes momentos do processo.
    A COMEDIAÇÃO
    Conceito de comediação. Modelos de comediação. Aplicação a diferentes contextos.
    RÉTICA DO MEDIADOR
    A ética do posicionamento mediador. A ética da neutralidade. Códigos deontológicos.
  7. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO FAMILIAR

    Descrição e análise de processos de resolução e transformação de conflitos no contexto familiar que requerem a intervenção de terceiros imparciais que facilitem o diálogo, a responsabilidade e a tira de decisões entre os protagonistas de cada situação. O material que se expõe é o resultado da experiência profissional na intervenção em conflitos, tanto relacionados com a ruptura do casal (separação / divórcio, custódia, relação com os filhos e filhas, necessidades econômicas) quanto aqueles conflitos de convivência entre as gerações, acolhimento ou de organização quanto às necessidades de alguma das pessoas que compõem a família (idosos, deficientes, com doença mental…).

    PRINCÍPIO E CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO FAMILIAR.
    TIPOLOGIA DE CONFLITOS FAMILIARES EM FUNÇÃO DO CONTEXTO, CAUSAS E PESSOAS ENVOLVIDAS.
    PROTAGONISTAS DE CONFLITOS FAMILIARES VIÁVEIS PARA A INTERVENÇÃO EM PROCESSOS COLABORATIVOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E MEDIAÇÃO.
    PROCESSO DE MEDIAÇÃO APLICADO A CONFLITOS NO ÂMBITO FAMILIAR.
    LIMITES E CONSEQUÊNCIAS DA INTERVENÇÃO NO ÂMBITO FAMILIAR.
    EVOLUÇÃO DA MEDIAÇÃO FAMILIAR.
  8. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR

    Essa disciplina dá os conhecimentos e capacidades necessárias para intervir no processo de melhoria da convivência e transformação dos conflitos na esfera escolar.

    CONFLITO E CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
    Tipos de conflitos e problemas de convivência na esfera escolar. Os conflitos interpessoais, a indisciplina, a disrupção nas salas de aula, o bullying e o vandalismo.
    A EDUCAÇÃO EM RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
    Antecedentes e desafios futuros.
    O MODELO GLOBAL DE CONVIVÊNCIA ESCOLAR
    Fundamentos e objetivos. Componentes do modelo global, programas de intervenção. Currículo de resolução de conflitos: teoria e atividades. Os programas de Mediação Escolar e outros processos colaborativos de resolução de conflitos. O programa de Disciplina Positiva. Estratégias para o envolvimento de pais e mães.
    OUTRAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA A ABORDAGEM DOS CONFLITOS ESCOLAR
    O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE MELHORIA DA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA: FASES E RECURSOS NECESSÁRIOS
    A COMISSÃO DE CONVIVÊNCIA
    CENÁRIOS PARA A NEGOCIAÇÃO NA ESCOLA
    O PROCESSO DE MEDIAÇÃO APLICADO AOS CONFLITOS ESCOLARES
  9. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS COMUNITÁRIOS

    Esta disciplina ajuda a compreender o quadro conceitual da Mediação Comunitária e desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes para o exercício da mediação nesse âmbito.

    A CULTURA DE PAZ E A MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
    CONFLITO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
    O MÉTODO SOCIAL DA MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
    O CENTRO DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
  10. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS COMUNITÁRIOS

    Mostra a Justiça Restaurativa e Reparadora como paradigma transformador dos sistemas penais e penitenciários. Oferece, além disso, uma visão teórico-prática do âmbito comparado das diferentes ferramentas de Justiça Restaurativa: mediação, conferências, círculos, etc. A disciplina ensina também o desenvolvimento das experiências mais importantes de Justiça Restaurativa na União Europeia, Estados Unidos, Canadá e América Latina.

    JUSTICIA RESTAURATIVA
    Nuevo paradigma para la transformación social. Antecedentes. Principios inspiradores. Conceptualización. Justicia Retributiva vs Justicia Restaurativa. Legislación en el ámbito internacional.
    LAS HERRAMIENTAS DE LA JUSTICIA RESTAURATIVA
    Mediación Víctima-Ofensor. Mediación Penitenciaria. Conferencias Comunitarias-Grupos Familiares.
    VISIÓN COMPARADA DEL DESARROLLO DE LA JUSTICIA RESTAURATIVA
    Unión Europea. Estados Unidos. Canadá. América Latina.
    ALCANCE PRÁCTICO DE LAS HERRAMIENTAS RESTAURATIVAS ANTES O DESPUÉS DE LA EJECUCIÓN DE LA PENA: MENORES INFRACTORES, ADULTOS INFRACTORES.
  11. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO SANITÁRIO

    O propósito da disciplina é que os alunos consolidem uma formação conceitual e prática que lhes permita intervir como mediadores de conflitos em instituições de Saúde.

    SANÁLISE PSICOSSOCIAL DOS AGENTES SANITÁRIOS
    Pacientes, profissionais e instituições.
    A ATENÇÃO EM SAÚDE
    Multiplicidade de agentes.
    TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO NOS CONFLITOS QUE SE GERAM NA ÁREA DE SAÚDE

2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO

A última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia sobre um tema estudado no curso e aplicado ao ambiente do estudante.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. Silvia Aparicio. Doctora en Ciencias Económicas por la Universidad Autónoma de Madrid y Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Cantabria. Directora Académica Internacional del Área de Desarrollo Directivo, Organización Empresarial y Recursos Humanos de la Fundación Universitaria Iberoamericana, FUNIBER.
  • Dr. Ramón Alzate Saez de Heredia. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad del País Vasco. Catedrático de Psicologia da Universidad del País Vasco.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
  • Dra (c). Ana Godoy Magdaleno. Doutorado em Psicologia pela Universidad del País Vasco (em processo de finalização). Diploma de Estudos Avançados pela Universidad del País Vasco. Especialista em Mediação: âmbitos de atuação e técnicas aplicadas à resolução de conflitos, pela Universidad Complutense de Madrid. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Resolução de Conflitos e Medialção e suas Especializações.

Professores e Autores

  • Dra. Cristina Merino. Doutora em Cooperação, integração e conflito na Sociedade Internacional, pela Universidad del País Vasco. Mediadora em conflitos de caráter escolar, familiar, organizacional e comunitário. Sócia fundadora do Centro Universitario de Transformación de Conflictos de la Universidad del País Vasco. GEUZ-UPV/EHU para a docência, pesquisa e intervenção em conflitos.
  • Dr. Ignacio Bolaños. Doutor em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona. Expert em Mediação. Âmbitos de atuação e Técnicas aplicadas na Resolução de conflitos. Área de Mediação, Universidad Complutense de Madrid.
  • Dr. Jorge Bolaños Carmona. Doutor em Matemáticas. Professor Titular da Universidad de Granada. Instituto Universitario de la Paz y los Conflictos Universidad de Granada.
  • Dr. Ramón Alzate Saez de Heredia. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad del País Vasco. Catedrático de Psicologia da Universidad del País Vasco.
  • Dra. Inmaculada Armadans Tremolosa. Doutora em Psicologia pela Universidad de Barcelona. Professora da Facultad de Psicología da Universidad de Barcelona. Directora de Pós-graduação de Il3 (UB). Intervenção em situações de conflito nas Instituições Educativas.
  • Dra. Leticia García Villaluenga. Professora Titular de Direito Civil da Universidad Complutense de Madrid. Diretora do Instituto de Pesquisa em Mediação da Universidad Complutense de Madrid.
  • Dr. José Antonio Esquivel. Professor Titular na Universidad de Granada. Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada.
  • Dr. Francisco Jiménez. Pesquisador do Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada.
  • Dra (c). Ana Godoy Magdaleno. Doutorado em Psicologia pela Universidad del País Vasco (em processo de finalização). Diploma de Estudos Avançados pela Universidad del País Vasco. Especialista em Mediação: âmbitos de atuação e técnicas aplicadas à resolução de conflitos, pela Universidad Complutense de Madrid. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Resolução de Conflitos e Medialção e suas Especializações.
  • Dr (c). Ricardo Alberto Concha Machuca. Professor da Universidad de Chile.
  • Dr (c). Fernando Die Badolato. Licenciado enm Direito e Expert em Mediação: Âmbitos de Actuación e Técnicas Aplicadas na Resolução de Conflitos na Universidad Complutense de Madrid.
  • Dra. Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Havana, Cuba. Sua carreira profissional está ligada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para o desenho curricular de programas acadêmicos e criação de materiais de ensino, além da gestão e otimização de processos e procedimentos relacionados ao desenho e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas. Tem mais de 13 anos de experiência no ensino universitário presencial e 9 anos de experiência na docência on-line.
  • Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dra. Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de Habana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Expert em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
  • Ms. Sandra Sacristán Maza. Mestrado em Resolução de Conflitos Coordenadora de Equipe Centro Municipal de Mediación de Viladecans.
  • Ms. Carlos Romera. Mestrado em Criminologia. Centro Universitario de Transformación de Conflictos GEUZ.
  • Ms. Alejandro Marcelo Nató. Advogado. Mestrado em Programação Neurolingüística. Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação. Consultor do Centro Carter en Medios de Comunicación y Conflictos Sociales en Bolivia.
  • Ms. Antonio Vega. Diplomado em Administração e Direção de Empresas por ESADE. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Consultoria nas Organizações pela Universidad de Barcelona. Coach e Consultor em Planificação Estratégica, Liderança e Desenvolvimento Organizacional. Presidente na Fundación Humaniza.
  • Lic. Inmaculada Urruela. Diplomada em trabalho Social. Equipes Técnicas de Assessoramento em Justiça de Menores.
  • Lic. Lucía Gorbeña. Centro Universitário de Transformación de Conflictos (GEUZ).
  • Lic. Amaia Aguirre. Centro Universitário de Transformación de Conflictos (GEUZ).
  • Lic. María Gabriela Rodríguez. Pedagoga. Professora Titular na Universidad de Lomas de Zamora. Mestrado em Programação Neurolingüistica. Mediadora, Facilitadora e Especialista em gestão de conflitos comunitários, processos de diálogo e construçãon de consenso.
  • Lic. Diego Checa. Pesquisador do Instituto de la Paz y los Conflictos de la Universidad de Granada.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfil profissional.