Treinamento Aplicado ao Basquete

Apresentação do Programa

O programa de Treinamento Aplicado ao Basquete permite que o profissional receba uma formação continuada a fim de se manter atualizado com os últimos avanços no treinamento específico de basquete.

Nos últimos anos houve uma grande evolução nos métodos de treinamento no basquete e os avanços tecnológicos permitiram que aspectos como a carga de treinamento fossem quantificados, registrados e analisados com o objetivo de obter o melhor rendimento possível do jogador de basquete.

Neste sentido, é importante que os profissionais envolvidos contem com os conhecimentos-chave em todos os pontos centrais do treinamento aplicado ao basquete, obtendo um alto grau de conhecimento aplicável a cada contexto mundial.

Além disso, devido ao seu caráter aplicado, este programa fornece as habilidades necessárias e amplo conhecimento teórico e prático sobre os fundamentos do basquete, a teoria do treinamento e metodologia no basquete, a identificação e o desenvolvimento de talentos, a gestão de equipes e jogos, os fundamentos técnico-táticos individuais, os sistemas de jogo e a preparação física aplicada ao basquete.

A fim de cumprir esses propósitos, o objetivo do programa de Treinamento Aplicado ao Basquete é fornecer o conhecimento, formação e ferramentas para que o profissional seja capaz de planejar, desenvolver e avaliar adequadamente as propostas de treinamento no basquete.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, juntamente com a clareza, abrangência e didática dos conteúdos, permite que o programa de Treinamento Aplicado ao Basquete seja direcionado a:

  • Profissionais do esporte interessados em uma formação complementar e específica no treinamento do basquete;
  • Treinadores de basquete e profissionais ligados à iniciação e ao treinamento esportivo que desejem realizar uma especialização prática no treinamento do basquete;
  • Outros profissionais interessados em atualizar e consolidar seus conhecimentos e adquirir novos conhecimentos no treinamento do basquete.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá obter o título de Especialista em TREINAMENTO APLICADO AO BASQUETE.

Ao concluir com êxito o programa, o aluno receberá um diploma emitido pela Universidade onde realizou sua matrícula.

Estrutura do Programa

A duração estimada do Programa de Treinamento Aplicado ao Basquete é de 8 meses.
Em relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início. Desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis;
  • O tempo máximo disponível para completar o programa é de 8 meses. Nesse período de tempo, o aluno deve ter obtido aprovação em todas as avaliações correspondentes ao programa.

A estrutura de créditos do programa de Treinamento Aplicado ao Basquete é mostrada a seguir, de acordo com a orientação de seus créditos:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb
Disciplinas 40 8
TOTAL 40 8

a. Um crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursar o programa no qual foi matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos/horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo geral

  • Fornecer o conhecimento, formação e ferramentas para que o profissional seja capaz de planejar, desenvolver e avaliar adequadamente as propostas de treinamento no basquete.

Objetivos específicos

  • Elaborar sessões e tarefas de treinamento no basquete de acordo com o período competitivo, utilizando diferentes metodologias de treinamento.
  • Aplicar os métodos e ferramentas para a identificação e avaliação de talentos nos jogadores de basquete.
  • Desenvolver estratégias práticas para a gestão de um time de basquete.
  • Elaborar programas de treinamento de acordo com as diferentes etapas evolutivas do jogador para o aperfeiçoamento de sua técnica e tática individuais, aplicadas em situações reais de jogo.
  • Elaborar um planejamento e periodização corretos para um time de basquete, bem como quantificar minuciosamente a carga de treinamento.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do programa de Treinamento Aplicado ao Basquete são as seguintes:

  • Treinador de basquete de todas as idades e níveis competitivos
  • Preparador físico de equipes de basquete
  • Coordenador de categorias de base e academias de basquete
  • Diretor esportivo de equipes de basquete
  • Analista em um time de basquete ou em um clube de alto nível

Observação: o exercício das profissões é regulamentado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

Assim, o programa de Treinamento Aplicado ao Basquete é composto de diferentes disciplinas. Cada disciplina fornece o conhecimento, formação e ferramentas para que o profissional seja capaz de planejar, desenvolver e avaliar adequadamente as propostas de treinamento no basquete em diferentes contextos.

  • Treinamento Aplicado ao Basquete

As disciplinas e os créditos do programa são mostrados na tabela abaixo:

Treinamento Aplicado ao Basquete
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Fundamentos do basquete 4
2 Teoria do treinamento e metodologia no basquete 6
3 Identificação e desenvolvimento do talento no basquete 6
4 Gestão de equipes e jogos no basquete 6
5 Fundamentos técnico-táticos individuais do basquete 6
6 Sistemas de jogo no basquete 6
7 Preparação física aplicada ao basquete 6
TOTAL 40

Observação: o conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a leves modificações, em função de atualizações ou melhorias efetuadas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dr. Julio Calleja González. Professor Pleno Catedrático da Universidad del País Vasco. Professor do Comité Olímpico Español e professor honorário da Faculty of Kinesiology de Zagreb (Croácia). Ex- preparador físico na ACB, Selección Española de Baloncesto e Selección de Baloncesto de la República Dominicana. Performance Scientist de Serge Ibaka (NBA Champion 2019).
  • Dr. (c) Josep Alemany Iturriaga. Graduado em Magistério (Habilitação em Educação Física) pela Universidad de Barcelona. Treinador Superior de Basquete. Professor na Federació Catalana de Basquetbol.

Coordenação acadêmica

  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Coordenador Internacional Área de Esporte.
  • Dra. Irma Domínguez. Coordenadora Internacional Áreas Saúde.

Professores e Autores

  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Doutor em Projetos de Saúde. Mestre em Prevenção e Readaptação de Lesões Esportivas. Graduado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Antonio Bores Cerezal. Doutor em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Preparador físico profissional.
  • Dr. (c) Josep Alemany Iturriaga. Graduado em Magistério (Habilitação em Educação Física) pela Universidad de Barcelona. Treinador Superior de Basquete. Professor na Federació Catalana de Basquetbol.
  • Dr. (c) Leonardo de Jesús Hernández Cruz. Doutorando em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestre em Atividade Física. Docente da Universidade Internacional do Cuanza.
  • Dr. (c) Leandro Nahmanovici Peses. Aluno de doutorado em Atividade Física e Ciências do Esporte. Técnico sênior de basquetebol.
  • Ma. Ainhoa Bores Arce. Graduada em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Mestra em Pesquisa em Atividade Física e Esporte.
  • Daniel Romo Martín. Graduado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Treinador e analista.
  • Ramón Jordana Dot. Treinador Superior de Basquete. Especializado em metodologia e didática do basquete.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.